DIDÁTICA


Em relação as três dimensões do processo de ensino e aprendizagem: humana, sociopolítica e técnica, podemos afirmar CORRETAMENTE que:

 


A dimensão mais importante é a humana, uma vez que as relações estabelecidas entre aluno-aluno e aluno-professor é o único aspecto definidor e relevante no processo de ensino-aprendizagem.
O processo de ensino – aprendizagem possui caráter multidimensional, assim estas três dimensões devem articular entre si, sendo que uma não pode ser desconsiderada em função das demais.
As dimensões mais importantes são a sociopolítica e a técnica porque a primeira diz respeito aos aspectos relativos ao ensino e a segunda aos valores e saberes sociais a serem aprendidos, ou seja, a aprendizagem.
A dimensão sociopolítica é a mais importante das três dimensões, pois traz em si valores imprescindíveis para a formação de identidades;
A dimensão mais importante é a técnica, uma vez que se preocupa e diz respeito aos aspectos que envolve o desenvolvimento do ensino, do como fazer.

Você estudou que o trabalho com projetos é uma boa forma para desenvolver a interdisciplinaridade no cotidiano da escola.

Sendo assim, com base nos estudos realizados, leia as afirmativas a seguir:

 

I – O trabalho com projetos possibilita um grande envolvimento de todos os que estão inseridos no processo de ensino-aprendizagem, na prática cotidiana.

II – O envolvimento de todos nos projetos torna possível a reflexão constante sobre a prática pedagógica, articulando experiências realizadas com o contexto vivenciado.

III – O trabalho com projetos no cotidiano da escola minimiza a necessidade de planejamento uma vez que a ação educativa está condicionada ao envolvimento de todos e de diferentes pontos de vista.

IV – O trabalho com projetos possibilita o desenvolvimento da interdisciplinaridade, entretanto não são todos os temas que podem ser trabalhados por meio de projetos, assim como há limites e limitações a serem respeitadas para aprender.

 

As afirmativas CORRETAS estão contidas em:


II e IV apenas.
III e IV apenas;
I e III apenas;
 II e III apenas;
I e II apenas;

Em relação ao tema transversal Saúde, não deve ser trabalhado somente no que diz respeito aos nomes dos órgãos, ao funcionamento do organismo e às doenças.

PORQUE

Crianças e adolescentes precisam mudar seu comportamento para ter uma vida saudável e sabemos que apenas as informações não bastam. É preciso trabalhar a saúde como um valor e não apenas como ausência da doença.

 

A respeito destas asserções, assinale a alternativa correta:


As duas asserções são proposições verdadeiras mas a segunda não é uma justificativa da primeira.
As duas asserções são proposições verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
Tanto a primeira como a segunda asserções, são proposições falsas.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.

Comenius, em sua obra “Didática Magna” explicita uma proposta de reforma da escola e do ensino, lançando as bases para uma pedagogia que prioriza a “arte de ensinar tudo a todos”. Como toda proposta, carrega aspectos de mudanças, mas também, de permanências.

Pensando nas PERMANÊNCIAS  em Comenius, assinale a alternativa CORRETA:

 


Em sua obra aborda o movimento renovador já existente na sociedade feudal de valorização do homem individual.
A ideia difusão do conhecimento para todos, em que a educação é tida como direito natural de todos.
Reforça em sua obra a continuidade de criação de uma teoria do ensino, o que já era existente até então.
Embora buscasse adaptar o ensino as fases do desenvolvimento infantil, mantinha-se o ensino simultâneo e o método único.
Contempla princípios e regras do ensino com ideias avançadas para a prática pedagógica, princípios estes que já eram praticados na escola de então – a escolástica.  

A multidisciplinaridade acontece quando um tema é abordado por diversas disciplinas sem uma relação direta sobre elas. Por exemplo se for um estudo para falar sobre o Cristo Redentor, a Geografia trabalhará sobre a localização; as Artes mostrarão por quem a escultura foi criada, e porque ela está ali; as Ciências tratarão sobre a vegetação que existe onde o Cristo Redentor está; a Matemática sobre a altura e o peso da escultura. Isso tudo especificamente dentro de cada área sem uma interligação entre elas.

Na interdisciplinaridade duas ou mais disciplinas relacionam seus conteúdos para aprofundar o conhecimento. Sendo assim, o professor de Geografia ao falar sobre a localização do Cristo Redentor, poderá utilizar-se de uma música ou texto poético, bem como o professor de Ciências analisará a história da ocupação da cidade para entender os impactos ambientais do entorno, etc.

Abaixo são apontados alguns passos que são necessários para que um trabalho possa se consolidar como interdisciplinar. São eles:

 

I - Partir de um problema de interesse geral e usar as disciplinas para compreender os detalhes.

II - Incluir no planejamento ideais e sugestões dos alunos.

III - Como professor especialista (em matemática, português ou outra disciplina), você tem a função de ser um consultor da turma, tirando dúvidas em relação à sua disciplina.

