LINGUÍSTICA TEXTUAL


Leia o texto a seguir:

Com o advento das novas tecnologias, com muita facilidade se criam novas imagens, novos layouts, bem como se divulgam tais criações para uma ampla audiência. Todos os recursos utilizados na construção dos gêneros textuais exercem uma função retórica na construção do sentido dos textos. Cada vez mais se observa a combinação de material visual com a escrita vivemos sem dúvida uma sociedade cada vez mais visual.

DIONISIO, Ângela Paiva. Gêneros Multimodais e Multiletramento. Pág. 131 In: KARWOSKI, Acir Mário; GAYDECZKA, Beatriz; BRITO, Karim Siebeneicher. Gêneros Textuais: reflexes e ensino (orgs), 2. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2006. Pág. 131-144.

Considerando o texto acima e os estudos realizados acerca da multimodalidade, analise as afirmativas abaixo:

  1. A disposição do texto na página, a cor da letra, a forma como o texto é apresentado podem constituir modos de significação nos textos multimodais.
  2. As tirinhas, capas de revistas, propagandas, videoclipes e cartazes podem ser considerados como textos multimodais por utilizar diferentes modos de empregar a linguagem.
  3.  Os textos multimodais consistem em textos compostos de diversos registros da linguagem verbal e visual, sendo a verbal a mais privilegiada.
  4. A multimodalidade é representada a partir da utilização de diversas linguagens como a visual e a escrita que se combinam para compor diferentes gêneros que circulam na sociedade. 
  5. Um poema concreto é um texto multimodal, pois rompe com a leitura linear propondo uma nova possibilidade ao leitor de atribuir significados.

Assinale a alternativa que apresenta a sequencia correta.

 


1, 3, 4 e 5.


1, 2, 4 e 5 .


2, 3, 4 e 5.


1, 2, 3 e 4.


1, 2, 3 e 5.

Para responder a essa questão leia o texto:

A multimodalidade ampliou o conceito de texto ao considerar, além das palavras, outros gêneros textuais presentes nos textos multimodais, como tirinhas, capas de revistas, propagandas, videoclipes, por exemplo. O uso simultâneo das linguagens visual, verbal e até corporal possibilitam novas formas de significação.

Para Krees e Van Leewen (2001, p.20 apud MELO; OLIVEIRA e VALEZI, 2012, p.151), “a multimodalidade seria o uso de diversos modos semióticos na concepção de um produto ou evento semiótico, juntamente com o modo particular segundo o qual esses modos são combinados” podendo complementar-se e ou reforçar-se.

Fonte: PIRES; DELDUQUE; LATERZA. Multimodalidade e hierpertexto. In. Linguística Textual. 2018. (Pág. 66)

A partir da leitura realizada, analise o texto multimodal:

Fonte: https://www.gettyimages.com/detail/photo/fake-news-on-tv-the-correspondent-as-the-doll-royalty-free-image/1085435516?adppopup=true

Após a análise do texto multimodal analise as afirmativas que seguem:

  1. Ao analisar o texto podemos afirmar que a imagem do boneco foi utilizada para reforçar positivamente a importância das Fake News (notícias falsas) na televisão.
  2. A palavra News (notícias) está escrita em inglês na cor branca em um fundo vermelho, ela pode ser considerada um recurso visual do texto multimodal para chamar a atenção do leitor e ajudar na construção dos significados.
  3. Podemos inferir a partir da análise do texto multimodal que as Fake News (notícias falsas) são uma forma de manipulação tanto dos meios de comunicação quanto dos telespectadores.
  4. É importante ressaltar que os textos multimodais utilizam vários recursos visuais para compor seu discurso, todos devem privilegiar a linguagem não verbal.
  5. Os recursos visuais utilizados nos ajudam na construção de sentidos do texto, por isso, as folhas brancas na mão do boneco nos faz inferir o valor nulo que deve ser atribuído às Fake News.

 

Assinale a opção correta.


2, 4, 5


2, 3, 5  


1, 2, 3


1, 4, 5


1, 3, 4

Conforme Koch e Travaglia (1989), a textualidade ou textura é o que faz de uma sequência verbal ou visual um texto e não um amontoado de informações, ou seja, o leitor ao se deparar com o texto é capaz de interpretá-lo, porque ele é compreensível e tem unidade.

Observe o texto verbo-visual a seguir.


EAD-UNIUBE

Ele é considerado  um texto coeso e coerente porque.

 I O produtor do texto o constrói, buscando  relações, que estabelecem sentidos e que o deixam mais criativo,  relacionando imagens e sequência linguística. 

 II O produtor do texto o constrói sem fazer relações entre imagens  e sequência linguística, que nesse texto corresponde ao título.

 III A textualidade é composta em uma relação com a realidade. O texto traz acontecimentos atualizados.

Assinale as afirmações anteriores corretas.


I, apenas.


I e III.


I, II e III.


I e II


Apenas II.

No livro de apoio item 2.3, estudamos que vários fatores contribuem para a construção da coerência textual, que é um critério de textualidade centrado no texto. Esses critérios advêm de uma série de razões como: linguística, discursiva, cognitiva, cultural, interacional.

Dentre esses critérios, há a intertextualidade, ou seja, a relação que um texto tem com outro, um diálogo entre textos que pode ser implícito ou explícito.

Leia atentamente um trecho da música de Gilberto Gil “Toda menina baiana tem”, observando como a intertextualidade ocorre no trecho.

“[...]Que Deus entendeu de dar
Toda magia
Pro bem, pro mal
Primeiro chão da Bahia
Primeiro carnaval
Primeiro pelourinho também.[...]”

Assinale a resposta correta.


Na letra da canção, há referências à história do povo brasileiro da época colonial, por meio da palavra pelourinho.


A intertextualidade ocorre na letra da canção de Gilberto Gil pela palavra ‘primeiro.’


A coerência do trecho do texto é estabelecida pelo texto verbal e não verbal.


O conhecimento de mundo do leitor não interfere na compreensão da leitura de um texto.


Na letra da canção, há referências à construção da cidade de Brasília, na década de 1960.

A seguir, há uma imagem de sombrinhas. O seu significado deve ser estabelecido a partir de informações relacionadas com o contexto.

Festas populares.

Gettyimages

No capítulo sobre coerência textual, o conceito de texto, conforme Koch e Travaglia (1989 apud Fabri, 2018) é apontado como uma ”unidade significativa, tomada pelos usuários da língua em uma situação de interação[...].”. A partir dessa ideia, podemos afirmar que a imagem das sombrinhas será um texto se:

I Ela estiver inserida em um contexto do conhecimento do interlocutor (ouvinte ou leitor).

II Essa imagem apresentada fizer referências a um acontecimento (carnaval, festas regionais, enfeites de rua, cidade chuvosa, brincadeiras na escola...) que é interpretável e inteligível para o interlocutor (ouvinte/leitor).  

III A coerência entre a imagem e a situação apresentar claramente para quem é dirigida a figura, para qual finalidade, para qual objetivo, com que intenções, em que espaço e tempo ela se apresenta.

Assinale a opção correta de acordo com as afirmações anteriores.


Apenas I.


Apenas III.


I e III, apenas.


I, II, III.


I e II, apenas.

O conceito de coerência textual, apresentado no livro de apoio, segue a proposta de Koch e Travaglia, que afirmam que a “coerência está diretamente ligada à possibilidade de se estabelecer um sentido para o texto, devendo, portanto, ser entendida como um princípio de  interpretabilidade ligada à inteligibilidade [...] e à unidade ou relação entre os elementos”.  (KOCH  e TRAVAGLIA , 1996, apud Fabri, 2018).

Considerando esse conceito, assinale a alternativa que apresente um texto incoerente.


