LINGUÍSTICA TEXTUAL


As  informações a seguir dizem respeito às  visões gramatical e  textual com  destaque para as relações comunicativas entre locutor (falante e autor) e interlocutor (ouvinte e leitor)

Leia com atenção.

Os estudos sobre o ensino da língua têm se desenvolvido, a partir da década de 1960, com a atenção dos pesquisadores voltada para ação comunicativa, isto é, o que importa, principalmente, é a boa constituição do texto o que possibilita, consequentemente, a interação entre locutor e interlocutor.  Com isso, a simples classificação das palavras deixou de ser o foco do ensino de língua portuguesa.

 Analise a reflexão sobre os avanços dos estudos da língua e, a partir da frase:

Ricardo gritou ‘cuidado’ para seu filho, escolha, a seguir,  a opção correta que exemplifica o progresso desses estudos.

 




  • Na frase, o que importa para o ensino da língua é analisar a palavra Ricardo como o sujeito da frase.

  • No exemplo do  enunciado da questão, é fundamental compreender qual a razão de Ricardo ter alertado o seu filho para o perigo e em que situação ambos estão envolvidos. Dessa forma, o sentido se estabelece.

  • Na sequência linguística apresentada, tem importância refletir sobre o tipo de predicado, ou seja, se é verbal, nominal ou verbo-nominal.

  •  Identificar o tempo verbal da palavra gritou, realça o sentido e provoca a interação.

  • No exemplo apresentado, identificar a unidade linguística para como preposição é  o que tem valor para a compreensão ampla da frase.