METODOLOGIA DO ENSINO DE GEOGRAFIA
Marque a alternativa correta.
“Expande-se aos poucos a ideia de que o importante é aprender a aprender e não receber um diploma e nem mesmo ter uma formação técnica” (PORTELINHA e SOUZA, 2011).
Essa afirmativa pode ser interpretada da seguinte maneira:
A. ( ) A tendência do ensino hoje é a de preparar o estudante para as relações que se põem socialmente, contribuindo para uma formação significativa e cidadã. O aluno deve construir sua formação de acordo com elementos que lhe façam sentido.
E. ( ) O estímulo à pesquisa nas mais diversas fontes em nada contribui para o intuito de aprender a aprender.
B. ( ) O projeto educacional, pragmático, ganha força no período atual por uma escola orientada para preparar o aluno para lidar apenas com as técnicas e com o mundo do trabalho.
D. ( ) Em um momento em que o ensino passa pela crítica social e sofre severas transformações, é impossível desenvolver uma “pedagogia da autonomia”. Cabe ao docente professar o livro didático.
C ( ) Dentro de um projeto de ensino, que prioriza a memorização e desconsidera a realidade do aluno, a construção do conhecimento significativo é o principal objetivo.
Marque a alternativa correta, conforme seus estudos realizados e conhecimentos adquiridos.
Apesar do movimento teórico das multiplicidades culturais ter sua gênese (origem, constituição) nos anos da década de 1920, especialmente no continente europeu, foi na década de 1960 que a educação multicultural teve sua origem. O surgimento de tal concepção de educação deu-se em resposta, principalmente:
I – ao plano de superação e recuperação econômica dos Estados Nacionais no pós-guerra.
II – aos movimentos civis
III – ao ativismo afro-americano
IV – à crise econômica mundial provocada pelo aumento do preço do petróleo.
V – à preocupação com a liberdade, a igualdade econômica e problemas educacionais.
A. ( ) As afirmativas II, III e V estão corretas.
E. ( ) Todas as afirmativas são verdadeiras.
C. ( ) As alternativas IV e V são verdadeiras.
D. ( ) I, II e V são afirmativas verdadeiras.
B. ( ) As afirmativas I e II estão incorretas.
Sabe-se que os recursos didáticos são de fundamental importância no processo ensinoaprendizagem.
E em pleno século XXI ensinar Geografia torna-se cada vez mais um grande desafio para o professor, onde ainda o seu material didático de apoio continua sendo o livro didático. O livro didático é um recurso que tem importância considerável na escola.
Porquê
Apesar de todo avanço tecnológico, continua sendo um recurso que propicia ao aluno estar em contato com o mundo e com o conhecimento.
Sobre as assertivas, marque a opção correta:
b. A primeira assertiva é falsa e a segunda é verdadeira.
e. A primeira assertiva é verdadeira e a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
a. A primeira assertiva é verdadeira e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
d. As duas assertivas são verdadeiras.
c. Tanto a primeira, quanto a segunda são assertivas falsas.
Leia a questão com atenção e em seguida, marque a alternativa correta.
A fim de levar uma proposta estimulante e de tornar o aprendizado significativo para os alunos de uma turma do ensino fundamental, o professor pensou em desenvolver o tema com os alunos a partir do cotidiano (daquilo que era próximo para os alunos).
Com base nessa perspectiva, ele baseou sua aula da seguinte maneira:
D ( ) Ao perceber que a turma estava ficando bastante eufórica e agitada com um debate proposto, o professor interrompeu a discussão e afirmou que aquilo que estava sendo dito não era relevante, que o tema era sério e já que a turma não sabia se comportar, todos deveriam fazer silêncio e escrever suas idéias em um papel.
C ( ) O professor pediu para os alunos abrirem o livro didático na página 37, solicitou uma leitura silenciosa e individual, além de solicitar a realização das atividades propostos nas páginas 55 a 59. O aluno que estava sem o livro se manifestou e a resposta foi contundente: “o livro é para ser usado na sala aula, favor trazer o seu; sente-se com um colega e não atrapalhe.”
A ( ) Solicitou aos alunos que relatassem o que já sabiam e entendiam sobre o tema, fez uma explanação sobre o conteúdo e pediu que os alunos fizessem uma pesquisa. Na aula seguinte levou imagens de situações reais relacionadas ao assunto e fez a mediação de um debate sobre o que já havia sido dito em sala de aula e aquilo que os alunos haviam pesquisado.
E ( ) O professor solicitou que cada aluno fizesse uma pesquisa sobre o tema, elaborasse um resumo e entregasse na próxima aula. Afirmou que todos deveriam realizar a atividade com atenção, porque serviria como avaliação de aprendizado. Na aula seguinte ele recebeu os resumos e introduziu um novo assunto.
B ( ) Professor trouxe recortes de jornais e revistas da Austrália e da Indonésia, leu um texto para a turma, solicitou a resolução de um questionário com base no texto contido no livro didático e marcou uma avaliação para a aula seguinte.
Marque a alternativa correta:
Sem dúvida um dos grandes desafios para o professor no ensino de Geografia atualmente, é conduzir um processo de ensino/aprendizagem que contemple a compreensão acerca das categorias da Geografia (lugar, paisagem, território, entre outras) de maneira a fazer sentido para o aluno. Como mediar a construção de um conhecimento geográfico que seja significativo e contribua para uma formação pela participação cidadã? Tanto os PCNs quanto os pesquisadores atuais acerca dessa questão, afirmam que não é possível realizar um ensino-aprendizado pela formação cidadã a partir de conceitos descolados da realidade conhecida pelo aluno. Ou seja, o aluno vive em um ambiente partícipe de uma totalidade socioespacial, suas vivências e relacionamentos desenvolvem-se dentro de uma realidade constituída nas e pelas relações estabelecidas entre o homem e o espaço, a natureza (da qual, ele mesmo, o homem é parte). De acordo com a afirmativa acima, qual seria a melhor proposta didático pedagógica para a mediação do professor na construção do conhecimento significativo em torno de um determinado conteúdo?
C. ( ) O professor deve seguir o livro didático exigindo que os alunos façam o mesmo. Não é possível permitir qualquer interferência que sejam externas ao conteúdo definido e exposto pelo livro didático por ser objetivo do professor, do ensino de Geografia, esgotar todos os assuntos do manual de maneira competente e efetiva.
E. ( ) O professor que atua na escola pública, cujo público tem origens nos estratos sociais menos favorecidos, deve incitá-los à revolta, propondo medidas de vandalismo e depredação dos equipamentos urbanos em nome da causa revolucionária.
B. ( ) O professor deve solicitar que o aluno leia e releia os textos indicados, responda ao questionário, memorize as denominações e informações numéricas, preparando o aluno para a arguição e prova escrita.
A. ( ) O professor deve conduzir processos de diagnóstico da realidade vivida pelo aluno para fazer a contextualização da sua abordagem, deve promover as condições de intervenções/contribuições do aluno, além de inserir elementos que ampliem seu entendimento, utilizando-se das mais diversas linguagens que aproximem o aluno em ralação ao tema e avaliar sempre a eficiência metodológica.
D. ( ) O professor deve conduzir uma ou mais aulas expositivas disponibilizando os conceitos para os alunos, fazendo assim, uma transmissão de conhecimento daquilo que é correto e que está nos livros e enciclopédias. O aluno deve, por sua vez, manter-se atento e respeitoso com o professor, acatando suas colocações e explicações, por julgar que é o professor a autoridade na compreensão do mundo.
Portelinha e Souza (2011) diz que o professor deve organizar suas aulas de forma que o aluno possa conhecer e utilizar os procedimentos de estudos geográficos. O ponto de partida para os alunos dos anos finais do Ensino Fundamental continua sendo o espaço por eles vivido e, principalmente, que o estudo deste espaço permita a eles compreender como o local, o regional e o global se relacionam. Para tanto, o estudo da Geografia, apresenta tanto no pimeiro quanto no segundo ciclo; os objetivos centrais:
I. Que os alunos construam conhecimentos a respeito das categorias de paisagem urbana e rural, como foram constituídos ao longo do tempo e como sintetizam múltiplos espaços geográficos.
II. O estabelecimento das relações com as seguintes temáticas: tecnologia, informação, comunicação, interação, distância entre outras de acordo com o currículo básico comum de Geografia.
III. Saber utilizar a linguagem gráfica para obter informações e representar a espacialidade dos fenômenos geográficos.
IV. O professor deve planejar situações permitindo o aluno a conhecer o espaço geográfico de sua vivência.
V. Compreender e saber utilizar os procedimentos de pesquisa da Geografia para compreender a paisagem, o território e lugar.
Está correto o que se afirma em:
C ( ) I, IV, V.
A ( ) I, II, III, IV, V.
E ( ) I, II, IV.
B ( ) II, III, V.
D ( ) IV, V.
Você aprendeu que podemos definir metodologia como utilização de um método, ou seja, um caminho que se deve trilhar para alcançar os objetivos traçados para a sua sala de aula. (Fonseca, 2011. Pág. 127). De acordo com os estudos realizados, numere a segunda coluna de acordo com a primeira e depois assinale a alternativa que contém a sequência correta:
(1) Metodologia Tradicional
(2) Metodologia Inovadora
( ) Utilização de quadro negro e giz;
( ) Carteira enfileiradas;
( ) Trabalhos em grupos seguidos de debates;
( ) Professor dita a matéria e aluno copia;
( ) Utilização de material da Internet, notícias de jornais e debate;
( ) Aluno não pode questionar o professor;
( ) Material didático diversificado;
( ) Utilização de diversos ambientes (dentro e fora da escola);
( ) Conteúdo adaptado à realidade do educando (a).
A alternativa correta é:
B ( ) 1,1,1,1,2,2,1,2,1.
A ( ) 1,1,2,1,2,1,2,2,2.
E ( ) 2,1,2,1,2,1,2,2,2.
C ( ) 1,1,2,2,2,1,1,2,1.
D ( ) 1,1,2,1,2,1,1,2,2.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais estabelecem as temáticas ambientais como Temas Transversais, dando início assim a uma discussão maior acerca da transdisciplinaridade, multidisciplinaridade e interdisciplinaridade.
Para tanto, pode-se definir os Temas Transversais como:
C ( ) Temas Transversais é o conjunto das ciências que está imerso dentro do ambiente.
B ( ) Temas Transversais podem ser tratados em um único campo de conhecimento, fechando assim o diálogo para os demais campos.
E ( ) Temas transversais é uma metologia utilizada em pesquisa científica para se ensinar algum conteúdo escolar.
A ( ) Temas Tranversais são aqueles que perpassam os conteúdos de vários campos do conhecimento e são comuns a diversas disciplinas.
D ( ) Temas Transversais não são critérios importantes dentre do ambiente escolar na atualidade.
Conforme seus estudos, marque a alternativa que contenha a soma dos valores atribuídos às alternativas corretas.
Cabe à escola estimular o interesse do aluno em compreender melhor o mundo onde vive; e a Geografia pode contribuir na construção de um conhecimento amplo e interativo, conduzindo o aluno à percepção das paisagens que o rodeiam a partir do lugar e de ampliar as condições de observação e análise de realidades regionais e globais.
Sobre o papel da Geografia na sala de aula nos últimos anos do ensino fundamental podemos afirmar que:
(valor 2) É responsabilidade do ensino da Geografia fazer com que o aluno seja levado a perceber, a analisar e refletir sobre as relações humanas no espaço, por meio de temas que sejam próximos à realidade do aluno.
(valor 4) A Geografia deve considerar que o aluno, ao chegar à escola traz consigo conhecimentos geográficos que precisam ser sistematizados para avançar na construção de um sujeito cidadão.
(valor 2) Enquanto disciplina escolar, a Geografia deve promover interdisciplinaridade e pluralidade levando em conta a introdução dos temas transversais previstos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs.
