BIOGEOGRAFIA


Para responder à seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “degradação ambiental”.

As modificações no espaço natural variam de acordo com interesses das sociedades e vão se modificando ao longo do tempo. São consideradas alterações ambientais as modificações que são produzidas pelas atividades humanas, como a construção de indústrias, por exemplo.

O termo que designa a ação do homem na natureza é denominado:


Ação homo sapiens.


Ação ambiental.


Ação global.


Ação antrópica.


Ação social.

Para responder à seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “a interação e diversidade dos elos biológicos".


O Brasil possui uma biodiversidade muito rica que estende por todo o território nacional. De norte a sul e leste a oeste temos uma grande variedade de espécies animais e vegetais. Sobre os biomas brasileiros, marque V para as alternativas Verdadeiras e F para as Falsas.


(    ) A Caatinga é uma floresta úmida, densa e exclusiva do Brasil, encontrada em corredores verdes de transição.  

(    ) A Mata Atlântica nunca sofreu alterações ou foi desmatada, por isso é o Bioma de maior área original no território brasileiro.

(    ) O Cerrado é um Bioma encontrado no interior do Brasil, e destaca-se por apresentar árvores de pequeno porte com raízes longas e troncos retorcidos.

(    ) Assim como a Mata de Cocais, o Pantanal pode ser classificado como floresta úmida, pois se localiza em área de clima equatorial. 

(    ) A Caatinga é marcada pelo clima semiárido, com chuvas escassas e vegetação adaptada ao tempo seco.

 

A sequência que preenche corretamente as lacunas acima é:


FVVVF


VVFFF


VFVVF


FVFFF


FFVFV

Para responder à seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “a interação e diversidade dos elos biológicos”.

Com base nos seus conhecimentos sobre os biomas brasileiros observe o mapa a seguir, analise as questões e assinale a opção que faz referência às questões CORRETAS.

 

Biomas continentais brasileiros

 

Fonte: IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, adaptado por Breno Pereira Dias, 2011.

 

I) O domínio do Cerrado, representado pelo número 4, é a segunda maior formação vegetal do Brasil. É uma das formações mais preservadas do país, com cerca de 70% da cobertura original.

II) O domínio Amazônico, representado pelo número 2, é um foco de atenção, por conta dos desmatamentos e conflitos que levam a região, constantemente, aos noticiários.

III) A Caatinga é marcada por seu clima semiárido. Neste bioma o solo é rico em minerais, porém, paupérrimo em matéria orgânica, devido à intensa luminosidade e calor. A caatinga está representada no mapa pelo número 1.

IV) O número 4 do mapa representa o domínio dos Campos, que acompanham o litoral brasileiro. Esta vegetação é bastante explorada pela criação de gado, especialmente bovino. O clima é quente e o solo é fértil, devido à proximidade com as áreas litorâneas e as chuvas abundantes.

V) O domínio do Pantanal, representado no mapa pelo número 3, é um ecossistema cujo fluxo de entrada e saída de enchentes está diretamente ligado à pluviosidade regional. A Bacia do Rio Paraguai banha a região pantaneira.

 

Estão corretas as alternativas:


II, IV e V.


I, II e IV.


II, III e V.


I, II e III.


III, IV e V.

Para responder a seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “o papel dos fatores e elementos ambientais na distribuição dos seres vivos do planeta”.

Considerando o tempo geológico, podemos afirmar que a distribuição e desenvolvimento das espécies atuais na superfície terrestre sofreram influência, entre outros fatores, da variação de temperatura. Determinadas populações crescem ou decrescem, se dispersam ou limitam sua área, resistem ou extinguem-se dependendo de fatores como o clima e suas variações. Considerando este contexto é correto afirmar:

(  ) A influência climática pode atuar de maneira direta ou indireta sobre uma população. Se uma determinada população não suporta conviver com uma mudança no clima (como o aumento ou diminuição na temperatura), esta pode se transferir para outra área, que mantenha as condições da área anterior, ou sofrer redução.

(  ) A mudança climática pode provocar a extinção de uma determinada população, o que é considerado uma influência direta sobre o grupo. Se esta mudança provoca o aumento da fonte de alimento para uma espécie e esta aumenta sua população, podemos afirmar que houve uma interferência indireta.

(  ) O clima pode influenciar na formação do solo, causando maior ou menor intemperismo, e maior ou menor lixiviação, o que determina a profundidade e o teor de nutrientes dos solos. A qualidade do solo pode ser uma das condições que favorecem o desenvolvimento de determinada espécie na área observada.

(  ) As longitudes são elementos de grande interferência no desenvolvimento e distribuição dos seres vivos no planeta. Considerando a alteração de temperatura do sentido Oriente-Ocidente, alguns seres são resistentes às temperaturas rigorosas e ao alimento escasso das regiões frias, enquanto outros não são.

(  ) As distâncias entre os continentes e as grandes porções de oceanos impõem limites à distribuição de muitas espécies. Um dos indícios que mais fortalecem a teoria da deriva continental é o fato de fósseis (de uma mesma família ou espécie) serem encontrados em continentes separados milhares de quilômetros de oceano.

Marque a sequência de respostas corretas a seguir.


FVVVF


VFFFF


FFFVV


VFFFV


VVVFV

Para responder à seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “a interação e diversidade dos elos biológicos”.

 

A Araucária é uma espécie arbórea, típica de climas subtropicais, ocorrendo Região Sul do Brasil. Sobre ela, leia o fragmento:

 

“A Araucária é uma árvore frequente na paisagem do Brasil, caracterizando-se por ser alta, imponente e de formato peculiar. Antigamente, antes que a lavoura de café e cereais cobrisse as terras paranaenses, sua presença era tão comum que os índios chamaram de curitiba toda uma extensa região. Essa palavra, que significa imensidão de pinheiros, conservou-se até hoje, denominando a capital do Estado do Paraná”.  (http://www.sogeografia.com.br/Conteudos/GeografiaFisica/Vegetacao/?pg=8, Maio de 2016).

 

De acordo com nossos estudos sobre vegetação brasileira e a Mata de Araucárias JULGUE AS ALTERNATIVAS ABAIXO COMO VERDADEIRAS E FALSAS:

 

(   ) A araucária ou pinheiro-do-paraná cresce em regiões onde o verão é relativamente quente e o inverno é bastante frio. Dado o valor de uso da espécie, a vegetação foi intensivamente explorada pela indústria moveleira.

(   ) Uma das principais características da Mata de Araucárias é que nela existe apenas uma espécie vegetal. Na década de 1990 houve tentativa de substituição do pinheiro por Imbuia e Canela, porém, sem sucesso. 

(  ) Praticamente a Mata de Araucárias não existe mais. A exploração madeireira da Região Sul exterminou quase toda a vegetação. O Estado do Paraná é o maior produtor brasileiro de pinho (madeira da araucária). 

(  ) “Fui plantado nesta terra como se planta pinhão; Junto ao gritedo das gralhas, deixando rastros no chão.” (Os Nativos: Canta Catarina). A gralha-azul  é conhecida por "plantar o pinhão".

(  ) A semente da Araucaria angustifolia é o pinhão. Por fazer parte do Bioma Mata Atlântica é possível encontrar vestígios da Floresta de Araucárias em estados litorâneos, como Rio de Janeiro,  Espírito Santo e Alagoas.

 

Agora assinale a alternativa que preenche as lacunas acima de forma CORRETA:

 


VFVVV.


VFVVF.


FFVVF.


VFFVF.


VVVVF.

Para responder à seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “a interação e diversidade dos elos biológicos”

A carnaúba é uma planta de clima quente. Quando Alexander Von Humboldt conheceu a carnaúba em terras brasileiras, ficou tão impressionado com as numerosas finalidades da planta, que passou a chamá-la de "árvore da vida”. A carnaúba pode ser encontrada nas florestas pluviais-tropicais.

 

Carnaúba 

 

Fonte: imagem de Teruel (2010).

Com base em nossos estudos sobre vegetações do Brasil, analise as informações a seguir e assinale a alternativa correta: 


O Brasil abriga algumas espécies que são chamadas pluvial-tropicais, como a Mata dos Cocais, que fica submersa durante toda a estação chuvosa.   
A Mata dos Cocais representa um Bioma que ocupa grande área do território, já que suas espécies não apresentam nenhum aproveitamento econômico.  
A Mata dos Cocais é uma vegetação que foi trazida pelos portugueses nos navios negreiros e adaptou-se muito bem ao clima subtropical do Brasil. 
A Mata dos Cocais ocupa parte significativa do território brasileiro, sendo que a Caatinga e o Cerrado fazem parte desse importante do ecossistema.
A Mata de Cocais é considerada uma área de transição entre a Floresta Amazônica, o Cerrado e a Caatinga, sendo constituída por espécies como o babaçu.

Para responder à seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “o papel dos fatores e elementos ambientais na distribuição dos seres vivos do planeta”.

Todo ser vivo está submetido às condições ecológicas de uma determinada área (tanto positiva como negativamente ao seu desenvolvimento). O que varia é a capacidade adaptativa de um grupo em relação a uma adversidade e suas exigências. O ser humano, por exemplo, tem altíssima capacidade de adaptar-se e de modificar o meio, ajustando-o às suas exigências biológicas. Sobre os seres vivos em relação aos fatores ambientais é correto afirmar: 

O limite de tolerância a uma adversidade é igual para todas as espécies. Portanto, onde um determinado grupo não consegue sobreviver, necessariamente será inóspito para outras espécies. A capacidade de adaptação nestes casos é irrelevante. Para cada espécie existe um limite de tolerância mínimo e máximo para a capacidade de suportar ou de desenvolver alternativas de convivência com determinado problema. Isso pode causar a migração do grupo, sua extinção, ou promover um processo seletivo. O tamanho de uma determinada população e sua área de sobrevivência pode ter íntima relação com os limites impostos por fatores ambientais que, tanto podem ser conjugados ou apenas um, de tamanha importância, que definirá novos rumos à população. Quando um fator ecológico é favorável a uma população pode ser desfavorável à outra, ainda que indiretamente, pois se uma população predadora tem sua população aumentada, a outra pode sofrer drástica redução, por servir de alimento à primeira. A interferência antrópica em um determinado ambiente é sempre benéfica, pela incapacidade de gerar desequilíbrio, provocando a redução ou extermínio de determinadas populações. Do equilíbrio inerente ao humano dependem todas as demais espécies. 

 São corretas apenas as afirmativas: 


2, 3, 4 e 5.
2, 3 e 5.
1, 3, 4 e 5.
2, 3 e 4.  
3, 4 e 5.

Para responder à seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “a interação e diversidade dos elos biológicos”.

A Floresta Equatorial Amazônica é a mais importante do Brasil, do ponto de vista de seus porte e extensão. Sua riqueza quanto à biodiversidade não pode ser mensurada, inclusive porque muitas das espécies deste Bioma até hoje não foram catalogadas.

  Rio Demene (AM).

 

Fonte: Fotografado por Baratella, 2010.

 De acordo com nossos estudos sobre a vegetação brasileira, veja qual das alternativas confere com características apenas da Floresta Amazônica:


A Floresta Amazônica cobre cerca de 60% do território brasileiro, distribuindo-se por cinco estados: Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Pará e Tocantins. A Amazônia também se estende por outros países da América do Sul, como a Guiana Francesa.
A Floresta Amazônica apresenta abundância de alimento vegetal, temperatura e umidade elevadas. Essa combinação resulta em exuberante proliferação de insetos, o que resulta na atração de animais que deles se alimentam, como os jacarés.
Na Floresta Amazônica a atividade das plantas continua ininterruptamente, o que exige a retirada da vegetação para fins diversos, ou que é confundido com desmatamento. As plantas carnívoras compõem a vegetação de grande porte da Amazônia.
A Floresta Amazônica é a maior floresta pluvial contínua do mundo. A temperatura anual média neste Bioma é de cerca de 26º C, e as mudanças sazonais de temperatura e umidade são mínimas, ou seja, é quente e chuvoso o ano inteiro.
A mata de igapó é componente da Floresta Amazônica. Sua classificação se dá pela localização, distante das áreas de alagadiços, onde a planície permanece protegida das cheias durante o ano inteiro.

Para responder à seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “o papel dos fatores e elementos ambientais na distribuição dos seres vivos do planeta”.

As nuvens podem formar-se em maior ou menor área, com maior ou menor espessura. Essas características irão determinar a característica e a duração da precipitação que se origina delas. Além disso, podem também se dissipar, sem chuvas.

Quanto aos tipos de nuvens é correto afirmar:


As nuvens alto-estratos têm aspecto delgado e são formadas por pequenos elementos em forma de grânulos. Sua formação está associada a tempo estável, sem precipitação.  
Basicamente as nuvens são classificadas em dois tipos: estratiformes, que têm desenvolvimento horizontal e pouca espessura; e cumuliformes, de desenvolvimento vertical e grande extensão. 
As nuvens cúmulo-nimbo são capazes de formar trovoadas. Formam-se em baixas altitudes, e por isso não congelam. Apresentam aspecto amorfo e são responsáveis pelas garoas.
As nuvens associadas às chuvas orográficas e convectivas são denominadas cúmulos. Seu aspecto é fino e tão transparente, que são incapazes de encobrir a luz solar.
Denominam-se cirros as nuvens de aspecto delicado, sedoso ou fibroso de cor branca. Essas nuvens apresentam contornos detalhados e provocam chuvas torrenciais. 

Para responder à seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “a distribuição dos seres vivos no tempo e no espaço”.

 

Ao processo de formação de novas espécies é chamado especiação. A especiação possibilita o surgimento de espécies endêmicas. Levando-se em consideração os nossos estudos sobre especiação e endemismo, assinale o que for CORRETO:

 


As plantas cosmopolitas são aquelas cujas espécies podem ser encontradas em uma região específica.
Chama-se neogênico ao endemismo desenvolvido logo que surgiram as primeiras espécies vivas na Terra.
As plantas endêmicas são formadas por grupos considerados de grande potencial biótico, que se espalham facilmente.
As espécies endêmicas encontradas no mundo são resultado de processos naturais de especiação por isolamento reprodutivo. 
As distintas regiões do globo onde se encontram diferentes espécies vegetais são denominadas zoogeográficas.
Páginas: 123456