ESTUDOS INTERDISCIPLINARES EM PROCESSOS GERENCIAIS
Após Taylor e a Administração Científica, os ambientes organizacionais sofreram mudanças de grande vulto. Com isso, a medida que as organizações se desenvolveram e os mercados tornaram-se cada vez mais competitivos, implantar e gerir o Planejamento e Controle da Produção (PCP) tornou-se uma tarefa indispensável para o sucesso de qualquer operação.
Nesse contexto, o PCP é constituído de etapas que devem ser cumpridas pelo gestor e por sua equipe de trabalho. Dentre elas:
I - definir horizonte de planejamento;
II - determinar lotes de produção e compra;
III - definir prazo para início e término da produção quantificada e
IV - verificar o nível de estoque atual e os lotes de produção, de modo a assegurar que o estoque final seja sempre zero.
Dos itens apresentados, são corretos:
apenas I, II, III.
apenas I, II.
apenas I, II, IV.
apenas I, IV.
I, II, III, IV.
Em gestão da produção costuma-se dizer que onde há uma entrada, um processamento e uma saída há ali um processo/sistema produtivo. Hoje estamos vivendo a 4ª Revolução Industrial, que modificou drasticamente as relações de trabalho, de mercado, humanas e de processos gerenciais. Essa 4ª Revolução exigirá dos empresários e do governo foco em estratégias de desenvolvimento voltadas ao incremento de inteligência tanto nas empresas quanto no governo.
Disponível em: . Acesso em: 29 mar. 2019 (adaptado).
A seguir vem um breve resumo do que foi cada uma das quatro revoluções:
I – A 1ª Revolução Industrial se concentrou na eclosão das empresas familiares artesanais, que começaram a produzir artefatos de forma totalmente manual, em pequena escala (unitária na maioria das vezes), sem utilização de qualquer fonte de energia. São exemplos: ferreiros e marceneiros.
II – A 2ª Revolução Industrial caracterizou-se principalmente pelo uso da energia elétrica nas fábricas, dos métodos de administração cientifica de Taylor e pela produção em massa e com peças intercambiáveis de Ford. Exemplo: indústria automobilística.
III – A 3ª Revolução Industrial só foi possível graças ao advento da tecnologia da informação e sua utilização em escala nas fábricas. Nesta revolução, muitas tarefas foram automatizadas. Exemplo: a fabricação de blocos de motores de automóveis, que antes era feita em fornos e moldes de fundição com utilização de trabalho manual, na 3ª Revolução é feito por máquinas automatizadas com pouquíssima interação humana.
IV – A 4ª Revolução Industrial é focada na integração do mundo físico, digital e biológico. São peças chave nessa fase: I.A. (inteligência artificial), robótica, big data, e diversos outros mecanismos integradores. São exemplos de aplicações: o exoesqueleto utilizado para aliviar esforço humano; os almoxarifados totalmente informatizados, sem nenhuma necessidade de homens em seu espaço; as linhas de soldagem totalmente robotizadas controladas por uma central de controle.
Assinale a alternativa correta:
as afirmações II, III e IV estão corretas;
as afirmações I, II e III estão corretas;
todas as afirmações estão corretas;
somente as afirmações II e IV estão corretas.
as afirmações I, II e IV estão corretas;
Em Gestão da Produção, o arranjo físico determina o posicionamento físico dos recursos transformadores de um sistema produtivo, estabelecendo a localização das máquinas, dos equipamentos e da mão de obra operacional. Os tipos de arranjos físicos mais usados pelas indústrias manufatureiras são: arranjo físico celular, arranjo físico fixo ou posicional, arranjo físico por processo ou funcional e arranjo físico em linha ou por produto. Na escolha do melhor arranjo físico para um determinado sistema produtivo, as características de volume e variedade de operação são determinantes.
Conforme o texto acima, analise e avalie as seguintes asserções e a relação entre elas.
I. Uma empresa, na qual seu sistema de produção seja contínuo, deverá adotar arranjo físico por produto.
PORQUE
II. Os arranjos físicos por produto são utilizados quando a variedade de produtos é grande e os recursos similares de operação são mantidos juntos, o que facilita a acessibilidade aos insumos.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
O proprietário de uma empresa que fabrica móveis de alto padrão chegou a conclusão que sua empresa precisa evoluir no tocante a coleta e tratamento de dados para posterior tomada de decisões. As decisões hoje, na empresa, são tomadas com base em poucos dados, coletados de forma pouco técnicas, o que gera dúvidas sobre a veracidade e acuracidade dos mesmos. O proprietário chegou a essa conclusão após ser alertado pelo Gerente de Produção que verificou que as informações do estoque no sistema atual da empresa (hoje eles utilizam planilhas eletrônicas para armazenar e gerir os dados de estoque) tinham alto grau de inconsistência com o estoque físico.
Logo, o proprietário, conjuntamente com o Gerente de Produção começaram a pesquisar sobre ERP e SIG. Descobriram que um Sistema de Informações Gerenciais (SIG) é utilizado para o apoio à tomada de decisões na empresa. Um exemplo de SIG é o ERP (Enterprise Resources Planning), que tem como principal objetivo integrar as informações dos diversos setores da organização, como RH, Finanças, Comercial, etc. Esse sistema é fundamental nos dias de hoje em diversas funções dentro das organizações, entre elas, aquelas relacionadas à Administração de Materiais e de Produção, alvo do problema atual enfrentado pela empresa sobre eficiência dos dados na gestão de estoques.
Por meio do SIG, as diversas unidades da empresa têm acesso às informações de itens em estoque, da sua movimentação e do momento em que o processo de compra deve ser iniciado para permitir a reposição de materiais.
Qual tecnologia deve ser implementada para melhorar a confiabilidade dessas informações?
O sistema CAM, Computer-Aided Manufacturing, que permite a entrada de dados para controlar automaticamente máquinas e ferramentas.
A tecnologia EAN de código de barras, que permite a obtenção de informações de forma detalhada, rápida e confiável.
O sistema MRP-II, Manufacturing Resources Planning, que permite um planejamento global de todos os recursos relacionados à manufatura.
A tecnologia QFD, Quality Function Deployment, usada para especificação e projeto de produtos.
A tecnologia OPT, Optimized Production Technology, que leva em conta as restrições de capacidade.
O produto ou serviço tem relação direta com as necessidades ou desejos dos clientes. Logo, é notório que o marketing tem grande influência no dia-a-dia dos clientes de diversas maneiras. Por isso, boas estratégias de marketing devem ser criadas com intuito de movimentar o mercado e atrair mais clientes para as empresas que oferecem produtos e serviços no tempo e na qualidade almejada pelo cliente, o que exigirá do marketing um bom relacionamento não só externo, mas também interno, com os demais setores da empresa. Com produtos de qualidade e entregues no tempo demandado pelo cliente, a chance do relacionamento entre empresa e cliente ser duradouro é maior.
Para que a empresa possa mensurar e tornar possível a aceitação do produto ou serviço é necessário elaborar uma pesquisa de mercado.
