HISTÓRIA GERAL DA EDUCAÇÃO


Marca do vértice da Revolução Científica, o século XVII representou um momento de profundas transformações não só no território da ciência e das técnicas, como, sobremaneira, no modo como estas transformações implicaram o campo da filosofia e as questões relativas à essência humana, à moral e à política. Sobre as características da Modernidade, é CORRETO afirmar que:




  • as bases da epistemologia moderna (racionalismo e empirismo) tencionaram, na educação, uma nova forma de pensar e compreender as práticas pedagógicas e as relações com os sujeitos da aprendizagem.

  • as práticas pedagógicas voltadas à reprodução do modelo de ensino jesuíta tomavam por base a escolástica medieval e a ciência aristotélica, desprezando a filosofia e a ciência moderna.

  • a valorização da moral cristã e do critério da fé e da revelação determinaram as práticas pedagógicas na Modernidade, enfatizando o papel da igreja e da instrução religiosa.

  • as contradições decorrentes do processo de transição do regime feudal para o regime burguês impediram a construção de um pensamento moderno e muito pouco se avançou nos estudos das ciências naturais.

  • os esforços de institucionalização da escola fracassaram em virtude do esforço da igreja pelo resgate da moral cristã em oposição às tendências de laicização do ensino e valorização das ciências.