HISTÓRIA GERAL DA EDUCAÇÃO
Marca do vértice da Revolução Científica, o século XVII representou um momento de profundas transformações não só no território da ciência e das técnicas, como, sobremaneira, no modo como estas transformações implicaram o campo da filosofia e as questões relativas à essência humana, à moral e à política. Sobre as características da Modernidade, é CORRETO afirmar que:
as bases da epistemologia moderna (racionalismo e empirismo) tencionaram, na educação, uma nova forma de pensar e compreender as práticas pedagógicas e as relações com os sujeitos da aprendizagem.
as práticas pedagógicas voltadas à reprodução do modelo de ensino jesuíta tomavam por base a escolástica medieval e a ciência aristotélica, desprezando a filosofia e a ciência moderna.
a valorização da moral cristã e do critério da fé e da revelação determinaram as práticas pedagógicas na Modernidade, enfatizando o papel da igreja e da instrução religiosa.
as contradições decorrentes do processo de transição do regime feudal para o regime burguês impediram a construção de um pensamento moderno e muito pouco se avançou nos estudos das ciências naturais.
os esforços de institucionalização da escola fracassaram em virtude do esforço da igreja pelo resgate da moral cristã em oposição às tendências de laicização do ensino e valorização das ciências.
Sobre as diferentes concepções de tempo histórico, leia, com atenção, os textos a seguir:
TEXTO I
ANTIGAMENTE, as moças chamavam-se mademoiselles e eram todas mimosas e muito prendadas. Não faziam anos: completavam primaveras, em geral dezoito. Os janotas, mesmo não sendo rapagões, faziam-lhes pé-de-alferes, arrastando a asa, mas ficavam longos meses debaixo do balaio. [...] Os mais idosos, depois da janta, faziam o quilo, saindo para tomar fresca; e também tomavam cautela de não apanhar sereno. Os mais jovens, esses iam ao animatógrafo, e mais tarde ao cinematógrafo, chupando balas de altéia. Ou sonhavam em andar de aeroplano... [...] MAS TUDO ISSO era antigamente, isto é, outrora (ANDRADE, 1962).
TEXTO II
Pensar o passado não deve ser visto como um exercício de saudosismo, mera curiosidade ou erudição. O passado não está morto, porque nele se fundam as raízes do presente. É compreendendo o passado que podemos dar sentido ao presente e projetar o futuro (ARANHA, 2006, p. 17).
Na relação entre o texto I e o texto II, é CORRETO inferir que:
O texto II completa o texto I.
O texto I contradiz o texto II.
O texto I explica o texto II.
Os dois textos não se relacionam.
O texto II é uma crítica ao texto I.
“O tempo é o sentido da vida. (Sentido: como se diz o sentido de um riacho, o sentido de uma frase, o sentido de um pano, o sentido do odor” (CLAUDEL apud ARANHA, 2006, p. 20). Sobre o sentido da história como dimensão fundamental da condição humana, é CORRETO afirmar que:
A assimilação da herança cultural constitui-se como um evento isolado dos processos históricos.
A história não se relaciona com o trabalho e com a produção da cultura.
O homem é um ser abstrato e universal, já que o tempo sempre se esgota na ação que ele realiza.
O uso instrumental da memória é fundamental para a construção de uma visão da história como processo.
O homem é um ser formado no conjunto das relações sociais, políticas, éticas e estéticas de um contexto histórico-social concreto.
Leia, com atenção, as afirmativas a seguir.
I Em suas pesquisas iconográficas, Philippe Ariès constatou que a criança permaneceu no anonimato durante muito tempo. Até por volta do século XII, a arte medieval desconhecia a infância ou não tentava representá-la.
II Os adultos conservaram por muito tempo o hábito de brincar com o sexo das crianças, acreditando que a criança impúbere se mantinha alheia e indiferente a questões sexuais.
III Com Pestalozzi, no século XVIII, o conceito de criança marcou sua presença na história. Esse pensador revelou a natureza infantil, destacando a importância de se respeitar a natureza das crianças.
Está CORRETO o que se afirma em:
II, apenas.
I, apenas.
II e III.
I e III.
I e II.
Embora o ideal de secularização do humanismo fosse bastante influente, a implantação da maioria dos colégios ainda estava sob responsabilidade das ordens religiosas. Com o tempo, foram criadas – por iniciativa de particulares leigos – escolas mais adaptadas ao ensino renascentista e ao desenvolvimento da sociabilidade.
A respeito da educação renascentista, julgue os itens a seguir.
I O regime de estudo continuava rigoroso e extenso: os programas de ensino conservavam o modelo medieval do trivium e quadrivium, persistindo, portanto, numa educação formal de gramática e retórica.
II O acesso à nova produção intelectual provocou uma profunda reforma da educação popular, o que permitiu a superação das desigualdades sociais e a formação filosófica e política dos cidadãos de diferentes classes.
III O interesse pela educação científica, filosófica e artística se proliferou entre a burguesia e a pequena nobreza com o objetivo de preparar os mais jovens para a administração do comércio e atuação política.
Está CORRETO o que se afirma em:
II e III.
I e III.
I, somente.
III, somente.
II, somente.
Rompendo com os paradigmas medievais de ordenamento do universo e organização da sociedade, redimensionando o homem e exaltando a razão e a liberdade, o Renascimento tencionou a retomada dos valores greco-romanos e sublinhou uma série de importantes transformações socioculturais na Europa. Acerca do pensamento pedagógico renascentista, assinale a alternativa CORRETA.
A produção de conhecimento reflexivo foi a principal meta da educação renascentista.
A pedagogia renascentista caracterizou-se pela valorização da cultura greco-romana.
A educação renascentista foi a responsável pelo surgimento das manifestações sociais que combatiam o elitismo.
A pedagogia renascentista foi a responsável pela criação de comunidades socialistas que se opunham ao individualismo liberal.
A pedagogia renascentista elegeu como meta a educação dos indivíduos das camadas mais populares da sociedade.