Com relação ao tema abordado (pesquisa de mercado), avalie as asserções a seguir e as relações propostas entre elas.
I – A empresa deve buscar informações no mercado utilizando-se de pesquisa qualitativa de mercado, que é aquela mais subjetiva e que envolve interpretação do pesquisador perante as respostas dos entrevistados/pesquisados, e pesquisa quantitativa de mercado, que é aquela objetiva feita com números e dados.
PARA QUE
II – Os direcionamentos empresariais possam ser fortalecidos.
FAZENDO COM QUE
III – Os gestores trabalhem de forma mais assertiva e assim consigam atingir as metas do negócio.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
As asserções I, II e III são proposições falsas.
As asserções I, II e III são proposições verdadeiras, a II é uma finalidade correta da I, e a III é uma finalidade correta da II.
As asserções I e III são proposições verdadeiras, mas a II é falsa, o que não traz uma relação correta entre as três asserções;
As asserções I, II e III são proposições verdadeiras, a II é uma finalidade correta da I, mas a III é uma finalidade errada da II;
As asserções I e II são proposições verdadeiras, a II é uma finalidade correta da I, mas a asserção III é uma proposição falsa;
Segundo Portaluppi, Heinzmann, et. al. (2006) existem ao menos oito tipos de demandas, que precisam ser conhecidas pelos profissionais que atuam na área de Marketing, antes de tomarem qualquer decisão. Isto é fato, pois identificar a demanda é uma etapa relevante para traçar estratégias em qualquer nível do atendimento. São elas, de acordo com os autores supracitados: “Demanda Negativa”, “Demanda Inexistente”, “Demanda Latente”, “Demanda em Declínio”, “Demanda Irregular”, “Demanda Plena”, “Demanda Excessiva” e “Demanda Indesejada”.
Disponível em: . Acesso em: Abril de 2019.
Especificamente sobre demanda plena, marque a alternativa correta:
A demanda plena surge quando a organização enfrenta queda na procura de um ou mais de seus produtos e/ou serviços. Esse declínio ocorre por vários fatores, desde a ausência de ações de marketing inteligentes, até o mau atendimento dos operadores e atendentes.
A demanda plena é o nível mais procurado e visado pelas organizações, sendo que ela é notada quando a organização já está contentada e já atingiu suas metas de vendas de um determinado produto ou serviço.
Ocorre a demanda plena quando os consumidores podem não conhecer ou sequer estarem interessados em determinado produto/serviço que está sendo oferecido pela empresa.
A demanda plena incide em organizações que atuam com produtos extremamente sazonais, ou seja, tem época certa para serem consumidos.
A demanda plena ocorre quando vários consumidores têm necessidade por uma mesma demanda, porém ainda não houve desenvolvimento de nenhum produto que satisfaça totalmente estes clientes.
Geralmente os gerentes de marketing das empresas demandam estudos formais de mercado para conhecer os problemas e as oportunidades específicas no ambiente de competição em que ele vive com sua empresa perante as concorrentes. Eles (os gerentes de marketing) podem pedir, por exemplo, uma pesquisa de satisfação, um teste de preferência de produto, uma previsão de vendas por região ou ainda uma avaliação de propaganda.
A etapa do processo de pesquisa de marketing onde o pesquisador elabora distribuições de frequência e aplica técnicas estatísticas para chegar às suas conclusões, é chamada de:
Coleta e Análise de Dados
Matriz de lean
Definição de Problemas
Apresentação de Resultados
Plano de Pesquisa
Sempre que uma empresa lança um novo produto no mercado em que ela atua, é de se esperar que suas concorrentes tentem copiá-lo. Notoriamente, os novos entrantes em um segmento trazem nova capacidade, anseio por ganhar participação de mercado e, geralmente, recursos financeiros volumosos.
As ameaças de novos entrantes são mais intensas quando há:
pouca necessidade de investimento no ramo escolhido, podendo investir bem em diversas ações.
intensas políticas governamentais no setor escolhido.
alta economia de escala em produção e matéria prima.
presença forte da empresa pioneira junto à população.
muitos canais de comunicação e distribuição.
Uma empresa vende assinaturas de transmissões online de eventos esportivos e culturais exclusivamente para smartphones. Em meio a diversas mudanças tecnológicas e de hábitos de consumo, como o advento da televisão pay per view e o crescimento do mercado de smartphones e tablets, os executivos dessa empresa realizaram uma pesquisa de mercado que apontou que as pessoas não compram mais de uma mídia para um mesmo evento. Um diagnóstico estratégico foi realizado por meio de uma matriz SWOT e identificou as forças e fraquezas e as ameaças e oportunidades para a empresa nesse cenário.
Com base nessa situação hipotética, avalie o diagnóstico estratégico, realizado por meio da análise SWOT, descrito nas informações a seguir:
I. A televisão pay per view é uma concorrente da empresa e representa uma ameaça ao seu negócio.
II. A atuação da empresa com a venda de assinaturas de transmissões online para smartphones representa uma oportunidade para o seu negócio.
III. O crescimento do mercado de smartphones é um ponto forte para a empresa.
É correto o que se afirma em:
apenas I, II, III.
apenas I, II.
apenas I, II, IV.
apenas I, IV.
I, II, III, IV.
Em gestão da produção costuma-se dizer que onde há uma entrada, um processamento e uma saída há ali um processo/sistema produtivo. Hoje estamos vivendo a 4ª Revolução Industrial, que modificou drasticamente as relações de trabalho, de mercado, humanas e de processos gerenciais. Essa 4ª Revolução exigirá dos empresários e do governo foco em estratégias de desenvolvimento voltadas ao incremento de inteligência tanto nas empresas quanto no governo.
Disponível em: . Acesso em: 29 mar. 2019 (adaptado).
A seguir vem um breve resumo do que foi cada uma das quatro revoluções:
I – A 1ª Revolução Industrial se concentrou na eclosão das empresas familiares artesanais, que começaram a produzir artefatos de forma totalmente manual, em pequena escala (unitária na maioria das vezes), sem utilização de qualquer fonte de energia. São exemplos: ferreiros e marceneiros.
II – A 2ª Revolução Industrial caracterizou-se principalmente pelo uso da energia elétrica nas fábricas, dos métodos de administração cientifica de Taylor e pela produção em massa e com peças intercambiáveis de Ford. Exemplo: indústria automobilística.
III – A 3ª Revolução Industrial só foi possível graças ao advento da tecnologia da informação e sua utilização em escala nas fábricas. Nesta revolução, muitas tarefas foram automatizadas. Exemplo: a fabricação de blocos de motores de automóveis, que antes era feita em fornos e moldes de fundição com utilização de trabalho manual, na 3ª Revolução é feito por máquinas automatizadas com pouquíssima interação humana.
IV – A 4ª Revolução Industrial é focada na integração do mundo físico, digital e biológico. São peças chave nessa fase: I.A. (inteligência artificial), robótica, big data, e diversos outros mecanismos integradores. São exemplos de aplicações: o exoesqueleto utilizado para aliviar esforço humano; os almoxarifados totalmente informatizados, sem nenhuma necessidade de homens em seu espaço; as linhas de soldagem totalmente robotizadas controladas por uma central de controle.
