CONTEÚDOS E METODOLOGIAS DO ENSINO DA ARTE


“As produções artísticas das crianças mostram-nos muita coisa. A criança revela-se diretamente e sem receio. Para ela, a arte é mais do que um passatempo; é uma comunicação significativa consigo mesma, é a seleção daqueles aspectos do seu meio, com que ela se identifica, e a organização desses aspectos em um novo e significativo todo.” (LOWENFELD; BRITTAIN, 2007, p.50).

No que diz respeito às fases do desenvolvimento do desenho infantil, é correto afirmar que:

I- O desenho é a primeira escrita da criança, antes de aprender a escrever a criança utiliza o desenho para expressar sua marca, falar seus medos, suas descobertas, suas alegrias e tristezas.

II- Na fase das Garatujas desordenadas é importante que o adulto ofereça oportunidades de garatujar e não busque formas e significados nas garatujas, nem queira que a criança copie algum desenho.

III- Transição para a inteligência representativa-simbólica: a criança começa a ser capaz de se expressar de forma simbólica, diz respeito a fase do desenho Garatujas controladas.

IV- Faz parte das fases do desenho infantil: Garatujas desordenadas, Garatujas controladas, Fase simbólica e Fase representativa.

V- Faz parte das fases do desenho infantil: Fase das garatujas (Garatujas desordenadas, Garatujas controladas), Fase pré-esquemática e Fase Esquemática.

 

Estão corretas as afirmativas:




  • I, III e V, apenas.

  • I, II, III e V, apenas.

  • III e V, apenas.

  • II, III e IV, apenas.

  • I, II, III e IV, apenas.