CONTEÚDOS E METODOLOGIAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL


Leia a letra da música Bola de gude, bola de meia

 

Fernando Brant / Milton Nascimento

 

Há um menino, há um moleque
Orando sempre no meu coração
Toda vez que o adulto balança
Ele vem pra me dar a mão

 

Há um passado no meu presente
O sol bem quente lá no meu quintal
Toda vez que a bruxa me assombra
O menino me dá a mão

 

Ele fala de coisas bonitas que
Eu acredito que não deixarão de existir
Amizade, palavra, respeito
Caráter, bondade, alegria e amor

 

Pois não posso, não devo
Não quero viver como toda essa gente insiste em viver
Não posso aceitar sossegado
Qualquer sacanagem ser coisa normal

 

Bola de meia, bola de gude
O solidário não quer solidão
Toda vez que a tristeza me
Alcança o menino me dá a mão.

 

Podemos fazer uma analogia entre a letra da música “Bola de gude, bola de meia” e o significado o “ter experiências” na infância. Para compreender o papel da Educação Infantil na formação de uma criança, é relevante pensar sobre o que pode significar “ter experiências” de acordo com os campos de Experiências da BNCC/2017.

 

Leia as alternativas abaixo sobre as práticas pedagógicas que completam as afirmativas acima e a letra da música “Bola de gude, bola de meia. ”

 

I- As práticas pedagógicas devem ocorrer de modo a ajudar a criança na sua compreensão do mundo feita pela totalidade de seus sentidos.

II- As práticas pedagógicas devem ocorrer de modo a criar possibilidades de viver experiências no conhecimento que constrói na relação intrínseca entre razão e emoção.

III- As práticas pedagógicas devem ocorrer de modo a fragmentar a criança nas suas possibilidades de viver experiências

IV- As práticas pedagógicas devem ocorrer de modo a criar possibilidades de viver experiências utilizando expressão corporal e verbal, experimentação e interações.

Estão corretas apenas as alternativas:


I  e IV.


I, II  e IV.


II, III e IV.


I, III,  e IV.


II e IV.

Abaixo alguns importantes documentos que resguardam a Educação Infantil enquanto primeira etapa da educação básica.

 

  • Constituição Federal de 1988.
  • Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional LDB 9394/96.
  • Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil - DCNEI/2010.
  • Base Nacional Curricular para a Educação Infantil - BNCC/2017.
  •  

Sobre esses documentos podemos afirmar que eles trazem como pressupostos:

 

I- A criança como sujeito histórico, que nas interações estabelecidas no mundo social não se limita a receber informações, mas transforma, produz e reproduz cultura, alterando seu entorno.

 

II- A criança pequena pouco sabe, portanto precisa de atividades “preparatórias” visando à aquisição de pré-requisitos para prepará-la para a vida escolar no Ensino Fundamental.

 

III- A criança como sujeito protagonista que produz cultura, tem direito a uma prática educativa repleta de experiências significativas que respeite o seu ritmo, o seu tempo, a sua singularidade, potencializando o seu desenvolvimento integral.

 

IV- A criança deve vivenciar diferentes aprendizados, novos conhecimentos e habilidades, separadamente, em cada Campo de Experiência, em diferentes momentos do dia a dia escolar.

 

Estão corretas apenas as alternativas:


II e III;


II, III e IV;


I, II e III;


I, II e IV;


I e III;

Sabemos que o 1º direito de aprendizagem e desenvolvimento estabelecido pela BNCC/ 2017 é o conviver. A criança tem o direito de conviver com as outras crianças, é através dessa convivência que ela aprende, que ela se reconhece na interação com os seus pares. Portanto, leia as afirmativas abaixo: Portanto, leia as afirmativas abaixo:

 

 I-A hora do parque (tempo em que as crianças ficam mais livres), oportuniza interações muito interessantes de aprendizagem e parceria. O professor pode e deve atuar, também, nesses momentos, não “dando aulas”, mas brincando, conversando, mediando, sugerindo novas interações.

 

II- A hora da contação de história é um momento mágico para as interações, o professor é quem deve sempre escolher a história e os recursos a serem utilizados.