Leia, com atenção, as asserções abaixo:
A organização social das tribos baseia-se numa estrutura que mantém homogênea as relações, sem a dominação de um segmento sobre o outro. No exercício do poder, em nenhum momento, as pessoas especiais abusam de privilégios para estabelecer a relação mando-obediência.
PORQUE
As esferas do social e do político não se separam e o poder não constitui uma instancia à parte, como acontece nas sociedades em que o Estado foi instituído.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa CORRETA.
As duas são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
As duas são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
A primeira é uma proposição falsa, e a segunda, verdadeira.
As duas asserções são proposições falsas.
A primeira é uma proposição verdadeira, e a segunda, falsa.
A renascença é o período compreendido entre os séculos XV e XVI e leva esse nome por significar a retomada dos valores greco-romanos. Também chamada de Renascimento, desencadeou o movimento conhecido como humanismo, indicando a procura de uma imagem do ser humano e da cultura, em contraposição às concepções predominantemente teológicas da Idade Média. Abaixo, O homem vitruviano (1490), de Leonardo Da Vinci, nos remete ao redescobrimento das proporções matemáticas do corpo humano como uma das grandes realizações que conduziram o Renascimento italiano. Por isso, O homem vitruviano ilustra tão bem o paradigma que marca o humanismo renascentista.
Esse paradigma é chamado de:
cosmocentrismo.
etnocentrismo.
antropocentrismo.
teocentrismo.
sociocentrismo.
A consolidação da República Romana, o desenvolvimento do comércio e o enriquecimento de uma certa camada de plebeus fizeram surgir uma sociedade mais complexa e, consequentemente, um outro modo de educar.
Sobre as características da educação cosmopolita, é CORRETO afirmar que:
os mestres, ou magister, representavam a nobreza aristocrática romana e, por isso, possuíam, ao lado do professor de retórica ou retor, grande respeito e prestígio.
a declaração humanística da educação romana privilegiava as atividades manuais ensinadas pelos mestres, chamados de magister.
a educação física, ensinada nos ginásios, visava, por meio dos diferentes esportes, a formação do homem guerreiro, forte e virtuoso.
as escolas superiores eram frequentadas por jovens de diferentes classes sociais que se preparavam para participarem das assembleias e tribunas.
a exigência de formação do homem culto destacou uma prática pedagógica voltada para o saber enciclopédico e as atividades intelectuais.
A autonomia conquistada pelo conhecimento filosófico e científico, permitiu à educação transitar de um modelo clerical e secular para um modelo de laicização. Nesse processo, destaca-se a educação pública e gratuita, cujos projetos passaram a ser defendidos por diferentes intelectuais.
A esse respeito, julgue os itens a seguir.
I De acordo com Compayré, as escolas gratuitas fortaleciam o direito universal à educação por caracterizarem-se como modelo de instrução filosófica e política.
II Segundo Diderot, a educação deveria ser gratuita em todos os níveis, do primário ao ensino superior, tendo em conta a formação de cidadãos instruídos e justos.
III Para Condorcet, a educação pública, gratuita e universal tinha como objetivo diminuir as desigualdades e diferenças morais e materiais entre os cidadãos.
Está CORRETO o que se afirma em:
as bases da epistemologia moderna (racionalismo e empirismo) tencionaram, na educação, uma nova forma de pensar e compreender as práticas pedagógicas e as relações com os sujeitos da aprendizagem.
as práticas pedagógicas voltadas à reprodução do modelo de ensino jesuíta tomavam por base a escolástica medieval e a ciência aristotélica, desprezando a filosofia e a ciência moderna.
a valorização da moral cristã e do critério da fé e da revelação determinaram as práticas pedagógicas na Modernidade, enfatizando o papel da igreja e da instrução religiosa.
as contradições decorrentes do processo de transição do regime feudal para o regime burguês impediram a construção de um pensamento moderno e muito pouco se avançou nos estudos das ciências naturais.
os esforços de institucionalização da escola fracassaram em virtude do esforço da igreja pelo resgate da moral cristã em oposição às tendências de laicização do ensino e valorização das ciências.
Sobre as diferentes concepções de tempo histórico, leia, com atenção, os textos a seguir:
TEXTO I
ANTIGAMENTE, as moças chamavam-se mademoiselles e eram todas mimosas e muito prendadas. Não faziam anos: completavam primaveras, em geral dezoito. Os janotas, mesmo não sendo rapagões, faziam-lhes pé-de-alferes, arrastando a asa, mas ficavam longos meses debaixo do balaio. [...] Os mais idosos, depois da janta, faziam o quilo, saindo para tomar fresca; e também tomavam cautela de não apanhar sereno. Os mais jovens, esses iam ao animatógrafo, e mais tarde ao cinematógrafo, chupando balas de altéia. Ou sonhavam em andar de aeroplano... [...] MAS TUDO ISSO era antigamente, isto é, outrora (ANDRADE, 1962).
TEXTO II
Pensar o passado não deve ser visto como um exercício de saudosismo, mera curiosidade ou erudição. O passado não está morto, porque nele se fundam as raízes do presente. É compreendendo o passado que podemos dar sentido ao presente e projetar o futuro (ARANHA, 2006, p. 17).
Na relação entre o texto I e o texto II, é CORRETO inferir que:
O texto II completa o texto I.
O texto I contradiz o texto II.
O texto I explica o texto II.
Os dois textos não se relacionam.
O texto II é uma crítica ao texto I.
“O tempo é o sentido da vida. (Sentido: como se diz o sentido de um riacho, o sentido de uma frase, o sentido de um pano, o sentido do odor” (CLAUDEL apud ARANHA, 2006, p. 20). Sobre o sentido da história como dimensão fundamental da condição humana, é CORRETO afirmar que:
A assimilação da herança cultural constitui-se como um evento isolado dos processos históricos.
A história não se relaciona com o trabalho e com a produção da cultura.
O homem é um ser abstrato e universal, já que o tempo sempre se esgota na ação que ele realiza.
O uso instrumental da memória é fundamental para a construção de uma visão da história como processo.
O homem é um ser formado no conjunto das relações sociais, políticas, éticas e estéticas de um contexto histórico-social concreto.
Leia, com atenção, as afirmativas a seguir.