(valor 7) A Geografia contribuirá para a construção do conhecimento para a cidadania ao possibilitar que aluno aproprie-se do conhecimento e das categorias geográficas que lhe permitirão compreender criticamente o mundo em que vive.
(valor 5) Promover o conhecimento do mundo contemporâneo e sua diversidade, favorecendo o entendimento da construção dos lugares, paisagens e territórios, não são objetivos esperados para a Geografia nos Parâmetros Curriculares Nacionais.
D. ( ) A soma das alternativas corretas tem valor 20.
B. ( ) A soma das alternativas corretas tem valor 12.
E. ( ) A soma das alternativas corretas tem valor 18.
A. ( ) A soma das alternativas corretas tem valor 15.
C. ( ) A soma das alternativas corretas tem valor 9.
Leia o texto, observe a tabela e marque a opção correta.
“Os processos de empobrecimento de boa parcela da população brasileira são os mesmos que impõem limites ao acesso às novas tecnologias. A rigor, o discurso do MEC opera duas inversões: substitui a lógica da produção pela da circulação e a lógica do trabalho pela da comunicação, na crença de que, “sem alterar o processo de formação de professores do ensino básico e sem alterar seus salários aviltantes, tudo irá bem na educação, desde que haja televisões e computadores nas escolas” (Chauí, 1999, p. 33). Ademais, no Brasil, há muito poucos kits tecnológicos instalados, conforme atestam os dados abaixo”:
Observação: Mesmo os dados da tabela apresentada serem bastante antigos, a realidade brasileira na atualidade não mudou.
Em nota sobre as tecnologias previstas no Kit do MEC, a autora afirma que: “Neste ponto, cabem duas observações: a primeira diz respeito à opção pelo sinal codificado e a segunda ao número sempre maior de antenas parabólicas instaladas, mesmo que não haja aparelhos de TV nas escolas”. BARRETO, Raquel G., Tecnologia e educação: trabalho e formação docente, in http://www.scielo.br - acesso 23/03/ 2017.
De acordo com o texto e dados acima, podemos afirmar que:
C ( ) De acordo com o quadro acima, mais de três quartos da totalidade das escolas brasileiras já possuem o Kit tecnológico previsto pelo Ministério da Educação.
E ( ) O maior número de antena parabólica em relação às TVs instaladas se deve à baixa oferta de televisores no mercado brasileiro.
D ( ) Todas as escolas do ensino básico terão acesso aos canais de TV aberta e aos canais fechados.
A ( ) Apesar de haver algum investimento nos instrumentos de tecnologia previstos para as escolas, estes são insuficientes e o investimento na formação e remuneração do professor ainda é precário.
B ( ) O acesso às tecnologias da informação e comunicação não tem relação com o acesso à renda por que a distribuição dos equipamentos nas escolas garante a inclusão universal no processo de modernização tecnológica.
A. ( ) A tendência do ensino hoje é a de preparar o estudante para as relações que se põem socialmente, contribuindo para uma formação significativa e cidadã. O aluno deve construir sua formação de acordo com elementos que lhe façam sentido.
E. ( ) O estímulo à pesquisa nas mais diversas fontes em nada contribui para o intuito de aprender a aprender.
B. ( ) O projeto educacional, pragmático, ganha força no período atual por uma escola orientada para preparar o aluno para lidar apenas com as técnicas e com o mundo do trabalho.
D. ( ) Em um momento em que o ensino passa pela crítica social e sofre severas transformações, é impossível desenvolver uma “pedagogia da autonomia”. Cabe ao docente professar o livro didático.
C ( ) Dentro de um projeto de ensino, que prioriza a memorização e desconsidera a realidade do aluno, a construção do conhecimento significativo é o principal objetivo.
Marque a alternativa correta, conforme seus estudos realizados e conhecimentos adquiridos.
Apesar do movimento teórico das multiplicidades culturais ter sua gênese (origem, constituição) nos anos da década de 1920, especialmente no continente europeu, foi na década de 1960 que a educação multicultural teve sua origem. O surgimento de tal concepção de educação deu-se em resposta, principalmente:
I – ao plano de superação e recuperação econômica dos Estados Nacionais no pós-guerra.
II – aos movimentos civis
III – ao ativismo afro-americano
IV – à crise econômica mundial provocada pelo aumento do preço do petróleo.
V – à preocupação com a liberdade, a igualdade econômica e problemas educacionais.
A. ( ) As afirmativas II, III e V estão corretas.
E. ( ) Todas as afirmativas são verdadeiras.
C. ( ) As alternativas IV e V são verdadeiras.
D. ( ) I, II e V são afirmativas verdadeiras.
B. ( ) As afirmativas I e II estão incorretas.
Sabe-se que os recursos didáticos são de fundamental importância no processo ensinoaprendizagem.
E em pleno século XXI ensinar Geografia torna-se cada vez mais um grande desafio para o professor, onde ainda o seu material didático de apoio continua sendo o livro didático. O livro didático é um recurso que tem importância considerável na escola.
Porquê
Apesar de todo avanço tecnológico, continua sendo um recurso que propicia ao aluno estar em contato com o mundo e com o conhecimento.
Sobre as assertivas, marque a opção correta:
b. A primeira assertiva é falsa e a segunda é verdadeira.
e. A primeira assertiva é verdadeira e a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
a. A primeira assertiva é verdadeira e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
d. As duas assertivas são verdadeiras.
c. Tanto a primeira, quanto a segunda são assertivas falsas.
Leia a questão com atenção e em seguida, marque a alternativa correta.
A fim de levar uma proposta estimulante e de tornar o aprendizado significativo para os alunos de uma turma do ensino fundamental, o professor pensou em desenvolver o tema com os alunos a partir do cotidiano (daquilo que era próximo para os alunos).
Com base nessa perspectiva, ele baseou sua aula da seguinte maneira:
D ( ) Ao perceber que a turma estava ficando bastante eufórica e agitada com um debate proposto, o professor interrompeu a discussão e afirmou que aquilo que estava sendo dito não era relevante, que o tema era sério e já que a turma não sabia se comportar, todos deveriam fazer silêncio e escrever suas idéias em um papel.
C ( ) O professor pediu para os alunos abrirem o livro didático na página 37, solicitou uma leitura silenciosa e individual, além de solicitar a realização das atividades propostos nas páginas 55 a 59. O aluno que estava sem o livro se manifestou e a resposta foi contundente: “o livro é para ser usado na sala aula, favor trazer o seu; sente-se com um colega e não atrapalhe.”
A ( ) Solicitou aos alunos que relatassem o que já sabiam e entendiam sobre o tema, fez uma explanação sobre o conteúdo e pediu que os alunos fizessem uma pesquisa. Na aula seguinte levou imagens de situações reais relacionadas ao assunto e fez a mediação de um debate sobre o que já havia sido dito em sala de aula e aquilo que os alunos haviam pesquisado.
E ( ) O professor solicitou que cada aluno fizesse uma pesquisa sobre o tema, elaborasse um resumo e entregasse na próxima aula. Afirmou que todos deveriam realizar a atividade com atenção, porque serviria como avaliação de aprendizado. Na aula seguinte ele recebeu os resumos e introduziu um novo assunto.
B ( ) Professor trouxe recortes de jornais e revistas da Austrália e da Indonésia, leu um texto para a turma, solicitou a resolução de um questionário com base no texto contido no livro didático e marcou uma avaliação para a aula seguinte.
Marque a alternativa correta:
Sem dúvida um dos grandes desafios para o professor no ensino de Geografia atualmente, é conduzir um processo de ensino/aprendizagem que contemple a compreensão acerca das categorias da Geografia (lugar, paisagem, território, entre outras) de maneira a fazer sentido para o aluno. Como mediar a construção de um conhecimento geográfico que seja significativo e contribua para uma formação pela participação cidadã? Tanto os PCNs quanto os pesquisadores atuais acerca dessa questão, afirmam que não é possível realizar um ensino-aprendizado pela formação cidadã a partir de conceitos descolados da realidade conhecida pelo aluno. Ou seja, o aluno vive em um ambiente partícipe de uma totalidade socioespacial, suas vivências e relacionamentos desenvolvem-se dentro de uma realidade constituída nas e pelas relações estabelecidas entre o homem e o espaço, a natureza (da qual, ele mesmo, o homem é parte). De acordo com a afirmativa acima, qual seria a melhor proposta didático pedagógica para a mediação do professor na construção do conhecimento significativo em torno de um determinado conteúdo?
C. ( ) O professor deve seguir o livro didático exigindo que os alunos façam o mesmo. Não é possível permitir qualquer interferência que sejam externas ao conteúdo definido e exposto pelo livro didático por ser objetivo do professor, do ensino de Geografia, esgotar todos os assuntos do manual de maneira competente e efetiva.
E. ( ) O professor que atua na escola pública, cujo público tem origens nos estratos sociais menos favorecidos, deve incitá-los à revolta, propondo medidas de vandalismo e depredação dos equipamentos urbanos em nome da causa revolucionária.
B. ( ) O professor deve solicitar que o aluno leia e releia os textos indicados, responda ao questionário, memorize as denominações e informações numéricas, preparando o aluno para a arguição e prova escrita.
A. ( ) O professor deve conduzir processos de diagnóstico da realidade vivida pelo aluno para fazer a contextualização da sua abordagem, deve promover as condições de intervenções/contribuições do aluno, além de inserir elementos que ampliem seu entendimento, utilizando-se das mais diversas linguagens que aproximem o aluno em ralação ao tema e avaliar sempre a eficiência metodológica.
D. ( ) O professor deve conduzir uma ou mais aulas expositivas disponibilizando os conceitos para os alunos, fazendo assim, uma transmissão de conhecimento daquilo que é correto e que está nos livros e enciclopédias. O aluno deve, por sua vez, manter-se atento e respeitoso com o professor, acatando suas colocações e explicações, por julgar que é o professor a autoridade na compreensão do mundo.
Portelinha e Souza (2011) diz que o professor deve organizar suas aulas de forma que o aluno possa conhecer e utilizar os procedimentos de estudos geográficos. O ponto de partida para os alunos dos anos finais do Ensino Fundamental continua sendo o espaço por eles vivido e, principalmente, que o estudo deste espaço permita a eles compreender como o local, o regional e o global se relacionam. Para tanto, o estudo da Geografia, apresenta tanto no pimeiro quanto no segundo ciclo; os objetivos centrais:
I. Que os alunos construam conhecimentos a respeito das categorias de paisagem urbana e rural, como foram constituídos ao longo do tempo e como sintetizam múltiplos espaços geográficos.
II. O estabelecimento das relações com as seguintes temáticas: tecnologia, informação, comunicação, interação, distância entre outras de acordo com o currículo básico comum de Geografia.
III. Saber utilizar a linguagem gráfica para obter informações e representar a espacialidade dos fenômenos geográficos.
IV. O professor deve planejar situações permitindo o aluno a conhecer o espaço geográfico de sua vivência.
V. Compreender e saber utilizar os procedimentos de pesquisa da Geografia para compreender a paisagem, o território e lugar.
Está correto o que se afirma em:
C ( ) I, IV, V.
A ( ) I, II, III, IV, V.
E ( ) I, II, IV.
B ( ) II, III, V.
D ( ) IV, V.
Você aprendeu que podemos definir metodologia como utilização de um método, ou seja, um caminho que se deve trilhar para alcançar os objetivos traçados para a sua sala de aula. (Fonseca, 2011. Pág. 127). De acordo com os estudos realizados, numere a segunda coluna de acordo com a primeira e depois assinale a alternativa que contém a sequência correta:
(1) Metodologia Tradicional
(2) Metodologia Inovadora
( ) Utilização de quadro negro e giz;
( ) Carteira enfileiradas;
( ) Trabalhos em grupos seguidos de debates;
( ) Professor dita a matéria e aluno copia;
( ) Utilização de material da Internet, notícias de jornais e debate;
( ) Aluno não pode questionar o professor;
( ) Material didático diversificado;
( ) Utilização de diversos ambientes (dentro e fora da escola);
( ) Conteúdo adaptado à realidade do educando (a).
