EDUCAÇÃO INCLUSIVA


Sabemos que as crianças com necessidades educacionais especiais necessitam ser acolhidas e incluídas nas práticas pedagógicas do ensino regular. A escola deve proporcionar serviços de apoio pedagógico, com a finalidade de auxiliar o docente (professor) e o discente (aluno) no processo de aprendizagem e desenvolvimento. Para que isso aconteça, faz-se necessário às equipes escolares o conhecimento e reconhecimento das características especificas desses alunos. Neste sentido, é de suma importância que os professores compreendam a distinção dos conceitos de dificuldades de aprendizagemdistúrbios de aprendizagem e deficiência. Sobre o conceito e a caracterização da deficiência analise as asserções a seguir.

 

I - A deficiência, nos documentos oficiais (Ministério da Educação) é uma restrição física, mental ou sensorial, de natureza permanente ou transitória, que limita a capacidade de exercer uma ou mais atividades essenciais da vida diária, causada ou agravada pelo ambiente econômico e social.

II - a deficiência, nos documentos oficiais (Ministério da Educação), é encarada como uma situação ou característica específica da pessoa; que pode ser agravada ou melhorada dependendo da forma como essa pessoa é acolhida e reconhecida em seu meio.

III - a deficiência, nos documentos oficiais (Ministério da Educação) é encarada como uma situação ou característica específica do sistema de ensino, que pode ser melhorada dependendo da forma com que o sistema estrutura o processo de aprendizagem dos alunos.

É correto o que se afirma em:


I e II apenas


I apenas


II e III apenas


I e III apenas


I, II e III

Uma pessoa com altas habilidades pode se destacar em um determinado campo ou combinar vários campos do saber e fazer, além de demonstrar graus de habilidades distintas. Avelar (2018) destaca que os pesquisadores George Betts e Maureen Neihart apresentaram seis tipos de perfis de superdotação/altas habilidades.

  

AVELAR, M. C. Interesses e necessidades de crianças superdotadas e talentosas. In: BORGES, M. C. [et.al].  Educação Inclusiva. Uberaba. Universidade de Uberaba, 2018.

 

Com base nesse estudo, analise as assertivas a seguir e assinale a alternativa que melhor define os perfis apresentados pelos autores mencionados.


São eles: o esclarecido, o desafiante, o escondido, o distante, o rótulo duplo e o autoritário.

  


São eles: o bem-sucedido, o desafiante, o escondido, o desistente, o rótulo duplo e o autônomo.

  


São eles: o bem-estudioso, o atrevido, o escondido, o desistente, o rótulo triplo e o autônomo.

  


São eles: o sucedido, o aconchegante, o escondido, o alegre, o rótulo triplo e o autônomo.

  


São eles: o escondido, o desafiante, o diferente, o desistente, o rótulo duplo e o autônomo.

  

A­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­ltas habilidades referem-se aos comportamentos observados e/ou relatados que confirmam os traços consistentemente superiores em relação ao desempenho médio da maioria da população (idade, produção ou série escolar) em relação a quaisquer campos dos saberes ou dos fazeres.

 

 

BRASIL. Secretaria de Educação Especial. Subsídios para a organização e funcionamento de serviços de educação especial: área de altas habilidades. Brasília: MEC/SEESP, 1995.  (Adaptado)

  

Entende-se por “traços consistentemente superiores”:


As formas que permanecem com pouca frequência na compilação dos comportamentos humanos, de modo que não são notados por seus companheiros de imediato, apenas no decorrer do tempo.


As formas que permanecem com frequência e duração na estruturação dos comportamentos humanos, de modo que possam ser notados em épocas distintas e situações semelhantes.  


As formas que permanecem com frequência e duração na divisão dos comportamentos dos humanos, de modo que não sejam notados por seus companheiros em épocas semelhantes.


As formas que permanecem com pouca duração na divisão dos comportamentos humanos, de modo que não sejam notados em épocas e situações diferentes por seus observadores.


As formas que desaparecem com frequência e duração na estruturação dos comportamentos humanos, de modo que não sejam notados em determinadas épocas e sim em situações semelhantes.