I Em suas pesquisas iconográficas, Philippe Ariès constatou que a criança permaneceu no anonimato durante muito tempo. Até por volta do século XII, a arte medieval desconhecia a infância ou não tentava representá-la.
II Os adultos conservaram por muito tempo o hábito de brincar com o sexo das crianças, acreditando que a criança impúbere se mantinha alheia e indiferente a questões sexuais.
III Com Pestalozzi, no século XVIII, o conceito de criança marcou sua presença na história. Esse pensador revelou a natureza infantil, destacando a importância de se respeitar a natureza das crianças.
Está CORRETO o que se afirma em:
II, apenas.
I, apenas.
II e III.
I e III.
I e II.
Embora o ideal de secularização do humanismo fosse bastante influente, a implantação da maioria dos colégios ainda estava sob responsabilidade das ordens religiosas. Com o tempo, foram criadas – por iniciativa de particulares leigos – escolas mais adaptadas ao ensino renascentista e ao desenvolvimento da sociabilidade.
A respeito da educação renascentista, julgue os itens a seguir.
I O regime de estudo continuava rigoroso e extenso: os programas de ensino conservavam o modelo medieval do trivium e quadrivium, persistindo, portanto, numa educação formal de gramática e retórica.
II O acesso à nova produção intelectual provocou uma profunda reforma da educação popular, o que permitiu a superação das desigualdades sociais e a formação filosófica e política dos cidadãos de diferentes classes.
III O interesse pela educação científica, filosófica e artística se proliferou entre a burguesia e a pequena nobreza com o objetivo de preparar os mais jovens para a administração do comércio e atuação política.
Está CORRETO o que se afirma em:
II e III.
I e III.
I, somente.
III, somente.
II, somente.
Rompendo com os paradigmas medievais de ordenamento do universo e organização da sociedade, redimensionando o homem e exaltando a razão e a liberdade, o Renascimento tencionou a retomada dos valores greco-romanos e sublinhou uma série de importantes transformações socioculturais na Europa. Acerca do pensamento pedagógico renascentista, assinale a alternativa CORRETA.
A produção de conhecimento reflexivo foi a principal meta da educação renascentista.
A pedagogia renascentista caracterizou-se pela valorização da cultura greco-romana.
A educação renascentista foi a responsável pelo surgimento das manifestações sociais que combatiam o elitismo.
A pedagogia renascentista foi a responsável pela criação de comunidades socialistas que se opunham ao individualismo liberal.
A pedagogia renascentista elegeu como meta a educação dos indivíduos das camadas mais populares da sociedade.
Leia, com atenção, as asserções abaixo:
A organização social das tribos baseia-se numa estrutura que mantém homogênea as relações, sem a dominação de um segmento sobre o outro. No exercício do poder, em nenhum momento, as pessoas especiais abusam de privilégios para estabelecer a relação mando-obediência.
PORQUE
As esferas do social e do político não se separam e o poder não constitui uma instancia à parte, como acontece nas sociedades em que o Estado foi instituído.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa CORRETA.
As duas são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
As duas são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
A primeira é uma proposição falsa, e a segunda, verdadeira.
As duas asserções são proposições falsas.
A primeira é uma proposição verdadeira, e a segunda, falsa.
A renascença é o período compreendido entre os séculos XV e XVI e leva esse nome por significar a retomada dos valores greco-romanos. Também chamada de Renascimento, desencadeou o movimento conhecido como humanismo, indicando a procura de uma imagem do ser humano e da cultura, em contraposição às concepções predominantemente teológicas da Idade Média. Abaixo, O homem vitruviano (1490), de Leonardo Da Vinci, nos remete ao redescobrimento das proporções matemáticas do corpo humano como uma das grandes realizações que conduziram o Renascimento italiano. Por isso, O homem vitruviano ilustra tão bem o paradigma que marca o humanismo renascentista.
Esse paradigma é chamado de:
cosmocentrismo.
etnocentrismo.
antropocentrismo.
teocentrismo.
sociocentrismo.
A consolidação da República Romana, o desenvolvimento do comércio e o enriquecimento de uma certa camada de plebeus fizeram surgir uma sociedade mais complexa e, consequentemente, um outro modo de educar.
Sobre as características da educação cosmopolita, é CORRETO afirmar que:
os mestres, ou magister, representavam a nobreza aristocrática romana e, por isso, possuíam, ao lado do professor de retórica ou retor, grande respeito e prestígio.
a declaração humanística da educação romana privilegiava as atividades manuais ensinadas pelos mestres, chamados de magister.
a educação física, ensinada nos ginásios, visava, por meio dos diferentes esportes, a formação do homem guerreiro, forte e virtuoso.
as escolas superiores eram frequentadas por jovens de diferentes classes sociais que se preparavam para participarem das assembleias e tribunas.
a exigência de formação do homem culto destacou uma prática pedagógica voltada para o saber enciclopédico e as atividades intelectuais.
A autonomia conquistada pelo conhecimento filosófico e científico, permitiu à educação transitar de um modelo clerical e secular para um modelo de laicização. Nesse processo, destaca-se a educação pública e gratuita, cujos projetos passaram a ser defendidos por diferentes intelectuais.
A esse respeito, julgue os itens a seguir.
I De acordo com Compayré, as escolas gratuitas fortaleciam o direito universal à educação por caracterizarem-se como modelo de instrução filosófica e política.
II Segundo Diderot, a educação deveria ser gratuita em todos os níveis, do primário ao ensino superior, tendo em conta a formação de cidadãos instruídos e justos.
III Para Condorcet, a educação pública, gratuita e universal tinha como objetivo diminuir as desigualdades e diferenças morais e materiais entre os cidadãos.
Está CORRETO o que se afirma em:
O texto II completa o texto I.
O texto I contradiz o texto II.
O texto I explica o texto II.
Os dois textos não se relacionam.
O texto II é uma crítica ao texto I.
“O tempo é o sentido da vida. (Sentido: como se diz o sentido de um riacho, o sentido de uma frase, o sentido de um pano, o sentido do odor” (CLAUDEL apud ARANHA, 2006, p. 20). Sobre o sentido da história como dimensão fundamental da condição humana, é CORRETO afirmar que:
A assimilação da herança cultural constitui-se como um evento isolado dos processos históricos.
