METODOLOGIA DO ENSINO DE GEOGRAFIA


Perrenoud (2000) acrescenta que as novas tecnologias podem reforçar a contribuição dos trabalhos pedagógicos e didáticos contemporâneos, pois permitem que sejam criadas situações de aprendizagem ricas, complexas, diversificadas, por meio de uma divisão de trabalho que não faz mais com que todo o investimento repouse sobre o professor. Diante da fala de Perrenoud, o professor que utiliza as TICs poderá:

I. Utilizar software de geoprocessamento para estudo e análise de imagens de satélites.
II. Construir gráficos e tabelas através da tecnologia.
III. Realizar atividades de pesquisas em diferentes temáticas.
IV. Consultar mapas diversos e atualizados, dados demográficos.
V. As TICs em nenhum momento são úteis em sala de aula principalmente para o professor de Gografia.

Está correto o que se afirma em:


E ( ) I, III, V.


D ( ) III, IV, V.


C ( ) II, III, V.


B ( ) I, II, III, IV, V.


A (   ) I, II, III, IV.

Faça a relação correta:
1- Geografia marxista.
2- Geografia Tradicional
3- Geografia pragmática
----- objetiva o uso da estatística e da matemática tendo maior influência sobre a pesquisa.
----- propõe uma geografia de luta social, emancipadora e política.
----- Caracteriza-se pela neutralidade baseada na descrição e memorização.

A sequência correta está contida em:


D (   ) 3, 2, 1.


C (   ) 1, 2, 3.


B (   ) 2, 1, 3.


E (   ) 1, 3, 2.


A (  ) 3, 1, 2.

Marque a alternativa correta.

O sistema de ensino, no Brasil, passou por várias mudanças ao longo do séc. XX. Por consequência, o ensino de Geografia também passou por profundas transformações. Se em um primeiro momento o projeto do ensino de Geografia era o da transmissão do conhecimento, baseado na introdução de conteúdos descolados com a realidade do aluno, baseado em discurso legitimador da configuração política que se estabelecia no país. Em seguida tivemos o foco em um ensino técnico, cujo projeto era o da formação da força de trabalho para um país de se industrializava (especialmente no período do Regime Militar 1964 - 1985). O ensino de Geografia foi drasticamente atingido pelas medidas educacionais, baseadas no tecnicismo, por se tratar de uma disciplina das ciências humanas que possuía os atributos contribuintes para:


D (    ) Acalmar os ânimos sociais e o descontentamento das frações sociais mais esquecidas pelo projeto de governo.


A (   ) O desenvolvimento de um pensamento crítico e articulado que não interessava a um regime de governo de cunho ditatorial sob comando das forças repressoras da cúpula militar.


B (    ) Um ensino condizente com os interesses do Regime Militar.


E (    ) Alimentar o equilíbrio político por possuir poucos instrumentos para o desenvolvimento da reflexão a cerca dos problemas políticos, sociais e econômicos.


C (    ) Uma conformação social acrítica por ser uma ciência/disciplina com poucos recursos de percepção dos anseios da sociedade.

Sabemos que o ensino de Geografia, assim como os demais cursos de formação de professores, está se estruturando de acordo com o contexto histórico, político e social. Para que o educando tenha uma formação adequada pela busca do saber científico é necessário conhecer as concepções do ensino de Geografia em décadas passadas. De acordo com os estudos realizados acerca do assunto, leia as afirmações, julgue-as em verdadeiras ou falsas.

( ) Os cenários políticos e econômicos decorrentes do golpe militar de 1964 exigiram reformas no sistema educacional.

( ) Com a criação da Lei 5692/71 surge o ensino profissionalizante que tinha como principal objetivo habilitar o aluno para se engajar no mercado de trabalho.

( ) Nas décadas de 60 e 70, ocorreram mudanças importantes no sistema educacional brasileiro.

( ) A disciplina de Geografia, foi fundida com a disciplina de História dando origem à disciplina de Estudos Sociais, surgindo, então, novas disciplinas para a formação política dos educandos.

( ) Houve um momento que o ensino de Geografia era voltado exclusivamente para informações básicas como relevo, hidrografia, clima, população, países, capitais e o aluno era um memorizador de conteúdos.

Está correto o que se afirma em:


D. (    ) V, F, V, F, V.  


C. (    ) F, F, V, V, F.


B. (   ) V, V, F, F, V. 


A. (    ) V, V, V, V, V.


E. (    ) V, V, V, F, F.

Diante dos estudos realizados sobre as Novas Tecnologias no ensino pode-se afirmar que:

I- O Neoliberalismo aprofundou as desigualdades sociais no mundo.
II- A exclusão social teve consequência na exclusão digital
III- A expansão das tecnologias alterou o dinamismo social, cultural, profissional; os hábitos, e comportamentos dos indivíduos.

