CONTEÚDOS E METODOLOGIAS DO ENSINO DA ARTE


Leia o texto a seguir para responder a questão:

Conforme OSTROVER, em sua obra - Universos da Arte (1983), a relação do homem primitivo com a natureza era bem diferente da de hoje. O ser humano não se sentia rei do universo. As tribos, muitas vezes, identificaram-se através de figuras de animais. Sua atitude em relação aos animais era muito diferente, pois havia um sentimento de insegurança e dependência diante da natureza. Havia um profundo respeito por tudo, vivo ou não- vivo. Eles atribuíam vida às águas, às pedras, às montanhas, ao céu, às estrelas. Por isso, a arte na pré-história, pode ter vários sentidos. São hipóteses a partir dos estudos das pinturas rupestres (pinturas nas cavernas). Um dos sentidos está ligado à ideia da existência de um conflito de ordem moral que os povos primitivos viveram entre não caçar os animais, que eram considerados como seus ancestrais e a necessidade deste ato para a sobrevivência dos grupos. Outro sentido é a utilização da magia como instrumento de luta pela sobrevivência, diante de um mundo totalmente incompreensível e incontrolável e instrumento de conciliação com o espírito do animal morto.

Em relação ao sentido de conflito, magia e conciliação, é correto afirmar que:

I - A magia consistia, sobretudo, em crenças e práticas para controlar um fenômeno ou apoderar-se de um objeto, no caso, o animal.

II- A pintura das cavernas deve ser vista apenas como uma forma de registro da história do homem primitivo, um prazer por essa forma de expressão artística.

III - Os desenhos podem estar ligados a ritos para a expiação de culpa.  

IV- A conciliação se dá porque o homem primitivo acreditava que pintando essas imagens ele estaria homenageando os animais antes de matá-los.

 

Estão corretas as afirmativas contidas em:




  • I, II e III, apenas.

  • I e IV, apenas.

  • III e IV, apenas.

  • I, III e IV apenas.

  • II e III, apenas.