BIOGEOGRAFIA


Para responder à seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “a interação e diversidade dos elos biológicos”

A carnaúba é uma planta de clima quente. Quando Alexander Von Humboldt conheceu a carnaúba em terras brasileiras, ficou tão impressionado com as numerosas finalidades da planta, que passou a chamá-la de "árvore da vida”. A carnaúba pode ser encontrada nas florestas pluviais-tropicais.

 

Carnaúba 

 

Fonte: imagem de Teruel (2010).

Com base em nossos estudos sobre vegetações do Brasil, analise as informações a seguir e assinale a alternativa correta: 




  • O Brasil abriga algumas espécies que são chamadas pluvial-tropicais, como a Mata dos Cocais, que fica submersa durante toda a estação chuvosa.   
  • A Mata dos Cocais representa um Bioma que ocupa grande área do território, já que suas espécies não apresentam nenhum aproveitamento econômico.  
  • A Mata dos Cocais é uma vegetação que foi trazida pelos portugueses nos navios negreiros e adaptou-se muito bem ao clima subtropical do Brasil. 
  • A Mata dos Cocais ocupa parte significativa do território brasileiro, sendo que a Caatinga e o Cerrado fazem parte desse importante do ecossistema.
  • A Mata de Cocais é considerada uma área de transição entre a Floresta Amazônica, o Cerrado e a Caatinga, sendo constituída por espécies como o babaçu.