Está correto o que se afirma em: 


A (  ) I, II, III.


C (   ) I apenas.


B (   ) I e III.


D (   ) II apenas.


E (   ) III apenas.

Analise a afirmativa e marque a alternativa correta.
“A lógica (...) se constrói, num primeiro momento, no domínio do homem sobre a natureza; no segundo momento, no domínio de uma classe sobre a outra, e, no terceiro momento, na exploração do homem pelo próprio homem”. (Adriana Carvalho Pessato Pena, item 4.1).
A autora se refere ao processo de produção que resultou:


C (   ) No modo de produção dos povos tradicionais.


E (   ) No sistema de comunidades.


B (   ) No Socialismo Soviético ou Socialismo Real.


D (   ) No modelo de produção por meio de cooperativas.


A (  ) No modo de produção capitalista.

O neoliberalismo é um complexo processo de construção hegemônica. Isto é, como uma estratégia de poder que se implementa em dois sentidos articulados: por um lado, por meio de um conjunto razoavelmente regular de reformas concretas no plano econômico, político, educacional etc. E, por outro, mediante uma série de estratégias culturais, orientadas a impor novos diagnósticos acerca da crise e construir novos significados sociais a partir dos quais legitima as reformas neoliberais, como coloca Gentili (1996).

Considerando as reformas educacionais implementadas no Brasil assinale a opção correta:


A (   ) O Brasil e a sua política educacional que acompanha a tendência mundial, de um sistema capitalista neoliberal, que defende um estado mínimo.


B ( ) O sistema educacional brasileiro é eficiente, eficaz, produtivo e marcado pela inclusão de todos e de todas classes sociais.


D ( ) Os investimentos na educação brasileira são suficientes e proporcionam uma mão-de-bra qualificada que é facilmente incorporada ao sistema.


E ( ) Os avanços na educação brasileira foram alcançados devido a política neoliberal, que tem como prioridade a educação e colabora com a qualidade do ensino.


C ( ) A promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e as medidas por ela adotadas trouxeram mudanças na situação educacional.

Em relação aos Parâmetros Curriculares Nacionais de Geografia para o Ensino Fundamental analise as afirmações abaixo:
I- O objetivo dos PCNs é o de sanar problemas como, o de propostas curriculares limitadas a um elenco de conteúdos semelhantes e proporcionar uma base nacional comum.
II- Os Parâmetros Curriculares Nacionais foram elaborados e propostos, nos anos de 1990, no governo do presidente de Itamar Franco.
III- A proposta do PCN (BRASIL, 1998) é que o ensino de Geografia, não seja o mero acúmulo de informações bibliográficas, mas que trabalhe a formação integral do aluno.

É correto o que se afirma em:
 


A (  ) I e III, apenas.


E (   ) I, apenas.


C (   ) I e II, apenas.


D (   ) II, apenas.


B (   ) II e III, apenas.

De acordo com Portelinha e Oliveira (2011) o planejamento é condição básica para o sucesso de qualquer atividade que visa bons resultados, sendo o planejamento, a etapa mais relevante do Projeto pedagógico, pois é nele que estão as metas de a serem atingidas no decorrer de todo o ano letivo. Podemos apontar como fases de um plano de aula.

I - Identificação, tema, objetivos, conteúdo.
II - Significação, estrutura, caligrafia,
III - Competências e habilidades, metodologia.
IV - Recursos didáticos, avaliação, bibliografia.
V - Análise de resultados e reestruturação do plano.

Marque a opção correta:


E ( ) As alternativas I,II, IV e V estão incorretas.


A (  ) As alternativas I, III, IV e V estão corretas.


B ( ) As alternativas I, II, III, IV e V estão corretas.


C ( ) As alternativas I e III estão incorretas.


D ( ) As alternativas II, III e V estão corretas.

Marque a alternativa correta.
Independentemente da opção de ensino, ou da concepção que se tenha sobre a aprendizagem, é importante considerar o objetivo da “formação plena do educando” (PCN, 1998, apud Portelinha e tal,2011, p. 170) Portanto, faz-se necessário o esclarecimento do caminho a ser percorrido, observando sob quais bases teóricas as ações do professor irão se estabelecer.

A afirmativa acima refere-se:


B ( ) Ao sistema de ensino.


E ( ) À adequação de linguagem.


C ( ) À qualificação do ensino.


A (  ) Ao método de ensino.


D ( ) Ao ensino paradidático.

Páginas: 12