DIDÁTICA


Rubem Alves, em seu texto “Os grandes contra os pequenos”, traz algumas afirmações que nos permitem refletir sobre a avaliação, seus processos e finalidades. Leia o trecho a seguir:

Há muitas escolas que não passam de jacarés. Devoram as crianças em nome do rigor, de ensino apertado, de boa base, de preparo para o vestibular. É com essa propaganda que elas convencem os pais e cobram mais caro… Mas, e a infância? E o dia que não se repetirá nunca mais? E os sonos frequentados por pesadelos de quinze pontos, recuperação, férias perdidas e palavras de ventríloquo? (Grifo nosso) Escolas jacarés, que as crianças têm de frequentar, e quando começam a demonstrar sinais de pavor frente ao bicho, tratam logo de dizer que o bicho vai muito bem obrigado, que é a criança que está tendo problemas, um foco cerebral com certeza, neurologista, psicólogo, psicanalista, e os pais vão, de angústia em angústia, gastando dinheiro, querendo o melhor para o filho…

Com base nos estudos realizados e no trecho selecionado, leia as afirmativas a seguir:

 

I – As colocações do autor enfatizam a avaliação como algo desnecessário e que não deve fazer parte do dia-a-dia da escola porque causa traumas nas crianças.

II – O trecho do texto nos permite perceber que avaliar é coisa séria e requer do professor uma postura e crítica que se preocupe com o tipo de homem que queremos formar e que estamos formando.

III – Rubem Alves, em seu texto, nos permite perceber que ao avaliar o aluno devemos, também, avaliar de maneira crítica os conteúdos e os processos pelos quais as crianças passaram para aprender.

IV – Avaliar é um ato político e de poder, relacionado aos objetivos de ensino, às finalidades educacionais, aos jogos de interesses. Requer comprometimento e mudança de postura dos professores frentes aos problemas apresentados por seus alunos.

V – Quando o assunto é avaliação, o texto nos remete a compreensão de que, os problemas de insucesso nas aprendizagens escolares são problemas, únicos e exclusivos da criança e não do processo avaliativo.

A(s) afirmativa(s) CORRETA(S) está(ão) contida(s) em:




  • I e IV apenas

  • II, III e IV apenas

  • III e IV apenas

  • II e III apenas

  • I e II apenas