A alternativa correta é:
B ( ) 1,1,1,1,2,2,1,2,1.
A ( ) 1,1,2,1,2,1,2,2,2.
E ( ) 2,1,2,1,2,1,2,2,2.
C ( ) 1,1,2,2,2,1,1,2,1.
D ( ) 1,1,2,1,2,1,1,2,2.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais estabelecem as temáticas ambientais como Temas Transversais, dando início assim a uma discussão maior acerca da transdisciplinaridade, multidisciplinaridade e interdisciplinaridade.
Para tanto, pode-se definir os Temas Transversais como:
C ( ) Temas Transversais é o conjunto das ciências que está imerso dentro do ambiente.
B ( ) Temas Transversais podem ser tratados em um único campo de conhecimento, fechando assim o diálogo para os demais campos.
E ( ) Temas transversais é uma metologia utilizada em pesquisa científica para se ensinar algum conteúdo escolar.
A ( ) Temas Tranversais são aqueles que perpassam os conteúdos de vários campos do conhecimento e são comuns a diversas disciplinas.
D ( ) Temas Transversais não são critérios importantes dentre do ambiente escolar na atualidade.
Conforme seus estudos, marque a alternativa que contenha a soma dos valores atribuídos às alternativas corretas.
Cabe à escola estimular o interesse do aluno em compreender melhor o mundo onde vive; e a Geografia pode contribuir na construção de um conhecimento amplo e interativo, conduzindo o aluno à percepção das paisagens que o rodeiam a partir do lugar e de ampliar as condições de observação e análise de realidades regionais e globais.
Sobre o papel da Geografia na sala de aula nos últimos anos do ensino fundamental podemos afirmar que:
(valor 2) É responsabilidade do ensino da Geografia fazer com que o aluno seja levado a perceber, a analisar e refletir sobre as relações humanas no espaço, por meio de temas que sejam próximos à realidade do aluno.
(valor 4) A Geografia deve considerar que o aluno, ao chegar à escola traz consigo conhecimentos geográficos que precisam ser sistematizados para avançar na construção de um sujeito cidadão.
(valor 2) Enquanto disciplina escolar, a Geografia deve promover interdisciplinaridade e pluralidade levando em conta a introdução dos temas transversais previstos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs.
(valor 7) A Geografia contribuirá para a construção do conhecimento para a cidadania ao possibilitar que aluno aproprie-se do conhecimento e das categorias geográficas que lhe permitirão compreender criticamente o mundo em que vive.
(valor 5) Promover o conhecimento do mundo contemporâneo e sua diversidade, favorecendo o entendimento da construção dos lugares, paisagens e territórios, não são objetivos esperados para a Geografia nos Parâmetros Curriculares Nacionais.
D. ( ) A soma das alternativas corretas tem valor 20.
B. ( ) A soma das alternativas corretas tem valor 12.
E. ( ) A soma das alternativas corretas tem valor 18.
A. ( ) A soma das alternativas corretas tem valor 15.
C. ( ) A soma das alternativas corretas tem valor 9.
Leia o texto, observe a tabela e marque a opção correta.
“Os processos de empobrecimento de boa parcela da população brasileira são os mesmos que impõem limites ao acesso às novas tecnologias. A rigor, o discurso do MEC opera duas inversões: substitui a lógica da produção pela da circulação e a lógica do trabalho pela da comunicação, na crença de que, “sem alterar o processo de formação de professores do ensino básico e sem alterar seus salários aviltantes, tudo irá bem na educação, desde que haja televisões e computadores nas escolas” (Chauí, 1999, p. 33). Ademais, no Brasil, há muito poucos kits tecnológicos instalados, conforme atestam os dados abaixo”:
Observação: Mesmo os dados da tabela apresentada serem bastante antigos, a realidade brasileira na atualidade não mudou.
Em nota sobre as tecnologias previstas no Kit do MEC, a autora afirma que: “Neste ponto, cabem duas observações: a primeira diz respeito à opção pelo sinal codificado e a segunda ao número sempre maior de antenas parabólicas instaladas, mesmo que não haja aparelhos de TV nas escolas”. BARRETO, Raquel G., Tecnologia e educação: trabalho e formação docente, in http://www.scielo.br - acesso 23/03/ 2017.
De acordo com o texto e dados acima, podemos afirmar que:
C ( ) De acordo com o quadro acima, mais de três quartos da totalidade das escolas brasileiras já possuem o Kit tecnológico previsto pelo Ministério da Educação.
E ( ) O maior número de antena parabólica em relação às TVs instaladas se deve à baixa oferta de televisores no mercado brasileiro.
D ( ) Todas as escolas do ensino básico terão acesso aos canais de TV aberta e aos canais fechados.
A ( ) Apesar de haver algum investimento nos instrumentos de tecnologia previstos para as escolas, estes são insuficientes e o investimento na formação e remuneração do professor ainda é precário.
B ( ) O acesso às tecnologias da informação e comunicação não tem relação com o acesso à renda por que a distribuição dos equipamentos nas escolas garante a inclusão universal no processo de modernização tecnológica.
Apesar do movimento teórico das multiplicidades culturais ter sua gênese (origem, constituição) nos anos da década de 1920, especialmente no continente europeu, foi na década de 1960 que a educação multicultural teve sua origem. O surgimento de tal concepção de educação deu-se em resposta, principalmente:
I – ao plano de superação e recuperação econômica dos Estados Nacionais no pós-guerra.
II – aos movimentos civis
III – ao ativismo afro-americano
IV – à crise econômica mundial provocada pelo aumento do preço do petróleo.
V – à preocupação com a liberdade, a igualdade econômica e problemas educacionais.
A. ( ) As afirmativas II, III e V estão corretas.
E. ( ) Todas as afirmativas são verdadeiras.
C. ( ) As alternativas IV e V são verdadeiras.
D. ( ) I, II e V são afirmativas verdadeiras.
B. ( ) As afirmativas I e II estão incorretas.
Sabe-se que os recursos didáticos são de fundamental importância no processo ensinoaprendizagem.
E em pleno século XXI ensinar Geografia torna-se cada vez mais um grande desafio para o professor, onde ainda o seu material didático de apoio continua sendo o livro didático. O livro didático é um recurso que tem importância considerável na escola.
Porquê
Apesar de todo avanço tecnológico, continua sendo um recurso que propicia ao aluno estar em contato com o mundo e com o conhecimento.
Sobre as assertivas, marque a opção correta:
b. A primeira assertiva é falsa e a segunda é verdadeira.
e. A primeira assertiva é verdadeira e a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
a. A primeira assertiva é verdadeira e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
d. As duas assertivas são verdadeiras.
c. Tanto a primeira, quanto a segunda são assertivas falsas.
Leia a questão com atenção e em seguida, marque a alternativa correta.
A fim de levar uma proposta estimulante e de tornar o aprendizado significativo para os alunos de uma turma do ensino fundamental, o professor pensou em desenvolver o tema com os alunos a partir do cotidiano (daquilo que era próximo para os alunos).
Com base nessa perspectiva, ele baseou sua aula da seguinte maneira:
D ( ) Ao perceber que a turma estava ficando bastante eufórica e agitada com um debate proposto, o professor interrompeu a discussão e afirmou que aquilo que estava sendo dito não era relevante, que o tema era sério e já que a turma não sabia se comportar, todos deveriam fazer silêncio e escrever suas idéias em um papel.
C ( ) O professor pediu para os alunos abrirem o livro didático na página 37, solicitou uma leitura silenciosa e individual, além de solicitar a realização das atividades propostos nas páginas 55 a 59. O aluno que estava sem o livro se manifestou e a resposta foi contundente: “o livro é para ser usado na sala aula, favor trazer o seu; sente-se com um colega e não atrapalhe.”
A ( ) Solicitou aos alunos que relatassem o que já sabiam e entendiam sobre o tema, fez uma explanação sobre o conteúdo e pediu que os alunos fizessem uma pesquisa. Na aula seguinte levou imagens de situações reais relacionadas ao assunto e fez a mediação de um debate sobre o que já havia sido dito em sala de aula e aquilo que os alunos haviam pesquisado.
E ( ) O professor solicitou que cada aluno fizesse uma pesquisa sobre o tema, elaborasse um resumo e entregasse na próxima aula. Afirmou que todos deveriam realizar a atividade com atenção, porque serviria como avaliação de aprendizado. Na aula seguinte ele recebeu os resumos e introduziu um novo assunto.
B ( ) Professor trouxe recortes de jornais e revistas da Austrália e da Indonésia, leu um texto para a turma, solicitou a resolução de um questionário com base no texto contido no livro didático e marcou uma avaliação para a aula seguinte.
Marque a alternativa correta:
Sem dúvida um dos grandes desafios para o professor no ensino de Geografia atualmente, é conduzir um processo de ensino/aprendizagem que contemple a compreensão acerca das categorias da Geografia (lugar, paisagem, território, entre outras) de maneira a fazer sentido para o aluno. Como mediar a construção de um conhecimento geográfico que seja significativo e contribua para uma formação pela participação cidadã? Tanto os PCNs quanto os pesquisadores atuais acerca dessa questão, afirmam que não é possível realizar um ensino-aprendizado pela formação cidadã a partir de conceitos descolados da realidade conhecida pelo aluno. Ou seja, o aluno vive em um ambiente partícipe de uma totalidade socioespacial, suas vivências e relacionamentos desenvolvem-se dentro de uma realidade constituída nas e pelas relações estabelecidas entre o homem e o espaço, a natureza (da qual, ele mesmo, o homem é parte). De acordo com a afirmativa acima, qual seria a melhor proposta didático pedagógica para a mediação do professor na construção do conhecimento significativo em torno de um determinado conteúdo?
C. ( ) O professor deve seguir o livro didático exigindo que os alunos façam o mesmo. Não é possível permitir qualquer interferência que sejam externas ao conteúdo definido e exposto pelo livro didático por ser objetivo do professor, do ensino de Geografia, esgotar todos os assuntos do manual de maneira competente e efetiva.
E. ( ) O professor que atua na escola pública, cujo público tem origens nos estratos sociais menos favorecidos, deve incitá-los à revolta, propondo medidas de vandalismo e depredação dos equipamentos urbanos em nome da causa revolucionária.
B. ( ) O professor deve solicitar que o aluno leia e releia os textos indicados, responda ao questionário, memorize as denominações e informações numéricas, preparando o aluno para a arguição e prova escrita.
A. ( ) O professor deve conduzir processos de diagnóstico da realidade vivida pelo aluno para fazer a contextualização da sua abordagem, deve promover as condições de intervenções/contribuições do aluno, além de inserir elementos que ampliem seu entendimento, utilizando-se das mais diversas linguagens que aproximem o aluno em ralação ao tema e avaliar sempre a eficiência metodológica.
D. ( ) O professor deve conduzir uma ou mais aulas expositivas disponibilizando os conceitos para os alunos, fazendo assim, uma transmissão de conhecimento daquilo que é correto e que está nos livros e enciclopédias. O aluno deve, por sua vez, manter-se atento e respeitoso com o professor, acatando suas colocações e explicações, por julgar que é o professor a autoridade na compreensão do mundo.
Portelinha e Souza (2011) diz que o professor deve organizar suas aulas de forma que o aluno possa conhecer e utilizar os procedimentos de estudos geográficos. O ponto de partida para os alunos dos anos finais do Ensino Fundamental continua sendo o espaço por eles vivido e, principalmente, que o estudo deste espaço permita a eles compreender como o local, o regional e o global se relacionam. Para tanto, o estudo da Geografia, apresenta tanto no pimeiro quanto no segundo ciclo; os objetivos centrais:
I. Que os alunos construam conhecimentos a respeito das categorias de paisagem urbana e rural, como foram constituídos ao longo do tempo e como sintetizam múltiplos espaços geográficos.
II. O estabelecimento das relações com as seguintes temáticas: tecnologia, informação, comunicação, interação, distância entre outras de acordo com o currículo básico comum de Geografia.
III. Saber utilizar a linguagem gráfica para obter informações e representar a espacialidade dos fenômenos geográficos.
IV. O professor deve planejar situações permitindo o aluno a conhecer o espaço geográfico de sua vivência.
V. Compreender e saber utilizar os procedimentos de pesquisa da Geografia para compreender a paisagem, o território e lugar.
Está correto o que se afirma em:
C ( ) I, IV, V.
A ( ) I, II, III, IV, V.
E ( ) I, II, IV.
B ( ) II, III, V.
D ( ) IV, V.
Você aprendeu que podemos definir metodologia como utilização de um método, ou seja, um caminho que se deve trilhar para alcançar os objetivos traçados para a sua sala de aula. (Fonseca, 2011. Pág. 127). De acordo com os estudos realizados, numere a segunda coluna de acordo com a primeira e depois assinale a alternativa que contém a sequência correta:
(1) Metodologia Tradicional
(2) Metodologia Inovadora
( ) Utilização de quadro negro e giz;
( ) Carteira enfileiradas;
( ) Trabalhos em grupos seguidos de debates;
( ) Professor dita a matéria e aluno copia;
( ) Utilização de material da Internet, notícias de jornais e debate;
( ) Aluno não pode questionar o professor;
( ) Material didático diversificado;
( ) Utilização de diversos ambientes (dentro e fora da escola);
( ) Conteúdo adaptado à realidade do educando (a).
A alternativa correta é:
B ( ) 1,1,1,1,2,2,1,2,1.
A ( ) 1,1,2,1,2,1,2,2,2.
E ( ) 2,1,2,1,2,1,2,2,2.
C ( ) 1,1,2,2,2,1,1,2,1.
D ( ) 1,1,2,1,2,1,1,2,2.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais estabelecem as temáticas ambientais como Temas Transversais, dando início assim a uma discussão maior acerca da transdisciplinaridade, multidisciplinaridade e interdisciplinaridade.
Para tanto, pode-se definir os Temas Transversais como:
C ( ) Temas Transversais é o conjunto das ciências que está imerso dentro do ambiente.
B ( ) Temas Transversais podem ser tratados em um único campo de conhecimento, fechando assim o diálogo para os demais campos.
E ( ) Temas transversais é uma metologia utilizada em pesquisa científica para se ensinar algum conteúdo escolar.
A ( ) Temas Tranversais são aqueles que perpassam os conteúdos de vários campos do conhecimento e são comuns a diversas disciplinas.
D ( ) Temas Transversais não são critérios importantes dentre do ambiente escolar na atualidade.
Conforme seus estudos, marque a alternativa que contenha a soma dos valores atribuídos às alternativas corretas.
Cabe à escola estimular o interesse do aluno em compreender melhor o mundo onde vive; e a Geografia pode contribuir na construção de um conhecimento amplo e interativo, conduzindo o aluno à percepção das paisagens que o rodeiam a partir do lugar e de ampliar as condições de observação e análise de realidades regionais e globais.
Sobre o papel da Geografia na sala de aula nos últimos anos do ensino fundamental podemos afirmar que:
(valor 2) É responsabilidade do ensino da Geografia fazer com que o aluno seja levado a perceber, a analisar e refletir sobre as relações humanas no espaço, por meio de temas que sejam próximos à realidade do aluno.
(valor 4) A Geografia deve considerar que o aluno, ao chegar à escola traz consigo conhecimentos geográficos que precisam ser sistematizados para avançar na construção de um sujeito cidadão.
(valor 2) Enquanto disciplina escolar, a Geografia deve promover interdisciplinaridade e pluralidade levando em conta a introdução dos temas transversais previstos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs.
(valor 7) A Geografia contribuirá para a construção do conhecimento para a cidadania ao possibilitar que aluno aproprie-se do conhecimento e das categorias geográficas que lhe permitirão compreender criticamente o mundo em que vive.
(valor 5) Promover o conhecimento do mundo contemporâneo e sua diversidade, favorecendo o entendimento da construção dos lugares, paisagens e territórios, não são objetivos esperados para a Geografia nos Parâmetros Curriculares Nacionais.
D. ( ) A soma das alternativas corretas tem valor 20.
B. ( ) A soma das alternativas corretas tem valor 12.
E. ( ) A soma das alternativas corretas tem valor 18.
A. ( ) A soma das alternativas corretas tem valor 15.
C. ( ) A soma das alternativas corretas tem valor 9.
Leia o texto, observe a tabela e marque a opção correta.
“Os processos de empobrecimento de boa parcela da população brasileira são os mesmos que impõem limites ao acesso às novas tecnologias. A rigor, o discurso do MEC opera duas inversões: substitui a lógica da produção pela da circulação e a lógica do trabalho pela da comunicação, na crença de que, “sem alterar o processo de formação de professores do ensino básico e sem alterar seus salários aviltantes, tudo irá bem na educação, desde que haja televisões e computadores nas escolas” (Chauí, 1999, p. 33). Ademais, no Brasil, há muito poucos kits tecnológicos instalados, conforme atestam os dados abaixo”:
Observação: Mesmo os dados da tabela apresentada serem bastante antigos, a realidade brasileira na atualidade não mudou.
Em nota sobre as tecnologias previstas no Kit do MEC, a autora afirma que: “Neste ponto, cabem duas observações: a primeira diz respeito à opção pelo sinal codificado e a segunda ao número sempre maior de antenas parabólicas instaladas, mesmo que não haja aparelhos de TV nas escolas”. BARRETO, Raquel G., Tecnologia e educação: trabalho e formação docente, in http://www.scielo.br - acesso 23/03/ 2017.
De acordo com o texto e dados acima, podemos afirmar que:
C ( ) De acordo com o quadro acima, mais de três quartos da totalidade das escolas brasileiras já possuem o Kit tecnológico previsto pelo Ministério da Educação.
E ( ) O maior número de antena parabólica em relação às TVs instaladas se deve à baixa oferta de televisores no mercado brasileiro.
D ( ) Todas as escolas do ensino básico terão acesso aos canais de TV aberta e aos canais fechados.
A ( ) Apesar de haver algum investimento nos instrumentos de tecnologia previstos para as escolas, estes são insuficientes e o investimento na formação e remuneração do professor ainda é precário.
B ( ) O acesso às tecnologias da informação e comunicação não tem relação com o acesso à renda por que a distribuição dos equipamentos nas escolas garante a inclusão universal no processo de modernização tecnológica.
b. A primeira assertiva é falsa e a segunda é verdadeira.
e. A primeira assertiva é verdadeira e a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
a. A primeira assertiva é verdadeira e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
d. As duas assertivas são verdadeiras.
c. Tanto a primeira, quanto a segunda são assertivas falsas.
Leia a questão com atenção e em seguida, marque a alternativa correta.
A fim de levar uma proposta estimulante e de tornar o aprendizado significativo para os alunos de uma turma do ensino fundamental, o professor pensou em desenvolver o tema com os alunos a partir do cotidiano (daquilo que era próximo para os alunos).
Com base nessa perspectiva, ele baseou sua aula da seguinte maneira:
D ( ) Ao perceber que a turma estava ficando bastante eufórica e agitada com um debate proposto, o professor interrompeu a discussão e afirmou que aquilo que estava sendo dito não era relevante, que o tema era sério e já que a turma não sabia se comportar, todos deveriam fazer silêncio e escrever suas idéias em um papel.
C ( ) O professor pediu para os alunos abrirem o livro didático na página 37, solicitou uma leitura silenciosa e individual, além de solicitar a realização das atividades propostos nas páginas 55 a 59. O aluno que estava sem o livro se manifestou e a resposta foi contundente: “o livro é para ser usado na sala aula, favor trazer o seu; sente-se com um colega e não atrapalhe.”
A ( ) Solicitou aos alunos que relatassem o que já sabiam e entendiam sobre o tema, fez uma explanação sobre o conteúdo e pediu que os alunos fizessem uma pesquisa. Na aula seguinte levou imagens de situações reais relacionadas ao assunto e fez a mediação de um debate sobre o que já havia sido dito em sala de aula e aquilo que os alunos haviam pesquisado.
E ( ) O professor solicitou que cada aluno fizesse uma pesquisa sobre o tema, elaborasse um resumo e entregasse na próxima aula. Afirmou que todos deveriam realizar a atividade com atenção, porque serviria como avaliação de aprendizado. Na aula seguinte ele recebeu os resumos e introduziu um novo assunto.
B ( ) Professor trouxe recortes de jornais e revistas da Austrália e da Indonésia, leu um texto para a turma, solicitou a resolução de um questionário com base no texto contido no livro didático e marcou uma avaliação para a aula seguinte.
Marque a alternativa correta:
Sem dúvida um dos grandes desafios para o professor no ensino de Geografia atualmente, é conduzir um processo de ensino/aprendizagem que contemple a compreensão acerca das categorias da Geografia (lugar, paisagem, território, entre outras) de maneira a fazer sentido para o aluno. Como mediar a construção de um conhecimento geográfico que seja significativo e contribua para uma formação pela participação cidadã? Tanto os PCNs quanto os pesquisadores atuais acerca dessa questão, afirmam que não é possível realizar um ensino-aprendizado pela formação cidadã a partir de conceitos descolados da realidade conhecida pelo aluno. Ou seja, o aluno vive em um ambiente partícipe de uma totalidade socioespacial, suas vivências e relacionamentos desenvolvem-se dentro de uma realidade constituída nas e pelas relações estabelecidas entre o homem e o espaço, a natureza (da qual, ele mesmo, o homem é parte). De acordo com a afirmativa acima, qual seria a melhor proposta didático pedagógica para a mediação do professor na construção do conhecimento significativo em torno de um determinado conteúdo?
C. ( ) O professor deve seguir o livro didático exigindo que os alunos façam o mesmo. Não é possível permitir qualquer interferência que sejam externas ao conteúdo definido e exposto pelo livro didático por ser objetivo do professor, do ensino de Geografia, esgotar todos os assuntos do manual de maneira competente e efetiva.
E. ( ) O professor que atua na escola pública, cujo público tem origens nos estratos sociais menos favorecidos, deve incitá-los à revolta, propondo medidas de vandalismo e depredação dos equipamentos urbanos em nome da causa revolucionária.
B. ( ) O professor deve solicitar que o aluno leia e releia os textos indicados, responda ao questionário, memorize as denominações e informações numéricas, preparando o aluno para a arguição e prova escrita.
A. ( ) O professor deve conduzir processos de diagnóstico da realidade vivida pelo aluno para fazer a contextualização da sua abordagem, deve promover as condições de intervenções/contribuições do aluno, além de inserir elementos que ampliem seu entendimento, utilizando-se das mais diversas linguagens que aproximem o aluno em ralação ao tema e avaliar sempre a eficiência metodológica.
D. ( ) O professor deve conduzir uma ou mais aulas expositivas disponibilizando os conceitos para os alunos, fazendo assim, uma transmissão de conhecimento daquilo que é correto e que está nos livros e enciclopédias. O aluno deve, por sua vez, manter-se atento e respeitoso com o professor, acatando suas colocações e explicações, por julgar que é o professor a autoridade na compreensão do mundo.