Um menino de sete anos muito magrinho estava em uma esquina vendendo pirulitos. De repente um senhora gorda com um bebê no colo tropeça e cai na frente  do frágil menino. Ele deixou os pirulitos no chão e, imediatamente, levantou do chão a senhora com o bebê, colocando-a sentada em um banco.


 Durante um assalto, em uma esquina movimentada da cidade de São Paulo, os transeuntes, ao observarem o fato, seguraram o assaltante e evitaram que ele levasse o celular da jovem senhora.


Era uma vez um homem chamado Gilson que fazia brinquedos com material reciclado. Ele vivia sozinho e seu sonho era ter uma família com muitos filhos e netos para presenteá-los com os brinquedos que criava. Entretanto o seu sonho não se realizou.


Uma senhora lia história para seus netos em um parque da cidade, quando um senhor resolveu atravessar a rua sem observar o sinaleiro. Imediatamente todos gritaram para evitar um acidente.


Durante um final de semana, em um supermercado, várias pessoas faziam compras. De repente, uma chuva intensa começou a cair, e o teto do local começou a  desmoronar. Houve correria e muitos clientes ficaram machucados.

 

As  informações a seguir dizem respeito às  visões gramatical e  textual com  destaque para as relações comunicativas entre locutor (falante e autor) e interlocutor (ouvinte e leitor)

Leia com atenção.

Os estudos sobre o ensino da língua têm se desenvolvido, a partir da década de 1960, com a atenção dos pesquisadores voltada para ação comunicativa, isto é, o que importa, principalmente, é a boa constituição do texto o que possibilita, consequentemente, a interação entre locutor e interlocutor.  Com isso, a simples classificação das palavras deixou de ser o foco do ensino de língua portuguesa.

 Analise a reflexão sobre os avanços dos estudos da língua e, a partir da frase:

Ricardo gritou ‘cuidado’ para seu filho, escolha, a seguir,  a opção correta que exemplifica o progresso desses estudos.

 


Na frase, o que importa para o ensino da língua é analisar a palavra Ricardo como o sujeito da frase.


No exemplo do  enunciado da questão, é fundamental compreender qual a razão de Ricardo ter alertado o seu filho para o perigo e em que situação ambos estão envolvidos. Dessa forma, o sentido se estabelece.


Na sequência linguística apresentada, tem importância refletir sobre o tipo de predicado, ou seja, se é verbal, nominal ou verbo-nominal.


 Identificar o tempo verbal da palavra gritou, realça o sentido e provoca a interação.


No exemplo apresentado, identificar a unidade linguística para como preposição é  o que tem valor para a compreensão ampla da frase.

O trecho do texto literário de Machado de Assis, chamado  “A pianista”, é coeso, porque o leitor estabelece o sentido, a partir de uma construção bem elaborada entre as partes da descrição da personagem Malvina.

“[...] Malvina (era o nome da pianista) era estimada onde quer que fosse exercer a sua profissão. A distinção de suas maneiras, a delicadeza de sua linguagem, a beleza rara e fascinante, e mais do que isso, a boa fama de mulher honesta acima de toda a insinuação, tinha-lhe granjeado a estima de todas as famílias.[...].http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/fs000068pdf.pdf. Acesso 18 de jul. de 2019.

Observe os elementos de coesão, que fazem a ligação, a harmonia do excerto (fragmento do texto) apresentado, como ‘em suas maneiras’ o pronome possessivo ‘suas’  aponta  para as maneiras distintas de Malvina.  Dessa forma, Machado vai elaborando o texto.

Após essa reflexão, assinale a alternativa que justifique a coesão adequada.


Na sequência:  “..a boa fama de mulher honesta acima de toda a insinuação, tinha-lhe granjeado a estima de todas as famílias.” O pronome pessoal ‘lhe’ é usado para substituir a palavra ‘Malvina’, conferindo coesão ao texto.


No trecho da descrição “A distinção de suas maneiras, a delicadeza de sua linguagem, a beleza rara e fascinante...” os adjetivos rara e fascinante referem-se à linguagem de Malvina.


