DIREITO DIGITAL


Leia o texto e, a seguir, aponte a alternativa que se adeque à sua interpretação:

“A máquina a vapor, tornando possível o uso da energia em todos os artifícios mecânicos, em quantidades maiores do que qualquer outra coisa conseguiria realizar no passado, foi a chave para tudo o que ocorreu em seguida, sob o nome de Revolução Industrial. A face do mundo mudou mais drasticamente (e mais rapidamente) do que em qualquer outra época desde a invenção da agricultura, cerca de 10 mil anos antes.” (ASIMOV, I. Cronologia das Ciências e das Descobertas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1993, p. 395).

 

Com base no texto, analise as assertivas a seguir:

 

I- Com o advento da Revolução Industrial, desencadeada por artefatos mecânicos como a máquina a vapor, a capacidade de subsistência do homem ganhou um salto qualitativo e quantitativo.

 

II- Segundo o texto, a máquina a vapor foi decisiva para o advento da Revolução Industrial, já que este foi o primeiro dispositivo tecnológico que realizou uma transformação profunda no âmbito da produção

 

III- Segundo o texto, a máquina a vapor era eficiente porque funcionava à base de um vapor gerado pela eletricidade da máquina.

 

Está correto o que se afirma em:

 


Somente as assertivas I e III estão corretas.


Somente a assertiva III está correta.


Somente as assertivas I e II estão corretas.


Somente as assertivas II e III estão corretas.


As assertivas I, II e III estão corretas

A Lei do Marco Civil da Internet, também conhecida como Constituição da Internet Brasileira, a lei tem por objetivo central disciplinar a relação entre empresas operadoras de produtos ou serviços associados à internet e os seus respectivos usuários dentro do território nacional. Sobre esse tema, Considere as seguintes informações abaixo:

 

I - A proteção dos dados pessoais e a privacidade dos usuários devem ser garantidas pelas empresas que atuam na Internet.

 

II- Os dados de conexão devem ser mantidos, sob sigilo, pelo prazo máximo de 60 dias  pelos provedores.

 

III- Os provedores de acesso devem tratar todos os dados que circulam na Internet da mesma forma, garantindo a neutralidade da rede.

 

Sobre os itens acima, qual a alternativa correta:

 


Somente a assertiva I está correta.


Somente as assertivas II e III estão corretas


Somente a assertiva II está correta.


Somente a assertiva III está correta.


Somente as assertivas I e III estão corretas.

O crime digital ou cibercrime é definido como um delito em que um computador é o objeto do crime ou é usado como uma ferramenta para cometer um crime. Diante desse conceito, Reginaldo César Pinheiro (2001, p. 18-9, apud VANCIN; GONÇALVES, 2011, p.38) classifica os crimes informáticos ou cibernéticos em três categorias: virtuais puros, mistos ou comuns.

 

Nesse sentido, relacione os exemplos de delito cometido à sua categoria correspondente:

 

I- Professor Roberto é bastante querido por seus alunos, no entanto, possui uma profissão oculta: é um cracker. Diante disso, conseguiu acesso irrestrito à conta pessoal de todos os alunos. Mas para que se alunos demorem a perceber a fraude, Roberto retira semanalmente apenas 0,25 de cada conta hackeada, e desvia para uma conta de sua titularidade em um paraíso fiscal.

 

II- Renato é um comerciante famoso no bairro em que mora, devido a qualidade de seus produtos, no entanto, para evitar concorrências ao seu negócio, Renato criou um perfil falso em uma rede social, e disseminou “fake News” contra os seus concorrentes, inventando que os mesmos estão comercializando produtos vencidos e estragados.

 

III- Ricardo é um hacker especializado em criação de vírus. Em um de seus inúmeros trabalhos, conseguir propagar um vírus que atingiu o sistema de defesa do governo americano.

 

 

A) Crime virtual puro.

B) Crime virtual misto.

C) Crime virtual comum. 

 

A alternativa que apresenta a sequência correta é:

 

 


I-B; II-C; III-A.


I-C; II-B; III-A.


I-C; II-A; III-B.


I-B; II-A; III-C.


I-A; II-C; III-B.

Muitos estudiosos tem comparado Inteligência Artificial com a eletricidade sob a perspectiva de estar espalhada de maneira bem ampla em quase todos os segmentos de negócios e de uma forma quase que imperceptível, apesar de muito valorosa. Vemos Inteligência Artificial e Machine Learning (forma de AI que permite que um sistema aprenda a partir de dados) aplicados a muitos produtos que usamos no dia-a-dia desde a Busca do Google às recomendações de músicas e filmes em serviços digitais de entretenimento.