A história não se relaciona com o trabalho e com a produção da cultura.
O homem é um ser abstrato e universal, já que o tempo sempre se esgota na ação que ele realiza.
O uso instrumental da memória é fundamental para a construção de uma visão da história como processo.
O homem é um ser formado no conjunto das relações sociais, políticas, éticas e estéticas de um contexto histórico-social concreto.
Leia, com atenção, as afirmativas a seguir.
I Em suas pesquisas iconográficas, Philippe Ariès constatou que a criança permaneceu no anonimato durante muito tempo. Até por volta do século XII, a arte medieval desconhecia a infância ou não tentava representá-la.
II Os adultos conservaram por muito tempo o hábito de brincar com o sexo das crianças, acreditando que a criança impúbere se mantinha alheia e indiferente a questões sexuais.
III Com Pestalozzi, no século XVIII, o conceito de criança marcou sua presença na história. Esse pensador revelou a natureza infantil, destacando a importância de se respeitar a natureza das crianças.
Está CORRETO o que se afirma em:
II, apenas.
I, apenas.
II e III.
I e III.
I e II.
Embora o ideal de secularização do humanismo fosse bastante influente, a implantação da maioria dos colégios ainda estava sob responsabilidade das ordens religiosas. Com o tempo, foram criadas – por iniciativa de particulares leigos – escolas mais adaptadas ao ensino renascentista e ao desenvolvimento da sociabilidade.
A respeito da educação renascentista, julgue os itens a seguir.
I O regime de estudo continuava rigoroso e extenso: os programas de ensino conservavam o modelo medieval do trivium e quadrivium, persistindo, portanto, numa educação formal de gramática e retórica.
II O acesso à nova produção intelectual provocou uma profunda reforma da educação popular, o que permitiu a superação das desigualdades sociais e a formação filosófica e política dos cidadãos de diferentes classes.
III O interesse pela educação científica, filosófica e artística se proliferou entre a burguesia e a pequena nobreza com o objetivo de preparar os mais jovens para a administração do comércio e atuação política.
Está CORRETO o que se afirma em:
II e III.
I e III.
I, somente.
III, somente.
II, somente.
Rompendo com os paradigmas medievais de ordenamento do universo e organização da sociedade, redimensionando o homem e exaltando a razão e a liberdade, o Renascimento tencionou a retomada dos valores greco-romanos e sublinhou uma série de importantes transformações socioculturais na Europa. Acerca do pensamento pedagógico renascentista, assinale a alternativa CORRETA.
A produção de conhecimento reflexivo foi a principal meta da educação renascentista.
A pedagogia renascentista caracterizou-se pela valorização da cultura greco-romana.
A educação renascentista foi a responsável pelo surgimento das manifestações sociais que combatiam o elitismo.
A pedagogia renascentista foi a responsável pela criação de comunidades socialistas que se opunham ao individualismo liberal.
A pedagogia renascentista elegeu como meta a educação dos indivíduos das camadas mais populares da sociedade.
Leia, com atenção, as asserções abaixo:
A organização social das tribos baseia-se numa estrutura que mantém homogênea as relações, sem a dominação de um segmento sobre o outro. No exercício do poder, em nenhum momento, as pessoas especiais abusam de privilégios para estabelecer a relação mando-obediência.
PORQUE
As esferas do social e do político não se separam e o poder não constitui uma instancia à parte, como acontece nas sociedades em que o Estado foi instituído.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa CORRETA.
As duas são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
As duas são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
A primeira é uma proposição falsa, e a segunda, verdadeira.
As duas asserções são proposições falsas.
A primeira é uma proposição verdadeira, e a segunda, falsa.
A renascença é o período compreendido entre os séculos XV e XVI e leva esse nome por significar a retomada dos valores greco-romanos. Também chamada de Renascimento, desencadeou o movimento conhecido como humanismo, indicando a procura de uma imagem do ser humano e da cultura, em contraposição às concepções predominantemente teológicas da Idade Média. Abaixo, O homem vitruviano (1490), de Leonardo Da Vinci, nos remete ao redescobrimento das proporções matemáticas do corpo humano como uma das grandes realizações que conduziram o Renascimento italiano. Por isso, O homem vitruviano ilustra tão bem o paradigma que marca o humanismo renascentista.
Esse paradigma é chamado de:
cosmocentrismo.
etnocentrismo.
antropocentrismo.
teocentrismo.
sociocentrismo.
A consolidação da República Romana, o desenvolvimento do comércio e o enriquecimento de uma certa camada de plebeus fizeram surgir uma sociedade mais complexa e, consequentemente, um outro modo de educar.
Sobre as características da educação cosmopolita, é CORRETO afirmar que:
os mestres, ou magister, representavam a nobreza aristocrática romana e, por isso, possuíam, ao lado do professor de retórica ou retor, grande respeito e prestígio.
a declaração humanística da educação romana privilegiava as atividades manuais ensinadas pelos mestres, chamados de magister.
a educação física, ensinada nos ginásios, visava, por meio dos diferentes esportes, a formação do homem guerreiro, forte e virtuoso.
as escolas superiores eram frequentadas por jovens de diferentes classes sociais que se preparavam para participarem das assembleias e tribunas.
a exigência de formação do homem culto destacou uma prática pedagógica voltada para o saber enciclopédico e as atividades intelectuais.
A autonomia conquistada pelo conhecimento filosófico e científico, permitiu à educação transitar de um modelo clerical e secular para um modelo de laicização. Nesse processo, destaca-se a educação pública e gratuita, cujos projetos passaram a ser defendidos por diferentes intelectuais.
A esse respeito, julgue os itens a seguir.
I De acordo com Compayré, as escolas gratuitas fortaleciam o direito universal à educação por caracterizarem-se como modelo de instrução filosófica e política.
II Segundo Diderot, a educação deveria ser gratuita em todos os níveis, do primário ao ensino superior, tendo em conta a formação de cidadãos instruídos e justos.
