CONTEÚDOS E METODOLOGIAS DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
A professora Mirtes propõe aos alunos que façam um circulo com as cadeiras e diz que trouxe para a turma um gênero textual: o cartaz. Esse cartaz trata de uma campanha sobre a prevenção da Dengue. Pergunta aos alunos o que eles sabem sobre essa doença que vem aterrorizando as pessoas e se eles conhecem alguém que já teve Dengue. Quais sintomas essa pessoa apresentava? A partir daí, a professora pede aos alunos que reflitam sobre as principais causas da doença e o que cada um pode fazer para diminuir a proliferação do mosquito transmissor. Após esse momento, a professora lê com os alunos o cartaz e explica a função social desse gênero textual. Ao final da aula a professora pede aos alunos que façam um cartaz evidenciando os principais locais onde a água pode ficar parada e o entregue a seus pais para verificarem juntos se em suas casas existe água parada.
Com base no exposto acima, é possível percebermos que a aula da professora Mirtes está adequada às orientações do MEC nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e na Base Nacional Comum Curricular . Sendo assim, analise as afirmativas a seguir:
I - A professora propõe um tema que se restringe à disciplina de língua portuguesa, com foco na linguagem oral.
II - A professora trabalha nessa aula a linguagem oral e escrita, valorizando os conhecimentos prévios dos alunos e os amplia.
III - A professora seleciona o conteúdo buscando gêneros textuais que circulam no meio social dos alunos e trabalha a linguagem oral e escrita de forma interdisciplinar.
IV - A professora traz para a sala de aula um tema que faz parte do cotidiano dos alunos, mas trabalhar a linguagem oral e a escrita na mesma atividade não é recomendável.
É correto apenas o que se afirma em: