METODOLOGIA DO ENSINO DE GEOGRAFIA


Leia o texto, observe a tabela e marque a opção correta.
“Os processos de empobrecimento de boa parcela da população brasileira são os mesmos que impõem limites ao acesso às novas tecnologias. A rigor, o discurso do MEC opera duas inversões: substitui a lógica da produção pela da circulação e a lógica do trabalho pela da comunicação, na crença de que, “sem alterar o processo de formação de professores do ensino básico e sem alterar seus salários aviltantes, tudo irá bem na educação, desde que haja televisões e computadores nas escolas” (Chauí, 1999, p. 33). Ademais, no Brasil, há muito poucos kits tecnológicos instalados, conforme atestam os dados abaixo”:

Observação: Mesmo os dados da tabela apresentada serem bastante antigos, a realidade brasileira na atualidade não mudou.

Em nota sobre as tecnologias previstas no Kit do MEC, a autora afirma que: “Neste ponto, cabem duas observações: a primeira diz respeito à opção pelo sinal codificado e a segunda ao número sempre maior de antenas parabólicas instaladas, mesmo que não haja aparelhos de TV nas escolas”. BARRETO, Raquel G., Tecnologia e educação: trabalho e formação docente, in http://www.scielo.br - acesso 23/03/ 2017.
 

De acordo com o texto e dados acima, podemos afirmar que:




  • C ( ) De acordo com o quadro acima, mais de três quartos da totalidade das escolas brasileiras já possuem o Kit tecnológico previsto pelo Ministério da Educação.

  • E (   ) O maior número de antena parabólica em relação às TVs instaladas se deve à baixa oferta de televisores no mercado brasileiro.

  • D (   ) Todas as escolas do ensino básico terão acesso aos canais de TV aberta e aos canais fechados.
     

  • A (  ) Apesar de haver algum investimento nos instrumentos de tecnologia previstos para as escolas, estes são insuficientes e o investimento na formação e remuneração do professor ainda é precário.

  • B (   ) O acesso às tecnologias da informação e comunicação não tem relação com o acesso à renda por que a distribuição dos equipamentos nas escolas garante a inclusão universal no processo de  modernização tecnológica.