CONTEÚDOS E METODOLOGIAS DO ENSINO DA ARTE
Os Parâmetros Curriculares Nacionais buscam identificar os diversos argumentos sobre a importância do conhecimento artístico. A abordagem dramática na educação admite a importância do teatro infantil e considera-o como base da educação criativa.
O teatro na escola, de acordo com os PCNS, tem o intuito de que o aluno desenvolva um maior domínio do corpo, tornando-o expressivo, um melhor desempenho na verbalização, uma melhor capacidade para responder às situações emergentes e uma maior capacidade de organização de domínio de tempo. (ARCOVERDE, 2008, p. 602).
Disponível em: <http://www.artigos.com/artigos-academicos/19013-arte-cenica-na-educacao-infantil>. Acesso em: 02 de abril (adaptado)
Considerando um teatro espontâneo como jogo simbólico e a sua importância tanto cognitiva como afetiva, avalie as afirmações a seguir.
I. O jogo simbólico, cognitivamente permite à criança assimilar e tentar compreender a complexidade do mundo físico e social que a rodeia.
II. Para a afetividade, o jogo simbólico é o meio mais saudável de compensação dos desejos e frustações da criança.
III. Na idade pré-escolar, a relação da criança com o ambiente inclui, não apenas os objetos com quais pode operar, pois os jogos simbólicos permitem que ela faça adaptações com os quais os adultos lidam.
IV. O jogo simbólico é próprio da inteligência pré-operacional e permite o exercício de uma forma particular de pensamento que é a imaginação.
É correto apenas o que se afirma em: