HISTÓRIA DO PENSAMENTO GEOGRÁFICO


O conceito de lugar tem se desenvolvido mais recentemente em pesquisas que compõem a escola humanística cultural. Diante de sua importância, o LUGAR, como categoria de análise espacial pode ser caracterizado como:

   




  • Espaço que é transformado pelo homem, sujeito que imprime uma lógica de acordo com suas necessidades, construindo um ambiente a partir das subjetividades, afetividades com as pessoas e com as construções materiais e imateriais, as quais ele se identifica.
  • Produção do espaço mediada pelas relações homem natureza, de modo que o homem esteja subordinado à lógica que o meio ambiente natural lhe impõe.
  •   O conceito de lugar foi amplamente trabalhado na Geografia Clássica pela escola francesa que, discutindo a região, considerou os elementos humanos na relação com a natureza pelo possibilismo, dando ênfase à história e, por conseguinte, ao espaço vivido.
  • Toda produção imaterial que os homens empregam no espaço, como festas, rituais e tradições, que fazem parte de uma cultura e que são os únicos elementos utilizados para se compreender o espaço vivido.
  • Conceito pertencente à escola clássica da geografia, mais especificamente trabalhado pela corrente possibilista, que considera a natureza como possibilidade de transformação pelo homem.