METODOLOGIA DO ENSINO DE GEOGRAFIA


Marque a alternativa correta:

Sem dúvida um dos grandes desafios para o professor no ensino de Geografia atualmente, é conduzir um processo de ensino/aprendizagem que contemple a compreensão acerca das categorias da Geografia (lugar, paisagem, território, entre outras) de maneira a fazer sentido para o aluno. Como mediar a construção de um conhecimento geográfico que seja significativo e contribua para uma formação pela participação cidadã? Tanto os PCNs quanto os pesquisadores atuais acerca dessa questão, afirmam que não é possível realizar um ensino-aprendizado pela formação cidadã a partir de conceitos descolados da realidade conhecida pelo aluno. Ou seja, o aluno vive em um ambiente partícipe de uma totalidade socioespacial, suas vivências e relacionamentos desenvolvem-se dentro de uma realidade constituída nas e pelas relações estabelecidas entre o homem e o espaço, a natureza (da qual, ele mesmo, o homem é parte). De acordo com a afirmativa acima, qual seria a melhor proposta didático pedagógica para a mediação do professor na construção do conhecimento significativo em torno de um determinado conteúdo?




  • C. ( ) O professor deve seguir o livro didático exigindo que os alunos façam o mesmo. Não é possível permitir qualquer interferência que sejam externas ao conteúdo definido e exposto pelo livro didático por ser objetivo do professor, do ensino de Geografia, esgotar todos os assuntos do manual de maneira competente e efetiva.

  • E. ( ) O professor que atua na escola pública, cujo público tem origens nos estratos sociais menos favorecidos, deve incitá-los à revolta, propondo medidas de vandalismo e depredação dos equipamentos urbanos em nome da causa revolucionária.

  • B. (   ) O professor deve solicitar que o aluno leia e releia os textos indicados, responda ao questionário, memorize as denominações e informações numéricas, preparando o aluno para a arguição e prova escrita.

  • A. (   ) O professor deve conduzir processos de diagnóstico da realidade vivida pelo aluno para fazer a contextualização da sua abordagem, deve promover as condições de intervenções/contribuições do aluno, além de inserir elementos que ampliem seu entendimento, utilizando-se das mais diversas linguagens que aproximem o aluno em ralação ao tema e avaliar sempre a eficiência metodológica.

  • D. (  ) O professor deve conduzir uma ou mais aulas expositivas disponibilizando os conceitos para os alunos, fazendo assim, uma transmissão de conhecimento daquilo que é correto e que está nos livros e enciclopédias. O aluno deve, por sua vez, manter-se atento e respeitoso com o professor, acatando suas colocações e explicações, por julgar que é o professor a autoridade na compreensão do mundo.