EQUIPE E LIDERANÇA DOS RECURSOS HUMANOS


Em nossos estudos, vimos que um gestor passa cerca de 15% do seu tempo lidando com conflitos em suas empresas. Partindo deste princípio, responda quais das alternativas abaixo NÃO corresponde às habilidades necessárias ao gestor de pessoas para lidar com resolução de conflitos.


Ser ponderado nas ações conflitantes. 


Avaliar a fonte do conflito.


Assumir o seu estilo gerencial.


Avaliar os participantes do conflito.


Ser autoritário em suas ações e decisões.

O que vem a ser empowerment?

Assinale a alternativa correta.


É permitir a descentralização somente quando a empresa já está falindo.


Empowerment é a potência necessária para um grupo de funcionários executar sua função. 


Pode ser conceituado como a descentralização do poder pelo nível hierárquico de uma empresa para conceder a todos ligados a uma organização a autonomia de tomada de decisão em vista de contribuir para o melhor rendimento da companhia a que se está empregado. Visa o melhor aproveitamento do capital humano nas organizações através da delegação de poder. 


Centraliza-se o poder a partir do momento que o power da empresa está no limite. Partindo deste ponto, empowermentariza-se a organização.


É a descentralização do poder partindo da base da pirâmide de poder de uma organização.

Segundo Zimerman ( 1997), o ser humano é social por natureza e somente existe e subsiste em função de seus inter-relacionamentos grupais. Desde o nascimento, o indivíduo participa de diferentes grupos, numa constante dialética entre a busca de sua identidade individual e a necessidade de uma identidade grupal e social. Os grupos passam por um processo evolutivo, que segundo Chiavenato é constituído pelas seguintes fases:  

 


Formação, tormenta, normalização e desempenho. 
Desenvolvimento, dinâmica, normalização e desempenho.
Concepção, tormenta, regulamentação e desenvolvimento.
Reunião, formalização, fundamentação e processo.
Agrupamento, consolidação, desenvolvimento e desempenho.

Segundo Bowditch    (2015,    p. 80), "comunicação é a troca de informações entre um transmissor e um    receptor,    e    a  inferência    (percepção)    do    significado    entre    os    indivíduos    envolvidos”. A comunicação possui diversos elementos e funções. Assinale a alternativa que corresponde às funções do processo de comunicação: 

 


Falta de controle e expressão emocional. 
Controle financeiro e motivação. 
Expressão emocional e controle contábil. 
Motivação e controle. 
Informação e falta de controle. 

 Leia a reportagem publicada no site do Sebrae em 24.03.2017:

 

Whatsapp para empresas. Vale a pena?

 

O Whatsapp é uma ferramenta para troca de mensagens instantâneas e ligações via internet. Aqui no Brasil já existem 38 milhões de usuários.

Muitas empresas o estão utilizando para fazer atendimentos e dar suporte a compras realizadas via e-commerce. Mas em sua maioria das vezes esse aplicativo é para uso pessoal, onde o usuário interage com amigos e familiares.

Para que o usuário interaja com uma empresa, por exemplo, ele terá de detectar algum benefício ou deverá ter algum interesse nesse contato. Por isso, é preciso ter muito cuidado para que a sua empresa não se torne invasiva, ao tentar manter um relacionamento com os seus clientes.

 

Fonte: http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/pr/artigos/whatsapp-para-empresas-vale-a-pena,9975b00f1410b510VgnVCM1000004c00210aRCRD. Acesso em 31.10.2018.

 

A  reportagem acima mencionada se refere à


comunicação simbólica.
comunicação eletrônica.
comunicação oral.
comunicação paralinguística.
comunicação não verbal.

Várias e diferentes são as definições existentes para a liderança. Contudo, há alguns aspectos comuns a essas definições que tornam possível uma compreensão global do que vem a ser “liderança”. Marque a alternativa que traz esses aspectos:


Capacidade de influenciar pessoas, por meio de um processo grupal, visando o alcance de objetivos comuns.
Capacidade de chefiar pessoas, visando o alcance de objetivos ou necessidade dos funcionários.
Capacidade de influenciar pessoas, por meio de um processo solitário, com foco nas metas organizacionais.
Capacidade de chefiar pessoas, comunicando regras e procedimentos, de maneira solitária.
Capacidade de chefiar pessoas, visando o alcance de objetivos ou necessidade dos funcionários e da organização.