Assinale a alternativa correta:
as afirmações II, III e IV estão corretas;
as afirmações I, II e III estão corretas;
todas as afirmações estão corretas;
somente as afirmações II e IV estão corretas.
as afirmações I, II e IV estão corretas;
Em Gestão da Produção, o arranjo físico determina o posicionamento físico dos recursos transformadores de um sistema produtivo, estabelecendo a localização das máquinas, dos equipamentos e da mão de obra operacional. Os tipos de arranjos físicos mais usados pelas indústrias manufatureiras são: arranjo físico celular, arranjo físico fixo ou posicional, arranjo físico por processo ou funcional e arranjo físico em linha ou por produto. Na escolha do melhor arranjo físico para um determinado sistema produtivo, as características de volume e variedade de operação são determinantes.
Conforme o texto acima, analise e avalie as seguintes asserções e a relação entre elas.
I. Uma empresa, na qual seu sistema de produção seja contínuo, deverá adotar arranjo físico por produto.
PORQUE
II. Os arranjos físicos por produto são utilizados quando a variedade de produtos é grande e os recursos similares de operação são mantidos juntos, o que facilita a acessibilidade aos insumos.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
O proprietário de uma empresa que fabrica móveis de alto padrão chegou a conclusão que sua empresa precisa evoluir no tocante a coleta e tratamento de dados para posterior tomada de decisões. As decisões hoje, na empresa, são tomadas com base em poucos dados, coletados de forma pouco técnicas, o que gera dúvidas sobre a veracidade e acuracidade dos mesmos. O proprietário chegou a essa conclusão após ser alertado pelo Gerente de Produção que verificou que as informações do estoque no sistema atual da empresa (hoje eles utilizam planilhas eletrônicas para armazenar e gerir os dados de estoque) tinham alto grau de inconsistência com o estoque físico.
Logo, o proprietário, conjuntamente com o Gerente de Produção começaram a pesquisar sobre ERP e SIG. Descobriram que um Sistema de Informações Gerenciais (SIG) é utilizado para o apoio à tomada de decisões na empresa. Um exemplo de SIG é o ERP (Enterprise Resources Planning), que tem como principal objetivo integrar as informações dos diversos setores da organização, como RH, Finanças, Comercial, etc. Esse sistema é fundamental nos dias de hoje em diversas funções dentro das organizações, entre elas, aquelas relacionadas à Administração de Materiais e de Produção, alvo do problema atual enfrentado pela empresa sobre eficiência dos dados na gestão de estoques.
Por meio do SIG, as diversas unidades da empresa têm acesso às informações de itens em estoque, da sua movimentação e do momento em que o processo de compra deve ser iniciado para permitir a reposição de materiais.
Qual tecnologia deve ser implementada para melhorar a confiabilidade dessas informações?
O sistema CAM, Computer-Aided Manufacturing, que permite a entrada de dados para controlar automaticamente máquinas e ferramentas.
A tecnologia EAN de código de barras, que permite a obtenção de informações de forma detalhada, rápida e confiável.
O sistema MRP-II, Manufacturing Resources Planning, que permite um planejamento global de todos os recursos relacionados à manufatura.
A tecnologia QFD, Quality Function Deployment, usada para especificação e projeto de produtos.
A tecnologia OPT, Optimized Production Technology, que leva em conta as restrições de capacidade.
O produto ou serviço tem relação direta com as necessidades ou desejos dos clientes. Logo, é notório que o marketing tem grande influência no dia-a-dia dos clientes de diversas maneiras. Por isso, boas estratégias de marketing devem ser criadas com intuito de movimentar o mercado e atrair mais clientes para as empresas que oferecem produtos e serviços no tempo e na qualidade almejada pelo cliente, o que exigirá do marketing um bom relacionamento não só externo, mas também interno, com os demais setores da empresa. Com produtos de qualidade e entregues no tempo demandado pelo cliente, a chance do relacionamento entre empresa e cliente ser duradouro é maior.
Para que a empresa possa mensurar e tornar possível a aceitação do produto ou serviço é necessário elaborar uma pesquisa de mercado.
Com relação ao tema abordado (pesquisa de mercado), avalie as asserções a seguir e as relações propostas entre elas.
I – A empresa deve buscar informações no mercado utilizando-se de pesquisa qualitativa de mercado, que é aquela mais subjetiva e que envolve interpretação do pesquisador perante as respostas dos entrevistados/pesquisados, e pesquisa quantitativa de mercado, que é aquela objetiva feita com números e dados.
PARA QUE
II – Os direcionamentos empresariais possam ser fortalecidos.
FAZENDO COM QUE
III – Os gestores trabalhem de forma mais assertiva e assim consigam atingir as metas do negócio.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
As asserções I, II e III são proposições falsas.
As asserções I, II e III são proposições verdadeiras, a II é uma finalidade correta da I, e a III é uma finalidade correta da II.
As asserções I e III são proposições verdadeiras, mas a II é falsa, o que não traz uma relação correta entre as três asserções;
As asserções I, II e III são proposições verdadeiras, a II é uma finalidade correta da I, mas a III é uma finalidade errada da II;
As asserções I e II são proposições verdadeiras, a II é uma finalidade correta da I, mas a asserção III é uma proposição falsa;
Segundo Portaluppi, Heinzmann, et. al. (2006) existem ao menos oito tipos de demandas, que precisam ser conhecidas pelos profissionais que atuam na área de Marketing, antes de tomarem qualquer decisão. Isto é fato, pois identificar a demanda é uma etapa relevante para traçar estratégias em qualquer nível do atendimento. São elas, de acordo com os autores supracitados: “Demanda Negativa”, “Demanda Inexistente”, “Demanda Latente”, “Demanda em Declínio”, “Demanda Irregular”, “Demanda Plena”, “Demanda Excessiva” e “Demanda Indesejada”.
Disponível em: . Acesso em: Abril de 2019.
Especificamente sobre demanda plena, marque a alternativa correta:
A demanda plena surge quando a organização enfrenta queda na procura de um ou mais de seus produtos e/ou serviços. Esse declínio ocorre por vários fatores, desde a ausência de ações de marketing inteligentes, até o mau atendimento dos operadores e atendentes.
A demanda plena é o nível mais procurado e visado pelas organizações, sendo que ela é notada quando a organização já está contentada e já atingiu suas metas de vendas de um determinado produto ou serviço.
Ocorre a demanda plena quando os consumidores podem não conhecer ou sequer estarem interessados em determinado produto/serviço que está sendo oferecido pela empresa.
A demanda plena incide em organizações que atuam com produtos extremamente sazonais, ou seja, tem época certa para serem consumidos.
A demanda plena ocorre quando vários consumidores têm necessidade por uma mesma demanda, porém ainda não houve desenvolvimento de nenhum produto que satisfaça totalmente estes clientes.
