CONTEÚDOS E METODOLOGIAS DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA


De acordo com a abordagem apresentada nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa (BRASIL, 1997, p. 49), “eleger a língua oral como conteúdo escolar exige o planejamento da ação pedagógica de forma a garantir, na sala de aula, atividades sistemáticas de fala, escuta e reflexão”. Considerando esse contexto, marque a opção CORRETA que apresenta situações de aprendizagem sobre os usos da língua oral.

 


Atividades de produção e interpretação de textos orais; atividades de uso e de reflexão sobre a língua oral; atividades que possibilitam a criança apenas a falar; atividades de correção da fala errada dos alunos.
 Atividades de produção e interpretação de textos orais; atividades de observação de diferentes usos da língua oral; atividades que possibilitam o uso da língua adequado a diferentes situações comunicativas; atividades de exposição oral, sobre temas estudados.
Atividades em que se respeitam a vez e a voz do aluno, a diferença e a diversidade; atividades que ensinam o aluno a utilizar adequadamente a linguagem em instâncias públicas; atividades que aceitam o aluno como ele é, sem oferecer instrumentos que o possibilite usar adequadamente a linguagem.
Atividades de produção oral nas mais diversas circunstâncias; atividades que envolvam situações das mais informais e coloquiais até as mais estruturadas e formais; atividades relacionadas apenas à área de Língua portuguesa.
Atividades de produção oral de texto; atividades de repetição da fala errada dos alunos; atividades que não valorizam a forma de expressão oral do aluno.

A narração é um tipo de texto em que alguém relata uma história real, fictícia ou uma mistura entre realidade e imaginário. Na estrutura de um texto narrativo temos o tempo, o espaço (lugar onde ocorre os acontecimentos), o enredo (é a história que está sendo contada), os personagens e o narrador (foco narrativo). O narrador pode ser narrador personagem (quando participa do enredo), narrador observador (quando conta o que observa sem que participe dos eventos) ou narrador oniciente (aquele que sabe tudo sobre os personagens e a história, até mesmo aquilo que está implícito, como sentimentos íntimos e pensamentos). Leia o texto narrativo abaixo e identifique o narrador da história.

 

Menina pode ter cabelo curto?

Aline Souza Costa, 9 anos

Colunista da folha

31/01/2015

 

Eu tinha 8 anos quando comecei a discutir com meu padrasto o nome do meu irmão. Ele queria que fosse Cleverson; eu queria que fosse Miguel.

Meu padrasto, Sandro, disse que o nome só poderia se Miguel se eu cortasse o cabelo igual ao dele – claro que aceitei o desafio.

Logo comecei a me imaginar de cabelo minúsculo e acabei gostando da ideia. Minha mãe ficou toda preocupada.

Semanas se passaram até que eu fosse ao cabeleireiro e cortasse o cabelo com uma moça que tinha o apelido de Raposinha, pois usava dois topetes na cabeça que pareciam mesmo orelhas de raposa.

Na escola todo mundo começou a perguntar se eu era menina ou ensino. Um dia, uma das funcionárias do colégio viu que eu estava entrando no banheiro das meninas e disse que eu não poderia ficar lá dentro. Mas eu sou uma menina!

Depois, um garoto falou que eu parecia um menino com esse cabelo estranho. Só porque ele é curto não quer dizer que sou menino. Eu me acho bonita assim e gosto do meu cabelo do jeito que ele é.

                                                                                   

Folha Uol. 2015

O narrador desse texto é:


Narrador observador- Cleverson
Narrador personagem - Aline
Narrador Oniciente - Sandro
Narrador personagem - Miguel
Narrador Oniciente - Raposinha

Nas narrativas infantis, além dos contos escritos, os professores podem e devem explorar também as narrativas de imagens. Nesse tipo de texto, os elementos da narrativa também aparecem, pois há uma história sendo contada, com personagens, em um determinado lugar e tempo, além da organização dos fatos (enredo). De todas as alternativas apresentadas, a seguir, qual não deve ser uma preocupação do professor ao explorar as narrativas com imagens:


Fazer indagações, levantar hipóteses, questionar os alunos sobre as imagens, o que elas representam, o que querem dizer.
Identificar a relação que as imagens estabelecem com o texto escrito, isto é, se linguagem verbal e não-verbal se relacionam e de que forma.
Contribuir para que as crianças percebam a sequência narrativa, ou seja, construírem sentido para a história contada por meio da sequência de imagens.
Chamar a atenção para as cores, os traços, a luz, a sombra, as posições, as dimensões, a situação na página, enfim tudo deve ser explorado com as crianças.
O mais importante é a história que está sendo contada, as imagens só servem para enfeitar o texto, por isso o foco do trabalho do professor deve ser a escrita.

Ao entrar na escola, a criança já tem internalizada algumas regras que fazem parte de sua própria gramática.

