BIOGEOGRAFIA


Para responder à seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “a interação e diversidade dos elos biológicos”.

A Mata Atlântica originalmente percorria todo o litoral brasileiro. Ocupava uma área de 1,3 milhão de quilômetros quadrados, sendo a segunda maior floresta tropical úmida do Brasil, perdendo apenas para a Floresta Amazônica.

 

Mata Atlântica em Canela- RS

Fonte: Fotografado por Alves, 2010.

 

Com base em nossos estudos sobre vegetação brasileira e a Mata Atlântica, veja quais das alternativas abaixo estão corretas:

 

I) No Bioma Mata Atlântica as chuvas são escassas e irregulares, com temperaturas elevadas e longos períodos de seca, próprios de clima árido.

II) Semelhante à Floresta Amazônica em composição e fisionomia, originalmente a Mata Atlântica ocupava importante área dos estados de Minas Gerais e São Paulo.

III) O pau-brasil, o jacarandá, o jambo e o jatobá, além de muitas espécies de orquídeas e bromélias são características da Mata Atlântica.

IV) As epífitas e os saprófitos são comuns na Mata Atlântica. As primeiras são plantas que se desenvolvem sobre outras plantas sem parasitá-las.

V) A Mata Atlântica foi um Bioma preservado da exploração econômica no Brasil, pois, desde a colonização sabia-se de sua importância para a regulação do clima.  

 

Estão corretas as alternativas:




  • I, II e IV.

  • I, III, e IV.

  • I, II, e III.

  • II, III e IV.

  • III, IV e V.