CONTEÚDOS E METODOLOGIAS DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Ensinar a língua materna para os alunos não é ensinar o que já sabem, mas mostrar que a linguagem utilizada por eles em seu cotidiano requerem algumas adaptações às diferentes situações comunicativas. Muitas vezes o enunciado não é adequado à situação discursiva, o que gera um estranhamento.
Em qual dos enunciados abaixo nota-se que a linguagem está adequada à situação de comunicação?
“Eu não poderia deixar de dizer que é imprescindível a valorização dos educadores com o plano de carreira, o que acarretará benefícios a todos, principalmente ao alunado, pois haverá maior interesse dos professores para fazerem cursos de especialização e formação continuada. ( Nélson, Professor de Graduação, 35 anos)
“Dia, sô Jão! O Sinhô tá tomano direitim o remédio da pressão? E num isqueci de diminui o sal do armoço, sinão o remédio não vai adiantá nada. ( Doutor Vinicius, 35 anos)
“Prezado pai, no meu aniversário solicito que o senhor me presenteie com um celular androide. Como o custo desse aparelho não é acessível sugiro que o compre no cartão de crédito em suaves prestações. Saudações do seu primogênito!” ( Carlos, 9 anos)
“ E aí meu! Já fiz o teste no seu not. Ele ta mal viu cara! Vou ter de trocar um monte de parada nele. Acho que é bom você vir aqui para nós combiná o preço ” ( Estevão, técnico em informática, 48 anos,)
“E ai, cara? Tipo assim, eu preciso resolver esse lance. Vê se acaba o exercício, porque já tá terminando o prazo para entregar essa parada. (professor Leonardo, 45 anos)