Geralmente os gerentes de marketing das empresas demandam estudos formais de mercado para conhecer os problemas e as oportunidades específicas no ambiente de competição em que ele vive com sua empresa perante as concorrentes. Eles (os gerentes de marketing) podem pedir, por exemplo, uma pesquisa de satisfação, um teste de preferência de produto, uma previsão de vendas por região ou ainda uma avaliação de propaganda.
A etapa do processo de pesquisa de marketing onde o pesquisador elabora distribuições de frequência e aplica técnicas estatísticas para chegar às suas conclusões, é chamada de:
Coleta e Análise de Dados
Matriz de lean
Definição de Problemas
Apresentação de Resultados
Plano de Pesquisa
Sempre que uma empresa lança um novo produto no mercado em que ela atua, é de se esperar que suas concorrentes tentem copiá-lo. Notoriamente, os novos entrantes em um segmento trazem nova capacidade, anseio por ganhar participação de mercado e, geralmente, recursos financeiros volumosos.
As ameaças de novos entrantes são mais intensas quando há:
pouca necessidade de investimento no ramo escolhido, podendo investir bem em diversas ações.
intensas políticas governamentais no setor escolhido.
alta economia de escala em produção e matéria prima.
presença forte da empresa pioneira junto à população.
muitos canais de comunicação e distribuição.
Uma empresa vende assinaturas de transmissões online de eventos esportivos e culturais exclusivamente para smartphones. Em meio a diversas mudanças tecnológicas e de hábitos de consumo, como o advento da televisão pay per view e o crescimento do mercado de smartphones e tablets, os executivos dessa empresa realizaram uma pesquisa de mercado que apontou que as pessoas não compram mais de uma mídia para um mesmo evento. Um diagnóstico estratégico foi realizado por meio de uma matriz SWOT e identificou as forças e fraquezas e as ameaças e oportunidades para a empresa nesse cenário.
Com base nessa situação hipotética, avalie o diagnóstico estratégico, realizado por meio da análise SWOT, descrito nas informações a seguir:
I. A televisão pay per view é uma concorrente da empresa e representa uma ameaça ao seu negócio.
II. A atuação da empresa com a venda de assinaturas de transmissões online para smartphones representa uma oportunidade para o seu negócio.
III. O crescimento do mercado de smartphones é um ponto forte para a empresa.
É correto o que se afirma em:
as afirmações II, III e IV estão corretas;
as afirmações I, II e III estão corretas;
todas as afirmações estão corretas;
somente as afirmações II e IV estão corretas.
as afirmações I, II e IV estão corretas;
Em Gestão da Produção, o arranjo físico determina o posicionamento físico dos recursos transformadores de um sistema produtivo, estabelecendo a localização das máquinas, dos equipamentos e da mão de obra operacional. Os tipos de arranjos físicos mais usados pelas indústrias manufatureiras são: arranjo físico celular, arranjo físico fixo ou posicional, arranjo físico por processo ou funcional e arranjo físico em linha ou por produto. Na escolha do melhor arranjo físico para um determinado sistema produtivo, as características de volume e variedade de operação são determinantes.
Conforme o texto acima, analise e avalie as seguintes asserções e a relação entre elas.
I. Uma empresa, na qual seu sistema de produção seja contínuo, deverá adotar arranjo físico por produto.
PORQUE
II. Os arranjos físicos por produto são utilizados quando a variedade de produtos é grande e os recursos similares de operação são mantidos juntos, o que facilita a acessibilidade aos insumos.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
O proprietário de uma empresa que fabrica móveis de alto padrão chegou a conclusão que sua empresa precisa evoluir no tocante a coleta e tratamento de dados para posterior tomada de decisões. As decisões hoje, na empresa, são tomadas com base em poucos dados, coletados de forma pouco técnicas, o que gera dúvidas sobre a veracidade e acuracidade dos mesmos. O proprietário chegou a essa conclusão após ser alertado pelo Gerente de Produção que verificou que as informações do estoque no sistema atual da empresa (hoje eles utilizam planilhas eletrônicas para armazenar e gerir os dados de estoque) tinham alto grau de inconsistência com o estoque físico.
Logo, o proprietário, conjuntamente com o Gerente de Produção começaram a pesquisar sobre ERP e SIG. Descobriram que um Sistema de Informações Gerenciais (SIG) é utilizado para o apoio à tomada de decisões na empresa. Um exemplo de SIG é o ERP (Enterprise Resources Planning), que tem como principal objetivo integrar as informações dos diversos setores da organização, como RH, Finanças, Comercial, etc. Esse sistema é fundamental nos dias de hoje em diversas funções dentro das organizações, entre elas, aquelas relacionadas à Administração de Materiais e de Produção, alvo do problema atual enfrentado pela empresa sobre eficiência dos dados na gestão de estoques.
Por meio do SIG, as diversas unidades da empresa têm acesso às informações de itens em estoque, da sua movimentação e do momento em que o processo de compra deve ser iniciado para permitir a reposição de materiais.
Qual tecnologia deve ser implementada para melhorar a confiabilidade dessas informações?
O sistema CAM, Computer-Aided Manufacturing, que permite a entrada de dados para controlar automaticamente máquinas e ferramentas.
A tecnologia EAN de código de barras, que permite a obtenção de informações de forma detalhada, rápida e confiável.
O sistema MRP-II, Manufacturing Resources Planning, que permite um planejamento global de todos os recursos relacionados à manufatura.
A tecnologia QFD, Quality Function Deployment, usada para especificação e projeto de produtos.
A tecnologia OPT, Optimized Production Technology, que leva em conta as restrições de capacidade.
O produto ou serviço tem relação direta com as necessidades ou desejos dos clientes. Logo, é notório que o marketing tem grande influência no dia-a-dia dos clientes de diversas maneiras. Por isso, boas estratégias de marketing devem ser criadas com intuito de movimentar o mercado e atrair mais clientes para as empresas que oferecem produtos e serviços no tempo e na qualidade almejada pelo cliente, o que exigirá do marketing um bom relacionamento não só externo, mas também interno, com os demais setores da empresa. Com produtos de qualidade e entregues no tempo demandado pelo cliente, a chance do relacionamento entre empresa e cliente ser duradouro é maior.
Para que a empresa possa mensurar e tornar possível a aceitação do produto ou serviço é necessário elaborar uma pesquisa de mercado.
Com relação ao tema abordado (pesquisa de mercado), avalie as asserções a seguir e as relações propostas entre elas.
I – A empresa deve buscar informações no mercado utilizando-se de pesquisa qualitativa de mercado, que é aquela mais subjetiva e que envolve interpretação do pesquisador perante as respostas dos entrevistados/pesquisados, e pesquisa quantitativa de mercado, que é aquela objetiva feita com números e dados.
PARA QUE
II – Os direcionamentos empresariais possam ser fortalecidos.
FAZENDO COM QUE
III – Os gestores trabalhem de forma mais assertiva e assim consigam atingir as metas do negócio.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
As asserções I, II e III são proposições falsas.
As asserções I, II e III são proposições verdadeiras, a II é uma finalidade correta da I, e a III é uma finalidade correta da II.
