CONTEÚDOS E METODOLOGIAS DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
“Quando falamos sobre texto, entendemos que estes são uma rede de ideias que buscam uma unidade e não uma sequência de frases soltas e sem sentidos. Para que essa lógica aconteça de fato, são necessários alguns elementos para fazerem essa ligação, essa tessitura, dando sentido lógico ao texto” (FERREIRA, 2012, p. 49).
Sobre a coesão textual, estão corretas as seguintes proposições:
I. A coesão textual está relacionada a composição de palavras e frases no texto. Esses componentes devem estar conectados entre si em uma sequência linear por meio de dependências de ordem gramatical.
II. A coesão é imaterial e não está na superfície textual. Compreender um texto depende da relação entre leitor, autor e texto.
III. As formas de Coesão são: coesão referencial, quando um componente da superfície do texto faz remissão a outros elementos nele presentes e coesão sequencial, quando os componentes promovem a progressão textual.
IV. A coesão obedece a três princípios: o principio do conhecimento de mundo, o principio da não contradição e o principio da focalização.
V. Por meio do uso adequado dos conectivos e dos mecanismos de coesão, podemos evitar erros que prejudicam a sintaxe e a construção de sentidos do texto.