 

 III- A roda de conversa, é também um instrumento bastante poderoso e importante para a interação das crianças. Ela deve fazer parte da rotina diária da Educação Infantil.

 

 IV- Nas atividades diárias, as crianças se assentam em grupos nas mesinhas, mas o material utilizado nas atividades deve ser individual porque cada aluno traz seu material, e assim evita conflitos.

 

Está correta apenas a alternativa:


II e III;


I e III;


I, II e III;


I, III e  IV;


III e IV; 

Brinquedoteca é um espaço pedagógico construído e organizado para a realização de atividades lúdicas. Nela deve haver diferentes espaços diversificados com mesas, cadeiras, espaço para leitura, jogos, teatro e materiais pedagógicos para atender alunos de diferentes faixas etárias da Educação Infantil.

 

Assinale nas alternativas a importância desse espaço.

 

I-Este espaço lúdico deve ser construtor de conhecimento, socialização e interação entre os sujeitos que dele se utilizam para brincar ou jogar.

 

II-Neste espaço lúdico é possível trabalhar todos os direitos de aprendizagem e desenvolvimento referendados pela BNCC/2017.

 

III-Neste espaço lúdico é possível trabalhar diversificadas atividades dependendo do conhecimento e criatividade do professor.

 

IV -Este espaço lúdico deve ser construtor de conhecimento, mas como necessita de interação de todos, as crianças mais agitadas devem ser privadas de frequentar regularmente esse local.

 

V- Neste espaço lúdico é possível trabalhar jogos, faz de conta, leitura diversificada e experimentação.

 

Estão corretas as alternativas


III e V apenas;


I, II, e V apenas;


I, II, III e V apenas;


I, II, III e IV apenas;


I, II, III  apenas;

A palavra ludicidade tem sua origem na palavra latina "ludus" que quer dizer "jogo". De acordo com (ALMEIDA, 2006), o lúdico faz parte das atividades essenciais da dinâmica humana, trabalhando com a cultura corporal, movimento e expressão”. (ALMEIDA, 2006).

Assim pensando, numere a segunda coluna de acordo com a primeira.

 

1-Lúdico: (  )    Suporte da brincadeira; pode ser material ou não.

 

2-Jogo: (  )    Ações lúdicas de natureza mais livre.

 

3-Brinquedo: (  )   é um adjetivo que indica algo que possua a natureza do brincar.

 

4-Brincadeira: (  ) “... atividade física ou mental organizada por um sistema de regras que define a perda ou o ganho”.

 

Está correta a sequência:


4-1-2-3


3-4-1-2


2-1-4-3


1-4-2-3


1-2-3-4

Leia esta citação sobre o planejamento:

 

(...) "é impossível enumerar todos os tipos e níveis de planejamento necessários à atividade humana. Sobretudo porque, sendo a pessoa humana condenada, por sua racionalidade, a realizar algum tipo de planejamento, está sempre ensaiando processos de transformar suas ideias em realidade." (GANDIM, 2001, p. 83).

 

Com base nos estudos realizados sobre o planejamento na Educação Infantil e na citação acima, assinale a alternativa que está coerente com o ato de planejar enquanto ação humana.


O planejamento nem sempre foi uma necessidade em todos os campos da vida humana porque o homem só adquiriu essa necessidade a partir da globalização.


O planejamento na escola acontece quando necessário, por alguma mudança que aconteça  no cotidiano escolar.


O planejamento deve ser imutável e flexível porque a pessoa humana está sempre  condenada, por sua racionalidade a planejar.


O planejamento se torna rotineiro porque a pessoa humana já nasce pronta para executar tarefas,  por mais complexos que forem os problemas.


O planejamento  é o primeiro passo para qualquer ação educacional intencional portanto a pessoa humana está sempre ensaiando processos de transformar suas ideias em realidade.

Avaliar uma criança vai muito além de olhar para ela como um ser meramente observado, realizando uma atividade ou executando um ato, é preciso que haja uma intenção pedagógica avaliativa.

 

Por tudo isso cabe ao professor da educação infantil:

 

Marque com um X a única resposta correta.


Ter um olhar determinado – que abranja o processo da construção do ensino.


