ENSINO-APRENDIZAGEM DE QUÍMICA


Para Zanon e Silva (2000), as atividades práticas podem assumir papel fundamental no aprendizado das ciências, exercendo uma função pedagógica e por isso consideramos importante valorizar a experimentação como forma de inter-relacionar saberes teóricos e práticos no processo de construção do conhecimento.

Aponte qual alternativa a seguir indica os três eixos norteadores, segundo Lima e Marcondes(2005), citado no artigo “O Papel Pedagógico da Experimentação no Ensino de Química” da autora Orliney Maciel Guimarães.

1-A reconceituação do trabalho prático.

2-O momento avaliativo

3-A aprendizagem da ciência.

4-A criação de novos conceitos.

5-A relação entre prática e reflexão


2-4-5


1-2-5


1-3-4


1-3-5


3-4-5

A tabela periódica surgiu da necessidade de agrupar os elementos que tinham propriedades químicas e físicas semelhantes e separar os que não tinham nada em comum.

Esta incrível ferramenta da química não foi sempre igual a esta que temos acesso atualmente, desde que foi criada sofreu várias alterações.

Indique qual das alternativas abaixo apresenta a diferença fundamental entre a tabela periódica proposta por Mendeleev e a tabela periódica atual:


A tabela periódica proposta por Mendeleev era baseada na ordem crescente de eletronegatividade dos elementos, enquanto a atual baseia-se na ordem crescente dos números atômicos.


A tabela periódica proposta por Mendeleev era baseada em esquema de tríades, ou seja, repetição de propriedades a cada 3 elementos, enquanto a atual baseia-se na ordem crescente dos números atômicos.


A tabela periódica proposta por Mendeleev era baseada na ordem crescente dos raios atômicos dos elementos, enquanto a atual baseia-se na ordem crescente dos números atômicos.


A tabela periódica proposta por Mendeleev era baseada em esquemas de oitavas, semelhante as notas musicais, uma vez que Mendeleev era um conceituado músico.


A tabela periódica proposta por Mendeleev era baseada na ordem crescente de massa atômica dos elementos, enquanto a atual baseia-se na ordem crescente dos números atômicos.

Estudar Química sem uma orientação didática pode ser uma atividade exaustiva para os alunos, considerando as infinidades de símbolos que são trabalhados no decorrer do ensino de Química. Muitos alunos por sua vez entram em um processo de decorar os símbolos e fórmulas, desde modo é de suma importância que o ensino de química seja relevante aos estudantes e principalmente interessante. O professor tem a necessidade de buscar um recurso para facilitar a aprendizagem e tornar as aulas de química mais agradáveis e dinâmicas para os alunos.

Uma boa estratégia para chamar a atenção dos alunos são as aulas práticas, tanto participativas como as expositivas.

Indique qual a opção a seguir refere-se a uma ação de uma aula expositiva.


Desenvolvimento do experimento por parte do aluno


Uso de roteiro da aula prática por parte do aluno


Controle da prática por parte do professor


Manipulação de equipamentos e reagentes por parte do aluno


Autonomia do aluno na execução da prática 

A alquimia e a química são muito semelhantes quando pensamos nas várias técnicas, processos e materiais, entretanto há diferenças fundamentais tornando-as irreconciliáveis de vários pontos de vista.

Indique com a consoante “Q” as contribuições realizadas pela química e pela vogal “A” as contribuições realizadas pela alquimia, em seguida aponte a alternativa que apresenta a sequência correta dessa relação.

(    )Transformação de metais básicos em metais nobres.

(    )Teoria do flogismo

(    )Desenvolvimento de técnicas de purificação.

(    )Surgimento da lei dos gases

(    )Descoberta do álcool

(    )Implantação do método científico


A-Q-A-A-Q-Q


Q-A-Q-Q-Q-A


A-Q-A-A-Q-A


Q-Q-A-A-Q-Q


A-Q-A-Q-A-Q

Até o século XVII, o papel dos espermatozoides na fertilização do óvulo não era reconhecido. O cientista italiano Lazzaro Spallanzani, em 1785, questionou se seria o próprio sêmen, ou simplesmente o vapor dele derivado, a causa do desenvolvimento do óvulo. Do relatório que escreveu a partir de seus estudos sobre a fertilização, foi retirado o seguinte trecho:


(…) para decidir a questão, é importante empregar um meio conveniente que permita separar o vapor da parte figurada do sêmen e fazê-lo de tal modo, que os embriões sejam mais ou menos envolvidos pelo vapor.