As asserções I e III são proposições verdadeiras, mas a II é falsa, o que não traz uma relação correta entre as três asserções;
As asserções I, II e III são proposições verdadeiras, a II é uma finalidade correta da I, mas a III é uma finalidade errada da II;
As asserções I e II são proposições verdadeiras, a II é uma finalidade correta da I, mas a asserção III é uma proposição falsa;
Segundo Portaluppi, Heinzmann, et. al. (2006) existem ao menos oito tipos de demandas, que precisam ser conhecidas pelos profissionais que atuam na área de Marketing, antes de tomarem qualquer decisão. Isto é fato, pois identificar a demanda é uma etapa relevante para traçar estratégias em qualquer nível do atendimento. São elas, de acordo com os autores supracitados: “Demanda Negativa”, “Demanda Inexistente”, “Demanda Latente”, “Demanda em Declínio”, “Demanda Irregular”, “Demanda Plena”, “Demanda Excessiva” e “Demanda Indesejada”.
Disponível em: . Acesso em: Abril de 2019.
Especificamente sobre demanda plena, marque a alternativa correta:
A demanda plena surge quando a organização enfrenta queda na procura de um ou mais de seus produtos e/ou serviços. Esse declínio ocorre por vários fatores, desde a ausência de ações de marketing inteligentes, até o mau atendimento dos operadores e atendentes.
A demanda plena é o nível mais procurado e visado pelas organizações, sendo que ela é notada quando a organização já está contentada e já atingiu suas metas de vendas de um determinado produto ou serviço.
Ocorre a demanda plena quando os consumidores podem não conhecer ou sequer estarem interessados em determinado produto/serviço que está sendo oferecido pela empresa.
A demanda plena incide em organizações que atuam com produtos extremamente sazonais, ou seja, tem época certa para serem consumidos.
A demanda plena ocorre quando vários consumidores têm necessidade por uma mesma demanda, porém ainda não houve desenvolvimento de nenhum produto que satisfaça totalmente estes clientes.
Geralmente os gerentes de marketing das empresas demandam estudos formais de mercado para conhecer os problemas e as oportunidades específicas no ambiente de competição em que ele vive com sua empresa perante as concorrentes. Eles (os gerentes de marketing) podem pedir, por exemplo, uma pesquisa de satisfação, um teste de preferência de produto, uma previsão de vendas por região ou ainda uma avaliação de propaganda.
A etapa do processo de pesquisa de marketing onde o pesquisador elabora distribuições de frequência e aplica técnicas estatísticas para chegar às suas conclusões, é chamada de:
Coleta e Análise de Dados
Matriz de lean
Definição de Problemas
Apresentação de Resultados
Plano de Pesquisa
Sempre que uma empresa lança um novo produto no mercado em que ela atua, é de se esperar que suas concorrentes tentem copiá-lo. Notoriamente, os novos entrantes em um segmento trazem nova capacidade, anseio por ganhar participação de mercado e, geralmente, recursos financeiros volumosos.
As ameaças de novos entrantes são mais intensas quando há:
pouca necessidade de investimento no ramo escolhido, podendo investir bem em diversas ações.
intensas políticas governamentais no setor escolhido.
alta economia de escala em produção e matéria prima.
presença forte da empresa pioneira junto à população.
muitos canais de comunicação e distribuição.
Uma empresa vende assinaturas de transmissões online de eventos esportivos e culturais exclusivamente para smartphones. Em meio a diversas mudanças tecnológicas e de hábitos de consumo, como o advento da televisão pay per view e o crescimento do mercado de smartphones e tablets, os executivos dessa empresa realizaram uma pesquisa de mercado que apontou que as pessoas não compram mais de uma mídia para um mesmo evento. Um diagnóstico estratégico foi realizado por meio de uma matriz SWOT e identificou as forças e fraquezas e as ameaças e oportunidades para a empresa nesse cenário.
Com base nessa situação hipotética, avalie o diagnóstico estratégico, realizado por meio da análise SWOT, descrito nas informações a seguir:
I. A televisão pay per view é uma concorrente da empresa e representa uma ameaça ao seu negócio.
II. A atuação da empresa com a venda de assinaturas de transmissões online para smartphones representa uma oportunidade para o seu negócio.
III. O crescimento do mercado de smartphones é um ponto forte para a empresa.
É correto o que se afirma em:
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
O proprietário de uma empresa que fabrica móveis de alto padrão chegou a conclusão que sua empresa precisa evoluir no tocante a coleta e tratamento de dados para posterior tomada de decisões. As decisões hoje, na empresa, são tomadas com base em poucos dados, coletados de forma pouco técnicas, o que gera dúvidas sobre a veracidade e acuracidade dos mesmos. O proprietário chegou a essa conclusão após ser alertado pelo Gerente de Produção que verificou que as informações do estoque no sistema atual da empresa (hoje eles utilizam planilhas eletrônicas para armazenar e gerir os dados de estoque) tinham alto grau de inconsistência com o estoque físico.
Logo, o proprietário, conjuntamente com o Gerente de Produção começaram a pesquisar sobre ERP e SIG. Descobriram que um Sistema de Informações Gerenciais (SIG) é utilizado para o apoio à tomada de decisões na empresa. Um exemplo de SIG é o ERP (Enterprise Resources Planning), que tem como principal objetivo integrar as informações dos diversos setores da organização, como RH, Finanças, Comercial, etc. Esse sistema é fundamental nos dias de hoje em diversas funções dentro das organizações, entre elas, aquelas relacionadas à Administração de Materiais e de Produção, alvo do problema atual enfrentado pela empresa sobre eficiência dos dados na gestão de estoques.
Por meio do SIG, as diversas unidades da empresa têm acesso às informações de itens em estoque, da sua movimentação e do momento em que o processo de compra deve ser iniciado para permitir a reposição de materiais.
Qual tecnologia deve ser implementada para melhorar a confiabilidade dessas informações?
O sistema CAM, Computer-Aided Manufacturing, que permite a entrada de dados para controlar automaticamente máquinas e ferramentas.
A tecnologia EAN de código de barras, que permite a obtenção de informações de forma detalhada, rápida e confiável.
O sistema MRP-II, Manufacturing Resources Planning, que permite um planejamento global de todos os recursos relacionados à manufatura.
A tecnologia QFD, Quality Function Deployment, usada para especificação e projeto de produtos.
A tecnologia OPT, Optimized Production Technology, que leva em conta as restrições de capacidade.
O produto ou serviço tem relação direta com as necessidades ou desejos dos clientes. Logo, é notório que o marketing tem grande influência no dia-a-dia dos clientes de diversas maneiras. Por isso, boas estratégias de marketing devem ser criadas com intuito de movimentar o mercado e atrair mais clientes para as empresas que oferecem produtos e serviços no tempo e na qualidade almejada pelo cliente, o que exigirá do marketing um bom relacionamento não só externo, mas também interno, com os demais setores da empresa. Com produtos de qualidade e entregues no tempo demandado pelo cliente, a chance do relacionamento entre empresa e cliente ser duradouro é maior.
Para que a empresa possa mensurar e tornar possível a aceitação do produto ou serviço é necessário elaborar uma pesquisa de mercado.
