BIOGEOGRAFIA


Para responder a seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “o papel dos fatores e elementos ambientais na distribuição dos seres vivos do planeta”.

Considerando o tempo geológico, podemos afirmar que a distribuição e desenvolvimento das espécies atuais na superfície terrestre sofreram influência, entre outros fatores, da variação de temperatura. Determinadas populações crescem ou decrescem, se dispersam ou limitam sua área, resistem ou extinguem-se dependendo de fatores como o clima e suas variações. Considerando este contexto é correto afirmar:

(  ) A influência climática pode atuar de maneira direta ou indireta sobre uma população. Se uma determinada população não suporta conviver com uma mudança no clima (como o aumento ou diminuição na temperatura), esta pode se transferir para outra área, que mantenha as condições da área anterior, ou sofrer redução.

(  ) A mudança climática pode provocar a extinção de uma determinada população, o que é considerado uma influência direta sobre o grupo. Se esta mudança provoca o aumento da fonte de alimento para uma espécie e esta aumenta sua população, podemos afirmar que houve uma interferência indireta.

(  ) O clima pode influenciar na formação do solo, causando maior ou menor intemperismo, e maior ou menor lixiviação, o que determina a profundidade e o teor de nutrientes dos solos. A qualidade do solo pode ser uma das condições que favorecem o desenvolvimento de determinada espécie na área observada.

(  ) As longitudes são elementos de grande interferência no desenvolvimento e distribuição dos seres vivos no planeta. Considerando a alteração de temperatura do sentido Oriente-Ocidente, alguns seres são resistentes às temperaturas rigorosas e ao alimento escasso das regiões frias, enquanto outros não são.

(  ) As distâncias entre os continentes e as grandes porções de oceanos impõem limites à distribuição de muitas espécies. Um dos indícios que mais fortalecem a teoria da deriva continental é o fato de fósseis (de uma mesma família ou espécie) serem encontrados em continentes separados milhares de quilômetros de oceano.

Marque a sequência de respostas corretas a seguir.




  • FVVVF

  • VFFFF

  • FFFVV

  • VFFFV

  • VVVFV