EDUCAÇÃO INCLUSIVA
A definição de altas habilidades contida na Política Nacional de Educação Especial, de 1994, diz que as crianças com altas habilidades ou talentosas são aquelas que apresentam notável desempenho e elevada potencialidade em qualquer dos seguintes aspectos: capacidade intelectual geral; capacidade de liderança; aptidão acadêmica específica; pensamento criador ou produtivo; talento especial para as artes; capacidade psicomotora. E, ainda, destaca que esses aspectos podem emergir de maneira isolada ou combinada nas pessoas talentosas.
BRASIL. Secretaria de Educação Especial. Subsídios para a organização e funcionamento de serviços de educação especial: área de altas habilidades. Brasília: MEC/SEESP, 1995. (Adaptado)
Sobre a caracterização dos aspectos: capacidade intelectual geral, aptidão acadêmica específica, capacidade de liderança e capacidade intelectual geral, analise as assertivas a seguir.
I . Em relação à capacidade intelectual geral, diz respeito àqueles que apresentam capacidades que envolvem rapidez de pensamento, compreensão e memória elevadas, além da capacidade de pensamento abstrato.
II . Em relação à aptidão acadêmica específica, diz respeito àqueles que apresentam, atenção, concentração, rapidez de aprendizagem, boa memória, motivação por disciplinas acadêmicas do seu interesse e capacidade de produção acadêmica
III - Em relação à capacidade psicomotora, diz respeito àqueles que apresentam, originalidade de pensamento, imaginação, capacidade de resolver problemas de forma diferente e inovadora.
IV . Em relação à capacidade de liderança, diz respeito àqueles que apresentam, sensibilidade interpessoal, atitude cooperativa, capacidade de resolver situações sociais complexas, poder de persuasão e de influência no grupo.
É correto o que se afirma em: