LINGUÍSTICA TEXTUAL


Para responder a essa questão leia o texto:

A multimodalidade ampliou o conceito de texto ao considerar, além das palavras, outros gêneros textuais presentes nos textos multimodais, como tirinhas, capas de revistas, propagandas, videoclipes, por exemplo. O uso simultâneo das linguagens visual, verbal e até corporal possibilitam novas formas de significação.

Para Krees e Van Leewen (2001, p.20 apud MELO; OLIVEIRA e VALEZI, 2012, p.151), “a multimodalidade seria o uso de diversos modos semióticos na concepção de um produto ou evento semiótico, juntamente com o modo particular segundo o qual esses modos são combinados” podendo complementar-se e ou reforçar-se.

Fonte: PIRES; DELDUQUE; LATERZA. Multimodalidade e hierpertexto. In. Linguística Textual. 2018. (Pág. 66)

A partir da leitura realizada, analise o texto multimodal:

Fonte: https://www.gettyimages.com/detail/photo/fake-news-on-tv-the-correspondent-as-the-doll-royalty-free-image/1085435516?adppopup=true

Após a análise do texto multimodal analise as afirmativas que seguem:

  1. Ao analisar o texto podemos afirmar que a imagem do boneco foi utilizada para reforçar positivamente a importância das Fake News (notícias falsas) na televisão.
  2. A palavra News (notícias) está escrita em inglês na cor branca em um fundo vermelho, ela pode ser considerada um recurso visual do texto multimodal para chamar a atenção do leitor e ajudar na construção dos significados.
  3. Podemos inferir a partir da análise do texto multimodal que as Fake News (notícias falsas) são uma forma de manipulação tanto dos meios de comunicação quanto dos telespectadores.
  4. É importante ressaltar que os textos multimodais utilizam vários recursos visuais para compor seu discurso, todos devem privilegiar a linguagem não verbal.
  5. Os recursos visuais utilizados nos ajudam na construção de sentidos do texto, por isso, as folhas brancas na mão do boneco nos faz inferir o valor nulo que deve ser atribuído às Fake News.

 

Assinale a opção correta.




  • 2, 4, 5

  • 2, 3, 5  

  • 1, 2, 3

  • 1, 4, 5

  • 1, 3, 4