EQUIPE E LIDERANÇA DOS RECURSOS HUMANOS


A Gestão Participativa consiste no envolvimento mental e emocional das pessoas em situações de grupo que as encorajam a contribuir para os objetivos - e assumirem as responsabilidades de alcançá-los - através de um processo de integração entre gerentes e subordinados.

 

I) A administração participativa constitui uma forma de administração onde as pessoas têm reais possibilidades de participar, com liberdade de questionar, discutir, sugerir, modificar, alterar, questionar uma decisão, um projeto ou uma simples proposta.

 

II) Os indivíduos que não possuem cargo de gerência ou liderança compartilham um grau de pouca importância de poder decisório com seus chefes imediatos.

 

III)  O trabalho em equipe e a confiança mútua entre os membros de uma organização são constantes nesta gestão.

 

IV)  A participação no processo decisório traz recompensas simbólicas e sociais para os funcionários.

 

Das alternativas acima enumeradas, são corretas:


II e IV, apenas.
I, III e IV, apenas.
I e  III, apenas.
I e IV, apenas.
Todas as alternativas.
A gestão de pessoas contempla diversas políticas como: provisão, aplicação, desenvolvimento, monitoramento, manutenção e desenvolvimento de pessoas. Fonte: Elaborado pela professora, baseado em Chiavenato (2004).   Pensando na definição, evolução e no papel da Gestão de Pessoas nas empresas, é possível AFIRMAR que:

“Gestão de Pessoas” e “Administração de Recursos Humanos” são termos diferentes e não devem ser utilizados como sinônimos.
A Gestão de Pessoas nas empresas deve ser exercida, unicamente, por profissionais de Recursos Humanos.
Gestão de Pessoas refere-se a um conjunto de políticas e práticas organizacionais associadas às pessoas que visam a geração de resultados.
O contexto socioeconômico mundial e a história da Administração pouco influenciaram a evolução da Gestão de Pessoas.
Em um contexto globalizado e competitivo, a Gestão Estratégica de Pessoas não precisa ser uma prioridade.
Segundo Robbins; Judge; Sobral, (2010, p. 3), uma organização é “uma unidade social conscientemente coordenada, composta de duas ou mais pessoas, que funciona de maneira relativamente contínua para atingir um objetivo comum”. Tendo em vista essa definição, analise as alternativas abaixo e marque a resposta CORRETA:  

Uma organização é reconhecida pelas pessoas que a compõe e pela determinação em alcançar objetivos e metas preestabelecidos.
O estudo sobre as organizações é recente e consolidado, havendo uma definição única e clara de “organização”.
Igreja, escola e família não são organizações.
O ponto principal de uma organização é a sua estrutura física.
Toda organização é composta por aspectos formais e informais, mas apenas os formais devem ser considerados pelos gestores.
A definição detalhada de conflito é um processo de oposição e confronto que ocorre entre indivíduos ou grupos nas organizações, quando as partes envolvidas exercem poder na busca de metas ou objetivos valorizados e obstruem o progresso de uma ou várias metas. Isso é de fácil visualização nas organizações, sejam elas públicas ou privadas (DUBRIN, 2006, p. 16 apud ELIAS, 2013b, p.126).  A administradora Lidiane Elias (2013) enuncia os conflitos em pessoais, hierárquicos, percebidos, experienciados e manifestados.     I.  Os conflitos percebidos são aqueles em que se reconhecem  conflito latente, em que os envolvidos percebem que existem divergências na relação entre os colaboradores, pois seus interesses são diferentes.   II.  Os conflitos hierárquicos ocorrem entre a liderança e seus subordinados, gerando desinteresse e prejuízo para todos os envolvidos.   III. Os conflitos manifestados são denominados de rixas pessoais que surgem por pequenas situações que ocorrem no cotidiano das organizações. Neste conflito não há diálogo para solução de um problema específico.    As assertivas corretas sobre os tipos de conflito são: 

II, apenas. 
I e III, apenas. 
II e III, apenas. 
I e II, apenas. 
I, II e III.
Comunicar-se faz parte do cotidiano das pessoas desde o início da história da humanidade, e é através da comunicação que os relacionamentos são estabelecidos. Por ser a base de todas as relações humanas, a comunicação, quando bem gerida, traz grandes contribuições para o mundo corporativo, desde o processo de vendas até o relacionamento entre os funcionários e gestores. Para garantir o êxito da comunicação, é necessário que o fluxo desta comunicação ocorra de maneira planejada.   I) Informação é um ato unilateral, que envolve um indivíduo que objetiva transmitir uma mensagem.    II) Comunicação implica em tornar algo em comum, fazer-se entender, provocar reações no interlocutor.   III) Os ruídos da comunicação acontecem quando a mensagem sofre algum tipo de interferência que impede que a comunicação seja passada segundo a intenção do emissor.    IV) Os ruídos internos decorrentes do emissor podem ser exemplificados como: falta de clareza nas ideias, comunicação múltipla, problemas de codificação, bloqueio emocional, hábitos de locução, suposição acerca do receptor.   Está correto o que se afirma em:

