LINGUÍSTICA TEXTUAL


O conceito de coerência textual, apresentado no livro de apoio, segue a proposta de Koch e Travaglia, que afirmam que a “coerência está diretamente ligada à possibilidade de se estabelecer um sentido para o texto, devendo, portanto, ser entendida como um princípio de  interpretabilidade ligada à inteligibilidade [...] e à unidade ou relação entre os elementos”.  (KOCH  e TRAVAGLIA , 1996, apud Fabri, 2018).

Considerando esse conceito, assinale a alternativa que apresente um texto incoerente.




  • Um menino de sete anos muito magrinho estava em uma esquina vendendo pirulitos. De repente um senhora gorda com um bebê no colo tropeça e cai na frente  do frágil menino. Ele deixou os pirulitos no chão e, imediatamente, levantou do chão a senhora com o bebê, colocando-a sentada em um banco.

  •  Durante um assalto, em uma esquina movimentada da cidade de São Paulo, os transeuntes, ao observarem o fato, seguraram o assaltante e evitaram que ele levasse o celular da jovem senhora.

  • Era uma vez um homem chamado Gilson que fazia brinquedos com material reciclado. Ele vivia sozinho e seu sonho era ter uma família com muitos filhos e netos para presenteá-los com os brinquedos que criava. Entretanto o seu sonho não se realizou.

  • Uma senhora lia história para seus netos em um parque da cidade, quando um senhor resolveu atravessar a rua sem observar o sinaleiro. Imediatamente todos gritaram para evitar um acidente.

  • Durante um final de semana, em um supermercado, várias pessoas faziam compras. De repente, uma chuva intensa começou a cair, e o teto do local começou a  desmoronar. Houve correria e muitos clientes ficaram machucados.