Nos estudos sobre " Necessidades educacionais especiais: o que são? por quê? como trabalhar? " vimos que, algumas crianças em idade escolar apresentam dificuldades de aprendizagem, que podem ser transitórias ou permanentes, decorrentes de condições individuais, econômicas ou socioculturais, portanto, essas crianças fazem parte de um  grupo que apresenta  Necessidades Educacionais Especiais – NEE, pois requerem adaptações no programa educacional para poderem atingir o máximo de suas capacidades. Mas, não são somente essas crianças, as que possuem dificuldade de aprendizagem que fazem parte o público das NEE, há outras. Podemos afirmar que também fazem parte desse público os

I - educandos que apresentam cegueira e baixa visão.

II - educandos   que apresentam surdo-cegueira e  surdez.

III- educandos com impedimentos motores, resultantes de paralisia cerebral, paralisia infantil, tetraplegia, etc.

IV - educandos  com altas habilidades / superdotação.

A resposta correta esta contida em :


II, IV apenas;


I, II, III e IV 


I , III e IV apenas;


I, II, IV apenas;


I, II  e III apenas;

Para responder esta questão, leia a citação com atenção e complete o que se pede.

Essa deficiência,

[...] é definida pela ausência total de percepção luminosa. O contato com o mundo ocorre com a utilização dos sentidos que se encontram preservados e o desenvolvimento da  leitura e da escrita tem como base o sentido do tato e a utilização do sistema braille, sistema de escrita em relevo e leitura tátil. (ALMEIDA, 2011, p. 134)

A deficiência mencionada acima é:


A surdez


A surdocegueira


A cegueira


A deficiência múltipla


A baixa visão ou visão subnormal

- Conforme estudamos, quanto ao aspecto educacional, Feuerstein denomina “Experiência de Aprendizagem Mediada” a relação entre mediador (professor) e mediado (aluno), quando esta envolve alguns critérios específicos, que de acordo com Fonseca (1995) são:


Transparência, Significação e Sentimento de Competência;


Intencionalidade e reciprocidade, Transparência, Significação e Sentimento de Competência;


Intencionalidade, Reciprocidade, Competência;


Intencionalidade, Mediação, Interação, Reciprocidade, Significado e Competência;


Intencionalidade e reciprocidade, Significação e Sentimento de Competência;

Na perspectiva de Vygotsky, o professor deixa de ser apenas um transmissor de conhecimentos preestabelecidos nos currículos escolares para se tornar um agente fundamental na construção do conhecimento de seus alunos, por meio da mediação pedagógica. Um conceito central para a compreensão das concepções deste teórico sobre como ocorre a gênese do desenvolvimento humano, principalmente no que se refere aos aspectos da cognição, é a mediação. Sobre os conceitos apresentados nos estudos de Vygotsky podemos afirmar que:

I - A mediação pedagógica se refere, ao relacionamento professor-aluno e aluno-aluno em busca de uma aprendizagem que se concretize dentro de um processo de construção do conhecimento.

II - Vygotsky defende que a relação do homem com o mundo é uma relação direta, ou seja, baseada apenas em estímulo e resposta.

III - A relação entre o homem e o mundo é mediada por ferramentas auxiliares da atividade humana, por instrumentos (elementos externos ao indivíduo) e símbolos (orientadores psicológicos do indivíduo).

IV - O mais importante nesse tipo de comportamento é o seu caráter involuntário, as ações condicionadas por reflexos.

V - Vygotsky compreende o desenvolvimento dos processos mentais superiores ou funções psicológicas superiores como a capacidade que o ser humano possui de tomar decisões diante de uma informação nova, estabelecendo relações entre os diversos conhecimentos adquiridos.

A sequência de afirmativas corretas se encontra em:


I, II e IV apenas


II, IV e V apenas


I, II, III, IV e V 


I, III e V apenas


I, III e IV apenas

A definição de altas habilidades contida na Política Nacional de Educação Especial, de 1994, diz que as crianças com altas habilidades ou talentosas são aquelas que apresentam notável desempenho e elevada potencialidade em qualquer dos seguintes aspectos: capacidade intelectual geral; capacidade de liderança; aptidão acadêmica específica; pensamento criador ou produtivo; talento especial para as artes; capacidade psicomotora. E, ainda, destaca que esses aspectos podem emergir de maneira isolada ou combinada nas pessoas talentosas.