IV -Fazer um planejamento levando em conta os conceitos que podem ser abordados pelas diferentes disciplinas.

V - Apresentar seu planejamento anual e despertar a discussão nas reuniões pedagógicas buscando aqueles que gostariam de fazer parcerias.

São corretos os passos contidos na alternativa:

 


apenas III e V
apenas IV e V
I, II, III, IV e V
apenas I, II e III
apenas I e II
A Pedagogia é uma ciência que estuda a natureza e as finalidades da educação. Quando pensamos nas questões de ensinar e aprender, pensamos o que se lê nas afirmativas a seguir: I – são práticas sociais comuns e acontecem em outros âmbitos e instituições sociais. II – nas ações mais corriqueiras do cotidiano, podemos estar envolvidos com estes processos, mesmo que não tenhamos percepção disso. III – são ações únicas e restritas da escola porque ensinar e aprender envolve somente professor e o aluno. IV – estão presentes nas relações humanas uma vez que o ato educativo acontece entre pessoas.   As afirmativas CORRETAS estão contidas em:

 Apenas I, II e III são corretas;
Apenas II, III e IV são corretas.
Apenas II e III são corretas;
Apenas I, II e IV são corretas;
 Apenas I e II são corretas;
Podemos dizer que o planejamento é uma ação de organização, fundamental a toda ação educacional. PORQUE É um conjunto de ações que são preparadas tendo em vista um determinado objetivo. É “um conjunto de ações coordenadas, visando atingir os resultados previstos de forma mais eficiente e econômica” (Luckesi, 1992, p.121).   A respeito destas asserções, assinale a alternativa correta:

A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
As duas asserções são proposições verdadeiras mas a segunda não é uma justificativa da primeira.
Tanto a primeira como a segunda asserções, são proposições falsas.
As duas asserções são proposições verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
A importância de estudar as características das relações de autoridade e autoritarismo, presentes nas relações entre professores e alunos, está explicitada em quais afirmativas que se seguem: I – Para saber que ao professor cabe refletir sobre o modo como as relações são estabelecidas pelos diferentes atores: professor – aluno, pois são relações assimétricas e delas dependem, em parte, o sucesso ou fracasso do processo de ensino-aprendizagem. II – Compreender que o poder se encontra na base destas relações e vão produzir resultados diferentes. É um poder que pode ser consentido e construído ou imposto e coercitivo.III – Ter a certeza de que se o trabalho pedagógico pressupõe uma relação assimétrica de poder, não há necessidade de pensarmos nas relações que são estabelecidas entre professores e alunos, uma vez que é sempre um poder desigual. As afirmativas CORRETAS estão contempladas em:

II e III apenas;
III apenas.
I e II apenas;
I e III apenas;
I apenas;
Entre os instrumentos utilizados no processo ensino aprendizagem, a professora Luana, ao final de cada período avaliativo, realiza uma “roda de conversa” com seus alunos para discutir as aprendizagens construídas, levando em consideração o desempenho individual, a participação e interesse nas aulas, as relações interpessoais vivenciadas e as atitudes conquistadas.   Os alunos avaliam seu próprio desempenho, avaliam o professor, e esse, por sua vez, avalia a turma.   Essa prática de avaliação está associada a quais concepções?   I. Democrática, embasada na auto avaliação e no Saber-fazer dos alunos. II. Arbitrária, centrada no exercício de poder e na imposição de ideias da professora sobre o grupo. III. Mediadora, centrada na troca de ideias, pontos de vista e reflexão sobre o percurso da aprendizagem. IV. Conservadora, centrada em momentos pontuais para discussão e classificação de desempenho individual e comportamentos.   É correto o que se afirma em:  

I e III apenas.
I, II, III e IV.
I apenas.
I e IV apenas.
III apenas.
Para organizar as disciplinas, em uma ação interdisciplinar, é necessário considerar, inicialmente, as necessidades do aluno, para, depois, elaborar a programação da disciplina.  Essa disciplina não será de responsabilidade de um determinado professor, mas de todos os envolvidos no processo educativo, inclusive o aluno. Dessa forma, podemos dizer que interdisciplinaridade é:   alternativa pedagógica que se caracteriza por romper as barreiras entre as disciplinas, respeitando a verdade e a relatividade de cada uma. alternativa pedagógica que consiste num trabalho comum tendo em vista a interação das disciplinas científicas, de seus conceitos, diretrizes, de sua metodologia, de seus procedimentos, de seus dados e da organização do seu ensino. aglutinação dos conteúdos de diversas disciplinas tendo em vista suas eventuais aproximações. forma de enfatizar a socialização do saber elaborado como pressuposto básico para a democratização do ensino. forma de promover a coparticipação, reciprocidade, mutualidade, diálogo – elementos que caracterizam a integração não apenas das disciplinas, mas de todos os fatores envolvidos no processo educativo, para além dos muros escolares.               Assinale a alternativa CORRETA.

II e V apenas
I, II e III apenas
IV apenas
I e II  apenas
I, II, III, IV e V
Páginas: 12345678910
11