Marque, a seguir, a única afirmativa correta em relação a esta prática: 


A gramática que a criança utiliza para se comunicar oralmente é a gramática normativa.
Ao chegar na escola a criança já traz internalizada a gramática reflexiva. Assim o professor deverá elaborar atividades que levem o aluno a refletir sobre o que ele já sabe e sobre os recursos linguísticos que ainda não domina.
De acordo com os estudos sobre o aprendizado da língua materna, não é necessário ensinar gramática para os alunos, pois eles já possuem uma gramática internalizada.
A criança não utiliza os conhecimentos linguísticos adquiridos ao longo do aprendizado da língua materna, porque isso é responsabilidade do professor de Língua Portuguesa.
A criança, ao entrar na escola, já utiliza os conhecimentos da gramática de uso, por isso o professor deve elaborar exercícios adequados, como produções orais e escritas que estimulem  seu desenvolvimento

Os diversos gêneros textuais são utilizados para a efetivação da comunicação verbal e seu trabalho deve propiciar a participação do indivíduo na construção de sentido do texto. Assim,  o professor deve utilizar os diversos gêneros textuais que circulam no meio social do aluno , para que, reconhecendo suas características e especificidades, tenha ampliadas as possibilidades de uso da linguagem nas diversas situações do seu dia a dia.

Associe os textos às suas características e especificidades:

(1)    Textos poéticos.

(2)    Textos narrativos.

(3)    Textos informativos.

(4)    Textos publicitários.

(5)    Textos epistolares.

(6)    Textos instrucionais.

(    ) São escritos em forma de orientações sobre a realização de determinada atividade, ou seja, sua função é mostrar como algo deve ser feito. Descrevem as etapas que devem ser seguidas para um determinado procedimento.

(    ) A função deste tipo de texto é estabelecer uma relação entre emissor e receptor por meio da linguagem escrita, pois os envolvidos encontram-se geograficamente distantes.

(    ) Possui uma característica mais persuasiva, pois o emissor da mensagem tenta convencer o receptor sobre a importância e necessidade de determinado produto ou serviço.

(   ) Visam transmitir informações reais de forma objetiva, clara e precisa. Traz novos conhecimentos, por isso têm uma função mais prática dentro de nossa sociedade.

(  ) Tem como função contar histórias e, para tanto, possui vários elementos, como:  narrador, enredo, personagens, tempo, espaço.

(    ) Apresenta linguagem subjetiva, ritmo, predominância de figuras de linguagem, por isso, explora os sentimentos, as sensações e as emoções.

A ordem correta encontra-se na opção:


6 – 5 – 3 – 4 – 2 – 1
6 – 5 – 1 – 2 – 3 – 4
3 – 5 – 6 – 4 – 1 – 2
6 – 5 – 4 – 3 – 2 – 1
5 – 6 – 1 – 4 – 2 – 3

 Nas Histórias em Quadrinhos, tirinhas ou charges é imprescindível que o professor explore de forma lúdica tanto o texto quanto suas ilustrações. As imagens são muito motivadoras e as crianças adoram descobrir detalhes ou uma nova forma de ler o texto.

Avalie as afirmativas a seguir:

I-            Mesmo não sendo textos literários, são narrativas, com personagens, espaço, tempo e enredo. Há a presença de personagens, suas falas, ações e pensamentos.

II-          Por meio dos balões, cada qual com sua característica, sabemos se os personagens estão falando, pensando, gritando, sonhando, sussurrando, entre outras situações.

III-        É muito frequente, nesse tipo de texto, o uso de onomatopeias e sinais variados para indicar palavrões, raiva e outras emoções.

IV-         Os desenhos podem ser apresentados de forma mais realistas ou em forma de caricaturas, dependendo da intenção do autor.

V-           Como nas narrativas com imagens, a cor e os traços são aspectos importantes para a compreensão textual.

É correto o que se afirma em:

 


I, II, IV, V apenas.
I, II, III,  IV apenas.
I, III, IV, V apenas .
I, II, e IV apenas.
I , II, III, IV, V.

Ensinar a língua materna para os alunos não é ensinar o que já sabem, mas mostrar que a linguagem utilizada por eles em seu cotidiano requerem algumas adaptações às diferentes situações comunicativas. Muitas vezes o enunciado não é adequado à situação discursiva, o que gera um estranhamento.

 Em qual dos enunciados abaixo nota-se que a linguagem está adequada à situação de comunicação?

 


 “Eu não poderia deixar de dizer que é imprescindível a valorização dos educadores com o plano de carreira, o que acarretará benefícios a todos, principalmente ao alunado, pois haverá maior interesse dos professores para fazerem cursos de especialização e formação continuada. ( Nélson, Professor de Graduação, 35 anos)
“Dia, sô Jão! O Sinhô tá tomano direitim o remédio da pressão? E num isqueci de diminui o sal do armoço, sinão o remédio não vai adiantá nada. ( Doutor Vinicius, 35 anos)
 “Prezado pai, no meu aniversário solicito que o senhor me presenteie com um celular androide. Como o custo desse aparelho não é acessível sugiro que o compre no cartão de crédito em suaves prestações. Saudações do seu primogênito!” ( Carlos, 9 anos)
“ E aí meu! Já fiz o teste no seu not. Ele ta mal viu cara! Vou ter de trocar um monte de parada nele. Acho que é bom você vir aqui para nós combiná o preço ” ( Estevão, técnico em informática, 48 anos,)
“E ai, cara? Tipo assim, eu preciso resolver esse lance. Vê se acaba o exercício, porque já tá terminando o prazo para entregar essa parada. (professor Leonardo, 45 anos)

