ENSINO-APRENDIZAGEM DE QUÍMICA


No ensino de ciências e, mais especificamente, no ensino de química, os jogos didáticos podem e devem ser utilizados como recurso didático na aprendizagem de conceitos. Alguns objetivos são considerados quando da utilização destes no ensino de química.

 

Leia as alternativas a seguir e indique a única opção que apresenta todas as assertivas sobre uso de jogos no ensino de química.

 

I-O uso do lúdico no processo de ensino-aprendizagem tem como papel principal na educação do aluno a criação de um ambiente competitivo, o qual força o aluno a aprender para vencer o seu adversário.

II-Contribuir para formação social do estudante, pois os jogos promovem o debate e a comunicação em sala de aula;

III- Motivar os estudantes para aprendizagem de con­ceitos químicos, melhorando o seu rendimento na disciplina;

IV- Desenvolver habilidades de busca e problematização de conceitos


Apenas I,III,IV
Apenas II,IV
Apenas II,III,IV
Apenas I,IV
Todas fazem parte

Os autores destacam os jogos como meios de aumentar o estimulo e facilitar o processo de ensino e aprendizagem dos alunos, enfatizando que o objetivo dos jogos não se resume apenas à facilitação da memorização do assunto pelo aluno, mas sim a induzi-lo ao raciocínio, à reflexão, ao pensamento e, consequentemente, à (re) construção do seu conhecimento.

Leia as alternativas abaixo e indique qual opção apresenta todas as assertivas relacionadas ao uso do lúdico no processo de ensino-aprendizagem.

I- Melhoria na integração e na interação do grupo de alunos, facilitando a aprendizagem.

 

II- São instrumentos motivadores, atraentes e estimuladores do processo de ensino e aprendizagem e da construção do conhecimento.

 

III- O jogo, possui duas funções: a lúdica e a educativa, tais aspectos devem coexistir em equilíbrio pois, caso a função lúdica prevaleça, a atividade não passará de um jogo, e se a função educativa for a predominante, têm-se apenas um material didático.

 

IV- O uso do jogo no processo de ensino e aprendizagem do aluno é eficiente devido a repetição de ações na busca da vitória.


Apenas I,II, III
Todas fazem parte
Apenas I,III, IV
Apenas II,III,IV
Apenas II,IV

A Teoria da evolução tem provocado debates em certos locais dos Estados Unidos da América, com algumas entidades contestando seu ensino nas escolas. Nos últimos tempos, a polêmica está centrada no termo teoria que, no entanto, tem significado bem definido para os cientistas. Sob o ponto de vista da ciência, teoria é:


Uma ideia, apoiada pelo conhecimento científico, que, de tão comprovada pelos cientistas, já é considerada uma verdade incontestável.
Sinônimo de hipótese, ou seja, uma suposição ainda sem comprovação experimental.
Uma ideia sem base em observação e experimentação, que usa o senso comum para explicar fatos do cotidiano.
Uma ideia, apoiada no conhecimento científico, que tenta explicar fenômenos naturais relacionados, permitindo fazer previsões sobre eles.
Sinônimo de lei científica, que descreve regularidades de fenômenos naturais, mas não permite fazer previsões sobre eles.

De acordo com o conceito e as etapas do método científico marque (V) para verdadeiro e (  F) para falso.

(___) A hipótese é uma teoria provável, mas não demonstra, uma suposição admissível.

(___) A partir da observação de um fenômeno, levanta-se uma hipótese que, pode ser comprovada pela experimentação a qual transforma-se em lei que, que por sua vez, pode fazer parte de uma teoria.

(___) O conhecimento popular está baseado no método científico.

(___) A teoria, por ser uma explicação de ordem geral, não pode ser testada por meio de experimentação.

(___) A primeira manifestação de pensamento científico genuíno foi atribuída a Tales, que viveu no século VI a.c.

A sequência correta é:


V, V, V, F, F
F, F, V, V, F
V, V, F, F, V
V, F, F, F, V
V, V, F, F, F

Com os avanços tecnológicos cada vez mais acentuados na atual sociedade, aquela aula tradicional de quadro e giz tem sofrido severas críticas por parte de alunos e pesquisadores da área da educação. Sabemos que para o professor conseguir atingir seus objetivos em uma sala de aula é muito importante que ele reflita sobre qual a melhor estratégia usar em seu processo de ensino-aprendizagem, as quais na maioria das vezes são atreladas a um tipo de recurso pedagógico.