Portelinha e Souza (2011) diz que o professor deve organizar suas aulas de forma que o aluno possa conhecer e utilizar os procedimentos de estudos geográficos. O ponto de partida para os alunos dos anos finais do Ensino Fundamental continua sendo o espaço por eles vivido e, principalmente, que o estudo deste espaço permita a eles compreender como o local, o regional e o global se relacionam. Para tanto, o estudo da Geografia, apresenta tanto no pimeiro quanto no segundo ciclo; os objetivos centrais:
I. Que os alunos construam conhecimentos a respeito das categorias de paisagem urbana e rural, como foram constituídos ao longo do tempo e como sintetizam múltiplos espaços geográficos.
II. O estabelecimento das relações com as seguintes temáticas: tecnologia, informação, comunicação, interação, distância entre outras de acordo com o currículo básico comum de Geografia.
III. Saber utilizar a linguagem gráfica para obter informações e representar a espacialidade dos fenômenos geográficos.
IV. O professor deve planejar situações permitindo o aluno a conhecer o espaço geográfico de sua vivência.
V. Compreender e saber utilizar os procedimentos de pesquisa da Geografia para compreender a paisagem, o território e lugar.
Está correto o que se afirma em:
C ( ) I, IV, V.
A ( ) I, II, III, IV, V.
E ( ) I, II, IV.
B ( ) II, III, V.
D ( ) IV, V.
Você aprendeu que podemos definir metodologia como utilização de um método, ou seja, um caminho que se deve trilhar para alcançar os objetivos traçados para a sua sala de aula. (Fonseca, 2011. Pág. 127). De acordo com os estudos realizados, numere a segunda coluna de acordo com a primeira e depois assinale a alternativa que contém a sequência correta:
(1) Metodologia Tradicional
(2) Metodologia Inovadora
( ) Utilização de quadro negro e giz;
( ) Carteira enfileiradas;
( ) Trabalhos em grupos seguidos de debates;
( ) Professor dita a matéria e aluno copia;
( ) Utilização de material da Internet, notícias de jornais e debate;
( ) Aluno não pode questionar o professor;
( ) Material didático diversificado;
( ) Utilização de diversos ambientes (dentro e fora da escola);
( ) Conteúdo adaptado à realidade do educando (a).
A alternativa correta é:
B ( ) 1,1,1,1,2,2,1,2,1.
A ( ) 1,1,2,1,2,1,2,2,2.
E ( ) 2,1,2,1,2,1,2,2,2.
C ( ) 1,1,2,2,2,1,1,2,1.
D ( ) 1,1,2,1,2,1,1,2,2.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais estabelecem as temáticas ambientais como Temas Transversais, dando início assim a uma discussão maior acerca da transdisciplinaridade, multidisciplinaridade e interdisciplinaridade.
Para tanto, pode-se definir os Temas Transversais como:
C ( ) Temas Transversais é o conjunto das ciências que está imerso dentro do ambiente.
B ( ) Temas Transversais podem ser tratados em um único campo de conhecimento, fechando assim o diálogo para os demais campos.
E ( ) Temas transversais é uma metologia utilizada em pesquisa científica para se ensinar algum conteúdo escolar.
A ( ) Temas Tranversais são aqueles que perpassam os conteúdos de vários campos do conhecimento e são comuns a diversas disciplinas.
D ( ) Temas Transversais não são critérios importantes dentre do ambiente escolar na atualidade.
Conforme seus estudos, marque a alternativa que contenha a soma dos valores atribuídos às alternativas corretas.
Cabe à escola estimular o interesse do aluno em compreender melhor o mundo onde vive; e a Geografia pode contribuir na construção de um conhecimento amplo e interativo, conduzindo o aluno à percepção das paisagens que o rodeiam a partir do lugar e de ampliar as condições de observação e análise de realidades regionais e globais.
Sobre o papel da Geografia na sala de aula nos últimos anos do ensino fundamental podemos afirmar que:
(valor 2) É responsabilidade do ensino da Geografia fazer com que o aluno seja levado a perceber, a analisar e refletir sobre as relações humanas no espaço, por meio de temas que sejam próximos à realidade do aluno.
(valor 4) A Geografia deve considerar que o aluno, ao chegar à escola traz consigo conhecimentos geográficos que precisam ser sistematizados para avançar na construção de um sujeito cidadão.
(valor 2) Enquanto disciplina escolar, a Geografia deve promover interdisciplinaridade e pluralidade levando em conta a introdução dos temas transversais previstos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs.
(valor 7) A Geografia contribuirá para a construção do conhecimento para a cidadania ao possibilitar que aluno aproprie-se do conhecimento e das categorias geográficas que lhe permitirão compreender criticamente o mundo em que vive.
(valor 5) Promover o conhecimento do mundo contemporâneo e sua diversidade, favorecendo o entendimento da construção dos lugares, paisagens e territórios, não são objetivos esperados para a Geografia nos Parâmetros Curriculares Nacionais.
D. ( ) A soma das alternativas corretas tem valor 20.
B. ( ) A soma das alternativas corretas tem valor 12.
E. ( ) A soma das alternativas corretas tem valor 18.
A. ( ) A soma das alternativas corretas tem valor 15.
C. ( ) A soma das alternativas corretas tem valor 9.
Leia o texto, observe a tabela e marque a opção correta.
“Os processos de empobrecimento de boa parcela da população brasileira são os mesmos que impõem limites ao acesso às novas tecnologias. A rigor, o discurso do MEC opera duas inversões: substitui a lógica da produção pela da circulação e a lógica do trabalho pela da comunicação, na crença de que, “sem alterar o processo de formação de professores do ensino básico e sem alterar seus salários aviltantes, tudo irá bem na educação, desde que haja televisões e computadores nas escolas” (Chauí, 1999, p. 33). Ademais, no Brasil, há muito poucos kits tecnológicos instalados, conforme atestam os dados abaixo”:
Observação: Mesmo os dados da tabela apresentada serem bastante antigos, a realidade brasileira na atualidade não mudou.
Em nota sobre as tecnologias previstas no Kit do MEC, a autora afirma que: “Neste ponto, cabem duas observações: a primeira diz respeito à opção pelo sinal codificado e a segunda ao número sempre maior de antenas parabólicas instaladas, mesmo que não haja aparelhos de TV nas escolas”. BARRETO, Raquel G., Tecnologia e educação: trabalho e formação docente, in http://www.scielo.br - acesso 23/03/ 2017.
De acordo com o texto e dados acima, podemos afirmar que:
C ( ) De acordo com o quadro acima, mais de três quartos da totalidade das escolas brasileiras já possuem o Kit tecnológico previsto pelo Ministério da Educação.
E ( ) O maior número de antena parabólica em relação às TVs instaladas se deve à baixa oferta de televisores no mercado brasileiro.
D ( ) Todas as escolas do ensino básico terão acesso aos canais de TV aberta e aos canais fechados.
A ( ) Apesar de haver algum investimento nos instrumentos de tecnologia previstos para as escolas, estes são insuficientes e o investimento na formação e remuneração do professor ainda é precário.
B ( ) O acesso às tecnologias da informação e comunicação não tem relação com o acesso à renda por que a distribuição dos equipamentos nas escolas garante a inclusão universal no processo de modernização tecnológica.
A fim de levar uma proposta estimulante e de tornar o aprendizado significativo para os alunos de uma turma do ensino fundamental, o professor pensou em desenvolver o tema com os alunos a partir do cotidiano (daquilo que era próximo para os alunos).
D ( ) Ao perceber que a turma estava ficando bastante eufórica e agitada com um debate proposto, o professor interrompeu a discussão e afirmou que aquilo que estava sendo dito não era relevante, que o tema era sério e já que a turma não sabia se comportar, todos deveriam fazer silêncio e escrever suas idéias em um papel.
C ( ) O professor pediu para os alunos abrirem o livro didático na página 37, solicitou uma leitura silenciosa e individual, além de solicitar a realização das atividades propostos nas páginas 55 a 59. O aluno que estava sem o livro se manifestou e a resposta foi contundente: “o livro é para ser usado na sala aula, favor trazer o seu; sente-se com um colega e não atrapalhe.”
A ( ) Solicitou aos alunos que relatassem o que já sabiam e entendiam sobre o tema, fez uma explanação sobre o conteúdo e pediu que os alunos fizessem uma pesquisa. Na aula seguinte levou imagens de situações reais relacionadas ao assunto e fez a mediação de um debate sobre o que já havia sido dito em sala de aula e aquilo que os alunos haviam pesquisado.
E ( ) O professor solicitou que cada aluno fizesse uma pesquisa sobre o tema, elaborasse um resumo e entregasse na próxima aula. Afirmou que todos deveriam realizar a atividade com atenção, porque serviria como avaliação de aprendizado. Na aula seguinte ele recebeu os resumos e introduziu um novo assunto.
B ( ) Professor trouxe recortes de jornais e revistas da Austrália e da Indonésia, leu um texto para a turma, solicitou a resolução de um questionário com base no texto contido no livro didático e marcou uma avaliação para a aula seguinte.
Marque a alternativa correta:
Sem dúvida um dos grandes desafios para o professor no ensino de Geografia atualmente, é conduzir um processo de ensino/aprendizagem que contemple a compreensão acerca das categorias da Geografia (lugar, paisagem, território, entre outras) de maneira a fazer sentido para o aluno. Como mediar a construção de um conhecimento geográfico que seja significativo e contribua para uma formação pela participação cidadã? Tanto os PCNs quanto os pesquisadores atuais acerca dessa questão, afirmam que não é possível realizar um ensino-aprendizado pela formação cidadã a partir de conceitos descolados da realidade conhecida pelo aluno. Ou seja, o aluno vive em um ambiente partícipe de uma totalidade socioespacial, suas vivências e relacionamentos desenvolvem-se dentro de uma realidade constituída nas e pelas relações estabelecidas entre o homem e o espaço, a natureza (da qual, ele mesmo, o homem é parte). De acordo com a afirmativa acima, qual seria a melhor proposta didático pedagógica para a mediação do professor na construção do conhecimento significativo em torno de um determinado conteúdo?
C. ( ) O professor deve seguir o livro didático exigindo que os alunos façam o mesmo. Não é possível permitir qualquer interferência que sejam externas ao conteúdo definido e exposto pelo livro didático por ser objetivo do professor, do ensino de Geografia, esgotar todos os assuntos do manual de maneira competente e efetiva.
E. ( ) O professor que atua na escola pública, cujo público tem origens nos estratos sociais menos favorecidos, deve incitá-los à revolta, propondo medidas de vandalismo e depredação dos equipamentos urbanos em nome da causa revolucionária.
B. ( ) O professor deve solicitar que o aluno leia e releia os textos indicados, responda ao questionário, memorize as denominações e informações numéricas, preparando o aluno para a arguição e prova escrita.
A. ( ) O professor deve conduzir processos de diagnóstico da realidade vivida pelo aluno para fazer a contextualização da sua abordagem, deve promover as condições de intervenções/contribuições do aluno, além de inserir elementos que ampliem seu entendimento, utilizando-se das mais diversas linguagens que aproximem o aluno em ralação ao tema e avaliar sempre a eficiência metodológica.
D. ( ) O professor deve conduzir uma ou mais aulas expositivas disponibilizando os conceitos para os alunos, fazendo assim, uma transmissão de conhecimento daquilo que é correto e que está nos livros e enciclopédias. O aluno deve, por sua vez, manter-se atento e respeitoso com o professor, acatando suas colocações e explicações, por julgar que é o professor a autoridade na compreensão do mundo.
Portelinha e Souza (2011) diz que o professor deve organizar suas aulas de forma que o aluno possa conhecer e utilizar os procedimentos de estudos geográficos. O ponto de partida para os alunos dos anos finais do Ensino Fundamental continua sendo o espaço por eles vivido e, principalmente, que o estudo deste espaço permita a eles compreender como o local, o regional e o global se relacionam. Para tanto, o estudo da Geografia, apresenta tanto no pimeiro quanto no segundo ciclo; os objetivos centrais:
I. Que os alunos construam conhecimentos a respeito das categorias de paisagem urbana e rural, como foram constituídos ao longo do tempo e como sintetizam múltiplos espaços geográficos.
