METODOLOGIA DO ENSINO DE GEOGRAFIA


Conforme seus estudos, marque a alternativa que contenha a soma dos valores atribuídos às alternativas corretas.

Cabe à escola estimular o interesse do aluno em compreender melhor o mundo onde vive; e a Geografia pode contribuir na construção de um conhecimento amplo e interativo, conduzindo o aluno à percepção das paisagens que o rodeiam a partir do lugar e de ampliar as condições de observação e análise de realidades regionais e globais.

Sobre o papel da Geografia na sala de aula nos últimos anos do ensino fundamental podemos afirmar que:

(valor 2) É responsabilidade do ensino da Geografia fazer com que o aluno seja levado a perceber, a analisar e refletir sobre as relações humanas no espaço, por meio de temas que sejam próximos à realidade do aluno.

(valor 4) A Geografia deve considerar que o aluno, ao chegar à escola traz consigo conhecimentos geográficos que precisam ser sistematizados para avançar na construção de um sujeito cidadão.

(valor 2) Enquanto disciplina escolar, a Geografia deve promover interdisciplinaridade e pluralidade levando em conta a introdução dos temas transversais previstos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs.

(valor 7) A Geografia contribuirá para a construção do conhecimento para a cidadania ao possibilitar que aluno aproprie-se do conhecimento e das categorias geográficas que lhe permitirão compreender criticamente o mundo em que vive.

(valor 5) Promover o conhecimento do mundo contemporâneo e sua diversidade, favorecendo o entendimento da construção dos lugares, paisagens e territórios, não são objetivos esperados para a Geografia nos Parâmetros Curriculares Nacionais.




  • D. (    ) A soma das alternativas corretas tem valor 20.

  • B. (   ) A soma das alternativas corretas tem valor 12.

  • E. (    ) A soma das alternativas corretas tem valor 18.

  • A. (   ) A soma das alternativas corretas tem valor 15.

  • C. (    ) A soma das alternativas corretas tem valor 9.