BIOGEOGRAFIA


Para responder à seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “a interação e diversidade dos elos biológicos”.

Com base nos seus conhecimentos sobre os biomas brasileiros observe o mapa a seguir, analise as questões e assinale a opção que faz referência às questões CORRETAS.

 

Biomas continentais brasileiros

 

Fonte: IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, adaptado por Breno Pereira Dias, 2011.

 

I) O domínio do Cerrado, representado pelo número 4, é a segunda maior formação vegetal do Brasil. É uma das formações mais preservadas do país, com cerca de 70% da cobertura original.

II) O domínio Amazônico, representado pelo número 2, é um foco de atenção, por conta dos desmatamentos e conflitos que levam a região, constantemente, aos noticiários.

III) A Caatinga é marcada por seu clima semiárido. Neste bioma o solo é rico em minerais, porém, paupérrimo em matéria orgânica, devido à intensa luminosidade e calor. A caatinga está representada no mapa pelo número 1.

IV) O número 4 do mapa representa o domínio dos Campos, que acompanham o litoral brasileiro. Esta vegetação é bastante explorada pela criação de gado, especialmente bovino. O clima é quente e o solo é fértil, devido à proximidade com as áreas litorâneas e as chuvas abundantes.

V) O domínio do Pantanal, representado no mapa pelo número 3, é um ecossistema cujo fluxo de entrada e saída de enchentes está diretamente ligado à pluviosidade regional. A Bacia do Rio Paraguai banha a região pantaneira.

 

Estão corretas as alternativas:




  • II, IV e V.

  • I, II e IV.

  • II, III e V.

  • I, II e III.

  • III, IV e V.