II. O estabelecimento das relações com as seguintes temáticas: tecnologia, informação, comunicação, interação, distância entre outras de acordo com o currículo básico comum de Geografia.
III. Saber utilizar a linguagem gráfica para obter informações e representar a espacialidade dos fenômenos geográficos.
IV. O professor deve planejar situações permitindo o aluno a conhecer o espaço geográfico de sua vivência.
V. Compreender e saber utilizar os procedimentos de pesquisa da Geografia para compreender a paisagem, o território e lugar.
Está correto o que se afirma em:
C ( ) I, IV, V.
A ( ) I, II, III, IV, V.
E ( ) I, II, IV.
B ( ) II, III, V.
D ( ) IV, V.
Você aprendeu que podemos definir metodologia como utilização de um método, ou seja, um caminho que se deve trilhar para alcançar os objetivos traçados para a sua sala de aula. (Fonseca, 2011. Pág. 127). De acordo com os estudos realizados, numere a segunda coluna de acordo com a primeira e depois assinale a alternativa que contém a sequência correta:
(1) Metodologia Tradicional
(2) Metodologia Inovadora
( ) Utilização de quadro negro e giz;
( ) Carteira enfileiradas;
( ) Trabalhos em grupos seguidos de debates;
( ) Professor dita a matéria e aluno copia;
( ) Utilização de material da Internet, notícias de jornais e debate;
( ) Aluno não pode questionar o professor;
( ) Material didático diversificado;
( ) Utilização de diversos ambientes (dentro e fora da escola);
( ) Conteúdo adaptado à realidade do educando (a).
A alternativa correta é:
B ( ) 1,1,1,1,2,2,1,2,1.
A ( ) 1,1,2,1,2,1,2,2,2.
E ( ) 2,1,2,1,2,1,2,2,2.
C ( ) 1,1,2,2,2,1,1,2,1.
D ( ) 1,1,2,1,2,1,1,2,2.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais estabelecem as temáticas ambientais como Temas Transversais, dando início assim a uma discussão maior acerca da transdisciplinaridade, multidisciplinaridade e interdisciplinaridade.
Para tanto, pode-se definir os Temas Transversais como:
C ( ) Temas Transversais é o conjunto das ciências que está imerso dentro do ambiente.
B ( ) Temas Transversais podem ser tratados em um único campo de conhecimento, fechando assim o diálogo para os demais campos.
E ( ) Temas transversais é uma metologia utilizada em pesquisa científica para se ensinar algum conteúdo escolar.
A ( ) Temas Tranversais são aqueles que perpassam os conteúdos de vários campos do conhecimento e são comuns a diversas disciplinas.
D ( ) Temas Transversais não são critérios importantes dentre do ambiente escolar na atualidade.
Conforme seus estudos, marque a alternativa que contenha a soma dos valores atribuídos às alternativas corretas.
Cabe à escola estimular o interesse do aluno em compreender melhor o mundo onde vive; e a Geografia pode contribuir na construção de um conhecimento amplo e interativo, conduzindo o aluno à percepção das paisagens que o rodeiam a partir do lugar e de ampliar as condições de observação e análise de realidades regionais e globais.
Sobre o papel da Geografia na sala de aula nos últimos anos do ensino fundamental podemos afirmar que:
(valor 2) É responsabilidade do ensino da Geografia fazer com que o aluno seja levado a perceber, a analisar e refletir sobre as relações humanas no espaço, por meio de temas que sejam próximos à realidade do aluno.
(valor 4) A Geografia deve considerar que o aluno, ao chegar à escola traz consigo conhecimentos geográficos que precisam ser sistematizados para avançar na construção de um sujeito cidadão.
(valor 2) Enquanto disciplina escolar, a Geografia deve promover interdisciplinaridade e pluralidade levando em conta a introdução dos temas transversais previstos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs.
(valor 7) A Geografia contribuirá para a construção do conhecimento para a cidadania ao possibilitar que aluno aproprie-se do conhecimento e das categorias geográficas que lhe permitirão compreender criticamente o mundo em que vive.
(valor 5) Promover o conhecimento do mundo contemporâneo e sua diversidade, favorecendo o entendimento da construção dos lugares, paisagens e territórios, não são objetivos esperados para a Geografia nos Parâmetros Curriculares Nacionais.
D. ( ) A soma das alternativas corretas tem valor 20.
B. ( ) A soma das alternativas corretas tem valor 12.
E. ( ) A soma das alternativas corretas tem valor 18.
A. ( ) A soma das alternativas corretas tem valor 15.
C. ( ) A soma das alternativas corretas tem valor 9.
Leia o texto, observe a tabela e marque a opção correta.
“Os processos de empobrecimento de boa parcela da população brasileira são os mesmos que impõem limites ao acesso às novas tecnologias. A rigor, o discurso do MEC opera duas inversões: substitui a lógica da produção pela da circulação e a lógica do trabalho pela da comunicação, na crença de que, “sem alterar o processo de formação de professores do ensino básico e sem alterar seus salários aviltantes, tudo irá bem na educação, desde que haja televisões e computadores nas escolas” (Chauí, 1999, p. 33). Ademais, no Brasil, há muito poucos kits tecnológicos instalados, conforme atestam os dados abaixo”:
Observação: Mesmo os dados da tabela apresentada serem bastante antigos, a realidade brasileira na atualidade não mudou.
Em nota sobre as tecnologias previstas no Kit do MEC, a autora afirma que: “Neste ponto, cabem duas observações: a primeira diz respeito à opção pelo sinal codificado e a segunda ao número sempre maior de antenas parabólicas instaladas, mesmo que não haja aparelhos de TV nas escolas”. BARRETO, Raquel G., Tecnologia e educação: trabalho e formação docente, in http://www.scielo.br - acesso 23/03/ 2017.
De acordo com o texto e dados acima, podemos afirmar que:
C ( ) De acordo com o quadro acima, mais de três quartos da totalidade das escolas brasileiras já possuem o Kit tecnológico previsto pelo Ministério da Educação.
E ( ) O maior número de antena parabólica em relação às TVs instaladas se deve à baixa oferta de televisores no mercado brasileiro.
D ( ) Todas as escolas do ensino básico terão acesso aos canais de TV aberta e aos canais fechados.
A ( ) Apesar de haver algum investimento nos instrumentos de tecnologia previstos para as escolas, estes são insuficientes e o investimento na formação e remuneração do professor ainda é precário.
B ( ) O acesso às tecnologias da informação e comunicação não tem relação com o acesso à renda por que a distribuição dos equipamentos nas escolas garante a inclusão universal no processo de modernização tecnológica.
C. ( ) O professor deve seguir o livro didático exigindo que os alunos façam o mesmo. Não é possível permitir qualquer interferência que sejam externas ao conteúdo definido e exposto pelo livro didático por ser objetivo do professor, do ensino de Geografia, esgotar todos os assuntos do manual de maneira competente e efetiva.
E. ( ) O professor que atua na escola pública, cujo público tem origens nos estratos sociais menos favorecidos, deve incitá-los à revolta, propondo medidas de vandalismo e depredação dos equipamentos urbanos em nome da causa revolucionária.
B. ( ) O professor deve solicitar que o aluno leia e releia os textos indicados, responda ao questionário, memorize as denominações e informações numéricas, preparando o aluno para a arguição e prova escrita.
A. ( ) O professor deve conduzir processos de diagnóstico da realidade vivida pelo aluno para fazer a contextualização da sua abordagem, deve promover as condições de intervenções/contribuições do aluno, além de inserir elementos que ampliem seu entendimento, utilizando-se das mais diversas linguagens que aproximem o aluno em ralação ao tema e avaliar sempre a eficiência metodológica.
D. ( ) O professor deve conduzir uma ou mais aulas expositivas disponibilizando os conceitos para os alunos, fazendo assim, uma transmissão de conhecimento daquilo que é correto e que está nos livros e enciclopédias. O aluno deve, por sua vez, manter-se atento e respeitoso com o professor, acatando suas colocações e explicações, por julgar que é o professor a autoridade na compreensão do mundo.
Portelinha e Souza (2011) diz que o professor deve organizar suas aulas de forma que o aluno possa conhecer e utilizar os procedimentos de estudos geográficos. O ponto de partida para os alunos dos anos finais do Ensino Fundamental continua sendo o espaço por eles vivido e, principalmente, que o estudo deste espaço permita a eles compreender como o local, o regional e o global se relacionam. Para tanto, o estudo da Geografia, apresenta tanto no pimeiro quanto no segundo ciclo; os objetivos centrais:
I. Que os alunos construam conhecimentos a respeito das categorias de paisagem urbana e rural, como foram constituídos ao longo do tempo e como sintetizam múltiplos espaços geográficos.
II. O estabelecimento das relações com as seguintes temáticas: tecnologia, informação, comunicação, interação, distância entre outras de acordo com o currículo básico comum de Geografia.
III. Saber utilizar a linguagem gráfica para obter informações e representar a espacialidade dos fenômenos geográficos.
IV. O professor deve planejar situações permitindo o aluno a conhecer o espaço geográfico de sua vivência.
V. Compreender e saber utilizar os procedimentos de pesquisa da Geografia para compreender a paisagem, o território e lugar.
Está correto o que se afirma em:
C ( ) I, IV, V.
A ( ) I, II, III, IV, V.
E ( ) I, II, IV.
B ( ) II, III, V.
D ( ) IV, V.
Você aprendeu que podemos definir metodologia como utilização de um método, ou seja, um caminho que se deve trilhar para alcançar os objetivos traçados para a sua sala de aula. (Fonseca, 2011. Pág. 127). De acordo com os estudos realizados, numere a segunda coluna de acordo com a primeira e depois assinale a alternativa que contém a sequência correta:
(1) Metodologia Tradicional
(2) Metodologia Inovadora
( ) Utilização de quadro negro e giz;
( ) Carteira enfileiradas;
( ) Trabalhos em grupos seguidos de debates;
( ) Professor dita a matéria e aluno copia;
( ) Utilização de material da Internet, notícias de jornais e debate;
( ) Aluno não pode questionar o professor;
( ) Material didático diversificado;
( ) Utilização de diversos ambientes (dentro e fora da escola);
( ) Conteúdo adaptado à realidade do educando (a).
A alternativa correta é:
B ( ) 1,1,1,1,2,2,1,2,1.
A ( ) 1,1,2,1,2,1,2,2,2.
E ( ) 2,1,2,1,2,1,2,2,2.
C ( ) 1,1,2,2,2,1,1,2,1.
D ( ) 1,1,2,1,2,1,1,2,2.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais estabelecem as temáticas ambientais como Temas Transversais, dando início assim a uma discussão maior acerca da transdisciplinaridade, multidisciplinaridade e interdisciplinaridade.
Para tanto, pode-se definir os Temas Transversais como:
C ( ) Temas Transversais é o conjunto das ciências que está imerso dentro do ambiente.
B ( ) Temas Transversais podem ser tratados em um único campo de conhecimento, fechando assim o diálogo para os demais campos.
E ( ) Temas transversais é uma metologia utilizada em pesquisa científica para se ensinar algum conteúdo escolar.
A ( ) Temas Tranversais são aqueles que perpassam os conteúdos de vários campos do conhecimento e são comuns a diversas disciplinas.
D ( ) Temas Transversais não são critérios importantes dentre do ambiente escolar na atualidade.
Conforme seus estudos, marque a alternativa que contenha a soma dos valores atribuídos às alternativas corretas.
Cabe à escola estimular o interesse do aluno em compreender melhor o mundo onde vive; e a Geografia pode contribuir na construção de um conhecimento amplo e interativo, conduzindo o aluno à percepção das paisagens que o rodeiam a partir do lugar e de ampliar as condições de observação e análise de realidades regionais e globais.