 

Sobre o que estudamos em relação a Inteligência Artificial, marque “V” nas proposições plausíveis e fizerem sentido,  e “F” nas que não fizerem sentido e não foram plausíveis em relação a este tema.

 

 

(   ) Faz sentido dizer que a mudança da indústria também pode ser atribuída pelo desejo dos consumidores por maior customização, espontaneidade e personalização na forma como consomem conteúdo.

 

(   ) Faz sentido afirmar que A Inteligência Artificial traz grandes oportunidades de negócios tanto para melhorar a eficiência, criar novas e melhores experiências e, até mesmo, novos produtos para o usuário.

 

(   ) É plausível considerar que no entretenimento, pelas suas características do setor, a Inteligência Artificial pode ser aplicada a todas as áreas: processo, controle financeiro, distribuição e também pelas equipes responsáveis pela criação e inovação.

 

(   ) Pela complexidade da indústria do transporte aéreo, faz sentido dizer que este segmento de negócio não pode sobreviver sem o uso de Inteligência Artificial

 

(   ) No que tange às oportunidades para empresas, É plausível considerar que os ganhos que a Inteligência Artificial pode trazer para as marcas podem ser bastante expressivos, principalmente na geração de maior eficiência de gestão dos negócios e na transformação de dados, que hoje as empresas não usam, em novas fontes de negócios.

 

Assinale a alternativa que representa a sequência

 CORRETA.

 


F -  V-  F - V - V.


V -  V-  V - F - V. 


V -  F-  F - V - V.


V -  V-  V - V - V.


V -  V-  F - V - V.

Uma revolução industrial é caracterizada por mudanças radicais, motivadas pela incorporação de tecnologias, tendo desdobramentos nos âmbitos econômico, social e político. Segundo teóricos, o mundo passa por uma transição de época e estaria no início da 4ª revolução industrial ou da chamada Indústria 4.0. O desenvolvimento e a incorporação de inovações tecnológicas vão mudar radicalmente o mundo como o conhecemos e moldar a indústria dos próximos anos.
 

Diante do Exposto analise as assertivas a seguir:

 

I- O termo Indústria 4.0 tem ganhado cada vez mais força e possui como principal objetivo impulsionar a manufatura digital, promovendo a interconexão entre produtos, cadeias de valor e modelos de negócio. 

 

                                                  PORQUE

 

II-  A Indústria 4.0 não se define por cada uma das tecnologias isoladamente, mas pela convergência e sinergia entre elas.

 

Está correto o que se afirma em:

 


As asserções I e II são proposições falsas.


As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira


A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.


A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.


As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa da primeira.

Além de oferecer novas maneiras de interagir com clientes, parceiros ou / e colegas de trabalho, a utilização dos meios digitais traz novas possibilidades para um serviço existente, a fim de projetar e proporcionar uma melhor experiência para seus clientes. Sobre essa temática, analise as assertivas a seguir:

 

I- Para que uma organização tenha sucesso em sua atividade, seja ela física ou apenas digital, é essencial que se utilize as mídias digitais como fonte de divulgação de promoções, eventos e notícias importantes.

 

PORQUE

 

II- Com a evolução dos meios de comunicação, através da internet, a sociedade se tornou, em sua grande maioria, digitalizada. Sendo assim, o público-alvo da grande maioria das empresas está a maior parte do dia conectado à internet, sendo possível que a informação necessária chegue, quase que instantaneamente ao público que se deseja atingir, além de ser esse um meio que permite a interatividade.

 

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

 


As asserções I e II são proposições falsas.


As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa da primeira.


A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.


As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira.


A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Veja a charge abaixo:

Disponível em: https://arteemanhasdalingua.blogspot.com/2011/12/charge-natalina-24.html. Acesso em:17/04/2020

 

A charge acima traz uma sátira, ao afirmar que todo mundo que se envolve no meio digital está sujeito a receber os conhecidos Spam. Sobre essa temática, analise as assertivas a seguir:

 

I- Existe uma linha muito tênue entre SPAM e E-MAIL MARKETING. Isso ocorre porque os dois tipos de mensagens têm uma finalidade comercial. 

 

PORQUE

 

IIUma  mesma mensagem pode ser considerada SPAM por uma pessoa que não solicitou o recebimento e, um e-mail comum, por outra pessoa que tenha solicitado. Spam é qualquer tipo de comunicação digital indesejada e não solicitada enviada em massa.

 

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

 

 


As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa da primeira.