 

Dentre as etapas que constituem o método científico, esse trecho do relatório é um exemplo de: 


análise de dados
elaboração de hipótese
planejamento do experimento
coleta de material
conclusão do método

Ao se pensar na formação de professores na perspectiva da pesquisa e da reflexão, é preciso entender a formação docente (inicial e continuada) como momento de um processo contínuo de construção de uma prática docente qualificada e de afirmação da identidade, da profissionalidade e da profissionalização do professor (BRASIL, 2005).

Possivelmente com essa formação o professor desenvolve algumas competências. Faça a relação das colunas e indique a ordem correta dessa relação.

 

COLUNA I

( 1 ) capaz de trabalhar em equipe

( 2 ) intercultural

( 3 ) capaz de utilizar novas tecnologias

( 4 ) disponha de conhecimentos técnicos

( 5 ) capaz de gerar sua própria formação contínua

 

COLUNA 2 

( ) Que ultrapasse a visão de formação direcionada apenas pelo sistema, fundamentando suas convicções

em três dimensões básicas: a pessoal, a profissional e a organizacional;

(    ) Que saiba, entre outros, se comunicar à distância por meio da Internet e outras tecnologias.

( ) Que seja capaz de integrar grupos de pesquisas de diferentes áreas, participar de projetos multidisciplinares e que aceite o desafio da interdisciplinaridade.

( ) Que seja capaz de compreender a dinâmica da exclusão social e da marginalização, capaz de comunicar com pessoas de culturas diferentes.

( ) Que disponha de determinados conhecimentos adquiridos, não apenas nos cursos de graduação e pós-graduação, mas também, mediante participação em cursos de aperfeiçoamento e de atualização.


5, 1, 3, 4, 2
3, 5, 4, 2, 1
5, 3, 1, 2, 4
5, 4, 3, 2, 1
1, 2, 4, 3 , 5

Em nosso cotidiano, geralmente acontecem, coisas que servem para ilustrar determinados estudos teóricos.

A contextualização é um meio muito utilizado para enriquecermos nosso conhecimento.

Observe as situações abaixo, e indique a única opção que se refere à experimentação (parte prática).

I- João pergunta para Ana: é verdade que o ar tem peso?

II- João e Ana, pesam uma bola de futebol cheia.

III- João e Ana,  retiram o ar da bola, e procedem uma nova pesagem.


I e II, apenas
I, II e III
I, apenas
I e III, apenas 
II e III, apenas 

Indique qual das alternativas abaixo corresponde à profissão de um Licenciado, segundo o material estudado neste bimestre.

 

I- Exercer a sua profissão com espírito dinâmico, criativo, na busca de novas alternativas educacionais, enfrentando como   desafio as dificuldades do magistério.

II-Ter capacidade de disseminar e difundir e/ou utilizar o conhecimento relevante para a comunidade.

III- Saber treinar e orientar seus subordinados de modo que possam realizar seus trabalhos com eficiência e segurança.

IV-Assumir conscientemente a tarefa educativa, cumprindo o papel social de preparar os alunos para o exercício consciente da  cidadania

V-Conhecer criticamente os problemas educacionais brasileiros, a partir da análise da História da Educação Brasileira e da Legislação


Apenas I,II,V 
Apenas II,IV,V
Apenas I,III,V
Apenas I,II,IV,V
Apenas II,III,V

Segundo os autores existem certos cuidados que o professor precisa ter no momento de aplicar algum tipo de atividade lúdica com seus alunos.

Leia as alternativas abaixo e indique a opção que apresentam estes cuidados.

 

I- Criação de um ambiente competitivo.

II- Esti­mular a participação do estudante para a sua ação ativa, considerando todos os aspectos do jogo.

III- Apoiar as tentativas do aluno, mesmo que os resul­tados, no momento, não pareçam bons.

IV- Estimular a tomada de decisões de ideias entre os jogadores e a criação de argumentos para a defesa de seus pontos de vista


Apenas I,III
Apenas II,III
Apenas II,III,IV
Apenas I,II,IV
Apenas I,IV

Conforme vimos no material didático no decorrer da etapa a idade da pedra é o período em que o homem começa a descobrir os meios de interação com a natureza.

Indique qual das opções abaixo foi o grande marco da transição da idade da pedra para a idade dos metais. 


Desenvolvimento de instrumentos de guerra. 
A descoberta do fogo. 
Desenvolvimento da escrita. 
Formação de grupos. 
Desenvolvimento da linguagem. 
Páginas: 123456