Ter um olhar crítico – que abranja o princípio da construção do conhecimento.


Ter um olhar centrado – que abranja o processo da construção dos conteúdos.


Ter um olhar holístico – que abranja o processo da construção do conhecimento como um todo.


Ter um olhar focado – que limite todo o processo da construção do conhecimento.

Você conhece a história de Alice no País das Maravilhas? Na história, Alice se perde em um mundo diferente, depois de correr atrás de um coelho e cair num buraco. Nesse mundo, ela se encontra com um gato e travam o seguinte diálogo:

Alice: _____ Eu só queria saber que caminho tomar...

Gato: _____ Isso depende do lugar onde quer ir...

Alice: _____ Oh, realmente não importa, desde que eu...

Gato: _____ Então, não importa que caminho tomar...

 (CARROLL, 2000)

Fazendo uma analogia a nossa realidade de sala de aula, ao planejamento e a avaliação, assinale nas afirmativas aquelas que condizem com a fala de Alice:

I..Alice entra num local que não é nada peculiar à realidade dela. Muitas vezes quando entramos numa sala de aula pensamos: Meu Deus e agora? O que vou fazer?

II.Nos aventuramos como Alice a procurar saídas, nos desvencilharmos dos imprevistos e sustos, buscando sempre superar os problemas e percalços do caminho.

III.Mas em determinados momentos, fazemos como Alice, nos perguntamos qual o melhor caminho que devemos tomar para planejar nossas aulas e como avaliar.

IV. Quando isto acontecer devemos lembrar do questionamento do Gato: depende do lugar que desejamos chegar, qual resultado almejamos, que tipo de aluno queremos formar.

V. Como o Gato, quando iniciamos com uma turma nova, não importa como iniciar..., desde que eu tenha um material pronto, já elaborado para outras turmas e que sempre faço uso dele.

Estão corretas as alternativas:


I, IV   e V, apenas.


IV e V, apenas.


I, II, III e IV, apenas.


II, III e V, apenas.


I, II e IV, apenas.

Ao utilizar o jogo como ferramenta didática, o professor deve se atentar para algumas atitudes que são importantes e que irão facilitar e enriquecer sua prática pedagógica.

 

Assinale as alternativas que contemplam essa afirmativa.

 

I-Escolher o ambiente adequado para o uso dos jogos.

 

II-Dispensar as anotações e registro de observação do desempenho dos alunos durante os jogos, porque uma atividade lúdica deve ser livre.

 

III-Discutir e analisar com os alunos o porquê dos jogos, os seus objetivos, bem como as relações e atitudes que podem surgir ou não durante os jogos.

 

IV-Interromper o jogo sempre que achar necessário, porque os alunos se empolgam tanto que o professor deve estar sempre resolvendo os conflitos que caso venha a surgir.

 

V-Possibilitar ações físicas que motivem os alunos a serem mentalmente ativas e participativas.

 

Estão corretas as alternativas:


I, II e IV, apenas.


I, IV   e V, apenas.


IV e V, apenas.


I, III e V, apenas.


II, IV   e V, apenas.

O jogo é uma atividade fundamental para o desenvolvimento da criança. Quando está jogando ela desenvolve a interação, o saber respeitar a vez do outro, a  viver em situações de grupo, entre outras ações  fundamentais para a superação do egocentrismo.

 Portanto, podemos entender o jogo na escola infantil como:

Marque abaixo a única resposta correta.


Uma atividade superficial na escola infantil, que permite à criança criar, imaginar, colorir muito, transformar, livremente.


Uma atividade básica, que permite à criança criar, imaginar, transformar, transgredir, o jogo permite conhecer, experimentar, passar do real para o imaginário como nenhuma outra atividade.  


Uma atividade, que permite conhecer, experimentar, passar do real para o imaginário e, chutar, bater e brigar com os coleguinhas como nenhuma outra atividade. 


Uma atividade que permite às crianças copiar os ensinamentos do quadro, imaginar muito e memorizar, como nenhuma outra atividade.  


Uma atividade obrigatória que permite às crianças criar, imaginar, transformar, obedecer. O jogo permite selecionar os melhores alunos para as competições.   

 

Páginas: 123