HISTÓRIA DO PENSAMENTO GEOGRÁFICO


Richard Harstshorne afirmava que no estudo geográfico os elementos não deveriam ser investigados isoladamente, ao contrário, seria preciso trabalhar suas inter-relações. Seus principais conceitos formulados foram o da área e de integração, ambos referidos ao método. Para ele, a Geografia Tradicional construiu uma ciência elaborada, um conjunto de conhecimentos sistematizados, com uma continuidade nas discussões e relativa unidade interna. Ainda, sobre a Geografia Tradicional, marque a opção correta:




  • A Geografia Tradicional rompe radicalmente com as outras correntes geográficas anteriores e critica a exacerbação do empirismo utilizado pelas demais.
  • Seus trabalhos apresentam um rico acervo empírico, derivado de observações exaustivas de realidade locais, apesar de apresentar metodologias questionáveis, o valor das informações adquiridas não pode ser descartado.
  • A Geografia Tradicional elaborou o conceito de formação socioespacial, pois, os geógrafos acreditam que o espaço só é compreendido a partir da sociedade e este torna-se concreta por meio das relações estabelecidas no espaço estabelecido.
  • A Geografia Tradicional possui um propósito de organizar uma geografia com conhecimentos voltados para o futuro.
  • A Geografia Tradicional surge em um momento de grandes alterações do modo de produção capitalista.