Indique qual a opção abaixo apresenta uma ação quando o professor usa como recurso pedagógico um vídeo.


O uso deste recurso desenvolve no aluno a capacidade de raciocínio rápido.
Pode ser usado como um elo entre teoria e prática, que o professor utiliza para aproximar da realidade alguns conceitos estudados.
Um momento de lazer, sem preocupação com o processo ensino-aprendizagem do aluno.
Deve ser usado como forma de aprofundamento do tema estudado, sempre com objetivos claros.
O professor passa para os alunos um roteiro, afim de aproveitar mais o tempo e organizar seu trabalho pedagógico.

De acordo com nosso material didático “ Espaço Pedagógico da Sala de aula” capítulo quatro “ O professor de Química: da formação inicial à continuada” , podemos compreender o conhecimento escolar a partir de , quatro perspectivas.

Aponte qual a alternativa que não possui o conhecimento ligado a visão correta.


A partir da visão Investigativa do professor é possível obter um produto aberto, gerado por um processo construtivo
A visão ativista leva o professor a ter um produto aberto a partir de um processo espontâneo
A visão expontaneísta leva o professor a ter um produto aberto a partir de um processo espontâneo
A visão tecnológica propicia o professor a obter um produto aberto, gerado por um processo construtivo
A visão tradicional do professor implica em um produto acabado e formal
O uso da ludicidade no processo de ensino-aprendizagem é uma estratégia muito utilizada para estimular a construção do conhecimento humano e na progressão das diferentes habilidades operatórias, além disso, é uma importante ferramenta de progresso pessoal e de alcance de objetivos institucionais. Leia as opções abaixo e indique qual apresenta todas as assertivas que fazem parte dos objetivos do uso do lúdico no processo de ensino-aprendizagem.   I- A função educativa do jogo oportuniza a aprendizagem do indivíduo, seu saber, seu conhecimento e sua compreensão de mundo   II- O uso do lúdico no processo de ensino-aprendizagem tem como papel principal na educação do aluno a criação de um ambiente competitivo, o qual força o aluno a aprender para vencer o seu adversário.   III-Os jogos lúdicos oferecem condições do educando vivenciar situações-problemas, às experiências com a lógica e o raciocínio favorecem a sociabilidade, estimulando as reações afetivas, cognitivas, sociais, morais, culturais e linguísticas.   IV- Os jogos lúdicos permitem uma situação educativa cooperativa e interacional;

Apenas II,III,IV
Apenas I,II,IV
Apenas II e III
Apenas I,III,IV
Apenas I e IV
Philippus Aureolus Theophrastus Bombast von Hohenheim, o Paracelsus ou Paracelso, foi médico, filósofo, alquimista, químico, astrólogo. Criativo e inovador viajou por quase toda a Europa e pelo Oriente, sempre acompanhado por um séquito de discípulos, exercendo a profissão de cidade em cidade. Indique qual das opções abaixo apresenta uma significativa contribuição de Paracelsus para o desenvolvimento da química moderna.

Desenvolveu a primeira tabela Periódica
Implantou a lei dos gases
A preparação de forma precisa de remédios
Implantou a geometria analítica e o sistema de coordenadas
Desenvolveu a teoria do flogismo
A história da química, está intrinsecamente ligada ao desenvolvimento da humanidade.O princípio desta ciência ocorreu, segundo antropólogos, com o surgimento do homem na Terra. Qual dentre as descobertas abaixo foi a precursora no desenvolvimento do homem primitivo?

O Surgimento das cidades
Surgimento da técnica de fazer fogo
O domínio da agricultura e da caça
Surgimento rudimentar da linguagem
A fabricação de armas, ferramentas mais resistentes
A aula expositiva de laboratório é como uma comunicação verbal estruturada, muito utilizada pelos professores para transmitir seus conteúdos aos alunos. Considerando o fragmento anterior identifique quais as ações abaixo fazem parte de uma aula expositiva de laboratório: I. O professor mantêm o controle do experimento. II. Este procedimento se bem feito oportuniza o aluno a criar conceitos. III. O aluno juntamente com o professor executa a prática. IV. O princípio da aula expositiva de laboratório é não esclarecer a matéria para os alunos e sim deixá-los com as dúvidas para depois saná-las. Podemos concluir que as afirmações corretas são:

II e  IV, apenas.
I,II e III, apenas.
II, III e IV, apenas.
I e II, apenas.
III e IV, apenas.
Páginas: 12345