HISTÓRIA DO PENSAMENTO GEOGRÁFICO


Levando-se em consideração os conceitos geográficos, o estudo do espaço se mostra complexo e suas relações são analisadas desde os tempos anteriores à Geografia moderna. Nesse sentido, são vários os conceitos delineados para o espaço. Dessa forma, assinale a seguir a melhor definição para espaço.




  • O espaço geográfico tem uma conotação regional desde suas primeiras conceituações. É no espaço que percebemos as formas da superfície e os modelos de paisagem existentes nela, não cabendo relações entre esses elementos.
  • O espaço é mutável por uma força natural e física do próprio planeta, não cabendo ao homem a intervenção sobre a transformação do mesmo.
  • O espaço é a acumulação de tempo, que resulta consequentemente num acúmulo de diferentes elementos que por sua vez compartilham de forma igualitária esse espaço.
  • O espaço pode ser definido como um sistema de objetos e um sistema de ações, onde ambos não são lidos isoladamente, mas seguem uma ordem histórica de estabelecimento anteriormente natural e atualmente cultural ou antrópica.
  • O espaço é um ambiente onde se estabelecem as relações entre a sociedade e a natureza. Contudo, nesse ambiente predomina a configuração natural sobre a antrópica, uma vez que o homem não depende da natureza para sobreviver.