A Gestão Participativa consiste no envolvimento mental e emocional das pessoas em situações de grupo que as encorajam a contribuir para os objetivos - e assumirem as responsabilidades de alcançá-los - através de um processo de integração entre gerentes e subordinados.

 

I) A administração participativa constitui uma forma de administração onde as pessoas têm reais possibilidades de participar, com liberdade de questionar, discutir, sugerir, modificar, alterar, questionar uma decisão, um projeto ou uma simples proposta.

 

II) Os indivíduos que não possuem cargo de gerência ou liderança compartilham um grau de pouca importância de poder decisório com seus chefes imediatos.

 

III)  O trabalho em equipe e a confiança mútua entre os membros de uma organização são constantes nesta gestão.

 

IV)  A participação no processo decisório traz recompensas simbólicas e sociais para os funcionários.

 

Das alternativas acima enumeradas, são corretas:


II e IV, apenas.
I, III e IV, apenas.
I e  III, apenas.
I e IV, apenas.
Todas as alternativas.
A gestão de pessoas contempla diversas políticas como: provisão, aplicação, desenvolvimento, monitoramento, manutenção e desenvolvimento de pessoas. Fonte: Elaborado pela professora, baseado em Chiavenato (2004).   Pensando na definição, evolução e no papel da Gestão de Pessoas nas empresas, é possível AFIRMAR que:

“Gestão de Pessoas” e “Administração de Recursos Humanos” são termos diferentes e não devem ser utilizados como sinônimos.
A Gestão de Pessoas nas empresas deve ser exercida, unicamente, por profissionais de Recursos Humanos.
Gestão de Pessoas refere-se a um conjunto de políticas e práticas organizacionais associadas às pessoas que visam a geração de resultados.
O contexto socioeconômico mundial e a história da Administração pouco influenciaram a evolução da Gestão de Pessoas.
Em um contexto globalizado e competitivo, a Gestão Estratégica de Pessoas não precisa ser uma prioridade.
Segundo Robbins; Judge; Sobral, (2010, p. 3), uma organização é “uma unidade social conscientemente coordenada, composta de duas ou mais pessoas, que funciona de maneira relativamente contínua para atingir um objetivo comum”. Tendo em vista essa definição, analise as alternativas abaixo e marque a resposta CORRETA:  

Uma organização é reconhecida pelas pessoas que a compõe e pela determinação em alcançar objetivos e metas preestabelecidos.
O estudo sobre as organizações é recente e consolidado, havendo uma definição única e clara de “organização”.
Igreja, escola e família não são organizações.
O ponto principal de uma organização é a sua estrutura física.
Toda organização é composta por aspectos formais e informais, mas apenas os formais devem ser considerados pelos gestores.
A definição detalhada de conflito é um processo de oposição e confronto que ocorre entre indivíduos ou grupos nas organizações, quando as partes envolvidas exercem poder na busca de metas ou objetivos valorizados e obstruem o progresso de uma ou várias metas. Isso é de fácil visualização nas organizações, sejam elas públicas ou privadas (DUBRIN, 2006, p. 16 apud ELIAS, 2013b, p.126).  A administradora Lidiane Elias (2013) enuncia os conflitos em pessoais, hierárquicos, percebidos, experienciados e manifestados.     I.  Os conflitos percebidos são aqueles em que se reconhecem  conflito latente, em que os envolvidos percebem que existem divergências na relação entre os colaboradores, pois seus interesses são diferentes.   II.  Os conflitos hierárquicos ocorrem entre a liderança e seus subordinados, gerando desinteresse e prejuízo para todos os envolvidos.   III. Os conflitos manifestados são denominados de rixas pessoais que surgem por pequenas situações que ocorrem no cotidiano das organizações. Neste conflito não há diálogo para solução de um problema específico.    As assertivas corretas sobre os tipos de conflito são: 

II, apenas. 
I e III, apenas. 
II e III, apenas. 
I e II, apenas. 
I, II e III.