HISTÓRIA DO PENSAMENTO GEOGRÁFICO


Produzir o espaço a partir do lugar é um processo dinâmico que engendra um espaço em movimento, com contradições e desarmonias que potencializam novas relações da sociedade com a natureza. Sobre a importância do estudo do espaço a partir do lugar como categoria de análise, julgue as afirmativas em verdadeiras ou falsas e marque a alternativa correta:  

(   )  O espaço por meio da categoria lugar não é um processo que envolve metodicamente uma delimitação rígida do espaço, como se realiza pela caracterização de um território.

(   )  O lugar diferencia-se do território por não ser um espaço rígido, delimitado, fechado, com fronteiras que relativamente são imutáveis.

(   )  O lugar em sua totalidade é uma criação humana que reside e se materializa nas suas ações de identificação e afetividade, imprimindo-lhe ações de auto-defesa em relação ao espaço vivido.

(    )  O lugar é uma produção material e também imaterial que se realiza pelas maneiras do homem interpretar e ver o mundo.

(   ) Possui uma organização própria que pode contrastar significativamente de outros lugares, o que lhe imprime a característica de singularidade espacial




  • F, F, F, F, F
  • V,V,V,V,V
  • V, F, V, V, F
  • F, V, V, F, F
  • F, V, F, V, V