III Para Condorcet, a educação pública, gratuita e universal tinha como objetivo diminuir as desigualdades e diferenças morais e materiais entre os cidadãos.
Está CORRETO o que se afirma em:
A assimilação da herança cultural constitui-se como um evento isolado dos processos históricos.
A história não se relaciona com o trabalho e com a produção da cultura.
O homem é um ser abstrato e universal, já que o tempo sempre se esgota na ação que ele realiza.
O uso instrumental da memória é fundamental para a construção de uma visão da história como processo.
O homem é um ser formado no conjunto das relações sociais, políticas, éticas e estéticas de um contexto histórico-social concreto.
Leia, com atenção, as afirmativas a seguir.
I Em suas pesquisas iconográficas, Philippe Ariès constatou que a criança permaneceu no anonimato durante muito tempo. Até por volta do século XII, a arte medieval desconhecia a infância ou não tentava representá-la.
II Os adultos conservaram por muito tempo o hábito de brincar com o sexo das crianças, acreditando que a criança impúbere se mantinha alheia e indiferente a questões sexuais.
III Com Pestalozzi, no século XVIII, o conceito de criança marcou sua presença na história. Esse pensador revelou a natureza infantil, destacando a importância de se respeitar a natureza das crianças.
Está CORRETO o que se afirma em:
II, apenas.
I, apenas.
II e III.
I e III.
I e II.
Embora o ideal de secularização do humanismo fosse bastante influente, a implantação da maioria dos colégios ainda estava sob responsabilidade das ordens religiosas. Com o tempo, foram criadas – por iniciativa de particulares leigos – escolas mais adaptadas ao ensino renascentista e ao desenvolvimento da sociabilidade.
A respeito da educação renascentista, julgue os itens a seguir.
I O regime de estudo continuava rigoroso e extenso: os programas de ensino conservavam o modelo medieval do trivium e quadrivium, persistindo, portanto, numa educação formal de gramática e retórica.
II O acesso à nova produção intelectual provocou uma profunda reforma da educação popular, o que permitiu a superação das desigualdades sociais e a formação filosófica e política dos cidadãos de diferentes classes.
III O interesse pela educação científica, filosófica e artística se proliferou entre a burguesia e a pequena nobreza com o objetivo de preparar os mais jovens para a administração do comércio e atuação política.
Está CORRETO o que se afirma em:
II e III.
I e III.
I, somente.
III, somente.
II, somente.
Rompendo com os paradigmas medievais de ordenamento do universo e organização da sociedade, redimensionando o homem e exaltando a razão e a liberdade, o Renascimento tencionou a retomada dos valores greco-romanos e sublinhou uma série de importantes transformações socioculturais na Europa. Acerca do pensamento pedagógico renascentista, assinale a alternativa CORRETA.
A produção de conhecimento reflexivo foi a principal meta da educação renascentista.
A pedagogia renascentista caracterizou-se pela valorização da cultura greco-romana.
A educação renascentista foi a responsável pelo surgimento das manifestações sociais que combatiam o elitismo.
A pedagogia renascentista foi a responsável pela criação de comunidades socialistas que se opunham ao individualismo liberal.
A pedagogia renascentista elegeu como meta a educação dos indivíduos das camadas mais populares da sociedade.
Leia, com atenção, as asserções abaixo:
A organização social das tribos baseia-se numa estrutura que mantém homogênea as relações, sem a dominação de um segmento sobre o outro. No exercício do poder, em nenhum momento, as pessoas especiais abusam de privilégios para estabelecer a relação mando-obediência.
PORQUE
As esferas do social e do político não se separam e o poder não constitui uma instancia à parte, como acontece nas sociedades em que o Estado foi instituído.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa CORRETA.
As duas são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
As duas são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
A primeira é uma proposição falsa, e a segunda, verdadeira.
As duas asserções são proposições falsas.
A primeira é uma proposição verdadeira, e a segunda, falsa.
A renascença é o período compreendido entre os séculos XV e XVI e leva esse nome por significar a retomada dos valores greco-romanos. Também chamada de Renascimento, desencadeou o movimento conhecido como humanismo, indicando a procura de uma imagem do ser humano e da cultura, em contraposição às concepções predominantemente teológicas da Idade Média. Abaixo, O homem vitruviano (1490), de Leonardo Da Vinci, nos remete ao redescobrimento das proporções matemáticas do corpo humano como uma das grandes realizações que conduziram o Renascimento italiano. Por isso, O homem vitruviano ilustra tão bem o paradigma que marca o humanismo renascentista.
Esse paradigma é chamado de:
cosmocentrismo.
etnocentrismo.
antropocentrismo.
teocentrismo.
sociocentrismo.
A consolidação da República Romana, o desenvolvimento do comércio e o enriquecimento de uma certa camada de plebeus fizeram surgir uma sociedade mais complexa e, consequentemente, um outro modo de educar.
Sobre as características da educação cosmopolita, é CORRETO afirmar que:
os mestres, ou magister, representavam a nobreza aristocrática romana e, por isso, possuíam, ao lado do professor de retórica ou retor, grande respeito e prestígio.
a declaração humanística da educação romana privilegiava as atividades manuais ensinadas pelos mestres, chamados de magister.
a educação física, ensinada nos ginásios, visava, por meio dos diferentes esportes, a formação do homem guerreiro, forte e virtuoso.
as escolas superiores eram frequentadas por jovens de diferentes classes sociais que se preparavam para participarem das assembleias e tribunas.
a exigência de formação do homem culto destacou uma prática pedagógica voltada para o saber enciclopédico e as atividades intelectuais.
A autonomia conquistada pelo conhecimento filosófico e científico, permitiu à educação transitar de um modelo clerical e secular para um modelo de laicização. Nesse processo, destaca-se a educação pública e gratuita, cujos projetos passaram a ser defendidos por diferentes intelectuais.
A esse respeito, julgue os itens a seguir.
I De acordo com Compayré, as escolas gratuitas fortaleciam o direito universal à educação por caracterizarem-se como modelo de instrução filosófica e política.
II Segundo Diderot, a educação deveria ser gratuita em todos os níveis, do primário ao ensino superior, tendo em conta a formação de cidadãos instruídos e justos.
III Para Condorcet, a educação pública, gratuita e universal tinha como objetivo diminuir as desigualdades e diferenças morais e materiais entre os cidadãos.
Está CORRETO o que se afirma em:
II, apenas.
I, apenas.
II e III.
I e III.
I e II.
Embora o ideal de secularização do humanismo fosse bastante influente, a implantação da maioria dos colégios ainda estava sob responsabilidade das ordens religiosas. Com o tempo, foram criadas – por iniciativa de particulares leigos – escolas mais adaptadas ao ensino renascentista e ao desenvolvimento da sociabilidade.
A respeito da educação renascentista, julgue os itens a seguir.
I O regime de estudo continuava rigoroso e extenso: os programas de ensino conservavam o modelo medieval do trivium e quadrivium, persistindo, portanto, numa educação formal de gramática e retórica.
II O acesso à nova produção intelectual provocou uma profunda reforma da educação popular, o que permitiu a superação das desigualdades sociais e a formação filosófica e política dos cidadãos de diferentes classes.
III O interesse pela educação científica, filosófica e artística se proliferou entre a burguesia e a pequena nobreza com o objetivo de preparar os mais jovens para a administração do comércio e atuação política.
Está CORRETO o que se afirma em:
II e III.
I e III.
I, somente.
III, somente.
II, somente.
Rompendo com os paradigmas medievais de ordenamento do universo e organização da sociedade, redimensionando o homem e exaltando a razão e a liberdade, o Renascimento tencionou a retomada dos valores greco-romanos e sublinhou uma série de importantes transformações socioculturais na Europa. Acerca do pensamento pedagógico renascentista, assinale a alternativa CORRETA.
A produção de conhecimento reflexivo foi a principal meta da educação renascentista.
A pedagogia renascentista caracterizou-se pela valorização da cultura greco-romana.
A educação renascentista foi a responsável pelo surgimento das manifestações sociais que combatiam o elitismo.
A pedagogia renascentista foi a responsável pela criação de comunidades socialistas que se opunham ao individualismo liberal.
A pedagogia renascentista elegeu como meta a educação dos indivíduos das camadas mais populares da sociedade.
Leia, com atenção, as asserções abaixo:
A organização social das tribos baseia-se numa estrutura que mantém homogênea as relações, sem a dominação de um segmento sobre o outro. No exercício do poder, em nenhum momento, as pessoas especiais abusam de privilégios para estabelecer a relação mando-obediência.
PORQUE
As esferas do social e do político não se separam e o poder não constitui uma instancia à parte, como acontece nas sociedades em que o Estado foi instituído.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa CORRETA.
As duas são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
As duas são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
A primeira é uma proposição falsa, e a segunda, verdadeira.
As duas asserções são proposições falsas.
A primeira é uma proposição verdadeira, e a segunda, falsa.
A renascença é o período compreendido entre os séculos XV e XVI e leva esse nome por significar a retomada dos valores greco-romanos. Também chamada de Renascimento, desencadeou o movimento conhecido como humanismo, indicando a procura de uma imagem do ser humano e da cultura, em contraposição às concepções predominantemente teológicas da Idade Média. Abaixo, O homem vitruviano (1490), de Leonardo Da Vinci, nos remete ao redescobrimento das proporções matemáticas do corpo humano como uma das grandes realizações que conduziram o Renascimento italiano. Por isso, O homem vitruviano ilustra tão bem o paradigma que marca o humanismo renascentista.
Esse paradigma é chamado de:
cosmocentrismo.
etnocentrismo.
antropocentrismo.
teocentrismo.
sociocentrismo.
A consolidação da República Romana, o desenvolvimento do comércio e o enriquecimento de uma certa camada de plebeus fizeram surgir uma sociedade mais complexa e, consequentemente, um outro modo de educar.
Sobre as características da educação cosmopolita, é CORRETO afirmar que:
os mestres, ou magister, representavam a nobreza aristocrática romana e, por isso, possuíam, ao lado do professor de retórica ou retor, grande respeito e prestígio.
a declaração humanística da educação romana privilegiava as atividades manuais ensinadas pelos mestres, chamados de magister.
a educação física, ensinada nos ginásios, visava, por meio dos diferentes esportes, a formação do homem guerreiro, forte e virtuoso.
as escolas superiores eram frequentadas por jovens de diferentes classes sociais que se preparavam para participarem das assembleias e tribunas.
a exigência de formação do homem culto destacou uma prática pedagógica voltada para o saber enciclopédico e as atividades intelectuais.
A autonomia conquistada pelo conhecimento filosófico e científico, permitiu à educação transitar de um modelo clerical e secular para um modelo de laicização. Nesse processo, destaca-se a educação pública e gratuita, cujos projetos passaram a ser defendidos por diferentes intelectuais.
A esse respeito, julgue os itens a seguir.
I De acordo com Compayré, as escolas gratuitas fortaleciam o direito universal à educação por caracterizarem-se como modelo de instrução filosófica e política.
II Segundo Diderot, a educação deveria ser gratuita em todos os níveis, do primário ao ensino superior, tendo em conta a formação de cidadãos instruídos e justos.
III Para Condorcet, a educação pública, gratuita e universal tinha como objetivo diminuir as desigualdades e diferenças morais e materiais entre os cidadãos.
Está CORRETO o que se afirma em:
II e III.
I e III.
I, somente.
III, somente.
II, somente.
Rompendo com os paradigmas medievais de ordenamento do universo e organização da sociedade, redimensionando o homem e exaltando a razão e a liberdade, o Renascimento tencionou a retomada dos valores greco-romanos e sublinhou uma série de importantes transformações socioculturais na Europa. Acerca do pensamento pedagógico renascentista, assinale a alternativa CORRETA.
A produção de conhecimento reflexivo foi a principal meta da educação renascentista.
A pedagogia renascentista caracterizou-se pela valorização da cultura greco-romana.
A educação renascentista foi a responsável pelo surgimento das manifestações sociais que combatiam o elitismo.
