EDUCAÇÃO INCLUSIVA


Na perspectiva de Vygotsky, o professor deixa de ser apenas um transmissor de conhecimentos preestabelecidos nos currículos escolares para se tornar um agente fundamental na construção do conhecimento de seus alunos, por meio da mediação pedagógica. Um conceito central para a compreensão das concepções deste teórico sobre como ocorre a gênese do desenvolvimento humano, principalmente no que se refere aos aspectos da cognição, é a mediação. Sobre os conceitos apresentados nos estudos de Vygotsky podemos afirmar que:

I - A mediação pedagógica se refere, ao relacionamento professor-aluno e aluno-aluno em busca de uma aprendizagem que se concretize dentro de um processo de construção do conhecimento.

II - Vygotsky defende que a relação do homem com o mundo é uma relação direta, ou seja, baseada apenas em estímulo e resposta.

III - A relação entre o homem e o mundo é mediada por ferramentas auxiliares da atividade humana, por instrumentos (elementos externos ao indivíduo) e símbolos (orientadores psicológicos do indivíduo).

IV - O mais importante nesse tipo de comportamento é o seu caráter involuntário, as ações condicionadas por reflexos.

V - Vygotsky compreende o desenvolvimento dos processos mentais superiores ou funções psicológicas superiores como a capacidade que o ser humano possui de tomar decisões diante de uma informação nova, estabelecendo relações entre os diversos conhecimentos adquiridos.

A sequência de afirmativas corretas se encontra em:




  • I, II e IV apenas

  • II, IV e V apenas

  • I, II, III, IV e V 

  • I, III e V apenas

  • I, III e IV apenas