LINGUÍSTICA TEXTUAL


O trecho do texto literário de Machado de Assis, chamado  “A pianista”, é coeso, porque o leitor estabelece o sentido, a partir de uma construção bem elaborada entre as partes da descrição da personagem Malvina.

“[...] Malvina (era o nome da pianista) era estimada onde quer que fosse exercer a sua profissão. A distinção de suas maneiras, a delicadeza de sua linguagem, a beleza rara e fascinante, e mais do que isso, a boa fama de mulher honesta acima de toda a insinuação, tinha-lhe granjeado a estima de todas as famílias.[...].http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/fs000068pdf.pdf. Acesso 18 de jul. de 2019.

Observe os elementos de coesão, que fazem a ligação, a harmonia do excerto (fragmento do texto) apresentado, como ‘em suas maneiras’ o pronome possessivo ‘suas’  aponta  para as maneiras distintas de Malvina.  Dessa forma, Machado vai elaborando o texto.

Após essa reflexão, assinale a alternativa que justifique a coesão adequada.




  • Na sequência:  “..a boa fama de mulher honesta acima de toda a insinuação, tinha-lhe granjeado a estima de todas as famílias.” O pronome pessoal ‘lhe’ é usado para substituir a palavra ‘Malvina’, conferindo coesão ao texto.

  • No trecho da descrição “A distinção de suas maneiras, a delicadeza de sua linguagem, a beleza rara e fascinante...” os adjetivos rara e fascinante referem-se à linguagem de Malvina.

  • Na sequência linguística  “ a sua profissão” o pronome possessivo refere-se ao cargo de professora de Malvina. Esse fato apresenta a harmonia do texto.

  • Na sequência:  “..a boa fama de mulher honesta acima de toda a insinuação, tinha-lhe granjeado a estima de todas as famílias.” O pronome pessoal ‘lhe’ é usado para substituir a palavra ‘família’, conferindo coesão ao texto.

  • O pronome demonstrativo ‘isso’ em  “...e mais do que isso...”  refere-se ao piano de Malvina. Esse recurso foi usado para não repetir o item linguístico piano.