CONTEÚDOS E METODOLOGIAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL


Sabe-se que os ”jogos simbólicos” se caracterizam nas crianças, quando elas começam a usar a fantasia, a imaginação, imitando gestos, sons, comportamentos e atitudes das pessoas que fazem parte de seu convívio social ou inventam outros personagens.

 

 Diante da afirmativa,analise as alternativas abaixo.

 

I- Os jogos simbólicos representam uma abertura para o mundo fantástico, do faz-de-conta, da criatividade, da imaginação e eles aparecem após os jogos de exercitação.

 

II- Os jogos simbólicos vão colorir o mundo real das crianças possibilitando-as de vivenciar suas fantasias, seus sonhos, enfrentar seus medos, angústias e ainda aliviar suas tensões e frustrações.

 

III-  Os jogos simbólicos ajudam a criança testar suas habilidades de atuação sobre os objetos, sobre os outros e sobre o mundo. É assim que ela vai fazendo a compensação do que não foi permitido fazer no plano real, através de vivências de situações imaginárias.

 

IV- Os jogos simbólicos ajudam a criança a adaptar-se ao mundo do adulto. No seu pensamento abstrato, transforma os objetos com ações, ou seja, “vai ao salão de beleza”, usa pétalas de flor como se fossem unhas postiças, transforma o frasco de amaciante em ferro de passar roupa.

 

V- Os jogos simbólicos são organizados por leis imposto pelo grupo, seu descumprimento gera penalização. Assim a criança descobre a necessidade do outro, saindo do egocentrismo e vivenciando de grupo..

 

Está correta apenas a alternativa: 




  • I, II,  e V;

  • I e V;

  • I, II, III e IV;

  • I, II, IV e V;

  • I, II, e III;