ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS


O Diagrama de Ishikawa, também conhecido como diagrama de causa e efeito ou diagrama de espinha de peixe, foi criado por Kaoru Ishikawa na década de 1960. O intuito central do Diagrama de Ishikawa é levantar todas as causas possíveis de um problema, levando em consideração às seis áreas principais nas quais estes problemas podem vir a ocorrer dentro da empresa.

O Diagrama de Ishikawa pode ser usado quando você quiser:

I - identificar todas as variações de demandas possíveis de um produto;

II - obter uma melhor visualização da relação entre a causa e o efeito delas decorrentes;

III - classificar as causas dividindo-as em sub causas sobre um efeito ou resultado deste efeito;

IV - saber quais as causas que estão provocando de fato este problema;

V - identificar com clareza a relação entre os efeitos e suas prioridades (se este é o momento adequado para resolver aquele tipo de problema ou se devemos postergar a resolução do mesmo).

É correto o que se afirma em:


I, III, IV, V


II, III, V


III, IV, V


I, II, III, IV


II, III, IV, V

O diagrama de dispersão ou correlação usa de um gráfico para visualização do tipo de relacionamento que existe ali entre duas variáveis, sejam elas quais forem. Ele serve para aumentar a eficiência de métodos de controle de processo, detecção de problemas e planejamento de ações de melhoria futuras com eficiência e pontualidade.

Foram coletadas amostras de dados de idade, peso e altura de uma comunidade de uma pequena cidade brasileira. Os resultados foram:

A partir destes dados, o pesquisador quis averiguar se existe correlação entre idade e peso dos habitantes daquela comunidade, e obteve o seguinte gráfico:

Analisando este gráfico de correlação, você conclui que:


existe forte correlação negativa entre idade e peso


não existe correlação entre idade e peso


existe forte correlação positiva entre idade e peso


existe fraca correlação positiva entre idade e peso


existe fraca correlação negativa entre idade e peso

Uma empresa fabrica e entrega seus produtos para várias lojas de varejo e quer diminuir o número de devoluções. Para isto, investigou o número de ocorrências geradoras de devolução da entrega no último semestre, conforme apresentado na tabela abaixo. Faça os cálculos e construa o Diagrama de Pareto para acompanhar e conferir os resultados dos cálculos.

Assinale a alternativa que traz corretamente o percentual acumulado na razão Preço errado.


89%


87%


93%


98%


97%

Carta de Controle é uma representação gráfica de uma característica da qualidade medida ou calculada para uma quantidade de itens em função do número de amostra ou variável de tempo. Serve para monitorar variabilidade e avaliar estabilidade de um processo e detectar causas especiais e causas comuns.

As etapas para confecção de uma carta de controle são:

I – coletar dados;

II – calcular a frequência e a porcentagem acumulada;

III – desenhar as linhas de controle (LIC, LM, LSC);

IV – plotar as médias das amostras nos gráficos;

V – verificar se os pontos estão dentro ou fora dos limites de controle.

Assinale a alternativa correta:


as alternativas I, III, IV e V estão corretas


as alternativas I, II, III e IV estão corretas


todas as alternativas estão corretas


somente as alternativas I e II estão corretas


as alternativas I, II, III e V estão corretas

Falando sobre a segurança no ambiente de trabalho, há que se abordar o mapa de riscos. Os principais objetivos do mapa de risco são:

I – conscientizar e informar, através da fixação do mapa de riscos, em local visível, os diversos tipos de riscos existentes naquele local;

II – levantar e analisar a situação de segurança e higiene dos diversos setores da empresa;

III – estimular os funcionários a participarem das medidas de prevenção de acidentes de trabalho;

IV – fomentar o trabalho em equipe e o espírito empreender criativo nos funcionários de chão-de-fábrica.

Analisando o exposto, é correto o que se afirma em:


II, III, IV


I, II, III, IV


I, III, IV


I, II, III


I, II, IV

O Programa 5S+3 é uma metodologia que visa estruturar o trabalho de forma metódica por meio de um processo de reeducação, que busca a sensibilização e mobilização dos colaboradores na criação e manutenção de um ambiente de trabalho saudável e produtivo. Promovendo a mudança de hábitos e comportamentos através da reflexão das pessoas acerca dos recursos disponíveis, contribuindo com o combate aos desperdícios e sem necessitar de investimentos significativos.

Falando sobre o 5S+3, os 4 primeiros sensos são:

I – Seiri: é a fase inicial, onde se analisa os postos e locais de trabalho buscando selecionar e deixar no local somente os materiais, as ferramentas e os equipamentos que agregam valor ao processo e à execução da atividade;

II – Seiton: é a ordenação e arrumação das ferramentas, materiais e equipamentos de tal forma que facilite a execução das atividades que agregam valor;

III – Seisou: o ambiente de trabalho precisa estar 100% limpo, e isto é tarefa de todos na organização, não somente de um ou outro setor ou nível hierárquico;

IV – Seiketsu: é a preocupação que cada funcionário deve ter com a sua própria saúde.

