CONTEÚDOS E METODOLOGIAS DO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA


Nos primeiros anos escolares, o professor deve trabalhar com atividades concretas envolvendo várias áreas do conhecimento. ”Quando falamos em atividades concretas, remetemo-nos às atividades que propiciam às crianças a manipulação de objetos em diversificadas situações, por meio de diferentes experimentos, observações, descrições e comparações” (CHAVES, 2018, p. 60).

Nessa perspectiva, assinale V para atividades Verdadeiras e F para atividades Falsas.

(  ) Representar fatos cotidianos; criar situações e dramatizar; criar coreografias com acompanhamento musical,  ensaiar e apresentar.

(  ) Usar diferentes tipos de tintas e técnicas de pintura; fazer  construções com variados materiais: madeira, tecido, sucata, papelão, pedras, folhas e metais.

(  ) Usar exercícios mecânicos expressos em folhas xerocadas e em livros didáticos com comandos como: “sublinhe a bola que está em cima da mesa”.

(  ) Ouvir, cantar, dançar e comentar diferentes tipos de músicas: memorizar e declamar poesias, versos e parlendas.

A sequência correta é:


V, V, V, V;
F, F, F, F;
V, V, F, F;
V, V, F, V;
F, F, V, V;

Como educadores, "temos de mostrar aos nossos alunos, que eles pertencem a uma realidade permeada pelas relações entre a sociedade e a natureza, e que este todo está em constante transformação. Logo, se ele faz parte deste todo integrado, precisa sentir-se como sujeito responsável, ativo e comprometido historicamente. Por isso o ensino de Geografia nas séries iniciais não pode ser permeado apenas pelo discurso do professor ou do livro didático, de forma descontextualizada do lugar ou do espaço no qual o aluno se encontra inserido" (CHAVES, 2018 p. 67). Apesar de todo esse apelo contextual e interdisciplinar, notamos, ainda hoje, que é muito comum após uma aula expositiva:

Assinale a afirmativa que complementa  a ideia acima.


A presença de um questionário onde os alunos “devolvem” o que aprenderam a respeito do conteúdo exposto pelo professor.
 Propostas de trabalhos criativos e empreendedores, como projetos interdisciplinares, por exemplo.
 Desafios interessantes onde os alunos escolhem os assuntos que querem estudar.
Atividades  interessantes, com temas atuais e pertinentes, que os alunos gostam muito de realizar.
 Atividades avaliativas onde os alunos não precisam “decorar” nem “memorizar” as respostas.

Quando você pensa no estudo de Geografia que teve no passado, talvez  se lembre de ter que decorar nomes de serras, de rios, de estados e capitais. Era um estudo que mesmo percebendo a presença do homem em diferentes espaços, não considerava as relações  que esse homem estabelecia com os outros homens e com a natureza (BORGES, 2018 p 9). Analisando o contexto da Geografia,  proposta atualmente, pelos  documentos oficiais do MEC, marque V para verdadeiro e F para falso.

(  ) Geografia é o campo do conhecimento que busca a compreensão do espaço produzido pela sociedade, suas desigualdades e contradições, as relações de produção que nele se desenvolve, bem como a apropriação que essa sociedade faz da natureza. (BORGES, 2018 p. 10)

(  ) A proposta atual do ensino da Geografia propõe decorar nomes de serras, rios, cidades, estados, países e capitais.

(  ) Castrogiovanni e Goulart (1990), ressaltam a importância de o professor manter o entusiasmo e a criatividade  em sala de aula e que, para isso é preciso acreditar no que está fazendo.

(  ) O ensino da Geografia deve ser centrado na explicação objetiva e quantitativa da realidade. Não necessita relacionar o espaço com a sociedade que o ocupa.

