CONTEÚDOS E METODOLOGIAS DO ENSINO DA ARTE


Leia, com atenção, o fragmento a seguir:

“‘Eu queria mesmo saber é por que existe música!’, disse Luís Fernando, de quatro anos, interrompendo uma de nossas atividades durante a aula. ‘É… essa é uma boa pergunta!’, respondi. ‘Quem saberia responder?’ ‘Pra deixar a gente animada’, disse Mariana, da mesma idade, após uma reflexão muito rápida. ‘Pra animar a gente, é?’, perguntei. ‘Posso falar uma coisa?’, interveio Ian. ‘Não é só pra deixar a gente animado, não, porque tem músicas que a minha mãe canta pra mim e pro meu irmão na hora de dormir, e a gente dorme. Tem música que é pra fazer a gente ficar calmo, como sono.’” (BRITO, 2003, p. 14).

 

Correlacionando o fragmento apresentado e a importância da música na educação escolar, avalie as afirmações a seguir.

I. A música enriquece o fazer pedagógico, por meio da música, a criança poderá harmonizar a relação entre o sentir e o pensar; perceber e explorar a beleza do som e dar-lhe sentido.

II. A música é um conteúdo enriquecedor para o desenvolvimento da criança nos aspectos cognitivo, afetivo, psicomotor e da capacidade de comunicação verbal e não verbal.

III. A música traz muitos benefícios para a formação das crianças porque colabora para o desenvolvimento da sensibilidade estética e artística, da imaginação e da criatividade das crianças.

IV. A música precisa ser trabalhada na escola como suporte para atender propostas de formação de hábitos e atitudes, relacionada a atividades de rotina - lavar as mãos antes das refeições, receber uma visita.

 

É correto apenas o que se afirma em:




  • I e II.

  • II e IV.

  • I, II e III.

  • II, III e IV.

  • I e III.