CONTEÚDOS E METODOLOGIAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL


A criança da Educação Infantil aprende brincando e assimila conhecimentos que vão se transformando em novos aprendizados. Na ludicidade a criança ‘faz ciência’, combina imaginação e aprendizagem, introduz uma forma complexa de compreensão e reformulação de sua experiência quotidiana. O lúdico no espaço escolar provoca experiência afetiva, buscando novas formas de sentir e de compreender, tornando a infância mais compreensiva.

 

Assinale as alternativas corretas referentes a importância dos jogos e da ludicidade para o desenvolvimento infantil.

 

A. O movimento lúdico exercido na escola é uma possibilidade de aprendizado, lazer, diversão e estimula a linguagem motivando a socialização entre as crianças.

 

B. Os jogos aliados ao ato lúdico oportunizam a interação entre as pessoas e incita a criança a pensar em diferentes possibilidades de comunicação.

 

C. O ato do brincar permite inventar, imaginar, criar, e ainda, é considerado por vários estudiosos como a chave de ouro para facilitar o desenvolvimento da criança.

 

D. Os jogos e a ludicidade devem ser trabalhados na escola sempre que necessário com intencionalidade pedagógica para que o professor possa desenvolver suas atividades planejadas.

 

E. As atividades lúdicas estimulam a curiosidade, a descoberta, favorecendo a aprendizagem sobre o mundo com seus espaços, seus objetos e valores.

 

A sequência correta das letras é:




  • A,  B, C, D, apenas.

  • C, D, E, apenas. 

  • A, E, apenas.   

  • A B, C, E, apenas.

  • B, C, apenas.