ENSINO-APRENDIZAGEM DE QUÍMICA


A tabela periódica surgiu da necessidade de agrupar os elementos que tinham propriedades químicas e físicas semelhantes e separar os que não tinham nada em comum.

Esta incrível ferramenta da química não foi sempre igual a esta que temos acesso atualmente, desde que foi criada sofreu várias alterações.

Indique qual das alternativas abaixo apresenta a diferença fundamental entre a tabela periódica proposta por Mendeleev e a tabela periódica atual:




  • A tabela periódica proposta por Mendeleev era baseada na ordem crescente de eletronegatividade dos elementos, enquanto a atual baseia-se na ordem crescente dos números atômicos.

  • A tabela periódica proposta por Mendeleev era baseada em esquema de tríades, ou seja, repetição de propriedades a cada 3 elementos, enquanto a atual baseia-se na ordem crescente dos números atômicos.

  • A tabela periódica proposta por Mendeleev era baseada na ordem crescente dos raios atômicos dos elementos, enquanto a atual baseia-se na ordem crescente dos números atômicos.

  • A tabela periódica proposta por Mendeleev era baseada em esquemas de oitavas, semelhante as notas musicais, uma vez que Mendeleev era um conceituado músico.

  • A tabela periódica proposta por Mendeleev era baseada na ordem crescente de massa atômica dos elementos, enquanto a atual baseia-se na ordem crescente dos números atômicos.