HISTÓRIA DO PENSAMENTO GEOGRÁFICO


Durante os estudos sobre a aplicação do método científico à ciência geografia, observa-se que há uma estreita relação entre essa e outras ciências, como exemplo história e filosofia.  Entretanto a evolução da geografia como ciência acontece após o século XVIII, apoiada primeiramente nos pressupostos de Kant. Quanto a essa evolução, analise as afirmações a seguir, julguem-nas verdadeiras ou falsas e assinale a alternativa que apresenta a sequencia correta.

 [  ] O filósofo Kant afirmava que o conhecimento científico, incluindo de geografia era obtido através de uma relação de razão e percepção, ou seja, a construção do pensamento científico era feito a partir da observação do real.

[  ] A exploração da superfície terrestre pelas comunidades antigas possibilitou o conhecimento de novas paisagens e lugares, além do contato com diferentes povos de outras regiões.

[  ] A mobilidade dos povos antigos pela superfície contribuiu para a evolução da ciência geografia somente no sentido de acumulação de novas culturas e costumes de outros povos.

[   ] Além das influências Kantianas, o positivismo também contribuiu para a sistematização da ciência geografia.

[  ] A evolução da ciência geografia serviu para propósitos capitalistas, principalmente referentes a noção e ocupação do espaço geográfico.

 




  • A sequência correta é F, V, F, V, V.
  • A sequência correta é V, V, F, V, V.
  • A sequência correta é V, F, F, V, V.
  • A sequência correta é V, V, F, V, F.
  • A sequência correta é V, V, V, F, V.