I, II e III, apenas. 
II e IV, apenas. 
I, II, III e IV. 
II, III e IV, apenas. 
I e II, apenas. 
O gestor apresenta várias habilidades administrativas como planejar, organizar, controlar, coordenar e comandar. Além dessas, cabe ao gestor desenvolver habilidades técnicas, humanas e conceituais.  Associe a segunda coluna de acordo com a primeira.   1. Habilidades técnicas (  ) desenvolvida com cursos técnicos, graduação e pós-graduação. 2. Habilidades humanas (  ) desenvolvida com dinâmica de grupo. 3. Habilidades conceituais (  ) desenvolvida com análise de estudos de caso.   Podemos afirmar que a sequência correta consiste em: 

2, 1, 3.
1, 3, 2.
3, 1, 2.
2, 3, 1.
1, 2, 3.
Jules Henri Fayol, um dos principais autores da Escola Clássica da Administração, escreveu um livro em 1916 denominado “Administração Geral e Industrial”, em que constava as funções de um administrador. Sobre essas funções podemos afirmar que:

Planejar compreende a capacidade de vislumbrar um futuro para a organização, desenvolvendo e concretizando metas e objetivos.
Organizar refere-se à capacidade de integrar os esforços da equipe e alinhá-los, segundo os objetivos organizacionais. 
Controlar refere-se à capacidade de estruturar adequadamente as funções e tarefas previstas na organização.
 Coordenar compreende a capacidade de criar mecanismos capazes de acompanhar o andamento das atividades e de avaliar o desempenho organizacional.
Organizar refere-se à capacidade de criar mecanismos capazes de acompanhar o andamento das atividades e de avaliar o desempenho organizacional. 
Na prática, as pessoas preferem dar feedback, isto é, exporem-se e emitirem   diretamente suas opiniões e percepções e resistência em receber feedback.   I-O indivíduo  que não gosta de receber feedback, ou seja, não gosta de ouvir a opinião do grupo a seu respeito, em algumas situações pode agredir ou criticar membros do grupo.                                                      PORQUE   II- O indivíduo que apresenta predominância  do quadrante “Eu cego”  transmite para os outros, sem perceber, o seu modo de comportamento como o modo de falar, agir e se relacionar.    A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.  

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
Uma vez que as empresas são compostas por pessoas com diversas opiniões e personalidades, é esperado que existam conflitos dentro das organizações. No ambiente organizacional, os conflitos podem tanto causar impactos negativos como representar oportunidades de crescimento, mudanças e melhorias.   Considerando as informações do texto, avalie as afirmações a seguir, sobre a mediação de conflitos.   I. O líder deve minimizar as diferenças entre as partes oponentes, enfatizando seus interesses comuns, a fim de alterar os comportamentos causadores  de conflitos na empresa. II. Quando o conflito se dá entre grupos, o líder deve propor uma discussão fechada com cada grupo separadamente, com o objetivo de resolver as  divergências entre eles. III. O líder deve manter-se imparcial ao perceber que está diante de uma situação em que não há vencedores ou vencidos, mas uma disposição para aceitar uma solução de compromisso. É correto o que se afirma em:

I e II, apenas.
II, apenas.
I e III, apenas.
III, apenas.
I, II e III.
Na videoaula “Equipes: êxito nos resultados”, a professora Lívia menciona sobre alguns pilares apontados pelo consultor de resultados e empreendedor Gerson Rodrigues. Analise as assertivas e assinale a opção que corresponde aos pilares fundamentais para um gestor que objetiva trabalhar com foco em resultados.   I) Estabelecer metas realizáveis e alcançáveis sistematicamente. II) Praticar o poder de referência a partir do engajamento da equipe. III) Desenvolver um método, que inclui processos, procedimentos, rotinas, fiscalização e monitoramento.   É correto o que se afirma em: 

I, apenas.
III, apenas.
I, II e III.  
I e II, apenas.
II e III, apenas.