ESTUDOS INTERDISCIPLINARES EM PROCESSOS GERENCIAIS
O proprietário de uma empresa que fabrica móveis de alto padrão chegou a conclusão que sua empresa precisa evoluir no tocante a coleta e tratamento de dados para posterior tomada de decisões. As decisões hoje, na empresa, são tomadas com base em poucos dados, coletados de forma pouco técnicas, o que gera dúvidas sobre a veracidade e acuracidade dos mesmos. O proprietário chegou a essa conclusão após ser alertado pelo Gerente de Produção que verificou que as informações do estoque no sistema atual da empresa (hoje eles utilizam planilhas eletrônicas para armazenar e gerir os dados de estoque) tinham alto grau de inconsistência com o estoque físico.
Logo, o proprietário, conjuntamente com o Gerente de Produção começaram a pesquisar sobre ERP e SIG. Descobriram que um Sistema de Informações Gerenciais (SIG) é utilizado para o apoio à tomada de decisões na empresa. Um exemplo de SIG é o ERP (Enterprise Resources Planning), que tem como principal objetivo integrar as informações dos diversos setores da organização, como RH, Finanças, Comercial, etc. Esse sistema é fundamental nos dias de hoje em diversas funções dentro das organizações, entre elas, aquelas relacionadas à Administração de Materiais e de Produção, alvo do problema atual enfrentado pela empresa sobre eficiência dos dados na gestão de estoques.
Por meio do SIG, as diversas unidades da empresa têm acesso às informações de itens em estoque, da sua movimentação e do momento em que o processo de compra deve ser iniciado para permitir a reposição de materiais.
Qual tecnologia deve ser implementada para melhorar a confiabilidade dessas informações?