EQUIPE E LIDERANÇA DOS RECURSOS HUMANOS


As características das atitudes humanas podem influenciar na motivação das pessoas. Sobre esse tema analise as afirmações abaixo e identifique as atitudes que influenciam na motivação das pessoas:

I. Diferentes maneiras de pensar e agir.

II. As pessoas estabelecem atitudes de acordo com as circunstâncias.

III. Não influencia na gestão da liderança.

IV. Está diretamente ligada ao perfil do líder da equipe.

V. A liderança não é levada em conta e não tem necessidade de reconhecer essa competência


I, II e V, apenas.


I e II, apenas


I e IV, apenas.


II, III e V, apenas.


II e V, apenas.

De acordo com a teoria das necessidades humanas ou os motivos, que são forças internas que impulsionam e influenciam cada pessoa, determinando seus pensamentos e direcionando o seu comportamento frente às diversas situações da vida. Podemos completar esta ideia com as seguintes afirmações.                                                                                


I.        Para Maslow, as necessidades humanas estão arranjadas em uma pirâmide de importância e de influência no comportamento humano como, por exemplo: necessidades fisiológicas, sociais, estima segurança e auto realização.


II.        Entende-se que a motivação é o resultado dos estímulos que agem com força sobre os indivíduos, levando-os à ação.


III.        Os motivos ou necessidades são pessoais e individuais, pois são determinados pelos fatores que formam a personalidade, pelos traços biológicos e psicológicos e pelas características adquiridas através da experiência pessoal e aprendizagem de cada pessoa.

As necessidades ou motivos constituem as fontes externas da motivação das pessoas, podendo ser a necessidade coletiva ao grupo todo.


I e II, apenas.


II e III, apenas.


I e III, apenas.


II e IV, apenas.


I, II e III, apenas.

Atualmente, pesquisadores têm considerado as implicações éticas da liderança. Considerando valores éticos, para julgarmos um líder como eficaz devemos:


Considerar primeiro as intenções do líder e depois os resultados obtidos


Considerar a hierarquia de poder e autonomia do líder.


Considerar o estilo de liderança e os valores contidos nas metas.


Considerar a cultura organizacional e os valores pessoais do líder.


Considerar os meios utilizados para alcançar as metas e o conteúdo moral das metas.

De acordo seus estudos centrados no Capítulo 4 - Montagem de equipe e liderança, do livro Administração dos recursos humanos - Equipe e liderança dos recursos humanos, assinale a alternativa que corresponde à importância da interação das equipes de trabalho e do comportamento das pessoas em uma organização:


Devido ao próprio padrão de comportamento, as pessoas agem, em grupo ou individualmente, sempre da mesma forma, independentemente do ambiente em que estejam.


O sistema de comunicação e de feedback individual e grupal possibilita a positiva interação entre os membros da equipe e viabiliza a sinergia.


Garante-se a qualidade do relacionamento na equipe quando pelo menos alguns dos membros do grupo possuem competência interpessoal inata.


O simples e simbólico fato de as pessoas trabalharem em grupo gera na equipe, sentimentos de satisfação e harmonia, pois existe a interação entre pessoas de diferentes perfis.


Em razão de sua vivência em sociedade, os indivíduos são capazes não só de prever, mas também de interpretar as reações das outras pessoas, o que impede que haja distorções nos grupos.

Em um processo de negociação, deve-se observar que cada passo tem sua importância e o momento certo da sua ação. Outro aspecto importante é criar um clima de confiança e franqueza, buscando argumentar de forma clara, objetiva e respeitosa. Além disso, deve-se mostrar às pessoas sua vontade de ajudá-las a superar as dificuldades. Deve-se fazer acordos onde todos saiam ganhando. Finalmente, deve-se reforçar o comportamento pós negociação, acompanhar as partes por um período para avaliar não só a técnica utilizada, mas também, valorizar as pessoas que estão envolvidas no processo. Esse processo refere-se às etapas da negociação, assinale a opção que identifica a sequência correta:


acordo, argumentação, reforço, consenso, reabordagem e superação.


argumentação, reforço, superação e reabordagem.


argumentação, superação de objeção, acordo, reforço e reabordagem.


abordagem, reforço, reabordagem, acordo e superação de objeção.


abordagem, argumentação, superação de objeção, acordo, reforço e reabordagem.

O trabalho em equipe, na modernidade administrativa em termos de gestão de pessoas, tornou-se de importância fundamental dentro do processo produtivo das organizações, tanto no alcance dos objetivos individuais como no dos objetivos grupais.