Sobre o papel da Geografia na sala de aula nos últimos anos do ensino fundamental podemos afirmar que:
(valor 2) É responsabilidade do ensino da Geografia fazer com que o aluno seja levado a perceber, a analisar e refletir sobre as relações humanas no espaço, por meio de temas que sejam próximos à realidade do aluno.
(valor 4) A Geografia deve considerar que o aluno, ao chegar à escola traz consigo conhecimentos geográficos que precisam ser sistematizados para avançar na construção de um sujeito cidadão.
(valor 2) Enquanto disciplina escolar, a Geografia deve promover interdisciplinaridade e pluralidade levando em conta a introdução dos temas transversais previstos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs.
(valor 7) A Geografia contribuirá para a construção do conhecimento para a cidadania ao possibilitar que aluno aproprie-se do conhecimento e das categorias geográficas que lhe permitirão compreender criticamente o mundo em que vive.
(valor 5) Promover o conhecimento do mundo contemporâneo e sua diversidade, favorecendo o entendimento da construção dos lugares, paisagens e territórios, não são objetivos esperados para a Geografia nos Parâmetros Curriculares Nacionais.
D. ( ) A soma das alternativas corretas tem valor 20.
B. ( ) A soma das alternativas corretas tem valor 12.
E. ( ) A soma das alternativas corretas tem valor 18.
A. ( ) A soma das alternativas corretas tem valor 15.
C. ( ) A soma das alternativas corretas tem valor 9.
Leia o texto, observe a tabela e marque a opção correta.
“Os processos de empobrecimento de boa parcela da população brasileira são os mesmos que impõem limites ao acesso às novas tecnologias. A rigor, o discurso do MEC opera duas inversões: substitui a lógica da produção pela da circulação e a lógica do trabalho pela da comunicação, na crença de que, “sem alterar o processo de formação de professores do ensino básico e sem alterar seus salários aviltantes, tudo irá bem na educação, desde que haja televisões e computadores nas escolas” (Chauí, 1999, p. 33). Ademais, no Brasil, há muito poucos kits tecnológicos instalados, conforme atestam os dados abaixo”:
Observação: Mesmo os dados da tabela apresentada serem bastante antigos, a realidade brasileira na atualidade não mudou.
Em nota sobre as tecnologias previstas no Kit do MEC, a autora afirma que: “Neste ponto, cabem duas observações: a primeira diz respeito à opção pelo sinal codificado e a segunda ao número sempre maior de antenas parabólicas instaladas, mesmo que não haja aparelhos de TV nas escolas”. BARRETO, Raquel G., Tecnologia e educação: trabalho e formação docente, in http://www.scielo.br - acesso 23/03/ 2017.
De acordo com o texto e dados acima, podemos afirmar que:
C ( ) De acordo com o quadro acima, mais de três quartos da totalidade das escolas brasileiras já possuem o Kit tecnológico previsto pelo Ministério da Educação.
E ( ) O maior número de antena parabólica em relação às TVs instaladas se deve à baixa oferta de televisores no mercado brasileiro.
D ( ) Todas as escolas do ensino básico terão acesso aos canais de TV aberta e aos canais fechados.
A ( ) Apesar de haver algum investimento nos instrumentos de tecnologia previstos para as escolas, estes são insuficientes e o investimento na formação e remuneração do professor ainda é precário.
B ( ) O acesso às tecnologias da informação e comunicação não tem relação com o acesso à renda por que a distribuição dos equipamentos nas escolas garante a inclusão universal no processo de modernização tecnológica.
I. Que os alunos construam conhecimentos a respeito das categorias de paisagem urbana e rural, como foram constituídos ao longo do tempo e como sintetizam múltiplos espaços geográficos.
II. O estabelecimento das relações com as seguintes temáticas: tecnologia, informação, comunicação, interação, distância entre outras de acordo com o currículo básico comum de Geografia.
III. Saber utilizar a linguagem gráfica para obter informações e representar a espacialidade dos fenômenos geográficos.
IV. O professor deve planejar situações permitindo o aluno a conhecer o espaço geográfico de sua vivência.
V. Compreender e saber utilizar os procedimentos de pesquisa da Geografia para compreender a paisagem, o território e lugar.
C ( ) I, IV, V.
A ( ) I, II, III, IV, V.
E ( ) I, II, IV.
B ( ) II, III, V.
D ( ) IV, V.
Você aprendeu que podemos definir metodologia como utilização de um método, ou seja, um caminho que se deve trilhar para alcançar os objetivos traçados para a sua sala de aula. (Fonseca, 2011. Pág. 127). De acordo com os estudos realizados, numere a segunda coluna de acordo com a primeira e depois assinale a alternativa que contém a sequência correta:
(1) Metodologia Tradicional
(2) Metodologia Inovadora
( ) Utilização de quadro negro e giz;
( ) Carteira enfileiradas;
( ) Trabalhos em grupos seguidos de debates;
( ) Professor dita a matéria e aluno copia;
( ) Utilização de material da Internet, notícias de jornais e debate;
( ) Aluno não pode questionar o professor;
( ) Material didático diversificado;
( ) Utilização de diversos ambientes (dentro e fora da escola);
( ) Conteúdo adaptado à realidade do educando (a).
A alternativa correta é:
B ( ) 1,1,1,1,2,2,1,2,1.
A ( ) 1,1,2,1,2,1,2,2,2.
E ( ) 2,1,2,1,2,1,2,2,2.
C ( ) 1,1,2,2,2,1,1,2,1.
D ( ) 1,1,2,1,2,1,1,2,2.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais estabelecem as temáticas ambientais como Temas Transversais, dando início assim a uma discussão maior acerca da transdisciplinaridade, multidisciplinaridade e interdisciplinaridade.
Para tanto, pode-se definir os Temas Transversais como:
C ( ) Temas Transversais é o conjunto das ciências que está imerso dentro do ambiente.
B ( ) Temas Transversais podem ser tratados em um único campo de conhecimento, fechando assim o diálogo para os demais campos.
E ( ) Temas transversais é uma metologia utilizada em pesquisa científica para se ensinar algum conteúdo escolar.
A ( ) Temas Tranversais são aqueles que perpassam os conteúdos de vários campos do conhecimento e são comuns a diversas disciplinas.
D ( ) Temas Transversais não são critérios importantes dentre do ambiente escolar na atualidade.
Conforme seus estudos, marque a alternativa que contenha a soma dos valores atribuídos às alternativas corretas.
Cabe à escola estimular o interesse do aluno em compreender melhor o mundo onde vive; e a Geografia pode contribuir na construção de um conhecimento amplo e interativo, conduzindo o aluno à percepção das paisagens que o rodeiam a partir do lugar e de ampliar as condições de observação e análise de realidades regionais e globais.
Sobre o papel da Geografia na sala de aula nos últimos anos do ensino fundamental podemos afirmar que:
(valor 2) É responsabilidade do ensino da Geografia fazer com que o aluno seja levado a perceber, a analisar e refletir sobre as relações humanas no espaço, por meio de temas que sejam próximos à realidade do aluno.
(valor 4) A Geografia deve considerar que o aluno, ao chegar à escola traz consigo conhecimentos geográficos que precisam ser sistematizados para avançar na construção de um sujeito cidadão.
(valor 2) Enquanto disciplina escolar, a Geografia deve promover interdisciplinaridade e pluralidade levando em conta a introdução dos temas transversais previstos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs.
(valor 7) A Geografia contribuirá para a construção do conhecimento para a cidadania ao possibilitar que aluno aproprie-se do conhecimento e das categorias geográficas que lhe permitirão compreender criticamente o mundo em que vive.
(valor 5) Promover o conhecimento do mundo contemporâneo e sua diversidade, favorecendo o entendimento da construção dos lugares, paisagens e territórios, não são objetivos esperados para a Geografia nos Parâmetros Curriculares Nacionais.
D. ( ) A soma das alternativas corretas tem valor 20.
B. ( ) A soma das alternativas corretas tem valor 12.
E. ( ) A soma das alternativas corretas tem valor 18.
A. ( ) A soma das alternativas corretas tem valor 15.
C. ( ) A soma das alternativas corretas tem valor 9.
Leia o texto, observe a tabela e marque a opção correta.
“Os processos de empobrecimento de boa parcela da população brasileira são os mesmos que impõem limites ao acesso às novas tecnologias. A rigor, o discurso do MEC opera duas inversões: substitui a lógica da produção pela da circulação e a lógica do trabalho pela da comunicação, na crença de que, “sem alterar o processo de formação de professores do ensino básico e sem alterar seus salários aviltantes, tudo irá bem na educação, desde que haja televisões e computadores nas escolas” (Chauí, 1999, p. 33). Ademais, no Brasil, há muito poucos kits tecnológicos instalados, conforme atestam os dados abaixo”:
Observação: Mesmo os dados da tabela apresentada serem bastante antigos, a realidade brasileira na atualidade não mudou.
Em nota sobre as tecnologias previstas no Kit do MEC, a autora afirma que: “Neste ponto, cabem duas observações: a primeira diz respeito à opção pelo sinal codificado e a segunda ao número sempre maior de antenas parabólicas instaladas, mesmo que não haja aparelhos de TV nas escolas”. BARRETO, Raquel G., Tecnologia e educação: trabalho e formação docente, in http://www.scielo.br - acesso 23/03/ 2017.
De acordo com o texto e dados acima, podemos afirmar que:
C ( ) De acordo com o quadro acima, mais de três quartos da totalidade das escolas brasileiras já possuem o Kit tecnológico previsto pelo Ministério da Educação.
E ( ) O maior número de antena parabólica em relação às TVs instaladas se deve à baixa oferta de televisores no mercado brasileiro.
D ( ) Todas as escolas do ensino básico terão acesso aos canais de TV aberta e aos canais fechados.
A ( ) Apesar de haver algum investimento nos instrumentos de tecnologia previstos para as escolas, estes são insuficientes e o investimento na formação e remuneração do professor ainda é precário.
B ( ) O acesso às tecnologias da informação e comunicação não tem relação com o acesso à renda por que a distribuição dos equipamentos nas escolas garante a inclusão universal no processo de modernização tecnológica.
(1) Metodologia Tradicional
(2) Metodologia Inovadora
( ) Utilização de quadro negro e giz;
( ) Carteira enfileiradas;
( ) Trabalhos em grupos seguidos de debates;
( ) Professor dita a matéria e aluno copia;
( ) Utilização de material da Internet, notícias de jornais e debate;
( ) Aluno não pode questionar o professor;
( ) Material didático diversificado;
( ) Utilização de diversos ambientes (dentro e fora da escola);
( ) Conteúdo adaptado à realidade do educando (a).
B ( ) 1,1,1,1,2,2,1,2,1.
A ( ) 1,1,2,1,2,1,2,2,2.
E ( ) 2,1,2,1,2,1,2,2,2.
C ( ) 1,1,2,2,2,1,1,2,1.
D ( ) 1,1,2,1,2,1,1,2,2.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais estabelecem as temáticas ambientais como Temas Transversais, dando início assim a uma discussão maior acerca da transdisciplinaridade, multidisciplinaridade e interdisciplinaridade.
Para tanto, pode-se definir os Temas Transversais como:
C ( ) Temas Transversais é o conjunto das ciências que está imerso dentro do ambiente.
B ( ) Temas Transversais podem ser tratados em um único campo de conhecimento, fechando assim o diálogo para os demais campos.
E ( ) Temas transversais é uma metologia utilizada em pesquisa científica para se ensinar algum conteúdo escolar.
A ( ) Temas Tranversais são aqueles que perpassam os conteúdos de vários campos do conhecimento e são comuns a diversas disciplinas.
D ( ) Temas Transversais não são critérios importantes dentre do ambiente escolar na atualidade.
Conforme seus estudos, marque a alternativa que contenha a soma dos valores atribuídos às alternativas corretas.
