BIOGEOGRAFIA


Para responder à seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “a distribuição dos seres vivos no tempo e no espaço”. O surgimento de barreiras físicas, como a elaboração de novos continentes através da fragmentação de placas tectônicas, impede o fluxo gênico e muda o curso da seleção das espécies. A formação de barreiras geográficas modifica o curso da evolução das espécies, incentivando a especiação e a extinção, por exemplo. Conforme nossos estudos sobre a relação entre a distribuição geográfica dos seres vivos e a fragmentação dos continentes, leia as afirmativas abaixo, julgue-as e posteriormente assinale a opção que contém as sentenças corretas. I) É denominada especiação vicariante o surgimento de barreiras que impeçam o fluxo gênico. Com o tempo começam a surgir diferenças genéticas nas populações isoladas, em resposta às condições ambientais do novo local ocupado. II) Isolamento reprodutivo é o termo utilizado para caracterizar espécies que não conseguem se reproduzir por suas características fenotípicas, como aparência e comportamento. III) Quanto mais amplamente uma espécie estiver distribuída em um espaço geográfico, maiores serão as chances de sobrevivência da espécie, caso haja alterações ambientais em determinado local. IV) Uma espécie endêmica é aquela que ocorre exclusivamente em um ecossistema, como o caso do mico-leão-dourado, endêmico da Mata Atlântica. V) O Mico-leão-dourado, a Ararinha-azul e a Baleia Franca são exemplos de animais brasileiros que foram extintos, ou seja, não há mais nenhum exemplar destas espécies vivo. Estão corretas as sentenças:  

I, III e IV.
I, III e V.
I, II e III.
I, IV e V.
I, II e IV.
Para responder à seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “a interação e diversidade dos elos biológicos”. As florestas, em todo o mundo, vêm sendo devastadas e suas áreas substituídas por diversas atividades econômicas e pela urbanização.  Observe a tabela: Cobertura vegetal há 8 mil anos e hoje Localização % mundial Redução em % África 10,6 - 92,2 Ásia 23,6 - 94,4 América do Norte 16,9 - 65,6 América Central 2,8 - 90,3 América do Sul 18,2 - 45,2 Europa (sem Rússia) 7,3 - 99,7 Rússia 18,3 - 70,7 Oceania 2,2 - 77,7 Mundo 100 - 75,9 Brasil 9,8 - 30,6 Fonte: adaptado do Almanaque Abril 2009. Editora Abril. Relacionando os dados da tabela com as alterações antrópicas no ambiente é CORRETO afirmar que:

A ordem decrescente das florestas mais devastadas do mundo é proporcional a do nível de desenvolvimento econômico dos países.
A acusação feita pelos países desenvolvidos de que os países sul-americanos são incapazes de cuidarem da Amazônia soa contraditória com os dados.
As revoluções industriais são os processos responsáveis pela destruição das florestas nos diversos espaços apresentados na tabela.
As campanhas em prol da preservação da Amazônia demonstram a necessidade de conservação do Bioma mais devastado na história da humanidade.
Apesar de estar no topo das áreas mais devastadas e continuar nesse processo, a África possui hoje a maior floresta pluvial do mundo.

Para responder à seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “o papel dos fatores e elementos ambientais na distribuição dos seres vivos do planeta”.

Os ambientes aquáticos recobrem nada menos do que 70% da superfície do globo. Portanto, há imensa variedade de animais e vegetais que sobrevivem nesses espaços, muitos dos quais desconhecemos. A respeito dos ambientes aquáticos e da distribuição de vida entre eles, veja o que está CORRETO e o que está INCORRETO:

(  ) A água começou a se acumular na superfície terrestre a partir de seu resfriamento, quando o regime de chuvas era intenso.

(  ) Os ambientes aquáticos são classificados, semelhantemente aos ambientes terrestres, porém, a partir de critérios distintos.

(  ) Toda água existente na superfície terrestre é proveniente do derretimento das geleiras da última glaciação.

(  ) Os ambientes oceânicos podem ser classificados de acordo com a profundidade, sendo o hadal pelágico o mais rico em espécies.

(  ) Os lagos se formam onde existem depressões, formando os chamados estuários, ambientes de água quase parada.