Analisando o exposto acima, e paralelizando com o conteúdo estudado, é correto o que se afirma em:


IV, apenas


I, III, apenas


I, II, III, IV


II, III, IV


III, IV, apenas

A Teoria Neoclássica fez contribuições importantes acerca das estruturas organizacionais e seus tipos. Pensando nisso, avalie cada uma das sentenças abaixo: 

I. Estrutura organizacional é a forma como os elementos organizacionais, como atividades, funções e recursos, são divididos, coordenados e organizados.

II. Estrutura organizacional formal refere-se à aspectos não retratados no organograma, os quais surgem dos relacionamentos, grupos e comunicação entre funcionários.

III. Estrutura organizacional informal está relacionada ao organograma, à hierarquia, atribuições de cargos e funções, estipulados pela organização.

 Pode-se dizer que estão CORRETAS as sentenças: 


I e II.


Apenas I.


II e III.


I e III.


I, II e III.

Veja a figura abaixo:

Fonte: https://www.adminconcursos.com.br/2014/07/estruturas-organizacionais.html

Ela mostra alguns tipos de estrutura organizacional, as quais variam conforme os propósitos da organização. Ao se falar nessas estruturas e sua relação com a gestão da qualidade, É POSSÍVEL AFIRMAR QUE: 


A gestão da qualidade se aplica apenas às estruturas consideradas tradicionais, caracterizadas por estrutura hierárquica rígida, com linhas de autoridade bem definidas e inflexíveis.


A gestão da qualidade tem o compromisso com o microssistema empresarial, importando-se com as questões internas da empresa, especialmente com a estrutura organizacional.


A gestão da qualidade deve preocupar-se com o isolamento departamental, de modo a facilitar o acompanhamento e padronização das atividades.


Independente da estrutura organizacional adotada, é preciso que haja uma gestão da qualidade moderna preocupada com a dinâmica, a interação e motivação de seus recursos humanos.


A missão, a visão e os valores da empresa definem o negócio e não interferem na gestão da qualidade.

Em um mundo onde o cliente é cada vez mais exigente e a competitividade é cada dia mais acirrada, a normalização é um mecanismo que pode ajudar as empresas a vencer obstáculos, diminuir custos e melhorar a qualidade dos produtos e serviços, tornando-se mais competitiva.

Qualitativamente falando, a normalização traz os seguintes benefícios principais:

I - Melhorar a qualidade dos produtos e serviços;

II – Minimizar drasticamente o uso dos recursos humanos, materiais, financeiros e tecnológicos;

III - Padronizar a produção;

IV - Uniformizar a prestação de serviços;

V - Facilitar o desenvolvimento de pessoal;

VI - Registrar o conhecimento tecnológico;

VII - Racionalizar e otimizar os processos;

VIII - Facilitar a contratação ou venda de tecnologia;

IX - Evitar acidentes.

É correto o que se afirma em:


III, IV, V, VI, VII, VIII


I, II, III, V, VI, VII, VIII, IX


II, III, IV, V, VI, VII, VIII, IX


I, III, IV, V, VI, VII, VIII, IX


II, IV, V, VI, VII, IX

A SA 8000 é uma norma abrangente, global e verificável para auditoria e certificação de conformidade com a responsabilidade da corporação. É aplicável à empresas de qualquer porte que querem demonstrar à seus clientes e stackholders que eles se preocupam com seus funcionários.

O cerne da norma é a crença de que todos os locais de trabalho devem ser geridos de forma que os direitos humanos básicos serão obedecidos e que a administração aceitará a responsabilidade para isso.

A SA 8000 é uma norma transparente, mensurável e verificável para certificação da performance das empresas em 9 áreas, a saber:

I - Trabalho Infantil: proíbe o trabalho infantil;

II - Trabalho Escravo: trabalhadores não podem ser obrigados a entregar seus documentos ou pagar “depósitos” como uma condição de emprego;

III - Discriminação: nenhuma discriminação de raça, casta, origem, religião, deficiência, gênero, orientação sexual, associação a sindicato ou afiliação política;

IV - Liberdade de Associação: protege os direitos dos funcionários para formar e aderir a sindicatos;

V - Saúde e Segurança: as empresas devem cumprir as normas básicas para um ambiente de trabalho seguro e saudável, incluindo água potável, instalações sanitárias, equipamentos de segurança e treinamentos necessários;

VI - Práticas Disciplinares: proíbe o castigo corporal, mental ou coerção física e verbal dos trabalhadores;

VII - Compensação: os salários pagos devem cumprir todos os requisitos mínimos legais e proporcionar um rendimento suficiente para as necessidades básicas;

VIII - Horário de Trabalho: máximo de 48 horas de trabalho, com um mínimo de um dia de folga e um limite de 12 horas extras/semana, remunerados a uma taxa superior;

IX - Gestão: cria procedimentos para implementação da gestão eficaz e análise da conformidade com a SA 8000, da designação de pessoal responsável para manutenção de registros, abordando as preocupações e tomada de ações corretivas.

É correto o que se afirma em:


I, II, III, IV, V, VI, VII, VIII, IX


I, II, IV, VI, VII, IX


II, III, V, VI, VII, VIII


IV, V, VI, VII


III, V, VI, VII, VIII, IX