ENSINO E APRENDIZAGEM DE FÍSICA


Com relação as contribuições do uso da tecnologia da informática na educação, são feitas as seguintes afirmações:

 

  1. O computador é um recurso que pode desencadear uma nova dinâmica educacional, proporcionado a possibilidade de mudanças de paradigmas, pois facilita o fazer, o executar e criar coisas, encurta as distâncias e facilita a comunicação.
  2. Na busca pela melhoria na qualidade do ensino, é certo que da informática não poderá ainda contribuir com a melhoria das relações sociais e melhorar interação entre a comunidade escolar.
  3. Para o computador se tornar num instrumento valioso na formação do aluno, é preciso estabelecer algumas condições necessárias, onde o computador deverá ser utilizado como instrumento para o próprio sujeito ampliar seu potencial intelectual, contribuindo assim com o processo de aprendizagem.

Pode-se afirmar que:


apenas a I e III são corretas


apenas a II é correta


apenas a II e III são incorretas


todas são corretas


todas são incorretas

Quanto aos softwares de ensino, marque a alternativa incorreta.

 


Os softwares, são um recurso adicional que pode contribuir significativamente para tornar as aulas muito mais dinâmicas e prazerosas de serem trabalhadas.


São programas que são desenvolvidos para diferentes funções, dentre elas auxiliar no processo de ensino.


Os softwares educativos podem ser classificados em tutor, ferramenta e tutelado.


É indicado que os softwares sejam utilizados em todas as aulas, entretanto é necessário fazer um planejamento prévio estabelecendo os objetivos almejados.


O seu objetivo principal é contribuir para que o aprendiz obtenha novos conhecimentos, fazendo uso do software, tendo prazer em lidar com ele.

Sobre as possibilidades das simulações computacionais no ensino da Física, marque a alternativa incorreta.

 


As simulações possuem um enorme potencial como complemento a experimentos de laboratório, e não como substituto.

 


Servem como ponte entre o estudo do fenômeno da maneira tradicional e os experimentos de laboratório.


Diferentemente de um experimento real as simulações não possibilitam aos alunos fazer várias previsões, contrastar resultados e explorar as relações entre variáveis.


O uso das simulações computacionais, possibilitaram uma mudança radical no modo de ensinar Física e no processo ensino-aprendizagem.


Permite abordar experiências difíceis ou impossíveis de realizar na prática, por serem muito caras, muito perigosas, demasiado lentas, demasiado rápidas, muito abstratas e de difícil visualização.

Leia atentamente os enunciados abaixo sobre o planejamento das atividades de ensino que utilizam simulações computacionais e assinale V (verdadeiro) ou F (falso). Posteriormente, escolha a alternativa que indica a opção que você considera correta.

 

  1. Durante a escolha do tema, do conteúdo a ser trabalhado deve ser levando em consideração se este conteúdo está acordo com o currículo da série escolhida.
  2. Para validar a escolha de uma simulação para compor uma aula, sugere-se como critérios de escolha a facilidade de utilização, o elevado grau de interatividade e a confiabilidade de origem.
  3. O assunto deve estar ligado de forma direta ao dia-a-dia dos estudantes e a abordagem escolhida deve ser tal que torne o estudante ativo no processo ensino-aprendizagem.

Ao propor uma atividade ou sequência de ensino que utilize como ferramenta as simulações, o professor deverá ter bom senso para planejar e selecionar as simulações bem como os assuntos a serem abordados.


F – F – F – F


V – V – F – V


 V – V – V – V


V – F – V – V


F – F – F – V

Os sistemas de educação podem ser classificados em três modalidades: educação formal, não-formal e informal. Observe as lacunas nas assertivas e escolha as palavras ou expressões que poderão preenchê-las. Posteriormente, assinale a alternativa que considerar correta:

 

  1. A educação não-formal é definida como qualquer tentativa educacional organizada e sistemática que se realiza fora dos quadros formais de ensino.
  2. A educação formal está ligada à instituição escolar e corresponde a um modelo sistemático e organizado de ensino relativamente rígido e metodológico
  3. a educação informal não obedece a currículos e estruturas e não possui caráter obrigatório de qualquer natureza.

não-formal – informal – formal.


não-formal – formal – informal.


formal – não-formal – informal.


não-formal – formal – formal.


informal – informal – formal.