Na sequência linguística  “ a sua profissão” o pronome possessivo refere-se ao cargo de professora de Malvina. Esse fato apresenta a harmonia do texto.


Na sequência:  “..a boa fama de mulher honesta acima de toda a insinuação, tinha-lhe granjeado a estima de todas as famílias.” O pronome pessoal ‘lhe’ é usado para substituir a palavra ‘família’, conferindo coesão ao texto.


O pronome demonstrativo ‘isso’ em  “...e mais do que isso...”  refere-se ao piano de Malvina. Esse recurso foi usado para não repetir o item linguístico piano.

Considerando o texto como uma unidade de sentido em que todos os aspectos se inter-relacionam para constituir a textualidade (construção formal, a estruturação sintática, a seleção lexical, o emprego dos recursos de coesão, o estabelecimento da coerência entre os argumentos), apresentamos alguns recursos para a produção de textos dissertativos e, consequentemente, para a correção desses textos. (FREITAS, 2018).

Com base nesse trecho, alguns critérios  poderão orientar a produção e a correção de textos dissertativos-argumentativos. São eles: adequação ao tema proposto, adequação ao tipo de texto, adequação à norma culta, coerência e coesão textuais e autoria e expressividade.

Refletindo sobre um dos critérios, que é o tema, assinale a opção que o define.


Consiste na relação entre o assunto abordado e a correta estruturação do parágrafo e do uso da  pontuação.


Diz respeito à capacidade crítica do autor na elaboração de suas ideias  em sua produção textual e também à capacidade de sair da paráfrase e ir para a polissemia.


Consiste na adequação às normas registradas nas gramáticas tradicionais. Além disso, o autor  deve escolher um tipo de texto e manter-se fiel a ele.


Consiste no núcleo das ideias sobre as quais a tese é definida. O produtor deve manter-se fiel ao assunto que será desenvolvido na redação.


Compõe-se de recursos que fundamentam a elaboração de um texto no que se refere à conexão entre as diversas partes do texto e também ao  sentido atribuído a todos os parágrafos, ou seja, à logicidade pertinente às ideias expressas.

Enquanto o autor do texto dissertativo-expositivo tem como objetivo expor o seu ponto de vista, sem a intenção de convencer o seu leitor, o autor do texto dissertativo-argumentativo tem como objetivo expor as suas ideias no sentido de persuadir o leitor, de convencê-lo, de influenciá-lo.

Leia, com atenção, os trechos a seguir e assinale a alternativa que traz um exemplo de texto dissertativo- argumentativo.

Assinale a opção correta.


A vivência de leitura contribui para a organização e a expressão do conhecimento. Uma vez que leitura e escrita estão intimamente relacionadas, leitores atentos assumem uma postura crítica acerca do que lê e, ao longo do tempo, melhora a qualidade dos textos que produz.


O termo texto é proveniente de textus-us, vinculado ao verbo latino texere, com o sentido de tecer, enlaçar, entrelaçar. Assim, o autor de um texto tece as ideias, enlaça as palavras, constituindo um todo significativo

 


Folclore significa sabedoria popular. A palavra folclore vem da expressão inglesa folk-lore, que significa "saber do povo". O escritor e colecionador de antiguidades, William John Thoms, criou essa denominação, no século XIX, para identificar e interpretar os costumes e saberes do povo.


A linguagem é um sistema de comunicação que as pessoas utilizam para interagirem. É a capacidade que os seres humanos têm para produzir, desenvolver e compreender a língua e outras manifestações, como a pintura, a música, a dança, entre outras.


A Lei Federal de Incentivo à Cultura é a Lei nº 8.313, de 23 de dezembro de 1991. Trata-se da lei que institui políticas públicas para a cultura nacional, como o PRONAC – Programa Nacional de Apoio à Cultura. Essa lei é conhecida também por Lei Rouanet (em homenagem a Sérgio Paulo Rouanet, secretário de cultura de quando a lei foi criada).

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