Com relação ao tema abordado (pesquisa de mercado), avalie as asserções a seguir e as relações propostas entre elas.
I – A empresa deve buscar informações no mercado utilizando-se de pesquisa qualitativa de mercado, que é aquela mais subjetiva e que envolve interpretação do pesquisador perante as respostas dos entrevistados/pesquisados, e pesquisa quantitativa de mercado, que é aquela objetiva feita com números e dados.
PARA QUE
II – Os direcionamentos empresariais possam ser fortalecidos.
FAZENDO COM QUE
III – Os gestores trabalhem de forma mais assertiva e assim consigam atingir as metas do negócio.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
As asserções I, II e III são proposições falsas.
As asserções I, II e III são proposições verdadeiras, a II é uma finalidade correta da I, e a III é uma finalidade correta da II.
As asserções I e III são proposições verdadeiras, mas a II é falsa, o que não traz uma relação correta entre as três asserções;
As asserções I, II e III são proposições verdadeiras, a II é uma finalidade correta da I, mas a III é uma finalidade errada da II;
As asserções I e II são proposições verdadeiras, a II é uma finalidade correta da I, mas a asserção III é uma proposição falsa;
Segundo Portaluppi, Heinzmann, et. al. (2006) existem ao menos oito tipos de demandas, que precisam ser conhecidas pelos profissionais que atuam na área de Marketing, antes de tomarem qualquer decisão. Isto é fato, pois identificar a demanda é uma etapa relevante para traçar estratégias em qualquer nível do atendimento. São elas, de acordo com os autores supracitados: “Demanda Negativa”, “Demanda Inexistente”, “Demanda Latente”, “Demanda em Declínio”, “Demanda Irregular”, “Demanda Plena”, “Demanda Excessiva” e “Demanda Indesejada”.
Disponível em: . Acesso em: Abril de 2019.
Especificamente sobre demanda plena, marque a alternativa correta:
A demanda plena surge quando a organização enfrenta queda na procura de um ou mais de seus produtos e/ou serviços. Esse declínio ocorre por vários fatores, desde a ausência de ações de marketing inteligentes, até o mau atendimento dos operadores e atendentes.
A demanda plena é o nível mais procurado e visado pelas organizações, sendo que ela é notada quando a organização já está contentada e já atingiu suas metas de vendas de um determinado produto ou serviço.
Ocorre a demanda plena quando os consumidores podem não conhecer ou sequer estarem interessados em determinado produto/serviço que está sendo oferecido pela empresa.
A demanda plena incide em organizações que atuam com produtos extremamente sazonais, ou seja, tem época certa para serem consumidos.
A demanda plena ocorre quando vários consumidores têm necessidade por uma mesma demanda, porém ainda não houve desenvolvimento de nenhum produto que satisfaça totalmente estes clientes.
Geralmente os gerentes de marketing das empresas demandam estudos formais de mercado para conhecer os problemas e as oportunidades específicas no ambiente de competição em que ele vive com sua empresa perante as concorrentes. Eles (os gerentes de marketing) podem pedir, por exemplo, uma pesquisa de satisfação, um teste de preferência de produto, uma previsão de vendas por região ou ainda uma avaliação de propaganda.
A etapa do processo de pesquisa de marketing onde o pesquisador elabora distribuições de frequência e aplica técnicas estatísticas para chegar às suas conclusões, é chamada de:
Coleta e Análise de Dados
Matriz de lean
Definição de Problemas
Apresentação de Resultados
Plano de Pesquisa
Sempre que uma empresa lança um novo produto no mercado em que ela atua, é de se esperar que suas concorrentes tentem copiá-lo. Notoriamente, os novos entrantes em um segmento trazem nova capacidade, anseio por ganhar participação de mercado e, geralmente, recursos financeiros volumosos.
As ameaças de novos entrantes são mais intensas quando há:
pouca necessidade de investimento no ramo escolhido, podendo investir bem em diversas ações.
intensas políticas governamentais no setor escolhido.
alta economia de escala em produção e matéria prima.
presença forte da empresa pioneira junto à população.
muitos canais de comunicação e distribuição.
Uma empresa vende assinaturas de transmissões online de eventos esportivos e culturais exclusivamente para smartphones. Em meio a diversas mudanças tecnológicas e de hábitos de consumo, como o advento da televisão pay per view e o crescimento do mercado de smartphones e tablets, os executivos dessa empresa realizaram uma pesquisa de mercado que apontou que as pessoas não compram mais de uma mídia para um mesmo evento. Um diagnóstico estratégico foi realizado por meio de uma matriz SWOT e identificou as forças e fraquezas e as ameaças e oportunidades para a empresa nesse cenário.
Com base nessa situação hipotética, avalie o diagnóstico estratégico, realizado por meio da análise SWOT, descrito nas informações a seguir:
I. A televisão pay per view é uma concorrente da empresa e representa uma ameaça ao seu negócio.
II. A atuação da empresa com a venda de assinaturas de transmissões online para smartphones representa uma oportunidade para o seu negócio.
III. O crescimento do mercado de smartphones é um ponto forte para a empresa.
É correto o que se afirma em:
O sistema CAM, Computer-Aided Manufacturing, que permite a entrada de dados para controlar automaticamente máquinas e ferramentas.
A tecnologia EAN de código de barras, que permite a obtenção de informações de forma detalhada, rápida e confiável.
O sistema MRP-II, Manufacturing Resources Planning, que permite um planejamento global de todos os recursos relacionados à manufatura.
A tecnologia QFD, Quality Function Deployment, usada para especificação e projeto de produtos.
A tecnologia OPT, Optimized Production Technology, que leva em conta as restrições de capacidade.
O produto ou serviço tem relação direta com as necessidades ou desejos dos clientes. Logo, é notório que o marketing tem grande influência no dia-a-dia dos clientes de diversas maneiras. Por isso, boas estratégias de marketing devem ser criadas com intuito de movimentar o mercado e atrair mais clientes para as empresas que oferecem produtos e serviços no tempo e na qualidade almejada pelo cliente, o que exigirá do marketing um bom relacionamento não só externo, mas também interno, com os demais setores da empresa. Com produtos de qualidade e entregues no tempo demandado pelo cliente, a chance do relacionamento entre empresa e cliente ser duradouro é maior.
Para que a empresa possa mensurar e tornar possível a aceitação do produto ou serviço é necessário elaborar uma pesquisa de mercado.
Com relação ao tema abordado (pesquisa de mercado), avalie as asserções a seguir e as relações propostas entre elas.
I – A empresa deve buscar informações no mercado utilizando-se de pesquisa qualitativa de mercado, que é aquela mais subjetiva e que envolve interpretação do pesquisador perante as respostas dos entrevistados/pesquisados, e pesquisa quantitativa de mercado, que é aquela objetiva feita com números e dados.
PARA QUE
II – Os direcionamentos empresariais possam ser fortalecidos.
FAZENDO COM QUE
III – Os gestores trabalhem de forma mais assertiva e assim consigam atingir as metas do negócio.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
As asserções I, II e III são proposições falsas.