A sequência correta é:


V,F,F,V
F,F,F,F
V,F,F,F
V,V,V,V
V,F,V,F

Nos primeiros anos escolares, o professor deve trabalhar com roda de conversa, bate-papos, dinâmicas, trabalhos em grupo e em duplas. Essas atividades são importantes, porque nessa fase, as relações com o outro estão se fortalecendo, “é necessário que o professor compreenda esse processo como natural e ajude a criança a avançar para atingir a autonomia”. (BORGES, 2018, p. 99).

 Nessa perspectiva, é correto afirmar que:

I.A responsabilidade é também da escola, trabalhar a socialização, para diminuir os efeitos de problemas que ultrapassam suas possibilidades de atuação e são decorrentes da carência do meio socioeconômico e afetivo;

II.As ordens, tanto do professor como dos pais, precisam ser explicadas para a criança, para que não se tornem meras imposições de cima para baixo, de maneira autoritária;

III.As regras de convívio social aliadas às atitudes paternalistas e compensatórias, bem como a clareza dos direitos e deveres da criança, serão fundamentais para a construção da autonomia;

IV.As carências do meio socioeconômico e afetivo, impedem o desenvolvimento cognitivo e podem provocar o fracasso escolar o que dificulta a construção da autonomia, pela criança;

V.A socialização da criança é um processo que envolve a vida afetiva e intelectual que, se bloqueadas, impedem o desenvolvimento cognitivo e a construção da autonomia.

É correto apenas o que se afirma em


I, II e III.
III e IV.
I, II, IV e V.
III, IV e V.
IV e V.

O professor, ao estudar com seus alunos a questão das diferenças sociais e culturais, pode estabelecer como objetivos desse estudo:

Julgue as afirmativas abaixo e depois assinale a sequência correta.

I. Compreender a diversidade das culturas humanas; desenvolver atitudes de respeito pelas diferenças culturais;

II. Compreender a razão das diferenças sociais e culturais;

III. Analisar estereótipos, preconceitos, situações que revelam racismo;

IV. Perceber a diversidade na compreensão do mundo, de Deus, religião, conceito de trabalho etc.;

V. Perceber a diversidade de costumes e hábitos em diferentes tempos e espaços.

A sequência correta é:


III e IV apenas;
I, II e III apenas;
I, II e V apenas;
II e IV apenas;
I, II, III, IV e V.

Em relação à construção do conceito de espaço, vimos que "na medida em que as interações do sujeito com o seu meio ambiente vão ocorrendo, a noção de espaço se desenvolve e se amplia". (BORGES, 2018 p. 20). Para que isso ocorra, é preciso que a criança vivencie situações em que utilize relações espaciais como:

I. Localizar-se no espaço, analisar espaços sociais, compreender que esses espaços foram construídos e também destruídos pelo homem em um determinado tempo.

II. Orientar-se e expressar-se graficamente, isto é, saber traçar no papel um trajeto que faz de um ponto a outro.

III. Desenhar mapas e compreender profundamente a equivalência das relações histórico-temporais euclidianas.

IV. Identificar algum local em uma planta da escola ou de seu bairro, por exemplo.

As afirmativas corretas estão contempladas em:


II e III apenas;
I e II apenas;
I, II e III apenas;
I, III e IV apenas;
I, II e IV apenas.

Leia com atenção a citação a seguir: “Pelos nossos estudos, pudemos perceber que o tempo é um conceito que inclui tanto a realidade natural e física como as criações culturais humanas” (BORGES 2018, p 116). Com base nessa citação e no Mapa Conceitual do Tempo (BORGES, 2018 p 116), analise as afirmativas abaixo:

I  O tempo é um produto cultural: compreendido por meio de estudos e acesso -  possibilita à criança organizar os acontecimentos históricos no presente e no passado;

II O tempo é um produto cultural: compreendido por meio de estudos e acesso – possibilita à criança estudar medições de tempo e calendário de diferentes culturas;

III O tempo não é um produto cultural: não pode ser compreendido por meio de estudos e acesso – mas possibilita à criança estudar medições de tempo e calendário de diferentes culturas;

