HISTÓRIA DO PENSAMENTO GEOGRÁFICO


Levando-se em consideração os conceitos geográficos, o estudo do espaço se mostra complexo e suas relações são analisadas desde os tempos anteriores à Geografia moderna. Nesse sentido, são vários os conceitos delineados para o espaço. Dessa forma, assinale a seguir a melhor definição para espaço.


O espaço geográfico tem uma conotação regional desde suas primeiras conceituações. É no espaço que percebemos as formas da superfície e os modelos de paisagem existentes nela, não cabendo relações entre esses elementos.
O espaço é mutável por uma força natural e física do próprio planeta, não cabendo ao homem a intervenção sobre a transformação do mesmo.
O espaço é a acumulação de tempo, que resulta consequentemente num acúmulo de diferentes elementos que por sua vez compartilham de forma igualitária esse espaço.
O espaço pode ser definido como um sistema de objetos e um sistema de ações, onde ambos não são lidos isoladamente, mas seguem uma ordem histórica de estabelecimento anteriormente natural e atualmente cultural ou antrópica.
O espaço é um ambiente onde se estabelecem as relações entre a sociedade e a natureza. Contudo, nesse ambiente predomina a configuração natural sobre a antrópica, uma vez que o homem não depende da natureza para sobreviver.

Richard Harstshorne afirmava que no estudo geográfico os elementos não deveriam ser investigados isoladamente, ao contrário, seria preciso trabalhar suas inter-relações. Seus principais conceitos formulados foram o da área e de integração, ambos referidos ao método. Para ele, a Geografia Tradicional construiu uma ciência elaborada, um conjunto de conhecimentos sistematizados, com uma continuidade nas discussões e relativa unidade interna. Ainda, sobre a Geografia Tradicional, marque a opção correta:


A Geografia Tradicional rompe radicalmente com as outras correntes geográficas anteriores e critica a exacerbação do empirismo utilizado pelas demais.
Seus trabalhos apresentam um rico acervo empírico, derivado de observações exaustivas de realidade locais, apesar de apresentar metodologias questionáveis, o valor das informações adquiridas não pode ser descartado.
A Geografia Tradicional elaborou o conceito de formação socioespacial, pois, os geógrafos acreditam que o espaço só é compreendido a partir da sociedade e este torna-se concreta por meio das relações estabelecidas no espaço estabelecido.
A Geografia Tradicional possui um propósito de organizar uma geografia com conhecimentos voltados para o futuro.
A Geografia Tradicional surge em um momento de grandes alterações do modo de produção capitalista. 

Para distinguir as paisagens rurais e as paisagens urbanas, o geógrafo Milton Santos classifica-as em duas modalidades: naturais e sociais. De acordo com seus estudos sobre o assunto, julguem certas ou erradas as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta.

I – Entendem-se como paisagens naturais aquelas que não tiveram nenhuma intervenção do ser humano para sua formação.
II – Entendem-se como paisagens sociais aquelas que são o resultado de uma transformação, fruto do trabalho humano.
III – entende-se como paisagem a relação de fatos históricos e naturais em diferentes espaços, que podem ou não se transformarem, independentemente da ação antrópica.


Estão corretas as alternativas I, II, III
Estão corretas as alternativas II, III
Estão corretas as alternativas I, III
Estão corretas as alternativas I, II
Nenhuma das alternativas está correta

Produzir o espaço a partir do lugar é um processo dinâmico que engendra um espaço em movimento, com contradições e desarmonias que potencializam novas relações da sociedade com a natureza. Sobre a importância do estudo do espaço a partir do lugar como categoria de análise, julgue as afirmativas em verdadeiras ou falsas e marque a alternativa correta:  

(   )  O espaço por meio da categoria lugar não é um processo que envolve metodicamente uma delimitação rígida do espaço, como se realiza pela caracterização de um território.

(   )  O lugar diferencia-se do território por não ser um espaço rígido, delimitado, fechado, com fronteiras que relativamente são imutáveis.

(   )  O lugar em sua totalidade é uma criação humana que reside e se materializa nas suas ações de identificação e afetividade, imprimindo-lhe ações de auto-defesa em relação ao espaço vivido.

(    )  O lugar é uma produção material e também imaterial que se realiza pelas maneiras do homem interpretar e ver o mundo.

(   ) Possui uma organização própria que pode contrastar significativamente de outros lugares, o que lhe imprime a característica de singularidade espacial


F, F, F, F, F
V,V,V,V,V
V, F, V, V, F
F, V, V, F, F
F, V, F, V, V 

De acordo com seus estudos sobre a modernização dos lugares, o espaço urbano, hierarquia urbana e urbanização, assinalem a alternativa que melhor caracteriza o processo de urbanização brasileira.


A urbanização brasileira se acelera a partir dos anos trinta com o advento da revolução industrial na Inglaterra.
A urbanização e o crescimento urbano brasileiros são processos dinâmicos e idênticos, que necessariamente promovem criminalidade e violência na cidade. 
A urbanização acentuada no Brasil, nas últimas décadas, ocasionou um “inchaço” nas cidades brasileiras, trazendo como conseqüência problemas graves, a exemplo do aumento da violência urbana.
A urbanização no Brasil é conseqüência direta do crescimento vegetativo, não sofrendo influência do êxodo rural.
A urbanização e o crescimento urbano brasileiros são, na realidade, dois processos idênticos, onde o crescimento urbano implica, necessariamente, urbanização.

