ENSINO E APRENDIZAGEM DE FÍSICA


Nos últimos anos vários autores se manifestaram contra e a favor da utilização de simulações computacionais no ensino de Física. Os mais pessimistas salientam que há um grande risco no uso a cegas das simulações, pois podem apresentar algumas desvantagens, que as vezes são negligenciadas.

Leia atentamente os enunciados abaixo e, posteriormente, escolha a alternativa que indica a opção que você considera correta.

 

  1. As simulações parecem limitar a possibilidade de os estudantes serem confrontados com a riqueza da natureza empírica da experiência dos erros experimentos e, da tentativa de resolverem de forma simplificada os problemas da vida real.
  2. Existe uma diferença significativa entre o ato de vivenciar um fenômeno através de um experimento real e de uma simulação computacional. Caso essa diferença não seja levada em consideração no planejamento da atividade a ser desenvolvida, as simulações podem comunicar concepções opostas àquelas que o professor verificar com seu uso.
  3. Por mais que o aspecto visual da simulação seja encantador deve-se atentar para que ela não tenha sido construída com base em um modelo com simplificações exageradas, ou melhor, com graves equívocos.




  • todas são incorretas

     

  • apenas a I e III são corretas

  • apenas a II é correta

  • apenas a II e III são incorretas

  • todas são corretas