Cabe à escola estimular o interesse do aluno em compreender melhor o mundo onde vive; e a Geografia pode contribuir na construção de um conhecimento amplo e interativo, conduzindo o aluno à percepção das paisagens que o rodeiam a partir do lugar e de ampliar as condições de observação e análise de realidades regionais e globais.
Sobre o papel da Geografia na sala de aula nos últimos anos do ensino fundamental podemos afirmar que:
(valor 2) É responsabilidade do ensino da Geografia fazer com que o aluno seja levado a perceber, a analisar e refletir sobre as relações humanas no espaço, por meio de temas que sejam próximos à realidade do aluno.
(valor 4) A Geografia deve considerar que o aluno, ao chegar à escola traz consigo conhecimentos geográficos que precisam ser sistematizados para avançar na construção de um sujeito cidadão.
(valor 2) Enquanto disciplina escolar, a Geografia deve promover interdisciplinaridade e pluralidade levando em conta a introdução dos temas transversais previstos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs.
(valor 7) A Geografia contribuirá para a construção do conhecimento para a cidadania ao possibilitar que aluno aproprie-se do conhecimento e das categorias geográficas que lhe permitirão compreender criticamente o mundo em que vive.
(valor 5) Promover o conhecimento do mundo contemporâneo e sua diversidade, favorecendo o entendimento da construção dos lugares, paisagens e territórios, não são objetivos esperados para a Geografia nos Parâmetros Curriculares Nacionais.
D. ( ) A soma das alternativas corretas tem valor 20.
B. ( ) A soma das alternativas corretas tem valor 12.
E. ( ) A soma das alternativas corretas tem valor 18.
A. ( ) A soma das alternativas corretas tem valor 15.
C. ( ) A soma das alternativas corretas tem valor 9.
Leia o texto, observe a tabela e marque a opção correta.
“Os processos de empobrecimento de boa parcela da população brasileira são os mesmos que impõem limites ao acesso às novas tecnologias. A rigor, o discurso do MEC opera duas inversões: substitui a lógica da produção pela da circulação e a lógica do trabalho pela da comunicação, na crença de que, “sem alterar o processo de formação de professores do ensino básico e sem alterar seus salários aviltantes, tudo irá bem na educação, desde que haja televisões e computadores nas escolas” (Chauí, 1999, p. 33). Ademais, no Brasil, há muito poucos kits tecnológicos instalados, conforme atestam os dados abaixo”:
Observação: Mesmo os dados da tabela apresentada serem bastante antigos, a realidade brasileira na atualidade não mudou.
Em nota sobre as tecnologias previstas no Kit do MEC, a autora afirma que: “Neste ponto, cabem duas observações: a primeira diz respeito à opção pelo sinal codificado e a segunda ao número sempre maior de antenas parabólicas instaladas, mesmo que não haja aparelhos de TV nas escolas”. BARRETO, Raquel G., Tecnologia e educação: trabalho e formação docente, in http://www.scielo.br - acesso 23/03/ 2017.
De acordo com o texto e dados acima, podemos afirmar que:
C ( ) De acordo com o quadro acima, mais de três quartos da totalidade das escolas brasileiras já possuem o Kit tecnológico previsto pelo Ministério da Educação.
E ( ) O maior número de antena parabólica em relação às TVs instaladas se deve à baixa oferta de televisores no mercado brasileiro.
D ( ) Todas as escolas do ensino básico terão acesso aos canais de TV aberta e aos canais fechados.
A ( ) Apesar de haver algum investimento nos instrumentos de tecnologia previstos para as escolas, estes são insuficientes e o investimento na formação e remuneração do professor ainda é precário.
B ( ) O acesso às tecnologias da informação e comunicação não tem relação com o acesso à renda por que a distribuição dos equipamentos nas escolas garante a inclusão universal no processo de modernização tecnológica.
C ( ) Temas Transversais é o conjunto das ciências que está imerso dentro do ambiente.
B ( ) Temas Transversais podem ser tratados em um único campo de conhecimento, fechando assim o diálogo para os demais campos.
E ( ) Temas transversais é uma metologia utilizada em pesquisa científica para se ensinar algum conteúdo escolar.
A ( ) Temas Tranversais são aqueles que perpassam os conteúdos de vários campos do conhecimento e são comuns a diversas disciplinas.
D ( ) Temas Transversais não são critérios importantes dentre do ambiente escolar na atualidade.
Conforme seus estudos, marque a alternativa que contenha a soma dos valores atribuídos às alternativas corretas.
Cabe à escola estimular o interesse do aluno em compreender melhor o mundo onde vive; e a Geografia pode contribuir na construção de um conhecimento amplo e interativo, conduzindo o aluno à percepção das paisagens que o rodeiam a partir do lugar e de ampliar as condições de observação e análise de realidades regionais e globais.
Sobre o papel da Geografia na sala de aula nos últimos anos do ensino fundamental podemos afirmar que:
(valor 2) É responsabilidade do ensino da Geografia fazer com que o aluno seja levado a perceber, a analisar e refletir sobre as relações humanas no espaço, por meio de temas que sejam próximos à realidade do aluno.
(valor 4) A Geografia deve considerar que o aluno, ao chegar à escola traz consigo conhecimentos geográficos que precisam ser sistematizados para avançar na construção de um sujeito cidadão.
(valor 2) Enquanto disciplina escolar, a Geografia deve promover interdisciplinaridade e pluralidade levando em conta a introdução dos temas transversais previstos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs.
(valor 7) A Geografia contribuirá para a construção do conhecimento para a cidadania ao possibilitar que aluno aproprie-se do conhecimento e das categorias geográficas que lhe permitirão compreender criticamente o mundo em que vive.
(valor 5) Promover o conhecimento do mundo contemporâneo e sua diversidade, favorecendo o entendimento da construção dos lugares, paisagens e territórios, não são objetivos esperados para a Geografia nos Parâmetros Curriculares Nacionais.
D. ( ) A soma das alternativas corretas tem valor 20.
B. ( ) A soma das alternativas corretas tem valor 12.
E. ( ) A soma das alternativas corretas tem valor 18.
A. ( ) A soma das alternativas corretas tem valor 15.
C. ( ) A soma das alternativas corretas tem valor 9.
Leia o texto, observe a tabela e marque a opção correta.
“Os processos de empobrecimento de boa parcela da população brasileira são os mesmos que impõem limites ao acesso às novas tecnologias. A rigor, o discurso do MEC opera duas inversões: substitui a lógica da produção pela da circulação e a lógica do trabalho pela da comunicação, na crença de que, “sem alterar o processo de formação de professores do ensino básico e sem alterar seus salários aviltantes, tudo irá bem na educação, desde que haja televisões e computadores nas escolas” (Chauí, 1999, p. 33). Ademais, no Brasil, há muito poucos kits tecnológicos instalados, conforme atestam os dados abaixo”:
Observação: Mesmo os dados da tabela apresentada serem bastante antigos, a realidade brasileira na atualidade não mudou.
Em nota sobre as tecnologias previstas no Kit do MEC, a autora afirma que: “Neste ponto, cabem duas observações: a primeira diz respeito à opção pelo sinal codificado e a segunda ao número sempre maior de antenas parabólicas instaladas, mesmo que não haja aparelhos de TV nas escolas”. BARRETO, Raquel G., Tecnologia e educação: trabalho e formação docente, in http://www.scielo.br - acesso 23/03/ 2017.
De acordo com o texto e dados acima, podemos afirmar que:
C ( ) De acordo com o quadro acima, mais de três quartos da totalidade das escolas brasileiras já possuem o Kit tecnológico previsto pelo Ministério da Educação.
E ( ) O maior número de antena parabólica em relação às TVs instaladas se deve à baixa oferta de televisores no mercado brasileiro.
D ( ) Todas as escolas do ensino básico terão acesso aos canais de TV aberta e aos canais fechados.
A ( ) Apesar de haver algum investimento nos instrumentos de tecnologia previstos para as escolas, estes são insuficientes e o investimento na formação e remuneração do professor ainda é precário.
B ( ) O acesso às tecnologias da informação e comunicação não tem relação com o acesso à renda por que a distribuição dos equipamentos nas escolas garante a inclusão universal no processo de modernização tecnológica.
D. ( ) A soma das alternativas corretas tem valor 20.
B. ( ) A soma das alternativas corretas tem valor 12.
E. ( ) A soma das alternativas corretas tem valor 18.
A. ( ) A soma das alternativas corretas tem valor 15.
C. ( ) A soma das alternativas corretas tem valor 9.
Leia o texto, observe a tabela e marque a opção correta.
“Os processos de empobrecimento de boa parcela da população brasileira são os mesmos que impõem limites ao acesso às novas tecnologias. A rigor, o discurso do MEC opera duas inversões: substitui a lógica da produção pela da circulação e a lógica do trabalho pela da comunicação, na crença de que, “sem alterar o processo de formação de professores do ensino básico e sem alterar seus salários aviltantes, tudo irá bem na educação, desde que haja televisões e computadores nas escolas” (Chauí, 1999, p. 33). Ademais, no Brasil, há muito poucos kits tecnológicos instalados, conforme atestam os dados abaixo”:
Observação: Mesmo os dados da tabela apresentada serem bastante antigos, a realidade brasileira na atualidade não mudou.
Em nota sobre as tecnologias previstas no Kit do MEC, a autora afirma que: “Neste ponto, cabem duas observações: a primeira diz respeito à opção pelo sinal codificado e a segunda ao número sempre maior de antenas parabólicas instaladas, mesmo que não haja aparelhos de TV nas escolas”. BARRETO, Raquel G., Tecnologia e educação: trabalho e formação docente, in http://www.scielo.br - acesso 23/03/ 2017.
De acordo com o texto e dados acima, podemos afirmar que:
C ( ) De acordo com o quadro acima, mais de três quartos da totalidade das escolas brasileiras já possuem o Kit tecnológico previsto pelo Ministério da Educação.
E ( ) O maior número de antena parabólica em relação às TVs instaladas se deve à baixa oferta de televisores no mercado brasileiro.
D ( ) Todas as escolas do ensino básico terão acesso aos canais de TV aberta e aos canais fechados.
A ( ) Apesar de haver algum investimento nos instrumentos de tecnologia previstos para as escolas, estes são insuficientes e o investimento na formação e remuneração do professor ainda é precário.
B ( ) O acesso às tecnologias da informação e comunicação não tem relação com o acesso à renda por que a distribuição dos equipamentos nas escolas garante a inclusão universal no processo de modernização tecnológica.
“Os processos de empobrecimento de boa parcela da população brasileira são os mesmos que impõem limites ao acesso às novas tecnologias. A rigor, o discurso do MEC opera duas inversões: substitui a lógica da produção pela da circulação e a lógica do trabalho pela da comunicação, na crença de que, “sem alterar o processo de formação de professores do ensino básico e sem alterar seus salários aviltantes, tudo irá bem na educação, desde que haja televisões e computadores nas escolas” (Chauí, 1999, p. 33). Ademais, no Brasil, há muito poucos kits tecnológicos instalados, conforme atestam os dados abaixo”:
C ( ) De acordo com o quadro acima, mais de três quartos da totalidade das escolas brasileiras já possuem o Kit tecnológico previsto pelo Ministério da Educação.
E ( ) O maior número de antena parabólica em relação às TVs instaladas se deve à baixa oferta de televisores no mercado brasileiro.
D ( ) Todas as escolas do ensino básico terão acesso aos canais de TV aberta e aos canais fechados.
A ( ) Apesar de haver algum investimento nos instrumentos de tecnologia previstos para as escolas, estes são insuficientes e o investimento na formação e remuneração do professor ainda é precário.
B ( ) O acesso às tecnologias da informação e comunicação não tem relação com o acesso à renda por que a distribuição dos equipamentos nas escolas garante a inclusão universal no processo de modernização tecnológica.