As asserções I, II e III são proposições verdadeiras, a II é uma finalidade correta da I, e a III é uma finalidade correta da II.
As asserções I e III são proposições verdadeiras, mas a II é falsa, o que não traz uma relação correta entre as três asserções;
As asserções I, II e III são proposições verdadeiras, a II é uma finalidade correta da I, mas a III é uma finalidade errada da II;
As asserções I e II são proposições verdadeiras, a II é uma finalidade correta da I, mas a asserção III é uma proposição falsa;
Segundo Portaluppi, Heinzmann, et. al. (2006) existem ao menos oito tipos de demandas, que precisam ser conhecidas pelos profissionais que atuam na área de Marketing, antes de tomarem qualquer decisão. Isto é fato, pois identificar a demanda é uma etapa relevante para traçar estratégias em qualquer nível do atendimento. São elas, de acordo com os autores supracitados: “Demanda Negativa”, “Demanda Inexistente”, “Demanda Latente”, “Demanda em Declínio”, “Demanda Irregular”, “Demanda Plena”, “Demanda Excessiva” e “Demanda Indesejada”.
Disponível em: . Acesso em: Abril de 2019.
Especificamente sobre demanda plena, marque a alternativa correta:
A demanda plena surge quando a organização enfrenta queda na procura de um ou mais de seus produtos e/ou serviços. Esse declínio ocorre por vários fatores, desde a ausência de ações de marketing inteligentes, até o mau atendimento dos operadores e atendentes.
A demanda plena é o nível mais procurado e visado pelas organizações, sendo que ela é notada quando a organização já está contentada e já atingiu suas metas de vendas de um determinado produto ou serviço.
Ocorre a demanda plena quando os consumidores podem não conhecer ou sequer estarem interessados em determinado produto/serviço que está sendo oferecido pela empresa.
A demanda plena incide em organizações que atuam com produtos extremamente sazonais, ou seja, tem época certa para serem consumidos.
A demanda plena ocorre quando vários consumidores têm necessidade por uma mesma demanda, porém ainda não houve desenvolvimento de nenhum produto que satisfaça totalmente estes clientes.
Geralmente os gerentes de marketing das empresas demandam estudos formais de mercado para conhecer os problemas e as oportunidades específicas no ambiente de competição em que ele vive com sua empresa perante as concorrentes. Eles (os gerentes de marketing) podem pedir, por exemplo, uma pesquisa de satisfação, um teste de preferência de produto, uma previsão de vendas por região ou ainda uma avaliação de propaganda.
A etapa do processo de pesquisa de marketing onde o pesquisador elabora distribuições de frequência e aplica técnicas estatísticas para chegar às suas conclusões, é chamada de:
Coleta e Análise de Dados
Matriz de lean
Definição de Problemas
Apresentação de Resultados
Plano de Pesquisa
Sempre que uma empresa lança um novo produto no mercado em que ela atua, é de se esperar que suas concorrentes tentem copiá-lo. Notoriamente, os novos entrantes em um segmento trazem nova capacidade, anseio por ganhar participação de mercado e, geralmente, recursos financeiros volumosos.
As ameaças de novos entrantes são mais intensas quando há:
pouca necessidade de investimento no ramo escolhido, podendo investir bem em diversas ações.
intensas políticas governamentais no setor escolhido.
alta economia de escala em produção e matéria prima.
presença forte da empresa pioneira junto à população.
muitos canais de comunicação e distribuição.
Uma empresa vende assinaturas de transmissões online de eventos esportivos e culturais exclusivamente para smartphones. Em meio a diversas mudanças tecnológicas e de hábitos de consumo, como o advento da televisão pay per view e o crescimento do mercado de smartphones e tablets, os executivos dessa empresa realizaram uma pesquisa de mercado que apontou que as pessoas não compram mais de uma mídia para um mesmo evento. Um diagnóstico estratégico foi realizado por meio de uma matriz SWOT e identificou as forças e fraquezas e as ameaças e oportunidades para a empresa nesse cenário.
Com base nessa situação hipotética, avalie o diagnóstico estratégico, realizado por meio da análise SWOT, descrito nas informações a seguir:
I. A televisão pay per view é uma concorrente da empresa e representa uma ameaça ao seu negócio.
II. A atuação da empresa com a venda de assinaturas de transmissões online para smartphones representa uma oportunidade para o seu negócio.
III. O crescimento do mercado de smartphones é um ponto forte para a empresa.
É correto o que se afirma em:
As asserções I, II e III são proposições falsas.
As asserções I, II e III são proposições verdadeiras, a II é uma finalidade correta da I, e a III é uma finalidade correta da II.
As asserções I e III são proposições verdadeiras, mas a II é falsa, o que não traz uma relação correta entre as três asserções;
As asserções I, II e III são proposições verdadeiras, a II é uma finalidade correta da I, mas a III é uma finalidade errada da II;
As asserções I e II são proposições verdadeiras, a II é uma finalidade correta da I, mas a asserção III é uma proposição falsa;
Segundo Portaluppi, Heinzmann, et. al. (2006) existem ao menos oito tipos de demandas, que precisam ser conhecidas pelos profissionais que atuam na área de Marketing, antes de tomarem qualquer decisão. Isto é fato, pois identificar a demanda é uma etapa relevante para traçar estratégias em qualquer nível do atendimento. São elas, de acordo com os autores supracitados: “Demanda Negativa”, “Demanda Inexistente”, “Demanda Latente”, “Demanda em Declínio”, “Demanda Irregular”, “Demanda Plena”, “Demanda Excessiva” e “Demanda Indesejada”.
Disponível em: . Acesso em: Abril de 2019.
Especificamente sobre demanda plena, marque a alternativa correta:
A demanda plena surge quando a organização enfrenta queda na procura de um ou mais de seus produtos e/ou serviços. Esse declínio ocorre por vários fatores, desde a ausência de ações de marketing inteligentes, até o mau atendimento dos operadores e atendentes.
A demanda plena é o nível mais procurado e visado pelas organizações, sendo que ela é notada quando a organização já está contentada e já atingiu suas metas de vendas de um determinado produto ou serviço.
Ocorre a demanda plena quando os consumidores podem não conhecer ou sequer estarem interessados em determinado produto/serviço que está sendo oferecido pela empresa.
A demanda plena incide em organizações que atuam com produtos extremamente sazonais, ou seja, tem época certa para serem consumidos.
A demanda plena ocorre quando vários consumidores têm necessidade por uma mesma demanda, porém ainda não houve desenvolvimento de nenhum produto que satisfaça totalmente estes clientes.
Geralmente os gerentes de marketing das empresas demandam estudos formais de mercado para conhecer os problemas e as oportunidades específicas no ambiente de competição em que ele vive com sua empresa perante as concorrentes. Eles (os gerentes de marketing) podem pedir, por exemplo, uma pesquisa de satisfação, um teste de preferência de produto, uma previsão de vendas por região ou ainda uma avaliação de propaganda.