Com relação a avalição dos trabalhos de uma feira de ciências, são feitas as seguintes afirmações:

  1. Sugere-se que a avaliação seja feita desde o início do trabalho, pois a partir daí o professor poderá ter uma ideia do empenho reservado pelo grupo para que o projeto fosse desenvolvido.
  2. Uma interessante ferramenta de avaliação é o diário de bordo, auxilia o professor a avaliar se, de fato, houve um desenvolvimento nas concepções dos alunos durante o decorrer do processo investigativo.
  3. Os possíveis instrumento de avaliação a análise escrita para o professor de suas impressões, a análise gradual do diário de bordo dos grupos, a apresentação prévia dos resultados para os professores e a apresentação do grupo na feira de ciências através de uma ficha de avaliação.

 

Pode-se afirmar que:


apenas a I e III são corretas.


apenas a II é correta.


Todas são corretas.


apenas a II e III são incorretas.


todas são incorretas.

O PNLD é o Programa Nacional do Livro Didático sendo promovido pelo Ministério da Educação (MEC), junto ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Marque a opção CORRETA sobre o PNLD.


A execução do EFSGH é realizada anualmente atendendo os quatro segmentos: educação infantil, anos iniciais do ensino fundamental, anos finais do ensino fundamental e ensino médio.


Atualmente, após a criação do PNLD, apenas professores e estudantes do ensino médio têm acesso aos livros didáticos.


A execução do PNLD é realizada anualmente atendendo os quatro segmentos: educação infantil, anos iniciais do ensino fundamental, anos finais do ensino fundamental e ensino médio.


É destinado a avaliar e a disponibilizar obras didáticas, pedagógicas e literárias, entre outros materiais de apoio à prática educativa, de forma sistemática, regular e gratuita.


Envia livros didáticos às escolas privadas e públicas de educação básica das redes federal, estaduais, municipais e distrital.

Historicamente, alguns livros didáticos de Física adotados nas escolas públicas brasileiras, apresentam alguns problemas. A seguir são apresentados afirmações respeito dos principais erros dos livros didáticos de Física. Leia atentamente os enunciados abaixo e, posteriormente, escolha a alternativa que indica a opção que você considera CORRETA.

 

  1. Alguns erros de conteúdo relacionados às equações e conceitos escritos de forma errônea. fatos históricos que não passam de lenda e que ainda são reproduzidos errados.
  2. Presença de uma História da Ciência apresentada de forma anacrônica em que se privilegia unicamente a figura de grandes heróis da Ciência e mesmo assim são apresentadas de forma incorreta.
  3. Verifica-se descrições equivocadas de experiências realizadas por cientistas.

todas são corretas.


 todas são incorretas.

 


apenas a I e III são corretas.


apenas a II é correta.


apenas a II e III são incorretas.

Leia atentamente os enunciados abaixo e assinale V (verdadeiro) ou F (falso). Posteriormente, escolha a alternativa que indica a opção que você considera correta.

 

  1. A Feira de Ciências é um momento, onde é possível envolver o aluno em uma investigação científica, propiciando um conjunto de experiências interdisciplinares, além de integrar o corpo docente em atividades diferenciadas.
  2. as Feiras de Ciências podem ser consideradas como eventos em que os estudantes de graduação, mais especificamente de, Física, Química e biologia, apresentam trabalhos juntamente com seus professores, para a comunidade escolar e o público em geral.
  3. A Feira de Ciências oportuniza aos estudantes de escolas da Educação Básica demonstrarem, por meio de projetos planejados e executados por eles, a sua criatividade, o seu raciocínio lógico, a sua capacidade de pesquisa e seus conhecimentos científicos.

Não Feiras de Ciências os estudantes efetuam demonstrações, oferecem explicações orais, contestam perguntas sobre os métodos utilizados e suas condições. Há troca de conhecimentos e informações entre alunos e o público visitante.


F – F – F – V.


F – F – F – F.


 V – V – V – V.


V – F – V – V.


V – V – F – V.

Como qualquer outra atividade, a realização de uma feira de ciências requer atenção por ser um evento que envolve toda a instituição durante sua execução.

Dentre as etapas que merecem atenção destaca-se:

 


Planejamento – Escolha do tema – Trabalhos – Local de apresentação.


Local de apresentação – Organização – Escolha do tema – Avaliação.


Planejamento – Organização – Trabalhos – Avaliação.


Escolha do tema – Organização – Trabalhos – Avaliação.


Planejamento – Local de apresentação – Trabalhos – Avaliação.

Páginas: 12