O trecho do texto literário de Machado de Assis, chamado “A pianista”, é coeso, porque o leitor estabelece o sentido, a partir de uma construção bem elaborada entre as partes da descrição da personagem Malvina.
“[...] Malvina (era o nome da pianista) era estimada onde quer que fosse exercer a sua profissão. A distinção de suas maneiras, a delicadeza de sua linguagem, a beleza rara e fascinante, e mais do que isso, a boa fama de mulher honesta acima de toda a insinuação, tinha-lhe granjeado a estima de todas as famílias.[...].http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/fs000068pdf.pdf. Acesso 18 de jul. de 2019.
Observe os elementos de coesão, que fazem a ligação, a harmonia do excerto (fragmento do texto) apresentado, como ‘em suas maneiras’ o pronome possessivo ‘suas’ aponta para as maneiras distintas de Malvina. Dessa forma, Machado vai elaborando o texto.
Após essa reflexão, assinale a alternativa que justifique a coesão adequada.
Na sequência: “..a boa fama de mulher honesta acima de toda a insinuação, tinha-lhe granjeado a estima de todas as famílias.” O pronome pessoal ‘lhe’ é usado para substituir a palavra ‘Malvina’, conferindo coesão ao texto.
No trecho da descrição “A distinção de suas maneiras, a delicadeza de sua linguagem, a beleza rara e fascinante...” os adjetivos rara e fascinante referem-se à linguagem de Malvina.
Na sequência linguística “ a sua profissão” o pronome possessivo refere-se ao cargo de professora de Malvina. Esse fato apresenta a harmonia do texto.
Na sequência: “..a boa fama de mulher honesta acima de toda a insinuação, tinha-lhe granjeado a estima de todas as famílias.” O pronome pessoal ‘lhe’ é usado para substituir a palavra ‘família’, conferindo coesão ao texto.
O pronome demonstrativo ‘isso’ em “...e mais do que isso...” refere-se ao piano de Malvina. Esse recurso foi usado para não repetir o item linguístico piano.