A etapa do processo de pesquisa de marketing onde o pesquisador elabora distribuições de frequência e aplica técnicas estatísticas para chegar às suas conclusões, é chamada de:
Coleta e Análise de Dados
Matriz de lean
Definição de Problemas
Apresentação de Resultados
Plano de Pesquisa
Sempre que uma empresa lança um novo produto no mercado em que ela atua, é de se esperar que suas concorrentes tentem copiá-lo. Notoriamente, os novos entrantes em um segmento trazem nova capacidade, anseio por ganhar participação de mercado e, geralmente, recursos financeiros volumosos.
As ameaças de novos entrantes são mais intensas quando há:
pouca necessidade de investimento no ramo escolhido, podendo investir bem em diversas ações.
intensas políticas governamentais no setor escolhido.
alta economia de escala em produção e matéria prima.
presença forte da empresa pioneira junto à população.
muitos canais de comunicação e distribuição.
Uma empresa vende assinaturas de transmissões online de eventos esportivos e culturais exclusivamente para smartphones. Em meio a diversas mudanças tecnológicas e de hábitos de consumo, como o advento da televisão pay per view e o crescimento do mercado de smartphones e tablets, os executivos dessa empresa realizaram uma pesquisa de mercado que apontou que as pessoas não compram mais de uma mídia para um mesmo evento. Um diagnóstico estratégico foi realizado por meio de uma matriz SWOT e identificou as forças e fraquezas e as ameaças e oportunidades para a empresa nesse cenário.
Com base nessa situação hipotética, avalie o diagnóstico estratégico, realizado por meio da análise SWOT, descrito nas informações a seguir:
I. A televisão pay per view é uma concorrente da empresa e representa uma ameaça ao seu negócio.
II. A atuação da empresa com a venda de assinaturas de transmissões online para smartphones representa uma oportunidade para o seu negócio.
III. O crescimento do mercado de smartphones é um ponto forte para a empresa.
É correto o que se afirma em:
A demanda plena surge quando a organização enfrenta queda na procura de um ou mais de seus produtos e/ou serviços. Esse declínio ocorre por vários fatores, desde a ausência de ações de marketing inteligentes, até o mau atendimento dos operadores e atendentes.
A demanda plena é o nível mais procurado e visado pelas organizações, sendo que ela é notada quando a organização já está contentada e já atingiu suas metas de vendas de um determinado produto ou serviço.
Ocorre a demanda plena quando os consumidores podem não conhecer ou sequer estarem interessados em determinado produto/serviço que está sendo oferecido pela empresa.
A demanda plena incide em organizações que atuam com produtos extremamente sazonais, ou seja, tem época certa para serem consumidos.
A demanda plena ocorre quando vários consumidores têm necessidade por uma mesma demanda, porém ainda não houve desenvolvimento de nenhum produto que satisfaça totalmente estes clientes.
Geralmente os gerentes de marketing das empresas demandam estudos formais de mercado para conhecer os problemas e as oportunidades específicas no ambiente de competição em que ele vive com sua empresa perante as concorrentes. Eles (os gerentes de marketing) podem pedir, por exemplo, uma pesquisa de satisfação, um teste de preferência de produto, uma previsão de vendas por região ou ainda uma avaliação de propaganda.
A etapa do processo de pesquisa de marketing onde o pesquisador elabora distribuições de frequência e aplica técnicas estatísticas para chegar às suas conclusões, é chamada de:
Coleta e Análise de Dados
Matriz de lean
Definição de Problemas
Apresentação de Resultados
Plano de Pesquisa
Sempre que uma empresa lança um novo produto no mercado em que ela atua, é de se esperar que suas concorrentes tentem copiá-lo. Notoriamente, os novos entrantes em um segmento trazem nova capacidade, anseio por ganhar participação de mercado e, geralmente, recursos financeiros volumosos.
As ameaças de novos entrantes são mais intensas quando há:
pouca necessidade de investimento no ramo escolhido, podendo investir bem em diversas ações.
intensas políticas governamentais no setor escolhido.
alta economia de escala em produção e matéria prima.
presença forte da empresa pioneira junto à população.
muitos canais de comunicação e distribuição.
Uma empresa vende assinaturas de transmissões online de eventos esportivos e culturais exclusivamente para smartphones. Em meio a diversas mudanças tecnológicas e de hábitos de consumo, como o advento da televisão pay per view e o crescimento do mercado de smartphones e tablets, os executivos dessa empresa realizaram uma pesquisa de mercado que apontou que as pessoas não compram mais de uma mídia para um mesmo evento. Um diagnóstico estratégico foi realizado por meio de uma matriz SWOT e identificou as forças e fraquezas e as ameaças e oportunidades para a empresa nesse cenário.
Com base nessa situação hipotética, avalie o diagnóstico estratégico, realizado por meio da análise SWOT, descrito nas informações a seguir:
I. A televisão pay per view é uma concorrente da empresa e representa uma ameaça ao seu negócio.
II. A atuação da empresa com a venda de assinaturas de transmissões online para smartphones representa uma oportunidade para o seu negócio.
III. O crescimento do mercado de smartphones é um ponto forte para a empresa.
É correto o que se afirma em:
Coleta e Análise de Dados
Matriz de lean
Definição de Problemas
Apresentação de Resultados
Plano de Pesquisa
Sempre que uma empresa lança um novo produto no mercado em que ela atua, é de se esperar que suas concorrentes tentem copiá-lo. Notoriamente, os novos entrantes em um segmento trazem nova capacidade, anseio por ganhar participação de mercado e, geralmente, recursos financeiros volumosos.
As ameaças de novos entrantes são mais intensas quando há:
pouca necessidade de investimento no ramo escolhido, podendo investir bem em diversas ações.
intensas políticas governamentais no setor escolhido.
alta economia de escala em produção e matéria prima.
presença forte da empresa pioneira junto à população.
muitos canais de comunicação e distribuição.
Uma empresa vende assinaturas de transmissões online de eventos esportivos e culturais exclusivamente para smartphones. Em meio a diversas mudanças tecnológicas e de hábitos de consumo, como o advento da televisão pay per view e o crescimento do mercado de smartphones e tablets, os executivos dessa empresa realizaram uma pesquisa de mercado que apontou que as pessoas não compram mais de uma mídia para um mesmo evento. Um diagnóstico estratégico foi realizado por meio de uma matriz SWOT e identificou as forças e fraquezas e as ameaças e oportunidades para a empresa nesse cenário.
Com base nessa situação hipotética, avalie o diagnóstico estratégico, realizado por meio da análise SWOT, descrito nas informações a seguir:
I. A televisão pay per view é uma concorrente da empresa e representa uma ameaça ao seu negócio.
II. A atuação da empresa com a venda de assinaturas de transmissões online para smartphones representa uma oportunidade para o seu negócio.
III. O crescimento do mercado de smartphones é um ponto forte para a empresa.
É correto o que se afirma em:
pouca necessidade de investimento no ramo escolhido, podendo investir bem em diversas ações.
intensas políticas governamentais no setor escolhido.
alta economia de escala em produção e matéria prima.
presença forte da empresa pioneira junto à população.
muitos canais de comunicação e distribuição.