I- Na passagem do trabalho individual para o trabalho em equipe, o funcionário precisa aprender a cooperar com os outros, compartilhar informações,  e confrontar diferenças.

II- O trabalho em equipe costuma tomar mais tempo e consumir mais recursos do que o trabalho individual, pois as equipes têm maiores demandas de comunicação, mais conflitos para serem administrados e mais reuniões para serem conduzidas.

III- As equipes eficazes têm membros comprometidos com um propósito comum, metas específicas da equipe, integrantes que acreditam na capacidade do grupo e um nível administrável de conflitos.

IV- O trabalho realizado pelas equipes eficazes oferece liberdade e autonomia, oportunidade para o aproveitamento de diferentes habilidades e talentos e a possibilidade de realizar parte de um todo em uma tarefa definida.

Das alternativas acima enumeradas, são corretas: 


Todas as alternativas.


 I, III e IV, apenas.


I e IV, apenas


II, III e IV, apenas


I, II e IV, apenas

Conforme seus estudos específicos do Capítulo 4 - Montagem de equipe e liderança, do livro  Administração dos recursos humanos - Equipe e liderança dos recursos humanos, os autores mencionam que nas equipes de alto desempenho é necessário que seus membros possuam competências específicas tais como:

 I  -  Conhecimento técnico.

II -  Capacidade de tomar decisões.

III - Boa capacidade de ouvir.

IV - Dar Feedback.

V - Resolver conflitos.

 Assinale a alternativa que corresponde às competências essências nas equipes da alto desempenho :


 Todas as alternativas.


Apenas I e III.


Apenas II e V


Apenas I, III, IV


 Apenas II e IV

Um dos benefícios dos programas de treinamento para uma equipe de trabalho é a melhora de auto eficácia dos colaboradores para atingir os objetivos individuais e organizacionais. Analise as afirmações a seguir referentes a esse tema e identifique as corretas.

 

I - O desenvolvimento de equipes é um meio de influenciar positivamente a auto eficácia por fazer com que os colaboradores se tornem mais dispostos a enfrentar as tarefas e atingir as metas da equipe de trabalho.

II - Pessoas com elevada eficácia respondem ao feedback negativo com menos determinação e motivação.

III - Colaboradores com elevado auto eficácia possuem fortes expectativas com relação às suas habilidades para ter um bom desempenho em situações novas e desafiadoras.


I, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
II, apenas.

Características de personalidade influenciam as relações humanas nas organizações de modo positivo ou negativo.

Sendo que personalidade refere-se aos padrões de comportamento persistentes e duráveis de um indivíduo, cria marcas no ambiente, e pode ser expressada em uma grande variedade de situações dentro da organização, indivíduos com personalidade forte, são julgados difíceis, por outros membros.

O que seria uma personalidade de fácil relacionamento?

 

Assinale a alternativa correta em relação ao tema.


Pessoas com alto grau de conscientização tendem a procrastinar as tarefas complexas com regularidade, distribuindo-as aos outros membros do grupo.


 Uma pessoa com personalidade afável é amigável e cooperativa. Ela possui traços de cortesia, confiabilidade, flexibilidade e tolerância.


As pessoas que tem alta abertura para a experiência possuem intelectos subdesenvolvidos e os traços associados a esses fatos incluem a introspecção e acanhamento, e as vezes uma dose de mau humor.


Os traços associados ao fator introversão incluem ser sociável, agregado, assertivo e ativo.


Algumas pessoas têm disposição para arriscar em situações de perigo para conseguir emoções. Pessoas com esse perfil são danosas para as organizações.

Na gestão participativa, podemos ressaltar a melhoria no processo de crescimento organizacional, baseado em ações voltadas para a equipe, que possibilitam o trabalho com maior sinergia em busca de resultados mais eficazes.  Julgue as seguintes alternativas sobre o processo de Sinergia na equipe:

I - Compartilhar informações sobre as estratégias e resultados alcançados; 

II- Desenvolver em conjunto com toda a equipe, a plano estratégico, no que tange, missão, visão e os objetivos da empresa;

III -  Planejar e Desenhar projetos com o envolvimento de todos os colaboradores, para que conheçam os desafios propostos;

IV - Criar momentos para os colaboradores praticar o debate de ideias; 

V -  Realizar reuniões periódicas para acompanhamento do planejamento traçado;

Das alternativas acima enumeradas, são corretas: 


 I e II, apenas. 


I, III e V, apenas.


Todas as afirmativas estão corretas.


II, III e IV, apenas. 


I, II e V, apenas.