A sequência que preenche as lacunas acima é: 


ICICI


CICIC


ICCCI


CCIII


CCCII

Para responder à seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “o papel dos fatores e elementos ambientais na distribuição dos seres vivos do planeta”.

Todo ser vivo está submetido às condições ecológicas de uma determinada área (tanto positiva como negativamente ao seu desenvolvimento). O que varia é a capacidade adaptativa de um grupo em relação a uma adversidade e suas exigências. O ser humano, por exemplo, tem altíssima capacidade de adaptar-se e de modificar o meio, ajustando-o às suas exigências biológicas. Sobre os seres vivos em relação aos fatores ambientais é correto afirmar: 

  1. O limite de tolerância a uma adversidade é igual para todas as espécies. Portanto, onde um determinado grupo não consegue sobreviver, necessariamente será inóspito para outras espécies. A capacidade de adaptação nestes casos é irrelevante.
  2. Para cada espécie existe um limite de tolerância mínimo e máximo para a capacidade de suportar ou de desenvolver alternativas de convivência com determinado problema. Isso pode causar a migração do grupo, sua extinção, ou promover um processo seletivo.
  3. O tamanho de uma determinada população e sua área de sobrevivência pode ter íntima relação com os limites impostos por fatores ambientais que, tanto podem ser conjugados ou apenas um, de tamanha importância, que definirá novos rumos à população.
  4. Quando um fator ecológico é favorável a uma população pode ser desfavorável à outra, ainda que indiretamente, pois se uma população predadora tem sua população aumentada, a outra pode sofrer drástica redução, por servir de alimento à primeira.
  5. A interferência antrópica em um determinado ambiente é sempre benéfica, pela incapacidade de gerar desequilíbrio, provocando a redução ou extermínio de determinadas populações. Do equilíbrio inerente ao humano dependem todas as demais espécies. 

 São corretas apenas as afirmativas: 


2, 3 e 5.


2, 3, 4 e 5.


1, 3, 4 e 5.


3, 4 e 5.


2, 3 e 4.  

Para responder à seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “a sustentação da vida”.

Charles Robert Darwin foi um naturalista britânico. Ele é responsável pela teoria que é considerada o paradigma central para explicação de diversos fenômenos na Biologia. Foi viajando no navio Beagle, entre 1831-1836, que percebeu a relação entre fósseis e espécies vivas e seus mecanismos de adaptação ao meio.

Segundo nossos estudos sobre ecologia, você viu que a principal contribuição do trabalho de Charles Darwin foi a (o):        


Determinação da imutabilidade das espécies.


Descoberta da origem das variações.


Estabelecimento da lei do uso e desuso.


Descoberta das mutações.


Conceito de seleção natural.

Para responder a seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “Degradação ambiental: as consequências da ação antrópica sobre os recursos naturais”.

O desflorestamento no Brasil data do início do processo de colonização, com a exploração do Pau-Brasil e remoção da Mata Atlântica para introdução da monocultura de cana-de-açúcar.  A cobiça de Portugal pela floresta pode ser explicada tanto pelo fácil acesso graças à localização, quanto aos preços alcançados na Europa para esses produtos vegetais. Quanto à exploração das riquezas naturais do Brasil assinale o que é correto:


A Biopirataria foi uma prática comum nos tempos da colonização, quando os capitães donatários se apropriavam indevidamente de espécies animais e vegetais, principalmente, da Amazônia. As chamadas drogas do sertão representavam os produtos importados de maior valor comercial em Portugal.

 


A mineração no Brasil foi a principal causa do desflorestamento, desde a colonização. A exploração em larga escala de metais, especialmente, ouro e prata, inauguraram um período de devastação sem precedentes na História do país. Essa atividade econômica ainda é a maior causadora do desmatamento no País. 


Hoje em dia a Mata Atlântica está, praticamente, extinta, pois a “rapinagem” desordenada de madeira inaugurou um período de retração dos recursos florísticos desse que é um dos biomas mais ricos do país. A biopirataria, além da biodiversidade, também se apropria das culturas e saberes das comunidades nativas. 


Apesar da quase devastação da Mata Atlântica, o solo desnudo desse Bioma, por ser extremamente fértil, passou a ser utilizado para o cultivo de espécies endêmicas, visando a alta lucratividade dos mesmos no mercado internacional. As imensas plantações de Pau-Brasil dominavam a paisagem Brasil Colônia. 