A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.


A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.


As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira.


As asserções I e II são proposições falsas.

A internet pode ser definida como uma das facetas mais importantes da sociedade moderna. Ela desempenha um papel fundamental em tudo, desde a repercussão de um discurso político, como no ensino superior e na maneira como conduzimos a nós mesmos e nossos negócios. Não é de admirar, portanto, que a mudança para um modelo de negócios eletrônicos tenha vantagens significativas. Sobre essa temática, analise as assertivas a seguir:

 

I- Os produtos digitais podem ser vendidos on-line, porém com custo adicional. No entanto, graças ao comércio eletrônico, os consumidores podem comprar músicas, vídeos ou livros instantaneamente.

 

II- Manter contato com os clientes costuma ser mais fácil para as empresas que adotam os negócios digitais, visto que com a utilização de e-mails, ou quaisquer outra mídia digital, como o whatsapp, você pode passar a mensagem necessária, e ainda deixar registrado o envio das informações, para segurança do cliente e da empresa.

 

III- Um motivo relevante que fundamenta a opção dos consumidores por  negócios on-line se dá ao fato de não precisam lidar com dinheiro, se preocupar com agendas ou esperar longas filas.

 

É correto o que se afirma em:

 


II, apenas.


I, II e III.


I e III, apenas.


I, apenas.


II e III, apenas.

A proteção de direitos autorais é importante porque, sem ela, aqueles que passam inúmeras horas criando suas obras intelectuais podem ser explorados por qualquer pessoa e suas obras podem ser usadas por essas pessoas para seu próprio ganho comercial, o que é injusto para quem a criou. Com relação ao tema em tela, analise as assertivas a seguir e estabeleça a relação entre elas.

 

I- Somente o autor pode ser considerado proprietário dos direitos autorais, visto que a lei de direitos autorais tem como objetivo primordial proteger o tempo, o esforço e a criatividade do criador da obra.

 

PORQUE

 

II- O proprietário dos direitos autorais tem direitos exclusivos com relação a sua obra, incluindo reprodução da obra, distribuições de cópias, e realização e exibição da obra publicamente, além poder autorizar outras pessoas a fazerem qualquer um dos direitos mencionados.

 

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

 


A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.


A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.


As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira.


As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa da primeira.


As asserções I e II são proposições falsas.

(Questão Enade - adaptada)

Texto 1:

A comunicação pública – que se diferencia da comunicação governamental – é entendida como a comunicação que ocorre no espaço formado por fluxos de informação e interação entre agentes públicos e atores sociais, em temas de interesse público, por meio da promoção do direito à informação. Essa forma de comunicação estabelece, por essa via, uma relação estrutural no debate sobre a democratização do Estado e na constituição de novas institucionalidades. (DUARTE, J. Instrumentos de Comunicação Pública. In: DUARTE, J. (Org.). Comunicação Pública – estado, mercado, sociedade e interesse público. São Paulo: Atlas, 2009 (adaptado). )

 

Texto 2-

A cobrança da sociedade por visibilidade está vinculada à necessidade de abrir acesso ao conteúdo informacional dos atos e gastos efetivados pelo governo. No Brasil, a Lei de Acesso à Informação (Lei 12.527/2011) é um dos dispositivos legais que busca tornar menos obscuro o conhecimento da informação por parte dos cidadãos, no que se refere à forma como os recursos públicos são administrados. (FIGUEIREDO, V. S.; SANTOS, W. J. L. Transparência e Controle Social na Administração Pública. Disponível em: . Acesso em: 14 jul. 2015 (adaptado). )

 

Considerando os textos apresentados, avalie as afirmações a seguir.

 

I- A disponibilização pública de informações incentiva a prática da democracia, do exercício da cidadania, da boa governança, da transparência e da interação dos governos tanto internamente quanto em sua relação com os demais membros.

 

II- A comunicação governamental, embora mais pontual que a comunicação pública, contempla ações desempenhadas pelos governos, seus órgãos e entidades, tendo como finalidade o endomarketing nos órgãos governamentais.

 

III- O Governo Eletrônico/Digital é um instrumento que visa melhorar os serviços públicos e o relacionamento com a sociedade, ao disponibilizar informações, serviços e canais de relacionamento direto entre governo e cidadãos.

 

É correto o que se afirma em:

 

 


Somente a assertiva II está correta.


Somente as assertivas II e III estão corretas.


Somente a assertiva I está correta.


Somente a assertiva III está correta.


Somente as assertivas I e III estão corretas.

Páginas: 12345