IV O tempo é um produto cultural: compreendido por meio de estudos e acesso – possibilita à criança distinguir periodicidade, mudanças e permanências nos hábitos e costumes da sociedade;

V  O tempo é um produto cultural: compreendido por meio de estudos e acesso – possibilita à criança relacionar acontecimentos de tempos distintos;

Estão corretas as afirmativas contempladas em:


I e V, apenas
II, III e IV
I e III
III e IV, apenas
I, II, IV e V
De acordo com nossos estudos sobre A relação sociedade/natureza, vimos que "Ler, escrever o mundo e comentar sobre ele são tarefas imprescindíveis para o estudo da Geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Significa propiciar às crianças estratégias para que elas, através da leitura do mundo ao seu redor saibam ..." (CHAVES, 2018 p. 72). Sobre essas tarefas, marque V para verdadeira e F para falsa. (  )  desenvolver trabalhos de pacificação de conflitos na sua escola e  no seu bairro. (  )  agir de forma transformadora criando grandes projetos ambientais. (  )  compreender a complexidade das relações mundiais e entender que não é possível a transformação do mundo. (  )  se localizar, se situar, compreender a complexidade das relações que criam e possibilitam a transformação do mundo e que saibam se posicionar em relação a elas. A sequência correta é:

V,V,V,V
F,F,F,F
F,F,F,V
V,V,F,F
V,F,V,F
Observe os textos abaixo e responda o que se pede:   Texto 1 "O trabalho interdisciplinar é essencial para que a criança compreenda o mundo onde vive de forma global e não fragmentada" (BORGES, 2018 p. 7). Texto 2 O pensamento espacial  está associado ao desenvolvimento intelectual que integra conhecimentos não somente da Geografia, mas também de outras áreas como Matemática, Ciência, Arte e Literatura.  Essa interação visa a resolução de problemas que envolvem mudanças de escala, orientação e direção de objetos localizados na superfície terrestre, efeitos de distância, relações hierárquicas, tendências à centralização e à dispersão, efeitos de proximidade e vizinhança, etc. (BNCC, 2017 p 359). Nesta perspectiva, com quais disciplinas a Geografia atual deve se relacionar?

História, Biologia e Artes Cênicas
Ciências e Literatura
História, Ciências, Matemática, Arte, Literatura e outras
Matemática e Ciências
História e Matemática
Os conhecimentos específicos na área de Ciências Humanas exigem clareza na definição de um conjunto de objetos de conhecimento que favoreçam o desenvolvimento de habilidades e que aprimorem a capacidade de os alunos pensarem diferentes culturas e sociedades, em seus tempos históricos, territórios e paisagens (compreendendo melhor o Brasil, sua diversidade regional e territorial). E também que os levem a refletir sobre sua inserção singular e responsável na história da sua família, comunidade, nação e mundo. (BNCC, 2017 pg. 353).   I A área de Ciências humanas se propõe a desenvolver habilidades, competências e aprimorar o conhecimento dos alunos, da educação básica, sobre diferentes culturas e sociedades em seus tempos históricos, territórios e paisagens; II As Ciências humanas (História e Geografia) pretende trabalhar a diversidade cultural e social de diversas regiões, do país e do mundo, para que os alunos da educação básica compreendam melhor o pais em que vivem; III As Ciências humanas para possibilitar que os alunos desenvolvam habilidades de reflexão sobre a sua inserção na história de sua família, de sua comunidade, de seu país e do mundo, deve ter como base a busca autônoma pelo conhecimento; IV A área de Ciências humanas deve ser trabalhada com atividades cotidianas voltadas para o desenvolvimento da autonomia e da cidadania, para isso o professor precisa pesquisar muito para repassar aos alunos muitas informações históricas;   A sequência correta é:

I, III e IV apenas;
I e II apenas;
I, II e III apenas;       
II e III apenas;
III apenas.
Páginas: 12345678