BIOGEOGRAFIA


Para responder à seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “a interação e diversidade dos elos biológicos”.

 

A Araucária é uma espécie arbórea, típica de climas subtropicais, ocorrendo Região Sul do Brasil. Sobre ela, leia o fragmento:

 

“A Araucária é uma árvore frequente na paisagem do Brasil, caracterizando-se por ser alta, imponente e de formato peculiar. Antigamente, antes que a lavoura de café e cereais cobrisse as terras paranaenses, sua presença era tão comum que os índios chamaram de curitiba toda uma extensa região. Essa palavra, que significa imensidão de pinheiros, conservou-se até hoje, denominando a capital do Estado do Paraná”.  (http://www.sogeografia.com.br/Conteudos/GeografiaFisica/Vegetacao/?pg=8, Maio de 2016).

 

De acordo com nossos estudos sobre vegetação brasileira e a Mata de Araucárias JULGUE AS ALTERNATIVAS ABAIXO COMO VERDADEIRAS E FALSAS:

 

(   ) A araucária ou pinheiro-do-paraná cresce em regiões onde o verão é relativamente quente e o inverno é bastante frio. Dado o valor de uso da espécie, a vegetação foi intensivamente explorada pela indústria moveleira.

(   ) Uma das principais características da Mata de Araucárias é que nela existe apenas uma espécie vegetal. Na década de 1990 houve tentativa de substituição do pinheiro por Imbuia e Canela, porém, sem sucesso. 

(  ) Praticamente a Mata de Araucárias não existe mais. A exploração madeireira da Região Sul exterminou quase toda a vegetação. O Estado do Paraná é o maior produtor brasileiro de pinho (madeira da araucária). 

(  ) “Fui plantado nesta terra como se planta pinhão; Junto ao gritedo das gralhas, deixando rastros no chão.” (Os Nativos: Canta Catarina). A gralha-azul  é conhecida por "plantar o pinhão".

(  ) A semente da Araucaria angustifolia é o pinhão. Por fazer parte do Bioma Mata Atlântica é possível encontrar vestígios da Floresta de Araucárias em estados litorâneos, como Rio de Janeiro,  Espírito Santo e Alagoas.

 

Agora assinale a alternativa que preenche as lacunas acima de forma CORRETA:

 




  • VFVVV.

  • VFVVF.

  • FFVVF.

  • VFFVF.

  • VVVVF.