A pedagogia renascentista foi a responsável pela criação de comunidades socialistas que se opunham ao individualismo liberal.
A pedagogia renascentista elegeu como meta a educação dos indivíduos das camadas mais populares da sociedade.
Leia, com atenção, as asserções abaixo:
A organização social das tribos baseia-se numa estrutura que mantém homogênea as relações, sem a dominação de um segmento sobre o outro. No exercício do poder, em nenhum momento, as pessoas especiais abusam de privilégios para estabelecer a relação mando-obediência.
PORQUE
As esferas do social e do político não se separam e o poder não constitui uma instancia à parte, como acontece nas sociedades em que o Estado foi instituído.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa CORRETA.
As duas são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
As duas são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
A primeira é uma proposição falsa, e a segunda, verdadeira.
As duas asserções são proposições falsas.
A primeira é uma proposição verdadeira, e a segunda, falsa.
A renascença é o período compreendido entre os séculos XV e XVI e leva esse nome por significar a retomada dos valores greco-romanos. Também chamada de Renascimento, desencadeou o movimento conhecido como humanismo, indicando a procura de uma imagem do ser humano e da cultura, em contraposição às concepções predominantemente teológicas da Idade Média. Abaixo, O homem vitruviano (1490), de Leonardo Da Vinci, nos remete ao redescobrimento das proporções matemáticas do corpo humano como uma das grandes realizações que conduziram o Renascimento italiano. Por isso, O homem vitruviano ilustra tão bem o paradigma que marca o humanismo renascentista.
Esse paradigma é chamado de:
cosmocentrismo.
etnocentrismo.
antropocentrismo.
teocentrismo.
sociocentrismo.
A consolidação da República Romana, o desenvolvimento do comércio e o enriquecimento de uma certa camada de plebeus fizeram surgir uma sociedade mais complexa e, consequentemente, um outro modo de educar.
Sobre as características da educação cosmopolita, é CORRETO afirmar que:
os mestres, ou magister, representavam a nobreza aristocrática romana e, por isso, possuíam, ao lado do professor de retórica ou retor, grande respeito e prestígio.
a declaração humanística da educação romana privilegiava as atividades manuais ensinadas pelos mestres, chamados de magister.
a educação física, ensinada nos ginásios, visava, por meio dos diferentes esportes, a formação do homem guerreiro, forte e virtuoso.
as escolas superiores eram frequentadas por jovens de diferentes classes sociais que se preparavam para participarem das assembleias e tribunas.
a exigência de formação do homem culto destacou uma prática pedagógica voltada para o saber enciclopédico e as atividades intelectuais.
A autonomia conquistada pelo conhecimento filosófico e científico, permitiu à educação transitar de um modelo clerical e secular para um modelo de laicização. Nesse processo, destaca-se a educação pública e gratuita, cujos projetos passaram a ser defendidos por diferentes intelectuais.
A esse respeito, julgue os itens a seguir.
I De acordo com Compayré, as escolas gratuitas fortaleciam o direito universal à educação por caracterizarem-se como modelo de instrução filosófica e política.
II Segundo Diderot, a educação deveria ser gratuita em todos os níveis, do primário ao ensino superior, tendo em conta a formação de cidadãos instruídos e justos.
III Para Condorcet, a educação pública, gratuita e universal tinha como objetivo diminuir as desigualdades e diferenças morais e materiais entre os cidadãos.
Está CORRETO o que se afirma em:
A produção de conhecimento reflexivo foi a principal meta da educação renascentista.
A pedagogia renascentista caracterizou-se pela valorização da cultura greco-romana.
A educação renascentista foi a responsável pelo surgimento das manifestações sociais que combatiam o elitismo.
A pedagogia renascentista foi a responsável pela criação de comunidades socialistas que se opunham ao individualismo liberal.
A pedagogia renascentista elegeu como meta a educação dos indivíduos das camadas mais populares da sociedade.
Leia, com atenção, as asserções abaixo:
A organização social das tribos baseia-se numa estrutura que mantém homogênea as relações, sem a dominação de um segmento sobre o outro. No exercício do poder, em nenhum momento, as pessoas especiais abusam de privilégios para estabelecer a relação mando-obediência.
PORQUE
As esferas do social e do político não se separam e o poder não constitui uma instancia à parte, como acontece nas sociedades em que o Estado foi instituído.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa CORRETA.
As duas são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
As duas são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
A primeira é uma proposição falsa, e a segunda, verdadeira.
As duas asserções são proposições falsas.
A primeira é uma proposição verdadeira, e a segunda, falsa.
A renascença é o período compreendido entre os séculos XV e XVI e leva esse nome por significar a retomada dos valores greco-romanos. Também chamada de Renascimento, desencadeou o movimento conhecido como humanismo, indicando a procura de uma imagem do ser humano e da cultura, em contraposição às concepções predominantemente teológicas da Idade Média. Abaixo, O homem vitruviano (1490), de Leonardo Da Vinci, nos remete ao redescobrimento das proporções matemáticas do corpo humano como uma das grandes realizações que conduziram o Renascimento italiano. Por isso, O homem vitruviano ilustra tão bem o paradigma que marca o humanismo renascentista.
Esse paradigma é chamado de:
cosmocentrismo.
etnocentrismo.
antropocentrismo.
teocentrismo.
sociocentrismo.
A consolidação da República Romana, o desenvolvimento do comércio e o enriquecimento de uma certa camada de plebeus fizeram surgir uma sociedade mais complexa e, consequentemente, um outro modo de educar.
Sobre as características da educação cosmopolita, é CORRETO afirmar que:
os mestres, ou magister, representavam a nobreza aristocrática romana e, por isso, possuíam, ao lado do professor de retórica ou retor, grande respeito e prestígio.
a declaração humanística da educação romana privilegiava as atividades manuais ensinadas pelos mestres, chamados de magister.
a educação física, ensinada nos ginásios, visava, por meio dos diferentes esportes, a formação do homem guerreiro, forte e virtuoso.
as escolas superiores eram frequentadas por jovens de diferentes classes sociais que se preparavam para participarem das assembleias e tribunas.
a exigência de formação do homem culto destacou uma prática pedagógica voltada para o saber enciclopédico e as atividades intelectuais.