BRASIL. Secretaria de Educação Especial. Subsídios para a organização e funcionamento de serviços de educação especial: área de altas habilidades. Brasília: MEC/SEESP, 1995.  (Adaptado)

 

Sobre a caracterização dos aspectos: capacidade intelectual geralaptidão acadêmica específica, capacidade de liderança e capacidade intelectual geral, analise as assertivas a seguir.

I . Em relação à capacidade intelectual geral, diz respeito àqueles que apresentam capacidades que envolvem rapidez de pensamento, compreensão e memória elevadas, além da capacidade de pensamento abstrato.

II . Em relação à aptidão acadêmica específica, diz respeito àqueles que apresentam, atenção, concentração, rapidez de aprendizagem, boa memória, motivação por disciplinas acadêmicas do seu interesse e capacidade de produção acadêmica

III - Em relação à capacidade psicomotora, diz respeito àqueles que apresentam, originalidade de pensamento, imaginação, capacidade de resolver problemas de forma diferente e inovadora.

IV . Em relação à capacidade de liderança, diz respeito àqueles que apresentam, sensibilidade interpessoal, atitude cooperativa, capacidade de resolver situações sociais complexas, poder de persuasão e de influência no grupo.

É correto o que se afirma em: 


III e IV apenas


I, II e IV apenas


I, II, III e IV


I, III e IV apenas


II, III e IV apenas

A definição de altas habilidades contida na Política Nacional de Educação Especial, de 1994, diz que as crianças com altas habilidades ou talentosas são aquelas que apresentam notável desempenho e elevada potencialidade em qualquer dos seguintes aspectos: capacidade intelectual geral; capacidade de liderança; aptidão acadêmica específica; pensamento criador ou produtivo; talento especial para as artes; capacidade psicomotora. E, ainda, destaca que esses aspectos podem emergir de maneira isolada ou combinada nas pessoas talentosas.

 

BRASIL. Secretaria de Educação Especial. Subsídios para a organização e funcionamento de serviços de educação especial: área de altas habilidades. Brasília: MEC/SEESP, 1995.  (Adaptado)

 

Sobre a caracterização dos aspectos: pensamento criador ou produtivo, capacidade de liderança e capacidade psicomotora, analise as assertivas a seguir.

 

I. Em relação ao pensamento criador ou produtivo, diz respeito àqueles que apresentam, originalidade de pensamento, imaginação, capacidade de resolver problemas de forma diferente e inovadora.

 

II - Em relação à capacidade de liderança, diz respeito àqueles que apresentam, atenção, concentração, rapidez de aprendizagem, boa memória, motivação por disciplinas acadêmicas do seu interesse e capacidade de produção acadêmica

 

III. Em relação ao talento especial para as artes, diz respeito àqueles que apresentam capacidades que envolvem alto desempenho em artes plásticas, musicais, dramáticas, literárias ou cênicas.

 

IV. Em relação à capacidade psicomotora, diz respeito àqueles que apresentam capacidades que envolvem apresentam, desempenho superior em velocidade, agilidade de movimentos, força, resistência, controle e coordenação motora.

 

 É correto o que se afirma em:  


I, II, III e IV


I, III e IV apenas.


I e IV apenas.


I e II apenas.


II e III apenas.

. Para responder esta questão, leia a citação com atenção e complete o que se pede.

Essas crianças apresentam disfunções que

[...] estão relacionados a quadros de alterações neurológicas, descartando causas que provocam deficiências ou dificuldades. Diz respeito àqueles que possuem problemas significativos de aquisição e uso das capacidades de compreensão e expressão linguísticas e das operações lógico matemáticas. Manifesta-se costumeiramente em uma ou poucas habilidades, sendo possível a criança ser ótima em matemática e não conseguir ler e escrever satisfatoriamente. ” (SCUSSEL, 2018).

Na  citação acima, trata-se das crianças com:


distúrbios de aprendizagem


deficiências físicas


deficiências sensoriais 


deficiência de aprendizagem ou deficiência intelectual


dificuldade de aprendizagem