À época da colonização o potencial de uma colônia conquistada era medido por sua biodiversidade. Quanto mais rica a vegetação, maiores eram os interesses, já que a biopirataria se pautava na busca a espécies endêmicas, exóticas, muito valorizadas em países como Índia e China. 

Para responder à seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “a sustentação da vida”.

O Brasil possui elevada variedade de tipos vegetais. Isso porque quase todo seu território se localiza na zona tropical do globo, o que faz com que o país receba grande quantidade de calor. Com base nessa afirmação e seus conhecimentos, aponte dentre os termos abaixo aquele que se refere aos fatores bióticos e abióticos que interagem em determinada área.


Habitat.


População.


Nicho ecológico.


Ecossistema.


Comunidade.

Para responder à seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “a distribuição dos seres vivos no tempo e no espaço”.

O arquipélago de Galápagos é um laboratório vivo! Um reduto isolado no Pacífico, que testemunhou o nascimento e desaparecimento de grande quantidade de espécies. Lá:

“As iguanas nadam no mar como dragões, fazendo seus ninhos em ardentes crateras vulcânicas. Os pássaros se transformam em vampiros, as tartarugas bramem nos campos de lava e os pinguins, tubarões, baleias e focas se escondem entre os coloridos corais tropicais”. (Fonte: http://www.discoverybrasil.com/galapagos/, acesso em Jun 2016)

Com base em nossos estudos sobre as Ilhas Galápagos analise as frases abaixo e assinale a que estiver correta:

 


Há tentilhões que são entomófagos (se alimentam de frutos), granívoros (se alimentam de insetos) e frugívoros (seu alimento é composto de folhas e sementes).


Acredita-se que os tentilhões tenham surgido de uma espécie ancestral comum. Por este motivo não apresentam diferenças fenotípicas (de aparência e comportamento).  


As Ilhas Galápagos estão localizadas no Oceano Pacífico e se encontram sob jurisdição do Chile. O país realiza pesquisas no local, que abriga uma base-alojamento.


Os tentilhões observados por Darwin nas Ilhas Galápagos ajudam a compreender a especiação, fenômeno que ocorre em decorrência do isolamento da espécie.


Galápagos entrou para a história da ciência natural por sua contribuição à teoria das características adquiridas, elaborada por Jean Baptiste Lamarck.

Para responder a seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “degradação ambiental”.

Desmatamento ou desflorestamento é o processo de retirada de vegetação de porte, desencadeada, comumente, pela ação antrópica. Conforme seus estudos e conhecimentos a respeito das consequências do desflorestamento no Brasil, leia as afirmações abaixo, julgue-as e, em seguida, assinale a afirmativa CORRETA:


A biopirataria é um problema frequente nos biomas florestais brasileiros, o que prejudica a continuidade do processo natural evolutivo nos mesmos.


O desflorestamento no Brasil se inicia com o liberalismo econômico da década de 90, por meio da exploração do Pau-Brasil.


Os recursos naturais como a vegetação são, na maioria das vezes, explorados para benefício das populações locais.


A monocultura de cana-de-açúcar inaugurou a grande expansão do desmatamento brasileiro, a começar pela região Sul do país. 


Os biomas brasileiros apresentam a característica comum de possuírem potencial de biodiversidade bastante limitado.

Para responder à seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “a distribuição dos seres vivos no tempo e no espaço”.

Enquanto as regiões zoogeográficas abarcam os animais que apresentam características adaptativas semelhantes, o mesmo acontece com as plantas, distribuídas em diferentes regiões fitogeográficas. Analise as sentenças abaixo e veja quais relacionam corretamente as informações características ao nome correto da Região em questão:

(01) A Região Australina compreende o país homônimo, exclusivamente, onde podem ser encontradas florestas, estepes e tundra.

 (02) A Região Holártica engloba o norte do mundo, onde são encontradas a taiga, tundra e florestas caducifólias, entre outros.

(04) As savanas podem ser encontradas em uma região fitogeográfica denominada paleotropical. Esta abrange partes da Ásia e África.

(08) A América do Sul e América Central estão em uma mesma região fitogeográfica, denominada neotropical.

Pode-se inferir que a soma dos números referentes às sentenças corretas é igual a:


15.


14.


11.


12.


07.

Páginas: 12345