Durante os estudos sobre a aplicação do método científico à ciência geografia, observa-se que há uma estreita relação entre essa e outras ciências, como exemplo história e filosofia.  Entretanto a evolução da geografia como ciência acontece após o século XVIII, apoiada primeiramente nos pressupostos de Kant. Quanto a essa evolução, analise as afirmações a seguir, julguem-nas verdadeiras ou falsas e assinale a alternativa que apresenta a sequencia correta.

 [  ] O filósofo Kant afirmava que o conhecimento científico, incluindo de geografia era obtido através de uma relação de razão e percepção, ou seja, a construção do pensamento científico era feito a partir da observação do real.

[  ] A exploração da superfície terrestre pelas comunidades antigas possibilitou o conhecimento de novas paisagens e lugares, além do contato com diferentes povos de outras regiões.

[  ] A mobilidade dos povos antigos pela superfície contribuiu para a evolução da ciência geografia somente no sentido de acumulação de novas culturas e costumes de outros povos.

[   ] Além das influências Kantianas, o positivismo também contribuiu para a sistematização da ciência geografia.

[  ] A evolução da ciência geografia serviu para propósitos capitalistas, principalmente referentes a noção e ocupação do espaço geográfico.

 


A sequência correta é F, V, F, V, V.
A sequência correta é V, V, F, V, V.
A sequência correta é V, F, F, V, V.
A sequência correta é V, V, F, V, F.
A sequência correta é V, V, V, F, V.
Os principais pressupostos da sistematização geográfica se baseiam em conhecimento da extensão real do planeta, da criação de um banco de dados sobre lugares na Terra e o desenvolvimento da cartografia. Além disso, outras fontes de sistematização referem-se a pensadores políticos e economistas para a valorização dos temas geográficos.  Quanto a essas outras formas de sistematização, destacam-se os pensadores:

Rousseau, Montesquieu, Adam Smith
La Blache, Malthus, Rousseau
Kant, Rousseau, Montesquieu
Adam Smith, Marx e Engels
Montesquieu, Kant, Karl Marx
De acordo com os estudos realizados nessa semana, é possível observar o destaque de alguns pensadores contribuintes para a formação de uma Geografia crítica e moderna, a partir do séc. XIX. Dentre eles estão Humboldt e Ritter. Sabendo disso, compare o trabalho desses pensadores e assinale a alternativa correta.

Ritter busca mostrar em seu trabalho que a Geografia serviu apenas para criar estratégias e justificativas para ações imperialistas e protecionistas dos Estados.
Ritter construiu uma das mais duras criticas à Geografia Tradicional, e abriu campo para Geografia Crítica.
Humboldt se dedicou ao estudo da Geografia Regional na busca da individualidade, muito arraigada em sua religiosidade.
Humboldt sempre tendeu para as atividades em campo, onde desenvolveu trabalhos sobre climatologia, geologia, Geografia, entre outros.
Ambos pensadores, Humboldt e Ritter, tinham um estudo regionalista da Geografia, porém não compartilhavam dos mesmos ideais já que um era alemão e o outro francês.
De acordo com os pressupostos da ciência moderna e abordagem sistêmica, considera-se que tais abordagens sejam símbolos, atrelados aos conceitos a seguir. Leia as conceituações, julguem-nas verdadeiras ou falsas e assinale a alternativa correta. Os paradigmas se baseiam na teoria do conhecimento que origina o estudo de um campo científico com base em modelos para estudos e pesquisas. O racionalismo é uma corrente com definição de raciocínio mental, discursivo e lógico. O idealismo é uma corrente filosófica oposta ao conceito de materialismo, surgida no advento da modernidade. O empirismo defende as teorias científicas baseadas em observação do mundo, descartando a intuição ou fé.

As conceituações corretas são I,II,IV.
As conceituações corretas são I,II,III.
As conceituações corretas são I,II,III,IV.
As conceituações corretas são II,III,IV.
As conceituações corretas são I,III,IV.
Ratzel, pela sua ligação com as ideologias políticas dos aristocratas de sua época, inaugura o determinismo geográfico em sua obra intitulada "Antropogeografia". Ele com essa obra tinha como principais objetivos: I. Defender a teoria da grande influência do meio físico e da natureza sobre o homem. II. Aprofundar as reflexões da relação entre Estado e espaço. III. Justificar o direito de conquista territorial pelo Estado, em que os mais fortes seriam dominados pelos mais fracos. IV. Aprofundar os estudos sobre os conceitos de espaço "vital" e de território. V. Criticar o vínculo entre a Geografia e o poder político do Estado.  Está correto o que se afirma em:

III, V. 
II, III, IV,V.
I, II, III, IV, V. 
I, III, V. 
I, II, IV, V. 
Páginas: 123456