A professora Mirtes propõe aos alunos que façam um circulo com as cadeiras e diz que trouxe para a turma um gênero textual: o cartaz.  Esse cartaz trata de uma campanha sobre a prevenção da Dengue. Pergunta aos alunos o que eles sabem sobre essa doença que vem aterrorizando as pessoas e se eles conhecem alguém que já teve Dengue. Quais sintomas essa pessoa apresentava? A partir daí, a professora pede aos alunos que reflitam sobre as principais causas da doença e o que cada um pode fazer para diminuir a proliferação do mosquito transmissor. Após esse momento, a professora lê com os alunos o cartaz e explica a função social desse gênero textual. Ao final da aula a professora pede aos alunos que façam um cartaz evidenciando os principais locais onde a água pode ficar parada e o entregue a seus pais para verificarem juntos se em suas casas existe água parada.

Com base no exposto acima, é possível percebermos que a aula da professora Mirtes está adequada às orientações do MEC nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e na Base Nacional Comum Curricular . Sendo assim, analise as afirmativas a seguir:

 

I - A professora propõe um tema que se restringe à disciplina de língua portuguesa, com foco na linguagem oral.

 

II - A professora trabalha nessa aula a linguagem oral e escrita, valorizando os conhecimentos prévios dos alunos e os amplia.

 

III - A professora seleciona o conteúdo buscando gêneros textuais que circulam no meio social dos alunos e trabalha a linguagem oral e escrita de forma interdisciplinar.

 

IV - A professora traz para a sala de aula um tema que faz parte do cotidiano dos alunos, mas trabalhar a linguagem oral e a escrita na mesma atividade não é recomendável.

 

É correto apenas o que se afirma em:

 


I, II e III
II e III
II e IV
I e IV
I, III e IV

“Quando falamos sobre texto, entendemos que estes são uma rede de ideias que buscam uma unidade e não uma sequência de frases soltas e sem sentidos. Para que essa lógica aconteça de fato, são necessários alguns elementos para fazerem essa ligação, essa tessitura, dando sentido lógico ao texto” (FERREIRA, 2012, p. 49).

Sobre a coesão textual, estão corretas as seguintes proposições:

I. A coesão textual está relacionada a composição de palavras e frases no texto. Esses componentes devem estar conectados entre si em uma sequência linear por meio de dependências de ordem gramatical.

II. A coesão é imaterial e não está na superfície textual. Compreender um texto depende da relação entre leitor, autor e texto.

III. As formas de Coesão são: coesão  referencial, quando um componente da superfície do texto faz remissão a outros elementos nele presentes e coesão sequencial, quando os componentes promovem a progressão textual.

IV. A coesão obedece a três princípios: o principio do conhecimento de mundo, o principio da não contradição e o principio da focalização.

V. Por meio do uso adequado dos conectivos e dos mecanismos de coesão, podemos evitar erros que prejudicam a sintaxe e a construção de sentidos do texto.

 


Apenas II e IV estão corretas.
nas I e III estão corretas.
Apenas I, III e V estão corretas.
Apenas II, IV e V estão corretas.
Apenas V está correta.

O texto “Os fios condutores da produção textual” apresenta sete estratégias que fazem parte de uma produção de texto. Sabe-se que, para “passarmos as ideias” da mente para o papel, além da grande dificuldade apresentada por muitos, as crianças tendem a “escolher” fios que conduzirão a produção de seus textos, apesar desta escolha não ser consciente.

 

Relacione a estratégia à sua respectiva característica.

( 1 ) Repetição das frases com variação de palavras

( 2 )  Progressão temporal

( 3 )  Diálogo

( 4 ) Diálogo inserido em progressão temporal

( 5 )  Associação

( 6 )  Raciocínio lógico

( 7 ) Frases justapostas

 

 (  ) Produz textos com frases desconexas, soltas, sem sentido, sem coesão e coerência.

 (  ) A construção do texto se dá por meio de um mesmo esquema e da variação de palavras pertencentes ao mesmo campo semântico.

(  ) Aparece para complementar uma narrativa. Apresenta interjeições, exclamações, pronomes de tratamento afetuosos.

(  )  Normalmente aparecem acompanhados dos verbos como dizer, exclamar, gritar, responder.

 (  ) O texto expressa emoções, sentimentos, lembranças, que dão sonoridade ao texto.

 (  ) Tem organização cronológica da história a partir de determinados marcadores linguísticos.

 (  ) Utiliza-se elementos de coesão para dar sentido e ligação às frases dentro do texto.

 

A sequência correta está em:

 


5,1,4,3,7,2,6
4,5,2,6,7,1,3
7,1,3,4,5,2,6
6,1,2,4,5,3,7
7,2,3,6,5,1,4
Páginas: 12345678910