A autonomia conquistada pelo conhecimento filosófico e científico, permitiu à educação transitar de um modelo clerical e secular para um modelo de laicização. Nesse processo, destaca-se a educação pública e gratuita, cujos projetos passaram a ser defendidos por diferentes intelectuais.
A esse respeito, julgue os itens a seguir.
I De acordo com Compayré, as escolas gratuitas fortaleciam o direito universal à educação por caracterizarem-se como modelo de instrução filosófica e política.
II Segundo Diderot, a educação deveria ser gratuita em todos os níveis, do primário ao ensino superior, tendo em conta a formação de cidadãos instruídos e justos.
III Para Condorcet, a educação pública, gratuita e universal tinha como objetivo diminuir as desigualdades e diferenças morais e materiais entre os cidadãos.
Está CORRETO o que se afirma em:
As duas são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
As duas são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
A primeira é uma proposição falsa, e a segunda, verdadeira.
As duas asserções são proposições falsas.
A primeira é uma proposição verdadeira, e a segunda, falsa.
A renascença é o período compreendido entre os séculos XV e XVI e leva esse nome por significar a retomada dos valores greco-romanos. Também chamada de Renascimento, desencadeou o movimento conhecido como humanismo, indicando a procura de uma imagem do ser humano e da cultura, em contraposição às concepções predominantemente teológicas da Idade Média. Abaixo, O homem vitruviano (1490), de Leonardo Da Vinci, nos remete ao redescobrimento das proporções matemáticas do corpo humano como uma das grandes realizações que conduziram o Renascimento italiano. Por isso, O homem vitruviano ilustra tão bem o paradigma que marca o humanismo renascentista.
Esse paradigma é chamado de:
cosmocentrismo.
etnocentrismo.
antropocentrismo.
teocentrismo.
sociocentrismo.
A consolidação da República Romana, o desenvolvimento do comércio e o enriquecimento de uma certa camada de plebeus fizeram surgir uma sociedade mais complexa e, consequentemente, um outro modo de educar.
Sobre as características da educação cosmopolita, é CORRETO afirmar que:
os mestres, ou magister, representavam a nobreza aristocrática romana e, por isso, possuíam, ao lado do professor de retórica ou retor, grande respeito e prestígio.
a declaração humanística da educação romana privilegiava as atividades manuais ensinadas pelos mestres, chamados de magister.
a educação física, ensinada nos ginásios, visava, por meio dos diferentes esportes, a formação do homem guerreiro, forte e virtuoso.
as escolas superiores eram frequentadas por jovens de diferentes classes sociais que se preparavam para participarem das assembleias e tribunas.
a exigência de formação do homem culto destacou uma prática pedagógica voltada para o saber enciclopédico e as atividades intelectuais.
A autonomia conquistada pelo conhecimento filosófico e científico, permitiu à educação transitar de um modelo clerical e secular para um modelo de laicização. Nesse processo, destaca-se a educação pública e gratuita, cujos projetos passaram a ser defendidos por diferentes intelectuais.
A esse respeito, julgue os itens a seguir.
I De acordo com Compayré, as escolas gratuitas fortaleciam o direito universal à educação por caracterizarem-se como modelo de instrução filosófica e política.
II Segundo Diderot, a educação deveria ser gratuita em todos os níveis, do primário ao ensino superior, tendo em conta a formação de cidadãos instruídos e justos.
III Para Condorcet, a educação pública, gratuita e universal tinha como objetivo diminuir as desigualdades e diferenças morais e materiais entre os cidadãos.
Está CORRETO o que se afirma em:
cosmocentrismo.
etnocentrismo.
antropocentrismo.
teocentrismo.
sociocentrismo.
A consolidação da República Romana, o desenvolvimento do comércio e o enriquecimento de uma certa camada de plebeus fizeram surgir uma sociedade mais complexa e, consequentemente, um outro modo de educar.
Sobre as características da educação cosmopolita, é CORRETO afirmar que:
os mestres, ou magister, representavam a nobreza aristocrática romana e, por isso, possuíam, ao lado do professor de retórica ou retor, grande respeito e prestígio.
a declaração humanística da educação romana privilegiava as atividades manuais ensinadas pelos mestres, chamados de magister.
a educação física, ensinada nos ginásios, visava, por meio dos diferentes esportes, a formação do homem guerreiro, forte e virtuoso.
as escolas superiores eram frequentadas por jovens de diferentes classes sociais que se preparavam para participarem das assembleias e tribunas.
a exigência de formação do homem culto destacou uma prática pedagógica voltada para o saber enciclopédico e as atividades intelectuais.
A autonomia conquistada pelo conhecimento filosófico e científico, permitiu à educação transitar de um modelo clerical e secular para um modelo de laicização. Nesse processo, destaca-se a educação pública e gratuita, cujos projetos passaram a ser defendidos por diferentes intelectuais.
A esse respeito, julgue os itens a seguir.
I De acordo com Compayré, as escolas gratuitas fortaleciam o direito universal à educação por caracterizarem-se como modelo de instrução filosófica e política.
II Segundo Diderot, a educação deveria ser gratuita em todos os níveis, do primário ao ensino superior, tendo em conta a formação de cidadãos instruídos e justos.
III Para Condorcet, a educação pública, gratuita e universal tinha como objetivo diminuir as desigualdades e diferenças morais e materiais entre os cidadãos.
Está CORRETO o que se afirma em:
os mestres, ou magister, representavam a nobreza aristocrática romana e, por isso, possuíam, ao lado do professor de retórica ou retor, grande respeito e prestígio.
a declaração humanística da educação romana privilegiava as atividades manuais ensinadas pelos mestres, chamados de magister.
a educação física, ensinada nos ginásios, visava, por meio dos diferentes esportes, a formação do homem guerreiro, forte e virtuoso.
as escolas superiores eram frequentadas por jovens de diferentes classes sociais que se preparavam para participarem das assembleias e tribunas.
a exigência de formação do homem culto destacou uma prática pedagógica voltada para o saber enciclopédico e as atividades intelectuais.